EscritArtes
Agosto 14, 2020, 08:32:26 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html

Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Gabriela, Cravo e Canela  (Lida 2645 vezes)
Tim_booth
Contribuinte Activo

Convidados: 1

Queria escrever à velocidade com que penso.

« em: Outubro 30, 2008, 23:22:16 »

- O amor n√£o se prova, nem se mede. √Č como Gabriela. Existe, isso basta - falou Jo√£o Fulg√™ncio. - O fato de n√£o se compreender ou explicar uma coisa n√£o acaba com ela. Nada sei das estrelas, mas as vejo no c√©u, s√£o a beleza da noite.

- Jorge Amado, Gabriela, Cravo e Canela

Tardava a aparecer um livro vindo do Brasil por aqui e dificilmente poderia a estreia ser pelas palavras de um autor melhor do que Jorge Amado. A minha admira√ß√£o por este senhor √© p√ļblica e, como tal, aviso que provavelmente as minhas palavras ser√£o deturpadas do meu cinismo habitual. Tanto melhor, n√£o sou cr√≠tico com responsabilidades, sou, antes de mais, leitor apaixonado. Apaixonado por Jorge Amado, saudoso Jorge Amado. E, agora, tamb√©m apaixonado por Gabriela. Mas quem n√£o √©?

Gabriela, Cravo e Canela ser√°, talvez, mais famosa √† maior parte dos ouvidos como a primeira telenovela brasileira a estrear em Portugal, √© uma das mais reconhecidas obras do autor baiano. Jorge Amado √©, na verdade, um dos grandes repositores de hist√≥rias da televis√£o brasileira, muitos dos seus livros foram adaptados aos mais diversos formatos televisivos, lembro-me, por exemplo, de Dona Fl√īr e seus dois Maridos e de Mar Morto. Talvez por isso se associem os seus livros a literatura de cordel ou folhetim, contando romances simples capazes de entreter mas de nada mais. √Č claro que isto √© uma vis√£o simplista e de quem, obviamente, nunca leu uma linha sequer de Jorge Amado. Ele, e a sua obra, s√£o muito mais do que isso.

Ilhéus é o centro brasileiro da produção do Cacau, uma espécie de novo ouro na década de vinte, capaz de enriquecer qualquer um com força suficiente para tomar conta de terra. Ilhéus cresceu à força da catana e da pistola dos jagunços, a mando dos coronéis que eram autoridades incontestadas na região. A sua face legal era o Coronel Ramiro Bastos, cuja família e amigos controlavam todos os cargos políticos oficiais ligados à cidade. Ilhéus estava próspera mas, ao mesmo tempo, parada na rápida evolução que podia tomar. Era apontado o motivo principal a falta de um porto marítimo capaz de albergar os grandes cargueiros para exportação de cacau - toda a exportação tinha de ser feita pela capital, a Bahia, onde ficava todo o dinheiro dos impostos e todo o dinheiro que a tripulação dos cargueiros traria. O Coronel Bastos, apesar dos protestos dos exploradores, nada fazia quanto a isso, alegava a falta de disponibilidade do governo federal quando na realidade tinha era compromissos de compadrio com o governador baiano. Ramiro governava sem oposição. Mas chega então um poderoso exportador à cidade, Mundinho Falcão, vindo do Rio com família em lugares cimeiros do governo brasileiro. Mundinho percebe que o maior entrava para o seu negócio é, precisamente, a falta de um porto marítimo para substituir a velha barra. Ramiro não gostou de ser desafiado e os seus opositores, normalmente calados, encontram em Mundinho um homem com força suficiente para fazer frente ao velho coronel. Inicia-se assim a mais feroz corrida eleitoral que Ilhéus havia visto, com jornais queimados, assassinatos falhados, a velha geração que dominava à força de Jagunços e impedia o progresso contra a nova que via o desenvolvimento da cidade como algo essencial. O velho Coronel Ramiro representava a velha governação e Mundinho era a face da mudança.

