EscritArtes
Março 28, 2024, 16:43:39 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Historieta da 1ª República ( à minha maneira) - Parte III  (Lida 5197 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« em: Outubro 10, 2008, 16:20:59 »

A 2 de Outubro de 1910 o presidente do Conselho de Ministros, Teixeira de Sousa, recebe o presidente da República do Brasil, o marechal Hermes da Fonseca. O presidente eleito vinha no cruzador São Paulo e ficou instalado no Palácio de Belém. A revolução rebentou durante a sua estadia em Lisboa. Chegou durante a Monarquia e regressou ao Brasil na nova era da República portuguesa.
A república foi proclamada no dia 5 de Outubro em Lisboa, no largo do Município e festejada ruidosamente pela população por volta das 9 horas da manhã.
Essa data histórica, no entanto, assinala duas etapas distintas e simultâneas para a Primeira Repúplica: o seu início e o início do seu fim.
Vejo o novo regime, proclamado do alto da varanda do município de Lisboa por José Relvas, como um bebé recém-nascido. Frágil. Órfão de pai e de mãe. Entregue aos cuidados de um rancho de tios, padrinhos e padrastos. Cada qual querendo reclamar para si o direito de o solidificar e engrandecer. Todos desavindos quanto ao modo e às práticas de acção. O grupo de ilustres que constituiu o primeiro governo provisório da nação era um elenco de personalidades conhecidas, quer pela competência universitária e profissional, quer pela aura popular que tinham obtido na época da propaganda republicana, quando faziam oposição à monarquia. No entanto, apesar de serem homens de talento, não tinham um programa de conjunto, sem as linhas mestras nem unidade de acção.
Por tanto gostarem dela, começaram por puxar cada um para si por onde podiam, pelos braços, pelas pernas e foram-lhe dilacerando o corpo e a alma.
Para Machado Santos não sobrou nem um pedacinho da “recém-nascida”...
Como disse Vasco Pulido Valente por palavras do presidente Teófilo Braga: “a Carbonária entregou a revolução ao Partido com a humildade de um sapateiro que dá um par de botas ao freguês”. Para os ilustres do PRP Machado Santos (um dos chefes dos “sapateiros”), era de uma honestidade a toda a prova mas consideravam-no intelectualmente medíocre. Tinha cumprido a sua missão. Dele já não necessitavam.
Por outras palavras, que se podiam ler na imprensa da época, os heróis do campo de batalha tinham de ceder lugar aos heróis do pensamento. Assim, os “humildes”, os civis, a associação secreta Carbonária, eram arredados do poder de decisão do novo regime.
Machado Santos não aceitou esta decisão de ânimo leve e criou um jornal através do qual deu voz às suas críticas aos sucessivos governos do novo regime. E governos não faltaram para ele criticar...
Quem são então os novos governantes da nação?
Teófilo Braga: Foi o primeiro presidente português. E também um dos principais problemas do governo Provisório. Formado em Direito, era um escritor e historiador respeitável. No entanto estava mais vocacionado para trabalhos de gabinete e não tinha a menor predisposição para a agitação política. Não passou de uma figura meramente decorativa sem qualquer papel conciliador entre as várias personalidades do governo. O que teria sido muito útil. Chamava aos ministros “o bando de perus”.

António José de Almeida: Um dos três protagonistas deste “enredo”. Era médico e dotado de grandes capacidades oratórias. Apaixonava as multidões, conquistando a alma popular. Será eleito presidente em 1919. Vai entrar em rota de colisão com Afonso Costa por ser conservador e querer uma república liberal, ordeira e respeitável. As classes mais baixas que dominavam o aparelho do partido e os tinha colocado no Terreiro do Paço não lhe diziam grande coisa. Ele via a revolução como a ascensão política e económica da classe média. Para ele os funcionários públicos seriam mantidos nos seus postos. Todos tinham lugar na República independentemente de terem pertencido ao aparelho monárquico. Dizia que a competência estava em primeiro lugar e só depois o passado político.
No governo provisório da 1ª república foi-lhe confiada a pasta do Interior.
Poderíamos dar o papel deste senhor a um actor que o representasse no cinema, como por exemplo, o William Hurt.

Afonso Costa: Outro protagonista. Tragam o Daniel Day Lewis para representar a vida deste senhor por favor!
Licenciado em direito, era um dos melhores e mais bem sucedidos advogados do país. Quando entrou para o Governo assumiu a pasta da Justiça. Entrou rico e saiu pobre. Parece mesmo os políticos de hoje...
Sofria de tuberculose o que o fez abandonar o país várias vezes para se ir tratar à Suiça.
Veríssimo Serrão assim o descreve: “sem ter em conta os delírios e ódios que suscitou pela sua actuação política, importa reconhecer que o novo ministro da Justiça era uma individualidade de grande valor intelectual, com uma forte vocação reformista e sonhando dotar a República de instituições duradouras. Como escreveu um dos seus biógrafos: entre os pigmeus da republica, ele é de facto um gigante, não só pelo motivo suficiente de que em terra de cegos quem tem olho é rei, mas porque, sem contestação, o famoso político reúne predicados que em grandíssima parte legitimam as esperanças candentes dos seus entusiásticos partidários.”
Também Vasco Pulido Valente o descreve como o mais lúcido, inteligente e arguto dos políticos do regime.
Opunha-se à visão conservadora dos conservadores e moderados. Era um radical. Remodelou o Ministério da Justiça com propositada brutalidade. Para ele novo regime significava novas pessoas. Gente com espírito democrático e em quem tivesse total confiança política. Em breve o poderemos ver em plena actividade.

