EscritArtes
Outubro 21, 2020, 01:53:58 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html

Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Poker  (Lida 2004 vezes)
Tim_booth
Contribuinte Activo

Convidados: 1

Queria escrever à velocidade com que penso.

« em: Novembro 01, 2008, 01:24:55 »

Simplesmente, não acredito que as coisas aconteçam por acaso. Há quase sempre uma ligação, há algo por trás de cada acontecimento e somos nós que temos de puxar esse fio se queremos encontrar o novelo.
- Gonçalo Coelho, Poker

Novíssimo livro editado em Portugal, de um novíssimo autor que edita o seu primeiro volume, falo-vos de Poker. Viagem ao fundo da verdade de Gonçalo Coelho, um dos poucos policiais assumidamente policiais escritos em português por portugueses. Isto mesmo considerando que o autor é tão universal quanto um homem pode ser, tendo vivido no Reino Unido, no Brasil e em Portugal, o que acaba por transparecer para esta história de estreia.

O g√©nero policial, apesar de ter grandes tradi√ß√Ķes noutros pa√≠ses, especialmente nos EUA, n√£o tem grandes ra√≠zes em Portugal. Os n√ļmeros s√£o baixos tanto de autores como de leitores dedicados ao g√©nero. Claro, todos lemos Agatha Christie uma vez na vida, mas da√≠ a sermos f√£s de literatura policial vai um bom peda√ßo. Eu pr√≥prio n√£o sou um grande apreciador do g√©nero e admito que da√≠ possam vir alguns preconceitos contra esta hist√≥ria. Mas adianto-me.

Poker √© uma alucinante sucess√£o de acontecimentos nos mais variados pontos do globo, especialmente no in√≠cio e no final do livro. Come√ßamos em S. Francisco e imediatamente saltamos para o Porto e depois para o Brasil, e depois para alto mar, e depois para Londres e Munique, a ac√ß√£o √©, portanto, mais do que viajada. √Č a hist√≥ria de um economista portugu√™s que se v√™ arrastado por uma rep√≥rter de investiga√ß√£o brasileira para a pista do assassinato de um dos homens mais ricos e poderosos do mundo. Pelo meio encontram uma quadrilha familiar de bons malandros que vive num navio e ainda temos tempo de assistir √† primeira parte do jogo inaugural do campeonato do mundo de futebol de 2006, na Alemanha. Estes s√£o os explosivos ingredientes para um policial fora dos tr√Ęmites dos cl√°ssicos mas, infelizmente, preso √†s f√≥rmulas recorrentes dos mais recentes.

Nota-se, claramente, que este √© um primeiro romance. E, neste caso, √© um ponto a desfavor da obra. H√° uma falta de consist√™ncia n√≠tida e uma evolu√ß√£o clara no estilo e na qualidade da escrita ao longo do livro. Os primeiros cap√≠tulos s√£o fracos, como se o autor ainda estivesse um pouco √† espera de ver o que sa√≠a dali, em compara√ß√£o com os √ļltimos, mais maduros, mais seguros de si liter√°riamente, mas, infelizmente com um conte√ļdo inferior. Ou seja, o livro acaba por se balan√ßar, nos primeiros cap√≠tulos temos alguma falta de experi√™ncia do autor compensada com o mist√©rio de abertura da trama (que poderia subir muito em qualidade se no final do trabalho estes primeiros cap√≠tulos tivessem sido reescritos para concordar com o resto do sabor do livro), enquanto que nos √ļltimos a prosa amadurecida perde pelo pobre desenrolar dos acontecimentos, na minha opini√£o, que a hist√≥ria sofre.

Há também momentos que não fazem muito sentido, dois em especial, que custam a entrar na cabeça - nomeadamente a mensagem que o cadáver de Bill Maxwell transmite a Vítor, indicando-lhe a 9ª Sinfonia de Beethoven, extremamente forçado e soando a copycat de O Código DaVinci; e a rápida mudança de comportamento que o bando de bandidos alemães tem em relação aos seus prisioneiros, mesmo tendo em conta o desenrolar da história.

Julgo ainda que Gon√ßalo Coelho comete um erro crasso ao fazer a associa√ß√£o final, que n√£o vos vou revelar, leiam e discordem comigo depois. Apenas digo que associa a uma hist√≥ria mais ou menos leviana, no sentido em que n√£o tem mais implica√ß√Ķes do que nela pr√≥pria, um tema de import√Ęncia mundial. Tudo muito bem e de acordo se n√£o desse a ideia de que foi algo que o autor se lembrou √† √ļltima hora para dar profundidade ao livro. Parece que o tema √© tratado como se fosse uma boia de salvamento moral para a hist√≥ria e isso desagrada. Talvez se esse tema se notasse como pano de fundo, em vez do neg√≥cio de vinhos, tudo fizesse mais sentido.

