EscritArtes
Abril 16, 2024, 16:38:39 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: 1 2 [Todas]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: "ENSAIO PARA A TRISTEZA..."  (Lida 8808 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
V贸ny Ferreira
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2533
Convidados: 0


V脫NY FERREIRA pseud贸nimo liter谩rio de M陋. Ivone Fe


WWW
« em: Setembro 13, 2008, 15:03:40 »

A tua patinagem 茅 art铆stica, a minha atabalhoada, pr贸pria de algu茅m que sempre aprendeu a manter o equil铆brio, apesar das cambalhotas iminentes. Nada melhor do que cair鈥 para nos levantarmos!
A indiferen莽a 茅 uma esp茅cie de pedra maldita, que nos atinge a alma e nos fere. Por isso鈥 sinto muita vez necessidade de revestir-me dessa indiferen莽a, como se fosse o capuchinho vermelho a fugir ao lobo mau, na selva. Por mais que me sinta confusa e triste, olho em frente, como se fosse uma crian莽a sentada na areia da praia a olhar o mar, com medo do barulho das ondas.
No entanto o mar 茅 a minha sepultura. 脡 l谩 que me reencontro, quando esbracejo nas suas 谩guas g茅lidas, com a mesma determina莽茫o com que ele um dia me quis roubar a vida, como se me chamasse para as profundezas do seu c茅u!
E depois鈥 h谩 as consequ锚ncias mais evidentes. H谩 muito que deixei de ser crian莽a!
Ou ser谩 que nunca o deixarei de ser?
Fico-me pela ambiguidade das respostas, porque se h谩 momentos em que rasgo a terra seca com as m茫os, para que ela me devolva as flores que eu tanto amo, outros h谩鈥 em que me sento nela, com o des芒nimo que sempre me atingiu quando era pequena, sempre que ca铆a e rasgava os joelhos. A minha m茫e lembra-me ainda hoje, que quando eu era crian莽a, passava a vida a trope莽ar e a cair no ch茫o. Ainda hoje guardo nos joelhos as cicatrizes dessa minha "triste" tend锚ncia!
Os pensamentos baralham-me... Acabo atordoada como se o vento os volteasse, num remoinho moment芒neo.
De repente鈥 penso em ti, em n贸s鈥 no que fomos e somos, e do铆-me a alma! O que 茅 feito de n贸s?
Sinto as palavras chicotearem-me violentamente a alma, com a mesma desumanidade com que foram barbaramente chicoteados, os escravos em Angola, em tempos 谩ureos, que tanto envergonham a hist贸ria e as nossas consci锚ncias. Tu... que eras uma ac茅rrimo defensor da descoloniza莽茫o, que falavas das injusti莽as sociais com a do莽ura dos poetas, diz-me... que fizeste aos teus ideais? Porque te transformaste nessa coisa deprimente que te leva a ser indiferente a tudo quanto te rodeia? 脡 esse o muro gigantesco que nos separa, sabias?
Oh... apetece-me questionar algo que me atormenta consecutivamente:
- Porque me fa莽o ref茅m dos meus pr贸prios pensamentos?
Que tipo de masoquismo 茅 este que sempre me acompanhou ao longo da vida?

Penso em ti鈥 penso em n贸s鈥 e a sa铆da mais n茫o 茅 do que os caminhos lamacentos onde te entretens a brincar, como se fosses um pardal enlouquecido! Para que nos agarramos aos ressentimentos se eles s茫o como as urtigas que picam?
A tristeza 茅 um ensaio que se programa para que nos libertemos das m谩goas sem deixar recalcamentos absurdos?
Acho que as respostas se afundam nos lagos que se formaram nos meus olhos!
As certezas foram aniquiladas pelo chumbo da tua indiferen莽a e eu nem sequer me preocupo mais em procur谩-las dentro de mim, porque me esvaziei de ti, como se agora鈥 mais n茫o fosses que um bal茫o lan莽ado ao vento, que foi esbarrar num penhasco long铆nquo鈥 Vai... vai e n茫o voltes!
Sabes? Voar, voaste鈥
Mas foi t茫o deprimente essa liberta莽茫o de bal茫o ziguezagueante. Ao menos, acompanharam-te as l谩grimas de uma crian莽a, quando resolveste voar sem destino?
Voar... voaste! Essa foi a 煤nica forma de voares, enquanto eu continuo a agarrar-me 脿s asas dos p谩ssaros que se abeiram da minha mente f茅rtil.
Porque me invejas? Isto nem sequer 茅 um dom, 茅 uma sina...!
Continuo a abra莽ar os sonhos com a mesma simplicidade com que as crian莽as constroem os seus castelos na areia molhada da praia. E tu? Porque te escondes nas sombras da mal铆cia, se esse ser谩 sempre o caminho errado?

