EscritArtes
Abril 20, 2024, 06:03:18 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: "Lulu das Tulipas" e outros galãs…  (Lida 6175 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« em: Outubro 05, 2008, 11:17:21 »

A noite já ia alta. Bem comidos e bem regados, reuniam-se agora no átrio principal da pequena aldeia alentejana, em cujas proximidades, as grandes caçadas sempre se realizavam. Senhores das terras e dos montes, dos casarios mais altaneiros da vila, eram eles, a espaços, sempre que o Outono se adivinhava e o Inverno se consumava no desporto fidalgo das caçadas, que, invariavelmente, refloresciam o comércio. Diurno e nocturno.

As tavernas remodeladas recentemente sabiam-lhes os gostos, os affairs, as conquistas, as manias, para além de todas as fanfarronices costumeiras de quem, não com um grãozinho na asa, mas com a asa cheia de grainhas de vinho carrascão, soltava a língua in extemis … à semelhança daquela noite.

Heitor Coutinho, um dos convivas, do grupo de mais de uma dezena, talvez à hora dos mais lúcidos, mas também dos mais irreverentes, divertia-se a dar corda aos amigos, a espicaçá-los na arte de bem caçar “espécies cinegéticas”: codornizes, faisões, lebres e coelhos, ou porque não, javalis e corças … e nessas, nas variedades de “corças rurais” e “corças citadinas” como as cognominava, era incisivo e contundente. Lançava as achas à fogueira das vaidades de cada um na esperança de que, tocados no seu machismo duvidado se revelassem em novas e sempre mais escaldantes peripécias. E, regra geral, a metodologia surtia efeito…

Ludovico d’Arriaga, menino dos seus já quarenta e muitos anos, calvo prematuramente, solteiro e bom rapaz, filho de distintas famílias Eborenses, a viver à época na quinta da família alhures nas proximidades da Ericeira, sem ocupação definida que não o plantio de tulipas, efeminado e de meneios estranhos, fora, desde sempre, na roda dos amigos, tido como pouco apto para conquistas e procuras – destas e daquelas, das lebres e das corças… das casadas e das solteiras, das viúvas e divorciadas, mas que o próprio afirmava conseguir "caçar" sem esforço… Romances, de que se gabava só mesmo no meio. Da criadagem, que, segundo o próprio, lhe servia “romãs em taças de prata” ou “dióspiros maravilhosos”…
Mas só quando de grão em asa. Nunca doutra forma. No dia-a-dia, senhor de grande mutismo sobre questões afins...

O grupo das tertúlias costumeiras, duvidando, ria perdido e, claro, concluía sempre que, por “incapaz”, o Lulu das Tulipas, delirava. E que, jamais haveria de ter sucesso nas caçadas. Fossem quais fossem as espécies em causa.

Ora naquela noite Heitor Coutinho trazia à mesa redonda uma nova versão de Lulu… e, claro, estava disposto a tirar o assunto a pratos limpos.

- Conte-nos tudo, Lulu, ora vá lá, amigo, não seja tímido. Conte-nos do que se passa lá de Lisboa à Ericeira. Ouvi dizer que o meu amigo é uma fera, que o seu sucesso entre o sexo feminino anda nos top’s bolsistas… que anda para tirar o lugar ao Zézé Camarinha… Ora vá lá, o senhor é de outro nível, meu amigo, veja lá se nos deixa mal posicionados, não se misture com a ralé …

Ria a bandeiras despregadas. Lulu ruborescia, manejava os ombros, virava a cara de lado, esfregava as mãos e logo as escondia nos bolsos da capa alentejana que, friorento não dispensava nunca, nem numa noite de calmaria como aquela na abertura da época, no Outubro dos tempos …

Osvaldo de Mello e Sousa, outro dos comparsas, insistia:

- ...ora, Lulu, diga-nos como foi que tudo aconteceu. Sei que teve um percalço um dia deste, mas também sei que o mesmo só fez subir a sua cotação na praça … que agora as damas fazem fila em espera no seu telemóvel… para aprazar encontros.