Neutro a tudo isto assiste o √°rabe Nacib, √°rabe quase s√≥ de apelido, deixou a S√≠ria quando tinha apenas tr√™s anos, dono do bar Ves√ļvio onde pessoas de ambos os lados da barricada paravam para tomar o aperitivo e conversar. Nacib viu-se repentinamente sem cozinheira, quando a velha mulher que o ajudava parte, sem aviso s√©rio, para viver com o filho. Nessa altura aparece Gabriela, vinda do Sert√£o, coberta de p√≥ e sujeira suficiente para inicialmente esconder a sua beleza t√£o natural e inexplic√°vel como ela pr√≥pria. N√£o s√≥ era a mulher mais bonita da cidade como era dona de uma m√£o de fada na cozinha, os seus cozinhados tornaram-se lend√°rios e, quando contratada, fez os lucros do bar disparar com a sua comida e, principalmente, a sua presen√ßa que atra√≠a e colava homens de toda a cidade a beber no bar do √°rabe. Escusado ser√° dizer que a paix√£o eventualmente brotou do peito de Nacib e da morena e foi a mais marcada hist√≥ria de amor que aquela cidade alguma vez viu.

Isto √© a hist√≥ria, comprida como se percebe pela sinopse, mais densa do que se possa pensar e com um enredo mais complexo do que possa parecer. As personagens s√£o mais que muitas, todas elas se relacionam, √© a verdadeira hist√≥ria de uma cidade do interior. Gabriela n√£o √© mais do que a cor, cor da canela e cheiro do cravo, de um livro profundamente social. Ao contr√°rio do que se possa pensar, a meu ver, o romance de Nacib e Gabriela √© apenas uma pequena parte do verdadeiro sumo do romance. H√° dezenas de hist√≥rias paralelas, quase todas de amor ou sexo, com tanta subst√Ęncia como a de Gabriela e do √°rabe, mas nenhuma com o cheiro do cravo, e talvez por isso tenha a doce sertaneja tomado conta do livro. √Č, na verdade, uma mulher apaixonante, mas t√£o extraordinariamente poss√≠vel e t√£o f√≠sica que o leitor, tal como os outros frequentadores do bar, se apaixona pela figura inating√≠vel da mulher.

Jorge Amado concentra-se em registar um retrato marcado de uma época próspera mas terrível do Brasil e é talvez esse o seu maior objectivo, mais do que mostrar Gabriela ao mundo, que ela não foi feita para ser escondida em cozinha. Consegue-o de uma forma estupenda, um relato que poderia tornar-se enfadonho é galanteado com uma animada aventura carregada de acção, política, intriga, romance e beleza. E a parte da beleza, não me canso de frisar isto, é toda dada por Gabriela.

√Č de notar a capacidade que o autor tem de carregar a oralidade de uma forma t√£o natural nas suas palavras. Parece, a certa altura, que estamos tamb√©m n√≥s a ouvir e a discutir com Nacib e Jo√£o Fulg√™ncio, ou que estamos a ouvir o Doutor a contar uma das suas hist√≥rias. Li, algures, que Jorge Amado foi a voz escrita da Bahia, j√° n√£o sei onde. N√£o encontrei, at√© hoje, frase mais acertada e sucinta de descrever todo o estilo e talento do escritor baiano. Por isso tomo essas palavras e torno-as a dizer como minhas, Jorge Amado √© capaz de cantar a alma Bahiana. Tamb√©m n√≥s, ao ler este fant√°stico livro, nos sentimos seduzidos por esta can√ß√£o.

Escrito originalmente aqui.
« Última modificação: Outubro 31, 2008, 10:41:34 por Tim_booth » Registado

Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo

Convidados: 0

« Responder #1 em: Outubro 31, 2008, 00:07:00 »

O livro em questão é uma grande obra da literatura, em qualquer parte do mundo mas, fica ainda mais abrilhantado por esta belíssima recensão.
Registado

Pensar amar-te, é ter o acto na palavra e o coração no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
Guacira
Membro da Casa

« Responder #2 em: Outubro 31, 2008, 09:04:37 »

