EscritArtes
Março 28, 2024, 19:41:59 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Historieta da 1ª República ( à minha maneira) - Parte IV  (Lida 2577 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« em: Novembro 06, 2008, 18:01:10 »

A 5 de Outubro de 1910 estava instaurada a República em Lisboa. Ao resto do país chegou por telégrafo como fora previsto por João Chagas, um dos notáveis do partido agora no poder. E o povo? Como se comportou perante a mudança do regime?
Primeiro festejou junto à varanda do município quando do anúncio dos membros do governo provisório. A palavra República ficara associada a fraternidade e progresso. Foi esse o trabalho dos excelentes oradores republicanos durante o tempo da “Propaganda”. Os últimos tempos da Monarquia serviram para que o partido republicano pudesse “vender o seu peixe”. O povo vivia mal. A vida era dura. Os reis gastavam à tripa forra e depois não havia dinheiro para nada. Mudara-se o regime. Logo a vida haveria de ser melhor. Radicalmente melhor. Por isso se bateram no dia 4 e 5 de Outubro apoiando um ou outro conspirador como Machado Santos. Agora era tempo de festejar, pois então.
Nem só de “vivas” vivem as revoluções. O povo estava armado. E tinha acumulado ódios. Durante cinco dias, enquanto o Partido Republicano Português (PRP) tomava conta da máquina do estado, os humildes tomaram conta das ruas, causando distúrbios vários.
Por um lado atacaram os políticos mais odiados do antigo regime. José Luciano era um velhote paralítico que sentado numa cadeira era o supra sumo dos jogos parlamentares monárquicos. Um grupo de Carbonários assaltou-lhe a casa e não teve pejo em chegar-lhe a roupa ao pêlo... António José de Almeida, ídolo do povo, teve de intervir, o que lhe pode ter salvo a vida. Semelhantes ataques aconteceram a meia dúzia de políticos mas a maioria dos monárquicos foi deixada em paz.
A impressa que apoiara a Monarquia durante anos, além de ter achincalhado o nome dos republicanos adorados pela população, incitava o governo a usar a força contra a “ canalha”. Ora a “canalha” tinha agora as pistolas e granadazinhas. Parte dos jornais monárquicos fecharam. Outros declaram-se republicanos dos sete costados...desde a primeira hora, literalmente. E os dois que ingenuamente continuaram a publicar “ normalmente”, o “Liberal” e o “ Portugal” foram saqueados e destruídos no dia 10 de Outubro.
O alvo principal das massas no pós 5 de Outubro foi a “padralhada”. O cidadão comum considerava que o maior empecilho ao progresso das “luzes” e da liberdade era a Igreja católica. Houve espancamentos de padres, assaltos a conventos, ataques a freiras, o diabo a sete!
Mais grave foi o assassinato, ainda no dia 4, em Arroios, do Padre Bernardino Barros Gomes após ter sido sujeito a requintes de malvadez pela multidão em fúria. Também o confessor da Rainha, Alfred Fargues foi eliminado a tiro.
Começaram a surgir rumores que os padres teriam armas escondidas em conventos. Quando após os assaltos e saques não encontraram nada os grupos armados preparavam-se para invadir as casas particulares que supostamente colaborariam com os membros da igreja.
Eusébio Leão, o Governador Civil de Lisboa, vinha desde o dia 5, fazendo angustiados apelos à calma das populações. Sem grande sucesso.
No dia 7 foi mais enérgico: “ A casa do cidadão é inviolável, ninguém, sem autorização especial, pode forçar o domicílio de quem quer que seja. A contravenção deste preceito será rigorosamente punida. As autoridades competentes estão procedendo com segurança e energia para resolver a questão religiosa.”
O povo estava temporariamente surdo.
Afonso Costa para cortar o mal pela raiz mandou prender todos os padres que andassem pelas ruas para evitar males maiores.
Por outro lado não houve ataques organizados à propriedade. Muito pelo contrário. Desde o inicio da revolta que trabalhadores revolucionários guardavam fielmente, bancos, lojas e armazens da burguesia. E parece que as fotografias dos pobres a guardar o dinheiro dos ricos ficaram tão vivas na memória colectiva que esta permaneceu como a autêntica imagem da revolução.
Agora era tempo dos governantes republicanos mostrarem ao povo que as suas palavras eram sinceras. Haviam prometido o sonho. O povo em breve começaria a cobrar o sonho.
Os governantes negavam porém que tivessem prometido “O bacalhau a pataco”!
Mas não era isso que tinham vindo a prometer desde os tempos de luta contra a Monarquia? Igualdade? Pois o que seria então a igualdade senão a mesma boa paparoca à hora do almoço? Bacalhau a pataco sim. E para já, reclamaram os trabalhadores. Se tinham visto cair o Rei, render-se o Exército, porque haveriam de resistir os patrões?
E sonhando com o “bacalhau à Brás”, “à Zé do Pipo”, “à Lagareiro” e porque não, “Com Todos”, foram tratando de entrar em greve. Nos últimos dias de Outubro de 1910 deram-se 21 greves; em Novembro, 48 e em Dezembro 26. Os anos seguintes não foram muito diferentes.
Os dirigentes Republicanos cedo se aperceberam que era muito mais fácil convencer o Povo a aderir à revolta do que acalma-lo...
A vida nas cidades tornou-se caótica. A prática política descia ao mais baixo nível. No parlamento os deputados insultavam-se e andavam ao soco pelos corredores (como teria sucesso o Canal Parlamento nesta época...).
A imprensa era o reflexo dos políticos, ordinária e sem pudor atacava tudo e todos. Todos os dias os jornais insultavam os governantes.
Segundo Vasco Pulido Valente, Camacho era descrito como um “ monstro”, “ um sapo nojento” e entre outros mimos dizia-se que “ tirava burriés do nariz”, “ não lavava os pés” e “tinha aversão a banheiras e sabonetes”. Nenhum dirigente da nação escapava. Aquilo é que foi liberdade de imprensa!
Mas afinal qual foi a actuação do Governo Provisório da República?





« Última modificação: Novembro 06, 2008, 18:29:23 por anamarques » Registado
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #1 em: Novembro 06, 2008, 22:18:09 »

Isto não é historieta, não senhora!
Isto é história com H grande. Continua!

Abraço
Registado

anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« Responder #2 em: Novembro 08, 2008, 15:58:02 »

Obrigada, brito. Vou continuar. Ainda não me fartei deste tema! Abraço.
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #3 em: Novembro 09, 2008, 17:48:50 »

Plenamente de acordo com o Brito!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 549
Total: 549
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.111 segundos com 28 procedimentos.