Sinto vontade de saltar o muro que nos separa. Vejo-te atrav茅s dos vidros que povoam os teus olhos inexpressivos e sinto vontade de fugir...
No entanto, o muro est谩 repleto de silvas e vidros quebradi莽os, e eu perco repentinamente a minha coragem despudorada.
Ou莽o a tua respira莽茫o ofegante ao meu lado, como se quisesses roubar-me o c茅u que se estende num len莽ol azul, pelos meus olhos 谩vidos de novas descobertas...
Deixa-me ir, escorregar e levantar-me depois!
Eu preciso agora de outro sol. Ou quem sabe?
Se das tempestades tropicais鈥 mas sem ti!
V脫NY FERREIRA

P.S. - Texto escrito em 1980. Um ciclo da minha vida fechava-se. Outro se abriria, muito melhor... felizmente!
Registado

De todos os nomes
que me chamares
um eu saberei
que 茅 meu...

- MULHER!

(V贸ny Ferreira)
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Setembro 13, 2008, 15:48:16 »

Porque saltaste o muro! Ainda bem!
Bj
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o n煤mero: 358/2009 e 4659/2010
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever 脿 velocidade com que penso.


WWW
« Responder #2 em: Setembro 13, 2008, 15:55:46 »

Os muros mais dif铆ceis de transpor s茫o os que encerram as melhores vinhas... fico feliz por ter iniciado nessa altura um ciclo melhor na sua vida V贸ny!

Cheers
Registado

V贸ny Ferreira
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2533
Convidados: 0


V脫NY FERREIRA pseud贸nimo liter谩rio de M陋. Ivone Fe


WWW
« Responder #3 em: Setembro 17, 2008, 20:58:49 »

A ambos agrade莽o as palavras.
脡 sempre reconfortante.
Um abra莽o,
V贸ny Ferreira
Registado
Lucr茅cia B贸rgia
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 504
Convidados: 0


« Responder #4 em: Agosto 15, 2010, 11:49:06 »

Um bom texto! Kiss Kiss
Registado
V贸ny Ferreira
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2533
Convidados: 0


V脫NY FERREIRA pseud贸nimo liter谩rio de M陋. Ivone Fe


WWW
« Responder #5 em: Agosto 16, 2010, 20:44:32 »

A mim pessoalmente diz-me muito,
no aspecto psicol贸gico porque escrevi-o
por necessidade de falar numa 茅poca em que
tive que recome莽ar tudo de novo.
A vida 茅 assim...
Grata, Lucr茅cia!
V贸ny Ferreira
Registado
Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« Responder #6 em: Agosto 17, 2010, 12:29:21 »

Muito bonito e comovente; esta 茅 uma das fun莽玫es da literatura, emocionar. Ainda bem que a sua crian莽a permaneceu...
Adorei, me vi um pouco neste ensaio (risos).
Beijo e bola pra frente.
Guacira.
Registado
V贸ny Ferreira
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2533
Convidados: 0


V脫NY FERREIRA pseud贸nimo liter谩rio de M陋. Ivone Fe


WWW
« Responder #7 em: Agosto 17, 2010, 23:58:52 »

Obrigada Guacira.
A bola rolou sim.
Este texto foi escrito h谩 cerca
de 22 anos. rs,
beijo e obrigada por comentar
V贸ny Ferreira
Registado
emilialemos
Novo por c谩
*
Offline Offline