Lulu, ou melhor, Ludovico d’Arriaga, aparentado por portas travessas, que disso fazia gala, com as melhores famílias deste país, nada dizia. Mudo e quedo, guardava segredo das suas artes, que nisso, tal como na arte de cultivar túlipas das melhores castas, era rigoroso. O segredo, como sempre de alto a baixo da linhagem se dizia, era a alma e o corpo consanguíneo e a seiva pulsante do negócio.De qualquer negócio. Não falaria. Jamais. Que pensassem o que quisessem, que se digladiam-se em fúrias de saber. Era-lhe indiferente. Não tinham sido eles que lhe haviam colocado o epíteto de “efeminado”?. Pois que mantivessem a crença. Que a divulgassem entre as esposas e amigas. Por ele, havia algum tempo que tinha resolvido a questão …

- Não conta Lulu? Pois saiba que vou contar tudo e já e aqui… quem sabe não serve a lição a algum?... menos “apto” …

Heitor Coutinho sentia o “rabo-de-palha” a arder. Das suas conquistas, dos seus devaneios, se falava nos corredores do Parlamento, na Bolsa e na Câmara do Comércio. Lisboa inteira sabia do caso da “cadeira veloz” … não se podia dar ao luxo de Lulu também entrar em posse daquele trunfo. Repentinamente calou-se. Mas já era tarde demais, a partir dali, seria sempre em frente, um após outro iriam soltar a língua …

Osvaldo, bem bebido, cambaleante, começou …

- Não conta Lulu? Conto eu. Seja. Então não se dá o caso que Lulu, o nosso Lulu, tem uma capacidade infinita de satisfazer as damas? Pois é meus amigos… para além do tempo todo de que dispõe, dispõe de mecanismos de prazer eficientes, saibam os senhores… conta, Lulu??? Não? Então eu avanço. Pois saibam os senhores que, numa das visitas à Holanda para aprimorar a técnica do plantio das Tulipas, o Lulu descambou numa sex-shop … (risos) e, dizem, veio de lá na posse de todas as técnicas presentes e futuristas. Ora ai está. Florescem-lhe tulipas nas pedras da calçada, é o que é… mas, como não há bela sem senão, um dia destes, uma “corça assanhada” com que se cruzou e a quem ofereceu a “túlipa rosa”, acordou em gritos até os mortos do cemitério de Sintra, saibam pois vossas excelências …

Olhava em redor a medir o efeito das suas palavras. Lulu, descoberto ali, mantinha-se petrificado e os demais, temerosos de que as suas façanhas mais escabrosas viessem ao trombone, que os seus “rabos-de-palha” cruzados se revelassem, já lamentavam os excessos vinícolas do Reguengo e o empadão de lebre da dona Epifania …(bela produção aquela, valha-nos Deus… as duas ).

Osvaldinho continuava:
- foi mesmo assim, acordaram aos mortos, que Deus os tenha no Santo descanso… Dizendo isto, fazia o sinal da cruz e beijava os dedos sobrepostos em igual sinal. Os dos jazigos e das campas rasas, todos, um a um … e, logo, herético e profano, avançava:

- a Dadinha capou-o!!! Exactamente, a Dadinha, a condessa de Travassos. Sim, essa mesma… capou-o meus senhores. O Lulu perdeu ali no acto parte do instrumento que a nossa amiga desconhecia nele. Foi Dadinha que o contou em segredo à minha esposa, são amigas como sabem. Ora escutem: Lulu, tímido como sempre, pediu a meia-luz. O som reproduzido do piano e as velas de cheiro e, claro as tulipas pelas jarras e pelo chão, eram, o cenário idílico e propício aos grandes encontros. Território neutro, como Lulu desejava. Um hotel perto de Sintra, onde poderia contar com a descrição dos funcionários, muitos deles antigos serviçais da sua casa. Aprazaram o encontro. Dadinha entrou pelos fundos. Lulu pela porta grande … bem, amigos, entre avanços e recuos, entre gemidos de cio e suspiros ansiosos pelo replay, Dadinha abençoava o momento e o “efeminado Lulu” em catarse de alma. O pior foi quando Lulu, num movimento mais brusco soltou – palavras dela -, “metade do coiso”… e, apressadamente o tentou recuperar, puxando freneticamente o preservativo retido nas suas intimidades. Não o conseguindo, aproximou-se de vela em punho, mostrando as miudezas diminutas e definhadas …
Dadinha morreu de susto meus senhores. Gritou na força de uma tempestade. Acudiram os mortos e os vivos … os criados e os demais locatários do hotel … não foi Lulu???