Tim, bom dia.
Realmente, o Jorge, como ele mesmo se dizia, foi um grande contador de hist√≥rias... foi capaz de cantar uma das facetas da alma da Bahia; como nenhum outro ele retratou em suas obras cen√°rios da vida, fosse nos subterr√Ęneos sociais de pobreza vivida nas ladeiras do centro (Pelourinho, Ladeira da Montanha...), com seus bares e botecos plenos tamb√©m de arte, ou  do cais da cidade baixa - em ambos o luxo convivia cego com essa coisa ruim - fosse no cen√°rio das fazendas de cacau ( ouro verde), onde a disputa por poder e dinheiro estabeleceu um clima de viol√™ncia sem limites, e onde tamb√©m se vivia um cen√°rio de desigualdades, mas onde ele desencavava encantos insuspeitados ( a beleza de uma natureza deslumbrante, tanto das matas e dos cacauais das fazendas, das praias com quil√īmetros de areia branqu√≠ssima, coqueirais sedosos, como na beleza e na sensualidade das pessoas e nos amores vividos, ou na arte, que est√° impregnada na alma desse povo...).
Ali√°s, dizemos por aqui que baiano n√£o nasce; estreia!!

PS: a capital do estado da Bahia é Salvador e baiano não tem "h" (risos).
Obrigada e um beijo.
Guacira
« Última modificação: Outubro 31, 2008, 11:14:57 por Guacira » Registado
Tim_booth
Contribuinte Activo

« Responder #3 em: Outubro 31, 2008, 10:47:12 »

Dinis, muito obrigado, mas acho difícil abrilhantar mais a fabulosa obra de Jorge Amado.

Guacira, capital do estado da Bahia √© S. Salvador da Bahia, certo? √Č que no livro, sempre que se referem √† capital de estado, apenas a chamam de Bahia, achei por bem manter a designa√ß√£o. E j√° corrigi o erro dos baianos, obrigado Smiley Muito obrigado pelo coment√°rio. Honestamente, se n√£o fosse por Jorge Amado, nunca me atrairia o Brasil, n√£o sei explicar bem porqu√™, acho que tenho um esp√≠rito mais europeu. Mas cada vez que leio um dos seus livros s√≥ me da vontade de me meter num avi√£o e voar direitinho para Salvador e sentir esse aroma, ouvir essa can√ß√£o, provar esse sabor que o pa√≠s tem. Hei-de por l√° passar um dia, definitivamente.

Obrigado pelos coment√°rios.

Cheers
Registado
Guacira
Membro da Casa

« Responder #4 em: Outubro 31, 2008, 11:13:26 »

Verdade, Tim...a algum tempo atr√°s as pessoas que viviam em outros munic√≠pios do estado, chamavam a capital genericamente de Bahia...(o meu estado comp√Ķe-se 417 munic√≠pios, com grandes cidades e ecossistemas t√£o variados quanto as cores do arco-iris...risos...); inclusive me refiro a esse uso, no meu trabalho sobre a Chapada, que est√° sendo postado aos poucos...
Quanto ao "esp√≠rito europeu", posso entender, pois, embora tendo fortes ra√≠zes na  Holanda, Espanha e Portugal, tenho-o predominantemente latino (e sul americano), al√©m da querida √Āfrica, ber√ßo da humanidade. A riqueza da diversidade da qual tanto falamos na contemporaneidade, n√£o?
Também já conheço alguns paises da Europa, alguns estados norte -americanos, não por opção pessoal, mas por outras prioridades; porém, verdade seja dita, não optei por ver Portugal naquele momento...qualquer dia, quem sabe??
até mais...
« Última modificação: Outubro 31, 2008, 11:24:18 por Guacira » Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo

Convidados: 994

« Responder #5 em: Outubro 31, 2008, 20:52:55 »

Esta obra de Jorge Amado é, de facto, digna de tua crítica. Excelente também ela!
Registado

Goretidias

Todos os textos registados no IGAC sob o n√ļmero: 358/2009 e 4659/2010
Tim_booth
Contribuinte Activo

« Responder #6 em: Outubro 31, 2008, 21:03:55 »

Mais uma vez, obrigado pelos coment√°rios Guacira e Goreti.

