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Autor Tópico: Morte em Veneza  (Lida 2992 vezes)
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Tim_booth
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Queria escrever à velocidade com que penso.


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« em: Novembro 08, 2008, 01:30:02 »

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A beleza gera constrangimento, pensou Aschenbach, que se meteu a aprofundar este pensamento, buscando o porquê.

- Thomas Mann, Morte em Veneza



Mais um escritor alem√£o e mais um Nobel nesta casa, desta vez √© Thomas Mann quem toma a minha aten√ß√£o com uma das suas obras mais reconhecidas, Morte em Veneza. Livro curto que se l√™ com gosto practicamente de uma vez e repleto de poss√≠veis interpreta√ß√Ķes e significados.

Gustav von Aschenbach, que tinha acabado de acrescentar o von no seu quinquag√©simo anivers√°rio, s√≠mbolo de nobreza, √© um consagrado autor alem√£o classicista e formal, que vive na sua rotina organizada em Munique. Subitamente, ap√≥s um passeio no parque e durante um encontro com um estranho homem ruivo sente uma incontrol√°vel vontade de viajar. Parte primeiro para Pola mas onde imediatamente se apercebe do erro do seu destino e segue para Veneza, a cidade amada.  Chega √† cidade onde √© conduzido por um gondoleiro que contra as suas ordens o leva directamente ao Hotel onde Aschenbach vai ficar hospedado. Apesar de contrariado e at√© um pouco temoroso pela figura, o ilustre alem√£o n√£o se consegue deixar de sentir fascinado pela figura do homem que conduz a gondola, que mais tarde vem a descobrir ser o √ļnico homem sem licen√ßa para o fazer em Veneza. Instala-se ent√£o no hotel onde v√™ pela primeira vez a fam√≠lia polaca, duas irm√£s que vestiam como se fossem freiras, e o jovem Tadzio que, aos olhos de Gustav, encarna o ideal da Beleza. Aschenbach fica imediatamente fascinado com o pequeno polaco e desde a√≠ vai persegui-lo com o seu olhar admirador, mesmo quando a ame√ßa de uma epidemia de c√≥lera se abate sobre a cidade, at√©, literalmente, √† morte.

Este √© um romance m√ļltiplo de interpreta√ß√Ķes, como j√° o disse. Talvez a maneira mais linear de o ler seja a sedu√ß√£o da intelectualidade pela beleza e a constante procura do artista pelo belo. N√£o est√° de todo errado, mas temo que seja uma interpreta√ß√£o demasiado simplista deste livro. Ou talvez seja a minha mania de esperar sempre mais do que aquilo que por vezes os livros nos d√£o. Mas atentemos em alguns pormenores, como os v√°rios homens ruivos que causam em Aschenbach reac√ß√Ķes sempre inesperadas. O primeiro lan√ßa-o num √≠mpeto de viajar; o segundo, o gondoleiro, dobra-lhe a vontade; o √ļltimo, o m√ļsico, f√°-lo apreciar a arte de uma maneira popular que o anterior escritor dificilmente conseguiria. Quem s√£o estes tr√™s homens, todos ruivos, que perseguem o autor? √Č algo a que n√£o sei responder mas que n√£o consegui deixar de reparar durante a leitura. H√° ainda o grito que Mann lan√ßa, o grito da liberdade de escolha sexual, ou n√£o fosse no seu livro o autor apaixonar-se por um rapaz. √Č preciso ter em conta que em 1912 ainda a homossexualidade era considerada, pela maioria das pessoas, como um desvio √† normalidade. Muitos se juntam na interpreta√ß√£o que Mann escrevia para exorcizar a sua pr√≥pria homossexualidade retra√≠da. O que n√£o passam, √© claro, de suposi√ß√Ķes. O que na verdade se sente neste livro √© um despudor em rela√ß√£o a esta quest√£o que na altura em que pela primeira vez foi publicado causou, certamente, inc√≥modo. Mann apresenta esta hist√≥ria como se nada de anormal contivesse e n√£o dedica nem uma linha a explicar o aparente engano que Aschebach tem. E foi uma boa decis√£o.

Mas mesmo com todas estas poss√≠veis interpreta√ß√Ķes, o que prevalece do romance √© mesmo a ideia mais imediata, a tal busca constante da beleza pela arte. √Č quase um ensaio figurativo sobre isto mesmo: um artista √© capaz de morrer pela beleza e sente-se pequeno quando se v√™ incapaz de reproduzir, como Aschebach no livro, e meramente enaltecer a perfei√ß√£o. Esta √© uma alegoria perfeita da constante busca pela perfei√ß√£o e tamb√©m do constante falhan√ßo.

