EscritArtes
Março 29, 2024, 11:44:39 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Historieta da 1ª República Portuguesa (à minha maneira) - ParteVI  (Lida 3159 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« em: Dezembro 13, 2008, 10:58:10 »



Imagem retirada do volume XI da História de Portugal de Veríssimo Serrão.

Cabia ao Governo Provisório legitimar a República através das primeiras eleições democráticas.
Tinha sido ponto de honra do programa republicano o sufrágio universal e os círculos uninominais.
António José de Almeida viu-se a braços com um conflito dramático. Por um lado tinha as velhas e sagradas promessas proclamadas em comícios e atiradas à face da Monarquia e por outro o perigo do peso eleitoral das massas rurais influenciadas pelos caciques e pelos padres.
As nações estrangeiras esperavam pelos resultados do primeiro acto eleitoral português para reconhecer a República Portuguesa.
A lei de Março de 1911 só atribuía direito de voto aos adultos alfabetizados e aos chefes de família. Ficava de fora o povo analfabeto que havia lutado e morrido na rotunda no 5 de Outubro, e o clero.
António José sacrificava também os círculos uninominais.
No tempo da Monarquia, o decreto de Hintz Ribeiro era conhecido por “Ignóbil Porcaria”. O país era dividido em vastos círculos plurinominais.
A república mantinha assim a “ Porcaria”, que tanto havia criticado, por esta a proteger da província hostil. Era preciso ganhar as eleições a todo o custo e fazer boa figura no estrangeiro. Internamente o nome de António José ficou na lama. “ Traidor” foi o termo mais terno que usaram para o insultar na imprensa.
Na assembleia passou a “ reinar” o PRP sem qualquer oposição dos conservadores monárquicos nem dos militantes do PS que eram maioritariamente analfabetos.
As primeiras tarefas da 1ª assembleia Nacional Constituinte, cuja abertura se deu em 19 de Junho de 1911 seriam elaborar o texto da Constituição da Republica e proceder à eleição do chefe de Estado.
Com o partido dividido em três, tecem-se alianças estratégicas para travar a eleição de um presidente apoiante dos radicais.
Assim, sai Manuel de Arriaga primeiro presidente eleito contra Bernardino Machado no dia 24 de Agosto de 1911.
Deste divórcio entre presidente e maioria radical do PRP nasceu uma luta que haveria de provocar grande instabilidade política.
A instabilidade social também não ajudou à solidificação do regime. Em toda a Europa as classes trabalhadoras reivindicavam os seus direitos. Não era uma época muito propícia ao nascimento de uma democracia.
Até os nossos políticos de hoje reconhecem que é muito difícil proceder a reformas num regime democrático. Chegam a suspirar em publico por ditaduras de 6 meses...
Em Janeiro de 1913 inicia-se o 2º governo de Afonso Costa. Foi o mais longo na curta história da 1ª República, tendo terminado em Fevereiro do ano seguinte. Mais de um ano! Para aquela época foi uma excelente recorde.
Afonso Costa guardou para si a pasta das finanças e tratou de colocar as contas na ordem.
Nesta altura do campeonato já o PRP não existia. Dele tinham nascido três novos partidos:
Partido Unionista de Brito Camacho; Partido Evolucionista de António José de Almeida e Partido Democrático de Afonso Costa, na altura no governo.
Apesar de ter maioria parlamentar Afonso precisou do minoritário Brito Camacho para governar. Este mostrou-se solidário. Por um lado Afonso aumentava as receitas do Estado e cortava nas despesas conseguindo equilibrar as finanças. Por outro a vida parlamentar era caótica. Era a barafunda total, entre gritos e discussões. Até um parlamentar esquizofrénico por lá andava, sacando da pistola que apontava à cabeça de quem calhava quando algo lhe desagradava.
Sempre que havia uma celebração pública organizada pelo governo uma multidão saía às ruas em gesto de apoio. E logo explodiam as bombas com mortos e feridos. Dizia-se que era mais perigoso passear no Rossio às duas da tarde que em Algés à meia-noite.
Afonso Costa salvou-se de um atentado por um triz na praia das maçãs.
No dia em que Afonso Costa anunciou o “ superavit” nas contas, o primeiro depois de mais de meio século de desordem financeira, foi motivo de galhofa dos seus adversários. Sim, riram-se à gargalhada, como se fosse alguma anedota.
Os cães ladravam mas a caravana ia passando. Não sem ter de enfrentar as incursões Monárquicas de Paiva Couceiro a partir da Galiza. Ninguém acreditava sinceramente na restauração da Monarquia, muito menos ele. Mas era preciso destabilizar e desacreditar o novo regime. Paiva Couceiro era o instrumento perfeito. O último dos monárquicos foi sempre derrotado, não sem causar mais mortos e feridos.
As eleições no final de 1913 deram a vitória ao Partido Democrático.
Afonso Costa continuaria a poder levar a bom porto a República?


Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Dezembro 13, 2008, 13:27:02 »

Uma boa lição de História. À sua maneira, mas à maneira de cativar o interesse!
Bj
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Dezembro 16, 2008, 16:52:01 »

Continuo a aprender a cada crónica que publicas!

Abraço
Registado

Luis F
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1612
Convidados: 3


Nas asas do sonho, escrevo...


WWW
« Responder #3 em: Dezembro 16, 2008, 16:54:37 »

Uma excelente crónica... com boa escrita e fiquei mais rico, porque aprendi também.

Com amizade
Luis
Registado

anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« Responder #4 em: Dezembro 16, 2008, 17:37:22 »

Fico contente por gostarem pois eu continuo a divertir-me a escrever sobre a República. Um abraçoe muitos beijinhos, Goreti, Brito e Luís.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 732
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 721
Total: 721
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.15 segundos com 28 procedimentos.