Cheers
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para:  

Recentemente
[Agosto 13, 2020, 21:55:26 ]

[Agosto 13, 2020, 12:29:27 ]

[Agosto 12, 2020, 22:44:27 ]

[Agosto 12, 2020, 21:13:11 ]

[Agosto 11, 2020, 18:01:42 ]

[Agosto 10, 2020, 09:27:00 ]

[Agosto 10, 2020, 09:21:19 ]

[Agosto 04, 2020, 16:00:16 ]

[Agosto 02, 2020, 19:29:11 ]

[Agosto 02, 2020, 19:24:53 ]
Membros
Total de Membros: 791
Ultimo: Bruna Brunelleshi
Estatísticas
Total de Mensagens: 128576
Total de Tópicos: 26404
Online hoje: 202
Máximo Online: 630
(Março 31, 2019, 09:49:42 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 316
Total: 316
Últimas 30 mensagens:
Abril 04, 2020, 09:57:10
Bom dia para todos!
Março 20, 2020, 15:06:31
Ol√° para todos!
Março 19, 2020, 22:59:05
Olá para todos! Espero que estejam bem, na medida do possível!
Fevereiro 18, 2020, 18:50:53
Ol√° Margarida. Seja bem aparecida.
Fevereiro 18, 2020, 18:41:32
Boas!
Fevereiro 10, 2020, 19:37:51
Boa noite!
Janeiro 29, 2020, 20:06:36
Oi pessoal. FigasAbraço
Janeiro 27, 2020, 20:16:38
Boa noite a todos
Janeiro 15, 2020, 17:52:14
Boa tarde a todos
Janeiro 10, 2020, 14:03:15
Boa tarde a todos
Janeiro 06, 2020, 14:46:26
Boa tarde a todos
Janeiro 01, 2020, 20:02:37
Bom ano feliz para todos.
Janeiro 01, 2020, 10:32:02
Bom Ano!
Dezembro 18, 2019, 16:48:08
Boa tarde!
Dezembro 06, 2019, 20:13:01
Boa noite feliz para todos
Dezembro 02, 2019, 21:57:04
Boa noite feliz para todos.
Dezembro 01, 2019, 19:51:29
Boa noite feliz para todos
Dezembro 01, 2019, 18:52:15
Boa noite!
Novembro 29, 2019, 20:32:37
Boa noite feliz para todos.
Novembro 29, 2019, 17:37:17
Boa tarde!
Novembro 29, 2019, 17:35:53
Boa tarde a todos!
Novembro 12, 2019, 18:18:18
um abraço para a administração, para quem dinamiza este espaço, seja como escritor, como leitor, como comentador.
Novembro 12, 2019, 18:15:54
margarida, plenamente de acordo.
Novembro 11, 2019, 11:31:31
Bom dia. Se todos fizerem igual, n√£o h√° coment√°rios.
Novembro 09, 2019, 14:53:10
Oi Dion√≠sio. Obrigado pelo teu coment√°rio. Desculpa eu ser relapso a fazer muitos coment√°rios. Evito-os, para n√£o  louvar uns ou criticar outros. Prefiro ficar na minha, ficar no que me parece. O meu principio geral: escrever, quem l√™ l√™, quem n√£o l√™ n√£o l√™. Ponto. Leio poesia d'outros, m
Novembro 01, 2019, 14:41:40
Boa tarde  todos. Os que est√£o e os que vir√£o.
Outubro 31, 2019, 14:58:38
Parabéns, Figas. Parabéns a todos os que lêem e que escrevem, parabéns a todos os que partilham escritas e comentários.

Outubro 10, 2019, 12:24:06
Bom dia. Hoje, andaei a pastar pelas 351 páginas da poesia e encontrei 32 poemas meus, milionários de leituras. com média de 1209 leituras cada. Obrigado a todos os meus contribuintes de lucros poéticos. FigasAbração, a todos. Nota: O Campeão é o Linguagem Decente, com 3692 leituras.Viva a D
Julho 29, 2019, 22:55:56
Olá para todos! Boas histórias e boas escritas!
Julho 02, 2019, 07:05:22
Bom dia!