EscritArtes
Maio 22, 2024, 05:15:22 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Paraíso à Chuva_excerto_2  (Lida 2916 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
jcbrito
Membro
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 131
Convidados: 0



« em: Junho 20, 2008, 00:24:39 »

Café, tomas? Uns seis por dia e hoje ainda só vou no terceiro, respondeu, enquanto acendia um cigarro. Fazes mal, é muita cafeína para uma mulher só. Depois do ataque, nunca mais tomei, agora peço um descafeinado e só a seguir ao almoço. E fumar, então, nem falar. Ó Manel, uma mulher também tem que ter os seus vícios, não achas? Ou achas que só é dado aos homens? Achava, é evidente, mas não oficializou o achamento, que reservou só para si. Olha se a Bina levantasse cabelo daquela maneira… quem usa calças lá em casa, afinal? Já não basta telenovela das nove, pouca-vergonha em horário nobre, programa de rialiti chou que é só péssima influência pr’ó mulherio… Há uns tempos, um ou dois anos, veio com a conversa da emancipação, do modernismo. Qual quê! Já temos homem em casa, um e meio, aliás, o Custódio também entra na contagem. Mas o que queres? O que queria deu-lho a entender, mais tarde, com o Cristo na parede, por cima da cama, como testemunha. Para quebrar a rotina, a monotonia de 14 anos de casamento. Não me podes dar sempre peixe, homem. Às vezes, apetece-me marisco. Exacto, e camarão da costa, pelos vistos, não servia, tava com apetite desmesurado a mulher, lagosta, lavagante, uma cataplana inteirinha que tive que lhe servir. Nunca a tinha visto naquele estado. Levava mesmo jeitos de uma das meninas da Felisberta, dona de buate de alterne no cimo da serra, mas buate de categoria, não era qualquer um que entrava. Só gente de classe, empresário de sucesso, político de ribalta e jogador barra dirigente barra árbitro de futebol. A Felisberta, a gente referia-se a ela, na brincadeira, Feliz cu’ela aberta, não levem a mal, sim, tinha os melhores pitéus das redondezas, de todas as cores, tamanhos e feitios. Um gajo chegava lá e preenchia a fichinha, onde, sem falsos pudores, quem mentia ou não os tinha no sítio para escrever os pratos de que gostava mesmo só perdia com o acanhamento. Era uma espécie de cardápio, já com os pratos seleccionados, entrada, prato principal e sobremesa. E, melhor ainda, do género teste americano, que era só pôr a cruzinha. Um tipo ali, à entrada, despia o casaco e a vergonha. Era serviço garantido e sigiloso. E variado. Numa inovação, que haveria de fazer história, a madame criou quartos temáticos: o pavilhão chinês, as delícias turcas, o pavilhão dos descobrimentos, a sala dos alpes, que era a minha preferida, onde a Haidi, de longas tranças loiras, mulherão de quase um metro e oitenta, difícil de escalar, conseguia tocar o tirolês em qualquer gaita. Verdadeiro fenómeno! Um dia, a Feliz cu’ela aberta, desculpem é o hábito, a Felisberta pôs um cartaz a dizer serviço garantido ou dinheiro devolvido. Era marquetingue! Percebia mesmo da poda a mulher. Depois, ainda foi mais arrojada: se fizerem o mesmo que nós fazemos noutro lado pelo preço que levamos, pagámos o que cobrámos a dobrar! Nunca ninguém se queixou, meninos! A não ser, um dia, o filho do presidente da Câmara, mas esse era um grande paneleiro é o que ele é e só foi lá a muita insistência do pai. No dia seguinte, regressou com um amigo, vou fingir que acredito, só por causa do respeito que tenho e devo ao pai, todo trinques, também, reclamar que já tinha sido muito mais bem atendido noutro sítio. Onde, doutor xis?, _não vou revelar o nome dele, não por causa do maricas, tá-se mesmo a ver, mas por causa do desgraçado do senhor presidente_ quis saber a Felisberta, olhar meio de desafio, meio de gozo com a caricata situação, mãos na cinta. Isso não é da sua conta, minha senhora, retorquiu, todo lampeiro, pondo as mãos na cinta com igual fineza de gestos. A mulher, que era bem mais refinada do que o paneleiro, devolveu-lhe o dinheiro em dobro, como anunciava o cartaz. Só que imediatamente quintuplicou o investimento com um telefonema directo ao senhor presidente, dando conta do infeliz episódio sucedido. Desfez-se em desculpas o pobre homem, não devia ter insistido, a culpa foi minha, Felisberta, eu queria tanto fazer dele um homem. Mas não te preocupes. Fizeste muito bem em devolver-lhe o dinheiro. Eu compenso-te. Conheces bem a minha generosidade, Bertinha. Coitado, deve doer ter um filho assim. Deus me livre e guarde de ter um filho rabêta! Mas o Custódio é homem, na escola anda sempre acompanhado de raparigas. Nem gosta de jogar futebol, como os outros totós, para estar à beira delas! Sabe longo o miúdo. Elas não o largam, vêm estudar com ele, vêm-no buscar para ir ao cinema, vêm-no buscar para ir às compras ao chope. Ganda Custódio, vai ser garanhão como o pai. Quem não perdia oportunidade era a Felisberta, mulher de olho para o negócio, empreendedora, tirou ainda mais partido do sucedido. Falou com o amigo do doutor xis e ofereceu-lhe trabalho. Queria inovar, variar o cardápio. O gajo aceitou e, passadas umas semanas, foi inaugurado, com pompa e circunstância, o pavilhão dos a_cu_sados. Parece que foi um sucesso. E reitero o parece porque, evidentemente, nunca lá fui. Nem tenciono ir, livra!