Mensagens: 45
Convidados: 0


« Responder #8 em: Agosto 25, 2010, 11:18:10 »


       O texto 茅 "muito sentido" e, por isso, emociona! Talvez a escrita deste texto magn铆fico tenha sido um dos caminhos usados na transposi莽茫o do "muro"... (?)
        As maiores felicidades!  Gosto muito do que escreve.
Registado
V贸ny Ferreira
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2533
Convidados: 0


V脫NY FERREIRA pseud贸nimo liter谩rio de M陋. Ivone Fe


WWW
« Responder #9 em: Agosto 26, 2010, 09:02:58 »

Emilia,
as suas palavras sensibilizaram-me.
Muito obrigada!
Beijo
V贸ny Ferreira
Registado
margarida
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 827
Convidados: 0



« Responder #10 em: Agosto 26, 2010, 20:21:41 »

E eu encontrei esta cr贸nica agora! E gostei Kiss
Registado
V贸ny Ferreira
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2533
Convidados: 0


V脫NY FERREIRA pseud贸nimo liter谩rio de M陋. Ivone Fe


WWW
« Responder #11 em: Agosto 26, 2010, 21:24:52 »

agrade莽o-lhe por mo dizer.
cumprimentos
V贸ny Ferreira
Registado
M. Nogueira Borges
Contribuinte Junior
**
Offline Offline

Mensagens: 66
Convidados: 0


« Responder #12 em: Setembro 03, 2010, 21:08:48 »

APRECIO QUEM ESCREVE SEM RECEIOS DE " DESNUDAR " A VIDA. QUALQUER VIDA SE RESPEITA, QUALQUER TEMPO SE REFAZ.
Registado
V贸ny Ferreira
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2533
Convidados: 0


V脫NY FERREIRA pseud贸nimo liter谩rio de M陋. Ivone Fe


WWW
« Responder #13 em: Setembro 04, 2010, 14:20:53 »

Muito obrigada.
V贸ny Ferreira
Registado
Guita Pimpolho Mc
Novo por c谩
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 31
Convidados: 0


Boa vibe Paz e Amor e Sempre na descontra


WWW
« Responder #14 em: Setembro 07, 2010, 00:21:58 »

Boa escrita!! Particularmente rico seu vocabul谩rio. Felicidades pelo seu trabalho.
Registado

Lu铆s Pimpolho
V贸ny Ferreira
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2533
Convidados: 0


V脫NY FERREIRA pseud贸nimo liter谩rio de M陋. Ivone Fe


WWW
« Responder #15 em: Setembro 07, 2010, 11:30:15 »

Muito obrigada
por deixar a sua opini茫o.
V贸ny Ferreira
Registado
Páginas: 1 2 [Todas]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Mar莽o 30, 2024, 19:58:02 ]

[Mar莽o 30, 2024, 19:40:23 ]

[Mar莽o 20, 2024, 16:42:39 ]

[Mar莽o 19, 2024, 20:20:16 ]

[Mar莽o 17, 2024, 22:17:37 ]

[Mar莽o 17, 2024, 22:16:43 ]

[Mar莽o 12, 2024, 00:13:37 ]

[Mar莽o 11, 2024, 23:55:47 ]

[Mar莽o 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 496
Máximo Online: 964
(Mar莽o 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 457
Total: 457
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbra莽o
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos 脿s escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de infla莽茫o de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar 茅 bom! Partilhem leituras, coment谩rios e amizades. Faz bem 脿 alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se n茫o for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administra莽茫o, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste m锚s de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem c贸pias de algum material que n茫o tenham guardado em meios pessoais. N茫o est谩 previsto perder-se nada, mas poder谩 acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Ol谩! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Mar莽o 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Mar莽o 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Mar莽o 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Mar莽o 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Mar莽o 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Mar莽o 16, 2021, 12:35:25
Ol谩 para todos!
Mar莽o 13, 2021, 17:52:36
Ol谩 para todos!
Mar莽o 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Mar莽o 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Mar莽o 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Mar莽o 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Mar莽o 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.118 segundos com 28 procedimentos.