EscritArtes
Março 28, 2024, 13:52:45 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1] 2  Todas   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Inquietude  (Lida 9786 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Laura
Visitante
« em: Setembro 18, 2008, 20:27:12 »

Apetece-me hoje lançar um novo tópico... um tópico conhecido de todos os poetas, brasileiros ou não.

Inquietude.
Esta vontade louca de estar sempre noutro lugar que não este onde me encontro. Parto à procura de qualquer coisa que não encontro ou não acontece. Parto de novo. Parto sempre. Vou e venho. Parto para não morrer, para ficar intacta. Quando volto, é para ir em busca de algo que esqueci e nem sei o que é. É para me perguntar, por um breve instante, porque parti. É para partir de novo, um dia qualquer.
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Setembro 18, 2008, 21:27:00 »

Laura - Inquietude.
Esta vontade louca de estar sempre noutro lugar que não este onde me encontro. Parto à procura de qualquer coisa que não encontro ou não acontece. Parto de novo. Parto sempre. Vou e venho. Parto para não morrer, para ficar intacta. Quando volto, é para ir em busca de algo que esqueci e nem sei o que é. É para me perguntar, por um breve instante, porque parti. É para partir de novo, um dia qualquer.

Goreti _ E, na partida, renovo o caminho na busca da perfeição e da felicidade. A meta inatingível foge à minha frente à velocidade da luz e a minha corrida vai apenas à velocidade do som... Ai, inquietude, que te não resolves a aquietar o meu espírito... Ai, inquietude, que te não aplacas com futilidades coloridas... Ai, inquietude, que me impulsionas em corridas desenfreadas... Ai, inquietude, que me cansas a vontade...
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
damasco
Membro da Casa
****
Offline Offline

Mensagens: 438
Convidados: 0


Frase é uma palavra. Palavra não é uma frase.


« Responder #2 em: Setembro 18, 2008, 22:07:13 »

Laura - Inquietude.
Esta vontade louca de estar sempre noutro lugar que não este onde me encontro. Parto à procura de qualquer coisa que não encontro ou não acontece. Parto de novo. Parto sempre. Vou e venho. Parto para não morrer, para ficar intacta. Quando volto, é para ir em busca de algo que esqueci e nem sei o que é. É para me perguntar, por um breve instante, porque parti. É para partir de novo, um dia qualquer.

Goreti _ E, na partida, renovo o caminho na busca da perfeição e da felicidade. A meta inatingível foge à minha frente à velocidade da luz e a minha corrida vai apenas à velocidade do som... Ai, inquietude, que te não resolves a aquietar o meu espírito... Ai, inquietude, que te não aplacas com futilidades coloridas... Ai, inquietude, que me impulsionas em corridas desenfreadas... Ai, inquietude, que me cansas a vontade...

damasco _ Passo à frente, passo atrás. Se a inquietude se esvai, escapa do bolso a amarra, cai corda estrada fora. Um passo à frente. Um passo atrás. Se na quietude estou inquieto, estivesse inquieto na quietude (de ver passos: passo à frente). Passo atrás. Ando atrás, revejo cada passo, cada paço, cada laço e nada faço. Se me desfaço da inquietude perco a face.
Registado
marcopintoc
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 524
Convidados: 0



WWW
« Responder #3 em: Setembro 19, 2008, 00:06:15 »

Laura - Inquietude.
Esta vontade louca de estar sempre noutro lugar que não este onde me encontro. Parto à procura de qualquer coisa que não encontro ou não acontece. Parto de novo. Parto sempre. Vou e venho. Parto para não morrer, para ficar intacta. Quando volto, é para ir em busca de algo que esqueci e nem sei o que é. É para me perguntar, por um breve instante, porque parti. É para partir de novo, um dia qualquer.

Goreti _ E, na partida, renovo o caminho na busca da perfeição e da felicidade. A meta inatingível foge à minha frente à velocidade da luz e a minha corrida vai apenas à velocidade do som... Ai, inquietude, que te não resolves a aquietar o meu espírito... Ai, inquietude, que te não aplacas com futilidades coloridas... Ai, inquietude, que me impulsionas em corridas desenfreadas... Ai, inquietude, que me cansas a vontade...

damasco _ Passo à frente, passo atrás. Se a inquietude se esvai, escapa do bolso a amarra, cai corda estrada fora. Um passo à frente. Um passo atrás. Se na quietude estou inquieto, estivesse inquieto na quietude (de ver passos: passo à frente). Passo atrás. Ando atrás, revejo cada passo, cada paço, cada laço e nada faço. Se me desfaço da inquietude perco a face