Poker não é uma obra-prima, nem mesmo dentro do género da literatura policial. Está longe disso. Assenta em fórmulas reconhecidamente fracas de policiais modernos sem ter como auxiliar os temas polémicos. Essa é a sua fraqueza. No entanto, Gonçalo Coelho revela uma certa mestria na escrita corrida e simplista, sem adornos desnecessários, também no transporte da oralidade para os diálogos e da paixão pelas viagens que é definitivamente contagiante. Talvez, numa próxima aventura, o autor experimente algo assim, quem sabe. Infelizmente, Gonçalo Coelho não mostra aqui a sua verdadeira arte, que conheço de outras paragens, e talvez por isso este livro devesse ter passado mais alguns anos na gaveta. Melhor do que isso até seria se tivesse passado por um processo de retratamento para se enquadrar melhor com o actual estilo e capacidade do autor. Assim fica um amargo na boca do leitor quando acaba. Espero que isso não custe a Gonçalo Coelho na próxima obra que será, certamente, mais digna da sua verdadeira capacidade.
Registado

goncalos
Contribuinte Junior
**

Convidados: 0

« Responder #1 em: Novembro 01, 2008, 17:29:38 »

Ol√° Tim,

Escreveste de acordo com a tua consciência e entendo isso perfeitamente. Aliás, pela tua entrevista, já tinha vislumbrado esta tua forma de estar na escrita. Tens uma visão já mais ou menos concebida do que é ou não boa arte. Talvez os críticos tenham de ser assim, de facto, para poderem criticar. Têm que ter já formado, dentro de si, um standard do que é bom e mau.
Quanto ao copycat, a crítica de que uma solução se parece com outra de outro livro, só posso dizer que é praticamente impossível escrever-se alguma coisa que não se assemelhe de alguma forma a algo que já foi antes escrito algures. Se eu te disser que li recentemente que só em Portugal em Outubro de 2006 se editaram 1600 livros, mais de 50 por dia…
Quanto a solu√ß√Ķes para certas cenas do livro que te pare√ßam for√ßadas pois √© uma opini√£o que respeito. S√£o apenas as minhas solu√ß√Ķes e fic√ß√£o √© assim mesmo. Desvia-se for√ßosamente da realidade. Sempre me pareceu extremamente for√ßado o modo como em obras como Madame Bovary ou o Idiota de Dostoyevsky o enredo vira a certa altura para uma trag√©dia infernal em que, subitamente, tudo corre mal, tudo √© sacrificado em nome da sagrada trag√©dia horrenda com que essas obras tinham de terminar na mente do escritor. No entanto, s√£o grandes cl√°ssicos. Esses sim s√£o obras-primas, eu n√£o pretendo escrever obras-primas. A arte mais criativa √© assim mesmo, √© for√ßada no sentido da cria√ß√£o que est√° na mente do artista. Conheces o quadro intitulado ‚ÄúQuadrado Branco sobre Fundo Branco‚ÄĚ de Malevich? Parecer-te-ia-for√ßado? Eu acho que foi um tremendo acto de liberta√ß√£o na pintura e na arte em geral. Um quadro √© apenas um quadro e um livro de fic√ß√£o √© apenas um livro de fic√ß√£o, deve ser um espa√ßo eternamente livre para criar. E um livro √© tamb√©m feito de uma hist√≥ria atrav√©s da qual os leitores viajam, vivem por momentos fora da realidade √† frente dos seus olhos, reflectem e sentem coisas. Foi apenas isso que pretendi. Tenho a certeza que aqui ou ali fizeste pelo menos uma ou v√°rias destas coisas durante a leitura do Poker.
Gostei de saber da tua opinião. Enquanto escritor, não pretendo responder a críticos porque entendo que os críticos criticam e os escritores escrevem, cada um tem o seu lugar, mas não te vejo como um mero crítico, por isso escrevi estas palavras e também porque gosto do Escritartes enquanto espaço livre também de troca de ideias.

Abraço,
Gonçalo
« Última modificação: Novembro 17, 2008, 23:11:07 por goncalos » Registado
Laura
Visitante
« Responder #2 em: Novembro 01, 2008, 23:55:59 »

Eu gosto de policiais... e cada um sente um livro à sua maneira.
Abraço,
Laura
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo

Convidados: 994

« Responder #3 em: Novembro 02, 2008, 06:38:51 »

Eu estou a terminar a leitura!
Registado

Goretidias

Todos os textos registados no IGAC sob o n√ļmero: 358/2009 e 4659/2010
Tim_booth
Contribuinte Activo

Convidados: 1

Queria escrever à velocidade com que penso.