Bernardino Machado: Licenciado em Filosofia foi-lhe atribuída a complexa pasta dos Negócios Estrangeiros, de fundamental exercício para obter o reconhecimento dos outros países. Já tinha feito parte do governo em 1893, altura em que ocupou a pasta das obras públicas. Em 1897 converte-se ao republicanismo. Começou por ser conservador talvez por ter ainda muitos contactos com elementos da monarquia e por isso partilhava as ideias de absorção de pessoas com passado realista. Com tempo viria a tornar-se mais próximo de Afonso Costa tornando-se mais radical. Também foi presidente da República duas vezes. Tornou-se sogro de Aquilino Ribeiro quando este casa em segundas núpcias (após enviuvar da 1ª esposa) com a sua filha Jerónima.
Tragam o Ben Kingsley para fazer de Bernardino e plantem-lhe uma farfalhuda bigodaça, e a Jennifer Connely para interpretar a Jerónima (que raio de nome!).
Para o Aquilino só poderá ser um actor português. Venha o Hugo Sequeira, pois claro!

Faziam ainda parte do Governos provisório, António Luís Gomes (Obras Públicas); Correia Barreto e Azevedo Gomes (pastas Militares); José Relvas (Finanças) após a desistência de Basílio Teles.

E agora, acção!



Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Outubro 10, 2008, 16:57:50 »

A História assim tem mais "sabor". Estou a apreciar estas "aulas"!
Bj
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« Responder #2 em: Outubro 10, 2008, 17:03:11 »

Obrigada pelo comentário, Goreti, mas longe de mim querer dar aulas de História. Não que não goste de dar aulas mas não tenho habilitações para o tema.
Apenas me divirto e partilho o que acho divertido. Um abraço.
Registado
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #3 em: Outubro 10, 2008, 17:17:01 »

Só li agora os teus volumes mas devo dizer-te que estão fantásticos! Curioso, nunca me tinha aventurado muito pela história da 1ª República, acho que é um período que os portugueses querem esquecer pelo desastre que foi. Quando na escola se fala sobre isso é sempre a correr "A república foi implantada em 1910 e durante uns poucos de anos o país foi um caos político. Agora vamos passar ao Estado Novo".

Agora quero mais... só sei que houve uma tonelada de governos provisórios naquela época...

Cheers
Registado

anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« Responder #4 em: Outubro 10, 2008, 17:24:09 »

Sim, Tim, foi uma fase confusa mas por isso mesmo muito interessante. Destes 16 anos se poderiam retirar imensos argumentos para filmes. Acção não falta. Intriga, cenas cómicas, mortes, tragédias, epidemias, miséria, lutas, guerrilhas, personagens caricatas, heróis, enfim... eu vou tentar continuar a saga. Mas o que eu escrevo é apenas uma pequena amostra. Existem muitos livros escritos de grande qualidade. Alguns que ainda faço questão de ler. Muitas dúvidas de vão surgindo ao longo das minhas pesquisas. Como já disse algures, parece que fiquei presa numa espécie de turbilhão histórico. Nem sei quando irei sair daqui!
Abraço e obrigada pelo comentário, Tim.
Registado
damasco
Membro da Casa
****
Offline Offline

Mensagens: 438
Convidados: 0


Frase é uma palavra. Palavra não é uma frase.


« Responder #5 em: Outubro 12, 2008, 20:20:59 »

Não conhecia quase nada deste período e, por isso, li com grande curiosidade. Há mais?
Registado
anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« Responder #6 em: Outubro 15, 2008, 14:51:05 »

Olá damasco, sim haverá mais... Ainda a procissão vai no adro!
Abraço.
Registado
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #7 em: Outubro 15, 2008, 21:45:25 »


Anamarques,

Só tenho a lembrar que um minuto de riso equivale a duas horas de relaxe. Donde quem provoca um riso inteligente e saboroso, goza de perfeita saúde.

Abraço
Registado
anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« Responder #8 em: Outubro 16, 2008, 12:56:21 »

Muito obrigada pelo comentário, josé antónio. Assim que tiver um tempinho volto a esta historieta. Abraço.
Registado
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #9 em: Outubro 16, 2008, 16:19:16 »

5 de Outubro, início do fim da Primeira República. Nunca tinha visto por esse prisma, mas tens razão. Aqueles 16 anos foram diabólicos e davam argumento para muitos filmes.

Abraço
Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 637
Total: 637
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.132 segundos com 28 procedimentos.