Marco _Ser sem rosto cujos olhos contemplam o breu, perscrutando entre a treva, insónia dolorosa de olhos cansados de tudo ver , de todos os transeuntes inquirir “vês-me? Sentes-me?†e nas silhuetas vagas de perplexidade nada  mais encontrar que alimento para este maligno sentimento que corrói , que chama por terras distantes que se tornam rotinas bocejantes quando o pé toca o solo e a vontade de partir e a aflição da metamorfose se renovam  . E quando a manhã chega, exausto da vigília, sinto brotar a inquirição se este será o último dia de uma vida que caducou ou o primeiro daquela pela qual anseio e , no mais envergonhado silêncio , sei  que essa novidade efémera me provocará o bocejo assim que a lua-de-mel do espanto cessar.  Pondero  se a arma na gaveta tem a passagem para um mundo melhor . No silêncio da manhã escuto os passos da mulher que vive lá em cima e quero estar dentro dela. Não por ser amantíssima, não pelas curvas graciosas de seu caminhar, apenas por ansiar o cheiro novo de um cadáver que sepultarei após o primeiro grito do êxtase.
Registado

Marco Pinto Correia

Blog Pessoal : http://avenidadocaos.wordpress.com
Twitter: http://twitter.com/marcopintoc
Dito
Novo por cá
*
Offline Offline

Mensagens: 39
Convidados: 0


« Responder #4 em: Setembro 19, 2008, 10:07:44 »

Dito__Insinuas-te a partir de uma infinidade  de instantes diferentes que me deixa neste frenesim cinético,e, me cansa com prazer.Não me deixas sossegar,és perversa!Tens o fascínio da tua própria agitação.Fazes-me correr como um louco atrás de nada,que no fundo é tudo.Quando,fugazmente,adormeces em mim ,sinto-me como esta pedra abandonada no meio do caminho.Oxalá ,nunca voes para longe.
Registado
Laura
Visitante
« Responder #5 em: Setembro 19, 2008, 14:21:32 »

Inquietude.

Laura - Esta vontade louca de estar sempre noutro lugar que não este onde me encontro. Parto à procura de qualquer coisa que não encontro ou não acontece. Parto de novo. Parto sempre. Vou e venho. Parto para não morrer, para ficar intacta. Quando volto, é para ir em busca de algo que esqueci e nem sei o que é. É para me perguntar, por um breve instante, porque parti. É para partir de novo, um dia qualquer.

Goreti _ E, na partida, renovo o caminho na busca da perfeição e da felicidade. A meta inatingível foge à minha frente à velocidade da luz e a minha corrida vai apenas à velocidade do som... Ai, inquietude, que te não resolves a aquietar o meu espírito... Ai, inquietude, que te não aplacas com futilidades coloridas... Ai, inquietude, que me impulsionas em corridas desenfreadas... Ai, inquietude, que me cansas a vontade...

damasco _ Passo à frente, passo atrás. Se a inquietude se esvai, escapa do bolso a amarra, cai corda estrada fora. Um passo à frente. Um passo atrás. Se na quietude estou inquieto, estivesse inquieto na quietude (de ver passos: passo à frente). Passo atrás. Ando atrás, revejo cada passo, cada paço, cada laço e nada faço. Se me desfaço da inquietude perco a face

Marco _Ser sem rosto cujos olhos contemplam o breu, perscrutando entre a treva, insónia dolorosa de olhos cansados de tudo ver, de todos os transeuntes inquirir “vês-me? Sentes-me?†e nas silhuetas vagas de perplexidade nada  mais encontrar que alimento para este maligno sentimento que corrói, que chama por terras distantes que se tornam rotinas bocejantes quando o pé toca o solo e a vontade de partir e a aflição da metamorfose se renovam  . E quando a manhã chega, exausto da vigília, sinto brotar a inquirição se este será o último dia de uma vida que caducou ou o primeiro daquela pela qual anseio e , no mais envergonhado silêncio , sei  que essa novidade efémera me provocará o bocejo assim que a lua-de-mel do espanto cessar.  Pondero  se a arma na gaveta tem a passagem para um mundo melhor. No silêncio da manhã escuto os passos da mulher que vive lá em cima e quero estar dentro dela. Não por ser amantíssima, não pelas curvas graciosas de seu caminhar, apenas por ansiar o cheiro novo de um cadáver que sepultarei após o primeiro grito do êxtase.

DiteApolinário -  É o que resta do verdadeiro rosto. O que em traços se apresenta, são pedaços freneticamente colados nos seus múltiplos pontos, que se interrogam e abraçam, na aprendizagem da sequência dos dias, das noites e das madrugadas, que batem fortes. São espremidos os passos, os cheiros na descoberta, distantes do ritmo da linha média de tranquilidade. Hipérboles, que se aspiram. Desperdícios que se afogam.

Dito__Insinuas-te a partir de uma infinidade  de instantes diferentes que me deixa neste frenesim cinético,e, me cansa com prazer.Não me deixas sossegar,és perversa!Tens o fascínio da tua própria agitação.Fazes-me correr como um louco atrás de nada,que no fundo é tudo.Quando,fugazmente,adormeces em mim ,sinto-me como esta pedra abandonada no meio do caminho.Oxalá ,nunca voes para longe.

