EscritArtes
Março 28, 2024, 15:47:19 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: o remorso de baltazar serapião  (Lida 6722 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« em: Setembro 14, 2008, 20:05:35 »

Citar
ficou-lhe o pé para dentro, ao invés do da minha mãe que lhe tinha ficado para fora, ficou-lhe para dentro e até um pouco para trás, e doía-lhe muito, e o meu pai viu-a e disse, eis o teu corno meu filho, se não o tivesses feito o povo esqueceria, assim vais ter os cornos à mostra a vida toda.

    - valter hugo mãe, o remorso de baltazar serapião



não querendo eu ser diferente de todos os outros críticos, ou igual já que a comparação é por mim introduzida, também eu, ao comentar a obra de valter hugo mãe, imito o autor na sua revolta contra as letras maiúsculas. segundo o próprio, serve para acelerar a leitura e a verdade é que, não sei se à conta das minúsculas se da prosa escorreita, a leitura de o remorso de baltazar serapião foi para mim uma prova de velocidade, um livro do qual não consegui desviar os olhos.

valter hugo mãe quis dar-lhe uma escrita datada, para melhor introduzir o leitor nos jeitos rurais do portugal da idade média e conseguiu-o. os diálogos parecem extraídos de textos com quase tantos anos como os da fundação do país e a escrita, apesar de se estranhar ao princípio, corre bem dentro de nós logo a seguir até a uma altura em que, quando damos por ela, estamos a pensar na mesma linguagem com que o remorso de baltazar serapião foi escrito.

o livro conta na primeira pessoa a vida de baltazar, empregado de d. afonso e filho de pai com mesmo nome que o seu senhor. o seu irmão, aldegundes, torna-se pintor após a morte da mãe e a sua irmã, brunilde, desde cedo que trabalha na casa senhorial com part-times em serviço privado ao seu senhor. baltazar apaixona-se por ermesinda, com quem casa por vontade parental. seu amigo de sempre, teodolindo não consegue mulher que não seja para se aliviar, sempre a teresa diaba, usada como alguidar de fluídos masculinos por toda a aldeia. os serapião têm, no entanto, uma peculiaridade, uma vaca não de uso mas de estimação, a sarga, que parece viver muito para além da sua idade devida só de carinho pela família. carinho recíproco que lhes valeu o seu próprio nome de família ser substituído pelo da vaca, ficando todos os daquela laia conhecidos como "os sarga", para o bem e para o mal. corre mesmo a lenda entre as pessoas da aldeia que os filhos de afonso não são filhos da própria mãe mas da ligação ilícita entre homem e vaca. à parte isso, os sarga, ou serapião, levam uma vida simples como os outros daquele tempo. isto até ao casamento de baltazar e ermesinda. pois que o senhor feudal daquelas terras, d. afonso, mandou que ermesinda, menina mais bela de toda a povoação, o passasse a visitar todos os dias, bem cedo pela manhã, ainda antes de d. catarina sua mulher acordar. o que, está claro, não caiu no goto de baltazar que logo começou a desconfiar da infidelidade da mulher com o patrão mesmo com todas as negações que a bela ermesinda proferia. aqui começa a desgraça de baltazar e dos sarga, perdão, dos serapião.

este livro é um murro no estômago, e perdoem-me a expressão tão batida em jornais e revistas por esse mundo fora, de todos aqueles cantores do infortúnio que pregam que a palavra escrita está tão morta quanto os seus maiores mestres. antes pelo contrário, viva que está, tal como alguns dos que melhor a dominam, esquecendo mesmo saramago e lobo antunes, temos em jovens autores como valter hugo mãe a prova de que a escrita rejuvenesce a cada ano que passa. nesta obra, valter hugo mãe brinca com as letras e enterra-nos num passado português que por vezes fazemos intenção de esquecer e que, ao pensarmos nisso, não é tão passado assim. falo, é claro, do tema central e despercebido da obra, que mais que esmiúfrado foi por críticas de todos os jornais do país, falo da violência doméstica presente ao longo de todo o texto como um murro bem dado, e perdoem-me a repetição da fraca expressão, nos costumes que parecem enraizados no mundo português, já desde aqueles tempos longínquos em que um homem podia ser dono de outros iguais a ele só por morarem em terras que lhe foram oferecidas por real bondade.

De salientar ainda a brilhante escolha dos nomes dos personagens. talvez se afastem um pouco da realidade, mesmo daquele tempo, à excepção de nomes mais comuns como afonso ou baltazar, mas é inegável o sorriso que ler o nome dagoberto ou aldegundes causa no primeiro impacto ao leitor.

o livro parece calejado de sexo por toda a parte. de que outra maneira poderia ser se esse parece ser, mais do que o dinheiro, a raiz de todos os males humanos e, ao mesmo tempo, de todos os prazeres? fala-se tanto de sexo que dois capítulos lidos e já nem nos apercebemos disso. valter hugo mãe tem o condão de pôr o leitor à vontade no que toca a falar de assuntos que para muitos são ainda mantidos entre portas. fala-se em cobrições, em desejo, em violação consentida com tamanho à vontade, como coisa tão natural para os homens daquela época, que nos fica a dúvida se a evolução do português trouxe de bom alguma coisa ao fruto proibido. parece afirmado que evoluímos para esconder o prazer do sexo que se pensa aliado da violência, quando não devia ser assim. talvez seja essa a mensagem que o autor quis transmitir, mais que denunciar a violência contínua desde os tempos feudais. talvez valter hugo mãe aproveite para dizer que escondemos o sexo porque o associamos a um acto de violência ancestral contra o género feminino.