Lulu nada dizia. Estava branco de fantasmagórico. A risada era geral. Entre o divertido e o conivente. Entre o preocupado e o ansioso de uma nova história de caçadas a corsas citadinas… Heitor Coutinho desviava as atenções para a estratégia das portas para caçada da manhã seguinte … sem sucesso! A sua história a tal da “cadeira veloz” seria, ainda nessa mesma noite, ali colocada em pratos limpos e, quem dela não soubesse, saberia …

A noite ainda era uma criança afinal …

__
« Última modificação: Outubro 05, 2008, 17:31:24 por Mel de Carvalho » Registado

Mel de Carvalho
www.noitedemel.blogs.sapo.pt
www.noitedemel.blogspot.com (apenas prosa)

Mais sobre mim: http://www.escritartes.com/forum/index.php?page=20
____
MT.ATENÇÃO: CÓPIAS TOTAIS OU PARCIAIS EM BLOGS OU AFINS SÓ C/AUTORIZAÇÃO EXPRESSA
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #1 em: Outubro 05, 2008, 23:22:50 »

As vezes são precisas extensões... nem todos os homens conseguem trabalhar com aquilo que lhes caiu em mãos... Muito bem contado e muito divertido Mel, como sempre, parabéns.

Cheers
Registado

Alice Duarte
Membro
***
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 174
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Outubro 06, 2008, 11:22:33 »

Leitura deliciosa. A arte de bem contar uma história bastante divertida.

Abraço, Mel.
Registado
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #3 em: Outubro 06, 2008, 22:02:55 »

Tim_Booth, nem imagina o quanto, quando me foi relatada a peripécia, me ri... claro que tudo a não ser o acontecimento isolado é fruto da minha imaginação, mas que algures, num qualquer "cenário de guerra", alguém ficou "decepado", olá, lá... dizem que sim. rsrsr

___
Alice,
a vida em certos momentos é tão pesada, tão negra ... só mesmo levada a brincar. Grata, muito grata pela leitura ... prometo contar o resto ... rsrs
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #4 em: Outubro 10, 2008, 15:07:51 »

Divertida a valer! Tu e as tuas histórias...
Bjs
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #5 em: Dezembro 19, 2008, 22:39:42 »

olha, amiga, tenho de "contar" aqui a parte dois deste conto Smiley, verás que te vais rir a valer ...

... outros galãs, ah pois é, "qu'elles andem ai, ó s'andem ..."
abraços
Registado
Fábio Videira Santos
Membro
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 115
Convidados: 0



« Responder #6 em: Dezembro 20, 2008, 02:15:34 »

O que eu me fartei de rir com as peripécias do Lulu das Tulipas.
Muito bom este conto, e escrito de uma maneira simples e relaxada.


abraço,
fvs
Registado
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #7 em: Dezembro 26, 2008, 19:38:37 »

Fábio, creia que quando aqui colocar a 2ª parte deste conto vai rir ainda mais... verá, caríssimo.

Sim, este conto é, acima de tudo, um registo "humorístico" e, porque não uma "sátira de costumes" ... galãs, pois então...

fraterno e grato abraço.
Mel
Registado
Vóny Ferreira
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2533
Convidados: 0


VÓNY FERREIRA pseudónimo literário de Mª. Ivone Fe


WWW
« Responder #8 em: Dezembro 26, 2008, 21:28:48 »

Mel, depois desta história tão divertida. apeteceu-me ler mais.
Excelente! Parabéns!
Um beijo
Vóny Ferreira :fixe:
Registado

De todos os nomes
que me chamares
um eu saberei
que é meu...

- MULHER!

(Vóny Ferreira)
marcopintoc
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 524
Convidados: 0



WWW
« Responder #9 em: Dezembro 27, 2008, 23:38:28 »

Divertido e muito bem escrito. Obrigado pelo belo momento de leitura
Abraço
Marco
Registado

Marco Pinto Correia

Blog Pessoal : http://avenidadocaos.wordpress.com
Twitter: http://twitter.com/marcopintoc
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #10 em: Dezembro 31, 2008, 10:40:09 »

Fico à espera. Do que li, excelente!

Abraço
Registado

Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #11 em: Janeiro 01, 2009, 18:03:29 »

gratissima, meus amigos, pelas vossas leituras.

a vosso pedido, aqui vou deixar a parte II deste conto "Lulu e outros galãs ... ou a "Cadeira Veloz"

Registado
Vera Silva
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 519
Convidados: 3



WWW
« Responder #12 em: Janeiro 01, 2009, 22:04:43 »

E eles "andem" aí  Grin

Excelente Mel!!!

Beijo
Registado

Vera Sousa Silva
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #13 em: Abril 11, 2009, 20:53:19 »

Meus amigos, estou à espera de "autorização" para poder libertar mais uns quantos contos destes... mas prometo que um dia destes, aqui irão aparecer.

Grata pelas leituras
Fraterno abraço
Mel
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 658
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 632
Total: 632
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.125 segundos com 29 procedimentos.