« Responder #4 em: Novembro 02, 2008, 20:39:31 »

Gonçalo, fico muito contente por ver que respondeste e acima de tudo, percebeste que o que escrevi não passa de uma simples opinião, não queria que ficasses melindrado com nada do que disse, mas, tal como tu o disseste, não podia deixar de o dizer.
Bem, primeiro de tudo n√£o sou cr√≠tico no sentido em que leio para avaliar alguma coisa, sou cr√≠tico no sentido em que depois de ler, avalio o que li. Ou seja, o que escrevo n√£o √© raz√£o da leitura, antes a consequ√™ncia. Mas tanto num caso como noutro tenho de discordar com o que tu dizes; nem se deve ter padr√Ķes do que √© a arte, ou estar√≠amos ainda com o padr√£o de Arist√≥teles, arte como imita√ß√£o, e n√£o se devem os escritores limitar a escrever. Portanto o que fa√ßo n√£o se rege por padr√Ķes do que √© arte, antes por uma vis√£o que √©, obviamente, subjectiva, do que √© arte, ou mais precisamente, do que √© um bom livro. E os escritores n√£o se devem limitar a escrever da mesma maneira que os cr√≠ticos n√£o se devem limitar a criticar: os leitores t√™m de ser os primeiros cr√≠ticos do pr√≥prio trabalho, √© por isso que muitos dizem que a gaveta √© a melhor conselheira, querendo com isto dizer que antes de apresentarem qualquer trabalho o rev√™m vezes e vezes sem conta at√© passar nos seus pr√≥prios crit√©rios cr√≠ticos; e os cr√≠ticos n√£o se devem limitar a criticar, mesmo sendo essa a sua ocupa√ß√£o, porque assim n√£o percebem certos mecanismos internos da escrita, n√£o os apreciam e, assim, n√£o percebem alguns pormenores geniais de livros. Como disse logo no in√≠cio da recens√£o, o policial n√£o √© dos meus g√©neros preferidos, n√£o que tenha um g√©nero preferido, e admiti desde o in√≠cio que a minha opini√£o podia ser afectada por isso, o que julgo que aconteceu com as minhas implica√ß√Ķes com a hist√≥ria, mas que, como tu disseste, s√£o opini√Ķes. No entanto a sensa√ß√£o com que fiquei foi mesmo essa, a de que o livro segue a f√≥rmula de outros do mesmo estilo, n√£o porque se editam 50 livros por dia em m√©dia (√© claro que a percentagem de fic√ß√£o entre esses 50 √© diminuta), mas porque se analisarmos a estrutura interna do livro encontramos demasiados pontos comuns entre v√°rios livros do g√©nero. O que referi foi apenas o mais evidente.
Mais uma vez repito, o que escrevi acerca do livro não passa de uma opinião, haverá certamente outras contrárias à minha, espero que muitas. Espero verdadeiramente que muitas, desejo mesmo que o livro tenha muito sucesso e que consigas continuar a tua carreira na literatura.
Mais uma vez obrigado por teres respondido e não te teres ofendido com a minha opinião, assim se vê pelo interior das pessoas.

Um grande abraço.

Laura, Dite e Goreti, é ler é ler!

Cheers
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo

Convidados: 994

« Responder #5 em: Novembro 02, 2008, 21:16:15 »

Pois j√° li. Eu adoro trillers, estilo "Cromossoma 6", "Cocaina"de Robin Cook e por a√≠. Este livro n√£o est√° dentro desse padr√£o agora "t√£o na moda", ainda para mais potenciado pelo fen√≥meno CSI. N√£o! √Č um livro "suavemente policial", √≥ptimo para se ler numas tardes de fim de semana. Uma escrita correct√≠ssima, por√©m sem grandes suspenses. Gostei do que li e penso que a obra pode ser percursora de outras mais elaboradas. A seu tempo. O Gon√ßalo tem raz√Ķes para estar feliz e eu acredito que o livro v√° vender muito bem. N√£o pode haver um mercado livreiro destinado apenas aos eruditos. As pessoas comuns tamb√©m podem ser educadas para a leitura e este √© um livro que o pode fazer. Lobo Antunes n√£o √© para todos e o Gon√ßalo n√£o tem a idade dele. Felizmente! Quando l√° chegar pode escrever at√© melhor do que ele!
Parab√©ns ainda e sobretudo por aceitares de bom grado as cr√≠ticas que te fazem. √Č um sinal de superioridade. Com elas crescer√°s muito mais do que com os elogios pouco verdadeiros!
Um grande abra√ßo para o Gon√ßalo e outro para o Tim pela sua frontalidade. As opini√Ķes podem apresentar-se como tal e sem ofender ningu√©m. Assim. Est√£o os dois de parab√©ns!
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para:  