a verdade é que naquele tempo, tanto o sexo como a violência doméstica, não eram motivo de vergonha. antes pelo contrário, vergonha era a do homem que não tivesse mão na sua esposa. tanto era o medo que o protagonista tinha de ser cornudo que marcava a esposa para que todos soubessem que pelo menos manso não era. valter hugo mãe retrata de modo magistral, na pessoa de baltazar, a angústia de um homem simples e rude que, de tanto amar a mulher, como ele próprio diz, a parte de pancada. a dor de baltazar, compreensível se fosse atenuada por atitudes diferentes é deliciosamente explorada por este talentoso escritor.

muito mais fica ainda por dizer deste livro e desta prosa, tão diferente de tudo o que temos visto nos últimos tempos. Por isso valter hugo mãe é um autor a não perder de vista, ainda para mais que acaba de lançar um novo livro "o apocalipse dos trabalhadores". se vos pareceu estranha a linguagem ao longo desta análise, não estareis errados - o efeito da prosa diferente de o remorso de baltazar serapião parece ter uma longa duração, os meus leitores que me perdoem, e o autor se lhe chegar aos olhos esta crítica, por tão má tentativa de imitação de estilo, mas juro que é involuntário. ainda lhe vou tomar o gosto é a escrever em minúsculas, pode não melhorar a leitura, mas a escrita é muito mais fácil para um preguiçoso como eu.

escrito originalmente aqui.
« Última modificação: Novembro 08, 2008, 00:16:28 por Tim_booth » Registado

damasco
Membro da Casa
****
Offline Offline

Mensagens: 438
Convidados: 0


Frase é uma palavra. Palavra não é uma frase.


« Responder #1 em: Setembro 14, 2008, 20:19:18 »

... E ainda outra análise muito boa. Eu também aprecio bastante este autor.
Registado
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #2 em: Setembro 14, 2008, 20:22:04 »

O mercado está pejado de bons autores novos. O próximo que quero experimentar é o José Mário Silva. A Dite já me disse coisas boas dele e no blog deixa bons indícios...
Registado
Laura
Visitante
« Responder #3 em: Setembro 14, 2008, 22:11:02 »

Como eu te compreendo, Tim... Quando um livro me apaixona, durante uns tempos também fico a escrever como o autor... lembro-me que após a leitura do Silmarillion, até escrevi poemas em élfico... hoje em dia já não compreendo o que escrevi.
Registado
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #4 em: Setembro 14, 2008, 22:47:50 »

Tens de o voltar a ler então... Mas por acaso isto acontece-me muito, mesmo involuntariamente. Se leio Saramago, esqueço que existe pontuação para além do ponto final e da vírgula, quando é Lobo Antunes sinto sempre uma revolta silenciosa nas palavras e uma certa desconexão aparente entre palavras; quando é Cardoso Pires são palavras como Marialva e coisas assim que não paro de usar... devo ser extremamente influenciável... Agora comecei a ler outro de Saramago, preparem-se para parágrafos intermináveis...

Cheers
Registado
RosaMaria
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 606
Convidados: 0



WWW
« Responder #5 em: Setembro 15, 2008, 20:39:16 »

Leio depois.... (acrescente o que quiser então)
a
jinhos
Rosamaria
Registado
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #6 em: Setembro 15, 2008, 20:43:33 »

Em primeiro lugar, obrigado Rosa por me desbloquear aqui o espaço.

Queria-vos só dizer que, tal como tinha feito com José Luís Peixoto, convidei Valter Hugo Mãe para passar por lá e ler a análise: desta vez o autor acedeu ao meu pedido e aparentemente gostou, já que deixou no seu blog um link e um post de agradecimento.

Aqui fica o endereço do autor:

http://casadeosso.blogspot.com/
Registado
Laura
Visitante
« Responder #7 em: Setembro 15, 2008, 20:46:49 »

Afinal, não vieste de mãos a abanar, Tim... Parabéns! É bom, ver o teu talento reconhecido por outros!
abraço,
Laura

PS: Estás a ficar famoso!
Registado
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #8 em: Setembro 15, 2008, 20:48:34 »

Famosíssimo, ui ui Smiley

Obrigado Laura,

Cheers
Registado
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #9 em: Setembro 15, 2008, 20:49:12 »

Tim, li este seu trabalho no seu blog. Belíssimo que está o blog e excelente o seu trabalho.

Abraço da Mel
Registado

Mel de Carvalho
www.noitedemel.blogs.sapo.pt
www.noitedemel.blogspot.com (apenas prosa)

Mais sobre mim: http://www.escritartes.com/forum/index.php?page=20
____
MT.ATENÇÃO: CÓPIAS TOTAIS OU PARCIAIS EM BLOGS OU AFINS SÓ C/AUTORIZAÇÃO EXPRESSA
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #10 em: Setembro 15, 2008, 20:50:42 »

Muito obrigado Mel, agora o Blog vai andar um bocado parado, a obra que estou a ler é looonga... mas vai valer a pena.

Cheers
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 523
Total: 523
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.176 segundos com 29 procedimentos.