Madrugada - Não voes nunca para aí, para esse lugar fundo no canteiro das subcivilidades, que desprezamos, mas que inspeccionamos em segredos intermitentes com nossas asas de chumbo snobe. Não voes nunca para aí, que de lixos estamos fartos e estas pedras que encontramos somos nós na trilha de nós mesmos, a sermo-nos na desconfiança do movimento síncrono de ombros, pescoços e olhos mirando retaguardas na expectativa de futuros. Faz-me o favor de não te quereres cristal e se te sentes pedra, faz-te fisga e se te fizeres fisga, faz-te força e lança-te e parte. Parte o espelho e varre-o, que de lixos estamos fartos.

Laura – De lixos estamos fartos, por isso parte para o outro lado do espelho e leva a tua perversidade e agitação contigo. Quero voltar a adormecer, sem me sentir pedra, refugiar-me de novo no ritmo da linha média de tranquilidade, longe de hipérboles e desperdícios, da entropia desmedida das paixões, longe de ti. Cadáver por um instante, a arma surge agora na minha mão. Sinto-lhe o peso, a textura, a temperatura. A bala de alta tecnologia que explode dentro do meu crânio desfaz em nanosegundos os pedaços de rosto colados frenetica e pateticamente e redesenha-me uma nova máscara, que ostenta a mácula das feridas que não saram e a frieza do ódio. O meu último bocejo condensa-se no ar gelado e, cristalino, neva sobre as minhas patas nervosas. Finjo-me cristal também e adormeço, de pé. Na manhã seguinte, recupero a face. Tantos laços, tantas cordas, os freios ferem-me a boca, o sangue empasta-me o pescoço, as esporas rasgam-me a pele, um passo à frente, um passo atrás... e a minha loucura dispara, finalmente, como uma implosão que faz vibrar cada nervo, músculo e fibra do meu ser. Aos coices, arrisco quebrar as pernas e o que me resta de vida e atiro o meu cavaleiro ao chão. Espezinho-o e escouceio-o furiosamente até mais nada restar a não ser a terra vermelha debaixo dos meus cascos. Sem freios ou esporas, ultrapasso a velocidade da luz e parto, desta vez definitivamente.

[terminou]
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #6 em: Setembro 24, 2008, 15:25:22 »

E terminou de forma magnífica!
Registado
damasco
Membro da Casa
****
Offline Offline

Mensagens: 438
Convidados: 0


Frase é uma palavra. Palavra não é uma frase.


« Responder #7 em: Setembro 24, 2008, 23:36:41 »

Parabéns a todos. Ficou muito bem. E, sobretudo, os meus parabéns à Laura, que conseguiu fazer uma síntese quase impossível mas de grande efeito. Bravo!
Registado
Laura
Visitante
« Responder #8 em: Setembro 24, 2008, 23:39:59 »

Obrigada pela parte que me toca, damasco... quase pensei desistir. Depois lembrei-me de Picasso...  Smiley E gostei muito de vos percorrer a todos, grandes escritores (ou poetas).
Registado
Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« Responder #9 em: Setembro 25, 2008, 00:56:38 »

Desculpa o atrazo...

Inquietude,
vontade louca
na busca da perfeição
e da felicidade;
passo à frente, passo atrás
perscrutando entre a treva.
É o que resta
do verdadeiro rosto,
a partir de uma infinidade
de instantes diferentes.
Não voes nunca para aí
para esse lugar fundo...
dos lixos estamos fartos!
finjo-me cristal;
o meu ultimo bocejo
condensa-se no ar;
sem freios ou esporas
ultrapasso a velocidade da luz,
e recomeço
nada terminou...

Obrigada.
Beijo, Guacira.
Registado
Laura
Visitante
« Responder #10 em: Setembro 25, 2008, 19:55:13 »

Ai, não terminou? Bem, com tanta gente inquieta, talvez seja melhor assim...
Beijos, Guacira.
Registado
cleo
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 549
Convidados: 0



WWW
« Responder #11 em: Setembro 25, 2008, 20:25:26 »

Bem, é uma inquietude e tanto!!
De tanta inquietação, até eu fico presa na inquietude desta gente toda... :yahoo:

Muito bom, mesmo!

Beijos a todos os que fizeram deste um belo momento de inquietude. Smiley
Registado

*... vivo na renovação dos sentidos, junto da antiguidade das lembranças, em frente das emoções...*
http://impulsosdalma.blogspot.com
http://flashs-impulsos.blogspot.com/
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #12 em: Setembro 25, 2008, 20:46:51 »

Belos os vossos inquietos textos.

Cheers
Registado

Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« Responder #13 em: Setembro 25, 2008, 22:47:50 »

NÃO!...Laura...
eu só fiz uma síntese dos textos, usando frases dos próprios participantes, transformando-as em versos. Também não quis dar continuidade ao texto; apenas quis dizer que nossas inquitudes não terminam...(fazendo uma contraposição quando você escreveu: "terminou"). Foi só uma brincadeira.
Beijo, querida.
Registado
Laura
Visitante
« Responder #14 em: Setembro 27, 2008, 17:33:49 »

Percebi...  Wink
Registado
Páginas: [1] 2  Todas   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 628
Total: 628
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.153 segundos com 29 procedimentos.