EscritArtes
Abril 16, 2024, 22:24:52 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Historieta da 1ª República (à minha maneira) - Parte I  (Lida 2280 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« em: Outubro 06, 2008, 16:33:10 »

A primeira República abrangeu um período de tempo desde 1910 até 1926. Entender com clareza o que se passou em termos políticos e sociais durante estes dezasseis anos
faz-me lembrar uma tarefa que eu ajudava a minha mãe a realizar quando era criança. Como se dedicava a fazer camisolas de malha, comprava lã em meadas. Era preciso transformar as meadas em novelos. Colocávamos a lã à volta das costas de uma cadeira e começávamos a enrolar o fio formando uma bola. Mas a lã vinha toda embaraçada e por vezes o fio não corria. Era um quebra-cabeças complicado que por vezes nos entretinha horas ao serão. Assim se me deparou a compreensão dos factos neste conturbado período da nossa história. Ainda me falta deslindar uma grande parte da meada. No entanto, após consultar quatro fontes diferentes vou começando a formar na minha mente algumas ideias. Surgem-me, por vezes, dúvidas variadíssimas impelindo-me a continuar a pesquisa.
No entanto posso começar por contar a história que se vai instalando na minha imaginação. Não sou historiadora e nem pretendo dar lições de história. O que me dá uma certa liberdade de me deixar envolver emocionalmente com algumas figuras históricas desta trama. No entanto posso assegurar que tudo o que for divagação da minha própria lavra será devidamente assinalado. As fontes que li com cuidadosa atenção são: o volume XI da História de Portugal do Professor Joaquim Veríssimo Serrão, os cinco volumes da História da República de Raúl Rêgo, o Relatório de Machado Santos sobre os acontecimentos do 5 de Outubro e finalmente O Poder e o Povo do Vasco Pulido Valente.
Tinha interrompido a leitura deste último porque não apreciei o estilo do autor nas primeiras páginas. Resolvi retomar a leitura e em boa hora o fiz pois gostei bastante do livro. Não encontro discrepâncias graves com as outras fontes. Mas Vasco vai mais longe e dá-nos uma visão mais profunda da estratégia política da ala radical do partido republicano português (PRP).
O que me desgostou na primeira parte do livro foram frases estranhas vindas de um investigador que apresenta a sua tese de doutoramento em Oxford (este livro é baseado nessa tese).
Por exemplo: “ Meses mais tarde Teófilo Braga pôde dizer (com típico desleixo) àqueles a quem restava alguma “esperança” na ressurreição nacional que precisavam de escolher entre “ a Monarquia ou o interesse particular de uma família” e a “ República ou o interesse geral do Estado”. Ora bem, o homem era republicano e até foi o primeiro presidente da República deste país. De onde é que vem o “ típico desleixo”? Terá andado na escola com Teófilo o avô do Vasco que por isso lhe conhecia os “típicos” modos ? E o que significa desleixo neste caso concreto? Não engraxava bem os sapatos? Andava despenteado? Dá a sensação que o autor está a par de factos que quer guardar só para si e não deseja partilhar com o leitor. Neste caso percebe-se bem o título do livro: O “Poder” é dele, o escritor, e o “Povo”, que somos nós, que nos aguentemos e fiquemos sem perceber o que raio é que o levou a escrever “certas e determinadas coisas”. O problema das aspas também me causa espécie. Ao colocar aspas em palavras tais como “ patriotismo”, “esperança”, “liberdade” dá ideia que está constantemente a achincalhar aqueles que defenderam uma ideologia em nome da melhoria das condições de vida num país que por acaso era Portugal. O autor até pode saber bem “o que é que a casa gasta” mas estava em Oxford e dá ideia que se esquece que não é mais um britânico a gozar com o seu aliadozinho de trazer por casa...