Recentemente
[Outubro 19, 2020, 09:37:29 ]

[Outubro 18, 2020, 12:19:26 ]

[Outubro 18, 2020, 12:18:03 ]

[Outubro 18, 2020, 12:15:37 ]

[Outubro 18, 2020, 12:14:37 ]

[Outubro 16, 2020, 01:10:35 ]

[Outubro 11, 2020, 19:06:21 ]

[Outubro 08, 2020, 21:53:57 ]

[Outubro 05, 2020, 22:07:36 ]

[Outubro 05, 2020, 21:41:34 ]
Membros
Total de Membros: 791
Ultimo: Bruna Brunelleshi
Estatísticas
Total de Mensagens: 128705
Total de Tópicos: 26423
Online hoje: 257
Máximo Online: 630
(Março 31, 2019, 09:49:42 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 244
Total: 244
Últimas 30 mensagens:
Abril 04, 2020, 09:57:10
Bom dia para todos!
Março 20, 2020, 15:06:31
Ol√° para todos!
Março 19, 2020, 22:59:05
Olá para todos! Espero que estejam bem, na medida do possível!
Fevereiro 18, 2020, 18:50:53
Ol√° Margarida. Seja bem aparecida.
Fevereiro 18, 2020, 18:41:32
Boas!
Fevereiro 10, 2020, 19:37:51
Boa noite!
Janeiro 29, 2020, 20:06:36
Oi pessoal. FigasAbraço
Janeiro 27, 2020, 20:16:38
Boa noite a todos
Janeiro 15, 2020, 17:52:14
Boa tarde a todos
Janeiro 10, 2020, 14:03:15
Boa tarde a todos
Janeiro 06, 2020, 14:46:26
Boa tarde a todos
Janeiro 01, 2020, 20:02:37
Bom ano feliz para todos.
Janeiro 01, 2020, 10:32:02
Bom Ano!
Dezembro 18, 2019, 16:48:08
Boa tarde!
Dezembro 06, 2019, 20:13:01
Boa noite feliz para todos
Dezembro 02, 2019, 21:57:04
Boa noite feliz para todos.
Dezembro 01, 2019, 19:51:29
Boa noite feliz para todos
Dezembro 01, 2019, 18:52:15
Boa noite!
Novembro 29, 2019, 20:32:37
Boa noite feliz para todos.
Novembro 29, 2019, 17:37:17
Boa tarde!
Novembro 29, 2019, 17:35:53
Boa tarde a todos!
Novembro 12, 2019, 18:18:18
um abraço para a administração, para quem dinamiza este espaço, seja como escritor, como leitor, como comentador.
Novembro 12, 2019, 18:15:54
margarida, plenamente de acordo.
Novembro 11, 2019, 11:31:31
Bom dia. Se todos fizerem igual, n√£o h√° coment√°rios.
Novembro 09, 2019, 14:53:10
Oi Dion√≠sio. Obrigado pelo teu coment√°rio. Desculpa eu ser relapso a fazer muitos coment√°rios. Evito-os, para n√£o  louvar uns ou criticar outros. Prefiro ficar na minha, ficar no que me parece. O meu principio geral: escrever, quem l√™ l√™, quem n√£o l√™ n√£o l√™. Ponto. Leio poesia d'outros, m
Novembro 01, 2019, 14:41:40
Boa tarde  todos. Os que est√£o e os que vir√£o.
Outubro 31, 2019, 14:58:38
Parabéns, Figas. Parabéns a todos os que lêem e que escrevem, parabéns a todos os que partilham escritas e comentários.

Outubro 10, 2019, 12:24:06
Bom dia. Hoje, andaei a pastar pelas 351 páginas da poesia e encontrei 32 poemas meus, milionários de leituras. com média de 1209 leituras cada. Obrigado a todos os meus contribuintes de lucros poéticos. FigasAbração, a todos. Nota: O Campeão é o Linguagem Decente, com 3692 leituras.Viva a D
Julho 29, 2019, 22:55:56
Olá para todos! Boas histórias e boas escritas!
Julho 02, 2019, 07:05:22
Bom dia!