EscritArtes
Março 29, 2024, 09:06:11 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O manual dos Inquisidores  (Lida 3064 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« em: Setembro 03, 2008, 20:11:57 »

Citar
- Faz tudo o que ela quiser, mas nunca tires o chapéu da cabeça para que se saiba quem é o patrão.

    - António Lobo Antunes, O manual dos Inquisidores



Eis que chega Lobo Antunes com O manual dos Inquisidores, obra de 1996, para nos deixar boquiabertos com uma quantidade de vozes inimaginável para um enredo tão simples. O livro não é mais que uma sucessão de entrevistas (relatos ou comentários, como nele são referidos) a quase todas as pessoas que fizeram ou fazem parte do universo do antigo Ministro de Salazar, Francisco. Temos o filho, a filha ilegítima, o caseiro, a filha do caseiro, a cozinheira (mãe da filha ilegítima), a ex-mulher, a governanta, a mulher que é paga para fingir ser a ex-mulher do ministro, a mãe da mulher que é paga para fingir ser a ex-mulher do ministro, o motorista, a ex-mulher do filho, o tio da ex-mulher do filho, a madrinha da filha ilegítima e muito provavelmente mais de que aqui me esqueci de referir.

Pode-se, portanto, dizer que o livro trata do declínio da vida do ministro durante a pré e pós revolução de 25 de Abril de 1974. É, como li algures, a revolução vista pelos não revolucionários. É portanto, e à primeira vista, um livro político. Mas é muito mais do que isso.

É delicioso ler Lobo Antunes. Difícil, é certo, mas absolutamente delicioso. A crítica mordaz sempre presente, a constante ironia e humor, a emoção que se esconde tão bem atrás das fachadas dos personagens, tudo isso contribui para uma experiência de leitura que ainda não fui capaz de encontrar em mais nenhum autor.

Lobo Antunes é muitas vezes acusado de construir histórias frias, com personagens pouco emotivas ou desligadas do mundo. Eu não podia estar mais em desacordo: aquilo que se vê, tendo por base este Manual dos Inquisidores, porque não é preciso ir mais longe, é precisamente o contrário: um conjunto de seres humanos, seres humanos verdadeiros, distantes daqueles que vemos no cinema, cujas vidas foram para sempre alteradas pela existência de um homem e por um acontecimento que mudou o país. Todos estes personagens ligam-se ao ministro de alguma maneira, todos perderam com a queda do regime. Alguns foram capazes de refazer a vida, outros de continuar a vida medíocre que já levavam, mas outros ainda perderam para sempre toda a dignidade. É precisamente isso que mais marca neste livro: a lenta perca de dignidade que alguns personagens sofrem, em especial o ministro Francisco, que já antes da revolução se via a sombra do que tinha sido em tempos um homem poderoso e temido no país.

Há personagens para todos os gostos, mas aqueles que mais nos marcam são os mais patéticos: o ministro e o seu filho João. O ministro que se vê subitamente sem a mulher que sempre pensou que ficaria com ele para sempre, que se rebaixa ao ponto de galantear - aqui deve ler-se contratar - uma mulher parecida com a sua ex-esposa para fingir que o é, que depois da revolução, num acto de loucura, expulsa todos os empregados da sua quinta de Palmela e que acaba os seus dias num lar onde é tratado como nunca julgou, despido de toda a dignidade que ele mesmo foi despindo ao longo da sua vida. O seu filho João que é a apatia em pessoa, que foi ludibriado pela ex-mulher e perdeu a quinta do pai em Palmela, que se vê envergonhado frente aos seus próprios filhos em tribunal, durante o divórcio, vendo-se obrigado a usar um cordão a fazer de cinto, tal a pobreza em que a mulher o deixou.

Estes não são mais do que exemplos daquilo que podemos encontrar dentro do O manual dos Inquisidores. Este é um livro, não, um manual daqueles que estavam do outro lado da barricada. As histórias são simples, uma herança familiar que se perde, casamentos e divórcios e pouco mais, mas estão carregadas de humanidade, ridicularidade até - mas qual é o homem que não tem uma ponta de ridículo?

Chegamos mesmo a sentir simpatia, isso mesmo, simpatia, por alguns dos personagens mais detestáveis - é impossível ficar indiferente à carência afectiva do ministro (â€Tu gostas de mim, não gostas Isabel?â€, constante pergunta do ministro à sua mulher contratada) é impossível não ligarmos à vida sem sal da filha ilegítima cuja maior aspiração era poder ter alguém com quem ir ao cinema ao sábado à noite, é impossível não termos pena da figura patética do homem que perde tudo para a mulher sem razão para isso.

Este é acima de tudo um livro verdadeiramente humano. Olhando para lá da revolução e do regime, pano de fundo durante toda a história, encontramos pessoas. Encontramos vidas em tudo semelhantes à nossa e, no entanto, tremendamente afastadas pelo tempo, pelo espaço e pela tristeza.

Escrito originalmente aqui.
Registado

Laura Gil
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 395
Convidados: 0



« Responder #1 em: Setembro 03, 2008, 23:13:19 »

Gosto de Lobo Antunes, sem duvida uma boa proposta de leitura.

Bjs
Laura
Registado

"A Beleza dos instantes tem a fragilidade de uma rosa"
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #2 em: Setembro 04, 2008, 15:00:26 »

Têm a minha garantia, que vale tanto quanto nada, de que é um livro que vale a pena para quem gosta da palavra escrita em língua portuguesa...

Cheers
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #3 em: Setembro 04, 2008, 16:24:43 »

Um livro que envolve alguma dificuldade de leitura, mas que vale a pena. As personagens de Lobo Antunes, como bem dizes, estão longe de serem frias. Pelo contrário, são personagens complexas, ricas de cambiantes e evolução.
Abraço
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #4 em: Setembro 04, 2008, 17:23:07 »

A maior dificuldade está nas constantes analepses e prolepses que o autor usa para contar a história, nunca se percebendo muito bem em que tempo está a decorrer a acção, mas isso só afecta nas primeiras páginas: assim que submergimos no mundo de O manual dos Inquisidores parece-nos impossível que tivesse sido escrito de outro modo.

Cheers
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 693
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 625
Total: 625
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.194 segundos com 29 procedimentos.