EscritArtes
Março 28, 2024, 19:29:22 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Quando o telefone toca  (Lida 6410 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1265
Convidados: 0


outono


« em: Janeiro 10, 2019, 18:51:52 »

Há dias que são muito estranhos. Quando vagueava na procura de informação recente, esbarrei numa notícia que dizia que um escritor chamado Ivann Moix, que desconheço, afirmou  que as mulheres com mais de cinquenta anos são velhas para serem amadas. Não comungo dessa posição e nem a percebo. Acho disparatada a ostracização de mulheres em função da idade, mas por outro lado, fico feliz, por o dito senhor não incluir os homens nesse pacote. E eu que já passei os cinquenta à tanto tempo que nem me lembro de lá ter estado, penso uff do que me livrei. Além disso, tenho menos um concorrente de peso no “desfrute2 das cinquentonas e continuadoras que merecem ser amadas, e sabem muito bem amar. Se calhar o fulano foi descartado por alguma. Por outro lado, não percebi bem o porquê de fixar essa barreira nos cinquenta. Então e se tiver quarenta e nove ainda não é velha? Que raio se passa de um ano para o outro para chegar a velhice?

Mas depois de uma notícia que me deixa de boca aberta pela sua absurdidade, sou protagonista de um acontecimento que me deixou babado. Aconteceu quando o meu telefone tocou e tive uma enorme surpresa. Antes de atender ainda pensei que era um desses telefonemas em que nos querem vender qualquer coisa, convidando-nos. por exemplo, para irmos a uma consulta gratuita, numa qualquer instituição, para fazer um check-up de saúde. O telefonema começa sempre por um interrogatório, onde me fazem perguntas de índole indiscreta. Aí penso se aplico a faceta de cidadão educado ou se solto o buldózer que há em nós. Acabo por ficar na posição intermédia e lá vou descartando a criatura que está fazer pela vida, e esta é dura.

Levantei o auscultador e do outro lado, uma voz que me pareceu familiar, perguntou se estava a falar com a pessoa, que tem precisamente o meu nome. Respondi, algo desconfiado:
-Sim, é por esse nome que me tratam.
-Daqui fala o Marcelo, disse a voz
- Que Marcelo? Perguntei, não me lembrando conhecer nenhum Marcelo.
-Então não conhece a voz? O Marcelo, Presidente da República.
Não acredito, e a primeira ideia que me veio à cabeça foi, “quem será o brincalhão?†e sem mais rodeios disse “ó pá vai-te mas é catar, não tenho paciência para brincadeiras no dia em que o meu clube perdeu com o Tondela. Diz lá quem és?â€
-Silencio do outro lado.

Aproveitando o silêncio dei voltas à cachimónia para ver se me lembrava de alguém com vontade de brincar, num dia de Janeiro frio para caramba, e em que as Bolsas anunciam borrasca. Mas embatuquei e fiquei com a mente congelada.

-Compreendo a dúvida, mas não é nenhuma brincadeira, sou mesmo o Presidente, e estou a telefonar-lhe para o felicitar enquanto co-autor do romance o “Esfaqueador da Régua†que acabei de ler, depois de roubar umas horas ao sono, mas que achei um “mustâ€.
-Vamos assumir que é o senhor Presidente Marcelo (a voz começou a parecer-me credível) então porque razão felicita um obscuro autor de um romance colectivo, que não conheço como uma “besta célere�
-Sabe que o Presidente tem olhos e ouvidos em todo o lado, e foi um colaborador que me enviou o romance como obra inovadora e logo me interessou. Para mais o título interessou-me, porque também fui esfaqueado, e ainda mais por esfaqueadores encartados e autorizados para o fazer. Além disso, porque não havia de telefonar para quem retrata tão bem o tipo portuga (risos)
-Muito bem senhor Presidente, mas porque me escolheu e não ligou para qualquer um dos outros autores? Podem ficar aborrecidos.
-Ora, é simples. Tinha mesmo de decidir e veio-me à mente o ditado “os últimos serão os primeiros†e estando o seu nome no fim foi fácil. Não precisei de fazer uma escolha por sorteio, que Presidente tem muito que fazer. Mas as minhas felicitações são extensivas a todos os outros, e a quem teve a lucidez de o publicar. Se não é fácil escrever a uma mão, calculo o que não deverá ter sido a várias. Mais uma vez os meus parabéns com desejos que continuem com essa criatividade. Talvez ainda os possa receber um dia, quiçá condecorá-los. Agora despeço-me. Vou  ligar para o programa da Cristina Ferreira, que também muito admiro. Afinal sou um presidente do povo.
Não tive tempo de agradecer, acordei com o estupor do telefone num grande berreiro. E ainda eram apenas dez da manhã. Levantei o auscultador:
-Está?
Nenhuma resposta. O raio da chamada caiu. Não sei quem era. Voltei-me para o lado, que o dia ainda era uma criança, e continuei o meu sono. Ficou-me uma dúvida: o que relatei será sonho ou realidade?
« Última modificação: Janeiro 10, 2019, 19:44:38 por Nação Valente » Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #1 em: Janeiro 17, 2019, 01:33:03 »

Pode bem ser realidade, pois você escreve muito bem. As suas letras nos motivam à leitura.
Grande abraço, amigo.
Registado

Oswaldo Eurico Rodrigues


Escrevo também nos sites Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br)
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1265
Convidados: 0


outono


« Responder #2 em: Janeiro 28, 2019, 13:00:41 »

Oswaldo,
Grato pela apreciação,
Aquele abraço
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #3 em: Janeiro 28, 2019, 16:48:45 »

 : Outro abraço para ti, amigo!
Registado
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1265
Convidados: 0


outono


« Responder #4 em: Dezembro 04, 2019, 00:25:32 »

A dúvida continua a persistir. Foi sonho ou realidade.
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #5 em: Dezembro 05, 2019, 19:37:57 »

Sonho ou realidade, pode tornar-se sempre realidade! É só ter amigos certos!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #6 em: Dezembro 10, 2019, 17:20:16 »

Eu não acredito em sonhos marcelices, mas que os há, há!
Registado

Pensar amar-te, é ter o acto na palavra e o coração no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
Alice Santos
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1142
Convidados: 0


De mãos dadas pela poesia.


« Responder #7 em: Dezembro 10, 2019, 17:41:55 »

Se felicitou e disse a frase certa porque não pediu o disco?
Registado
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1265
Convidados: 0


outono


« Responder #8 em: Dezembro 11, 2019, 19:36:51 »

Marcelices: não pediu disco porque não disse a frase certa. Devia ter dito, vou receber-vos e condecorar-vos, no dia tal (indicava uma data) . A ordem da condecoração não interessava, podia ser uma tirada a Berardo.
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #9 em: Fevereiro 15, 2020, 18:41:36 »

Então e eu não vi isto porquê? Andava atarefada a acabar um romancezito e já devia ter alguém a tentar comprar-me a casa...

Abraço da cúmplice número 1...
Registado

Dizem de mim que talvez valha a pena conhecer-me.
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #10 em: Fevereiro 18, 2020, 18:33:28 »

Passei para reler!
Registado
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1265
Convidados: 0


outono


« Responder #11 em: Março 19, 2024, 20:20:16 »

E pode voltar a reler.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 502
Total: 502
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.114 segundos com 30 procedimentos.