EscritArtes
Maio 02, 2024, 19:40:37 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Lusofobia  (Lida 4507 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
NunoMiguelLopes
Membro
***
Offline Offline

Mensagens: 209
Convidados: 0


Não vou gostar nada do dia de hoje, pois não?


« em: Fevereiro 04, 2010, 00:16:46 »

Um problema que, de resto, continua patente na sociedade portuguesa, seja em que idade ou classe for, é o racismo. Se sou a favor da liberdade de expressão, tenho de ser a favor que partidos de ideologia racista ou xenófoba existam no nosso panorama político nacional. Mas sou céptico quando toca a esperar que essa liberdade que os indivíduos gozam de proclamar o seu racismo faça muito pelo debate que o tema merece. Principalmente porque o racismo é uma forma perene de ignorância e se me dizem que não têm problemas em se assumirem como racistas e em defenderem ideais racistas então o que me estão a dizer é que não têm problemas em se assumirem como ignorantes. E a ignorância, para mais exibida como medalha de honra ou motivo de orgulho, corta as pernas a todos os diálogos salutares que se possam ter. Ou querer ter. Isto porque os torna inúteis, ou porque os torna simples conversas de surdos. E só porque os xenófobos levantam a sua voz no discorrer da sua mensagem ou porque se levantam da mesa de diálogo em intervalos regulares para estenderem um dos braços aos céus perante a minha relutância em ceder à sua visão da realidade não significa que eu me sinta mais tentado a concordar com a sua confessa ignorância. Nem me obriga a fazer parte do seu monólogo de ódio. Porque a partir do momento em que sou confrontado no decorrer duma conversa descontraída com um ignorante, ainda para mais, vaidoso de o ser, é de um monólogo que se trata, e não falo só do que sai da boca dele para meu suposto esclarecimento, mas também do que sai da minha para seu desaproveitado benefício. Posso dizer-lhe o que quiser, posso citar directamente dos maiores e mais óbvios exemplos e factos provados da realidade, que tudo o que ele ouvir será filtrado pela sua ignorância e devolvido na minha direcção com o maior dos desdéns. O pior ainda é ver as minhas palavras deturpadas por essa mesma ignorância que, sob pena ter de ser eu a dizê-lo, não faz favores nenhuns a quem dela sofre no que toca a escutarem o que realmente os outros lhes dizem. E tão mau quanto isso é ver essa ignorância, não contente de não lhes servir de nada além de barreira impenetrável contra a sensatez e a empatia, pretensamente "cultivada". Isso seria engraçado se não fosse triste. Só que é triste. Porque defender o direito à diferença, como eu defendo, não é o mesmo que ser contra a igualdade para todos ou igual a desejar que sejamos todos clones. Algures entre o que eu defendo e o que o racista vulgar (pois todos são vulgares) não percebe está o busílis da questão. E tenho a certeza que esta ideia de não necessitarmos ser todos iguais para termos direitos iguais não será a única noção que lhe escapará durante a sua desastrada presença neste mundo. Tal como lhe passa ao lado quando lhe digo que não é verdade que todos os pretos sejam criminosos e não gostem de trabalhar. E nem sequer precisava da minha experiência pessoal de ter vivido três anos na Guiné-Bissau para defender esta tese. Ou de mencionar a minha experiência porque, como em outras discussões tidas ao longo da minha vida com pessoas afirmada ou envergonhadamente racistas, a resposta é sempre “eles lá portam-se bemâ€, ou alguma tolice derivada desta. Por isso, esquecendo que estive três anos em Ãfrica e esquecendo a realidade que por lá vivi e presenciei, bastaria dizer a essas pessoas racistas que é estatisticamente impossível que todos os seres humanos que até hoje viveram no planeta Terra cuja cor de pele é mais escura que a delas tenham sido, sejam ou venham a ser os criminosos preguiçosos sub-humanos que os xenófobos, munido da sua ignorância ampliada pelo eco de megafone da sua voz grossa, dizem ser. Não tenho a culpa que a realidade sofra tão grande abanão ao passar no crivo das suas percepções visivelmente oprimidas pelo ódio que dizem ter aos pretos, aos ciganos, aos brasileiros, aos ucranianos e aos imigrantes em geral. Ou a algum branco patrício que instintivamente se insurja contra a sua diatribe. A esses chamam “traidores†e prometem rebentar-lhes com a cabeça, acabando por odiar também os brancos que mantêm a lucidez própria das ideias liberais e progressistas humanizantes e se recusam a compactuar com a ignorância daqueles que abriram mão da sua. É neste sentido que coloco reticências à utilidade, para razões de debate, de se chamar à mesa pessoas com entranhada ideologia xenófoba que, no fundo, apenas se odeiam a si mesmos.
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Fevereiro 04, 2010, 10:42:19 »

Mais uma vez o problema da má massa de que são feitos os seres humanos. Há racistas de todas as cores, preguiçosos de todas as cores, criminosos de todas as cores. Não sou obrigada a gostar de gente de pele amarela ou preta, assim como não gosto de homens loiros. Mas sou obrigada a tratar toda a gente por igual, com o mesmo respeito. E valorizar cada um pela sua conduta. A nossa conduta não tem senão a cor que lhe quisermos dar. Se possível, bem lavada.
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
margarida
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 827
Convidados: 0



« Responder #2 em: Fevereiro 04, 2010, 20:19:26 »

Alma lavada, isso sim :yup:
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #3 em: Março 11, 2010, 08:01:58 »

Gostei deste teu estilo. Esperamos mais.
Beeijo
Registado
carlossoares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2782
Convidados: 0



WWW
« Responder #4 em: Março 11, 2010, 10:55:12 »

NunoMiguelLopes,

Racismo e xenofobia são fenómenos sociais tristes, lamentáveis, como tantos outros, devidos à ignorância, sim, e pior que isso, à necessidade de hostilizar com discurso de ódio (não necessariamente os outros, mas quase sempre para contrariar o interlocutor). No plano das discussões, os contendores assumem papéis e posições discursivas que, muitas vezes, funcionam dentro daquela discussão, numa dinâmica ditada por factores pessoais que não se verificaria noutra discussão, com outros intervenientes. De facto, há discussões impossíveis porque as pessoas, ou não têm argumentos, ou desconversam, ou boicotam qualquer tentativa de abordagem séria, serena e objectiva das questões. Por que o fazem já é outra questão.
Mas não diga que «tem de ser a favor que partidos de ideologia racista ou xenófoba existam no nosso panorama político nacional». Isso não. Racismo e xenofobia são ética e criminalmente censuráveis. E não estamos a falar de ideologias, nem de liberdade de expressão, estamos a falar do que é exigível a qualquer pessoa, em termos de atitudes e de comportamentos para com os outros, independentemente do que ela queira ou pense.
Abraço.
Registado

Carlos Ricardo Soares
margarida
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 827
Convidados: 0



« Responder #5 em: Março 11, 2010, 11:21:33 »

"Proclamar o seu racismo" não é a mesma coisa que proclamar que somos marxistas ou sociais democratas! É condenável qualquer forma de racismo e ninguém tem o direito de o ser, simplesmente como ser humano.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 30, 2024, 14:23:56 ]

[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130133
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 580
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 1
Convidados: 466
Total: 467
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.102 segundos com 28 procedimentos.