Mas dando o devido desconto e tendo em conta que o whisky do Reino Unido é muito bom lá ultrapassei a irritação e li o livro até o fim ficando bastante satisfeita.
Não tem razão o Miguel ao dizer que o Vasco criticou a falta de pesquisa histórica do seu Rio das Flores por inveja. Diz o Miguel que o Vasco sempre ambicionou escrever um romance e nunca o conseguiu. Ora Miguel, eu sou insuspeita para o afirmar, porque o admiro imenso e gostei do muito do Equador, o Rio das Flores tem uma pesquisa história muito fraquinha em relação à Primeira República. E quem escreve ensaios históricos como o Vasco, e são já alguns, para que haveria de querer escrever um romance? E já agora, lamento dizer, a parte de romance do “Rio” é decepcionante.
Voltando ao tema da República, ela esteve quase para não acontecer. Pelo menos no 5 de Outubro. Porque mais tarde ou mais cedo a Monarquia estava condenada a cair. Quase tudo correu mal. Um dos líderes da revolta, Miguel Bombarda, que estaria destinado a ser o primeiro chefe do governo, no dia 3 de Outubro, é atacado a tiro por um dos doentes psiquiátricos no seu gabinete no Hospital de Rilhafoles. Ferido mas muito calmo, apelou que não matassem o louco e disse: “ Não são duas balas que matam um homem. Tenho de ir ao Hospital de São José que estou ferido!”
Chegou bem disposto ao hospital e foi operado. Aqui começam as minhas dúvidas. Raúl Rêgo afirma que a cirurgia durou 15 minutos. Quinze minutos!?? Nem para operar uma gata chegam! Os médicos não encontraram a bala (pudera!) e passadas umas horas o homem morre. E fez muita falta. A revolução prosseguiu mas o seu lugar no primeiro governo provisório seria ocupado por outro. E talvez a sua capacidade conciliadora tivesse levado as coisas por outro rumo.
Outra figura crucial da Revolução foi Cândido dos Reis. Entrara para a marinha com 17 anos e chegou ao posto de vice-almirante. Era um homem muito respeitado por todos. Pediu a passagem à reserva para poder consagrar-se à revolução em marcha sem ofender a honra militar. O aliciamento de grande parte da marinha deveu-se em grande parte a ele. Também a Machado Santos.
Cândido dos Reis, chefe militar da revolução, dera ordem para o início das hostilidades à uma hora da madrugada de 4 de Outubro. Os cruzadores Adamastor e S.Rafael tinham recebido ordens para bombardear o Palácio das Necessidades, cabendo ao Almirante, no início da madrugada, embarcar no cruzador D. Carlos para assumir o comando da revolta.
Então o que foi que correu mal? Parece que foi a falta de estafetas para levar informação da zona de terra para o rio. Eu cá acho que foi mais a falta de telemóveis...
Machado Santos no seu relato dos acontecimentos explica claramente que não havia sido combinado nenhum sinal sonoro para o início da revolta. Por isso não houve nenhuma salva dos cruzadores São Rafael e Adamastor quando estes já estavam em controlo dos revoltosos. Cândido dos reis preparava-se para entrar num dos vapores Dinorah ou Chire que estavam com dificuldades técnicas para navegar. Quando já estava dentro do Dinorah chega o segundo-tenente Aragão de Melo que lhe diz que tudo estava perdido. O homem acredita (“já não há homens capazes de salvar este país!) e vai-se embora. Horas mais tarde é encontrado morto com um tiro na cabeça perto de sua casa em Arroios.
Nessa altura já Machado Santos resistia na Rotunda lutando contra uma força dez vezes superior à sua.
O plano da revolta falhara. Quem terá salvo a República?




« Última modificação: Outubro 07, 2008, 14:09:44 por anamarques » Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Outubro 13, 2008, 19:24:37 »

Lições interessantes! A não perder por quem gosta de História!
Bj
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 496
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 487
Total: 487
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.1 segundos com 28 procedimentos.