√Č com pena que, ao n√≠vel da linguagem, n√£o encontro nada digno de nota. Come√ßo a aperceber-me que talvez seja uma caracter√≠stica da literatura germ√Ęnica, j√° o mesmo acontecia com os livros de Hesse. Ressalvo, √© claro, as perdas naturais da tradu√ß√£o, mas julgo inconsciente da minha parte apenas culpar os tradutores. A verdade √© que Portugal √© um pa√≠s de poetas que procuram sempre o m√°ximo da linguagem enquanto que a Alemanha √© um pa√≠s de engenheiros que querem o trabalho feito com efic√°cia. Assim √© a escrita de Mann, clara, concisa, detalhada. √Č tamb√©m desprovida de beleza e experimenta√ß√£o mas n√£o se pode pedir tudo. J√° temos neste pequeno livro muito mais do que as p√°ginas nos apresentam. √Č sem d√ļvida uma obra a recorrer por mais do que uma vez.

Escrito originalmente aqui.
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Goreti Dias
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« Responder #1 em: Novembro 09, 2008, 13:59:20 »

N√£o podemos reduzir assim, Tim. "desprovida de beleza e experimenta√ß√£o" ? Com o tempo, encontrar√°s a beleza em todo o lado. √Č s√≥ quest√£o de procurar com boa vontade.
Abraço
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Goretidias

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Tim_booth
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« Responder #2 em: Novembro 09, 2008, 14:39:50 »

Laura, realmente a Alemanha √© a origem de isso tudo, verdade seja dita, √© um dos maiores reposit√≥rios culturais europeus, mas onde a cultura √© olhada como uma ci√™ncia, talvez por isso tudo seja t√£o formal. √Č claro que isto √© uma generaliza√ß√£o e, como todas, √© errada.

Goreti, n√£o acredito que existe beleza em todo o lado pelo simples facto de que se assim fosse, a beleza n√£o era caracter√≠stica para ser apreciada, para mim √© claro, era um simples facto comum a tudo, como todos os seres vivos respirarem. √Č claro que isto √© apenas a minha vis√£o.

Cheers
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camila75
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« Responder #3 em: Novembro 19, 2008, 14:02:06 »

E j√° que se fala de beleza, ou da falta dela, conv√©m n√£o esquecer que este livro inspirou um dos mais belos filmes de sempre, a Morte em Veneza, de Visconti: os gestos, sil√™ncios e express√Ķes de Dirk Bogard, tendo como pano de fundo uma fotografia fabulosa e a magn√≠fica m√ļsica de Mahler, d√£o vida e alma √†s palavras de Thomas Mann.
Sublime e inesquecível.
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Camila75
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« Responder #4 em: Novembro 19, 2008, 18:12:38 »

O filme, admito, nunca vi - mas imagino o muito que se pode fazer com as palavras de Mann.

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Goreti Dias
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« Responder #5 em: Novembro 29, 2008, 09:58:06 »

Por norma, os filmes desiludem-me sempre que li antes o livro, se o livro é bom! Também não vi este.
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Luis F
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« Responder #6 em: Novembro 29, 2008, 11:18:56 »

Mais uma excelente crónica... como é bom ler
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Tim_booth
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« Responder #7 em: Novembro 29, 2008, 14:37:30 »

Goreti, o Meirelles disse que é mais fácil fazer um bom filme a partir de um mau livro do que um filme razoável a partir de um livro excelente.

Luís, qualquer dia começo a acreditar nesses elogios.

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« Responder #8 em: Novembro 29, 2008, 14:38:30 »

Podes acreditar Tim, gosto de ler as tuas criticas... só espero que não sejas muito mau depois na avaliação dos meus livros Smiley

UM abraço
Luis
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« Responder #9 em: Novembro 29, 2008, 14:39:54 »

Tenho d√ļvidas que seja, posso ser um bocadinho duro, mas mau nunca sou. Hoje come√ßo a ler o "Rio de Sal"... Get ready
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« Responder #10 em: Novembro 29, 2008, 14:41:55 »

A tua critica é sempre bem vinda, pois tens uma análise forte das obras, o que ajuda a ser melhor...

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Luis
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« Responder #11 em: Novembro 29, 2008, 14:44:11 »

Ainda bem que √© isso que passa. √Č a minha inten√ß√£o, n√£o tenho qualquer gosto em dizer mal de alguma coisa s√≥ por dizer.

Cheers
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