Ora nestes desmandos, Bininha parecia transmutada, possessa por espírito de menina falecida de romance de Enri Miler, Consalique ou Balzaque. Todavia, não, era a cônjuge em pessoa, como pôde verificar ineloco quando ela quis fazê-lo com a luz acesa. Gostar, gostou. Mas não podia admiti-lo, não é assim? Para mulher, homem honrado escolhe uma de juízo, boa esposa, excelente mãe para os filhos, melhor governanta da casa. Para o resto, um homem tem, neste caso concreto, as meninas da Felisberta. A culpa é da televisão que põe ideias erradas na já de si fraca cabeça do mulherio. Depois, pensam que a vida é fita de cinema onde os bons ganham e os maus são castigados… A Maria de Lurdes era caso perdido. Fumava, tomava café, dizia palavrões e até galava jeitoso que passasse no pedaço, bem topou enquanto almoçavam. Mas tinha desculpa, era do seu sangue. Estava escrito que os genes dos Azevedos haveriam de ser todos marca caraças. Isso e com premonição estranha para mundo paralelo. Dom ou maldição, alternava o seu pensamento entre um e outra, consoante a ocasião, mas fora de questão era o poder da irmã, herdado certamente da mãe, costureira oficial da aldeia, não havia noiva que não fosse ali às provas do vestido, véu e grinalda, com ele, já espigadote, a espreitar, por detrás dos pesados cortinados de veludo azul-grenã. Muitas virgens despiram-se pela primeira vez diante daqueles olhos verdes, matreiros, com que Neca Picheleiro enfeitiçou Bininha Cosme de Castro, pós-matrimónio, tu samplemãn, Bininha Azevedo. Para além do mister do corta e cose, a matriarca era consultora sentimental nas horas vagas. Bom, deixemo-nos de rodeios: a sua fama era tanta que se espalhava pelas aldeias vizinhas, galgava montanhas e corria, célere como o vento, pelas veredas e sendeiros até Angueira, S. Joanico, Serapicos e mesmo Avelanoso. Não havia quem não conhecesse, de nome, pelo menos, a Carocha de Caçarelhos, que lia o futuro em entranhas de porco e folhas de chá, tinha remédio para males do corpo e do coração, mesinhas para raiva, padecimento de amor ou dor de corno. Um dia, um caso mal resolvido, marido chavelho e não manso, entrou casa dentro quando a que lhe jurou fidelidade para sempre comprava receita de levanta-o-pau, remédio santo _ou demoníaco, depende do ponto de visto_ que fazia viagra ou pau de Cabinda corar de vergonha. Já desconfiado, e como ele, graças a Deus, podia ter muitos defeitos, mas esse nem pensar, logo percebeu que aquilo não era chazinho para o seu bico. Somou dois mais dois e depressa lhe veio à cornadura o caminho que levava, direitinho à mansão do Juca Brasileiro, oitenta anos e mais alguns, onde a esposa servia como criada da casa. Escândalo feio que pôs Caçarelhos inteira em estado de sítio, berros e mais berros, que a culpa é da bruxa, que te anda a perder, mulher, etecera e tal e, a páginas tantas, ouve-se tiro de pistola e mais outro a silvar no ar de todo o povoado. Tudo cheio de Zé Valentão lá na aldeia, mas ninguém ousou abrir a porta e tirar a limpo o que tinha acontecido. Melhor ir à venda e ligar à gêéneérre da vila. Chegaram com ar circunspecto, bateram à porta e entraram. Resultado: dois mortos, a potencial adúltera e o pai, senhor Azevedo, que se tinha metido à liça para defender a mãe. Foi aí que os azevedos sobreviventes vieram para a cidade, deixando os poderes extra-sensoriais em Trás-os-Montes. Só que o fado tem muita força e desde criança que Maria de Lurdes começou a revelar-se diferente das outras crianças. Adivinhava coisas, tinha visões, fazia os outros verem coisas. Os dons de Neca Picheleiro ou não se tinham ainda manifestado ou eram mais virados para a natureza profissional, do género sorte na vida, mas nada que carecesse de explicação do além. Porém, fora dessa convicção no paranormal que nascera o repetente poliglota.
Nela podia confiar. Mas não era segredo que se contasse a mais ninguém. Ninguém mesmo. Juras, Maria de Lurdes? Atão, segredo maior sabes tu de mim, rapaz! Desembucha, que estou morta por saber o que se passa. Baixou o volume de voz, esboçou aquela expressão que, se estamos na mesa ao lado, nos chama à atenção e nos põe a arder de curiosidade, e desembuchou.
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Junho 23, 2008, 18:22:27 »

Mas que episódio divertido! Uma linguagem diferente e desempoada! Gostei!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Junho 24, 2008, 07:44:45 »

Vidas que passam, contos que ficam. Gostei muito do estilo, da linguagem, de tudo!

Abraço
Registado

jcbrito
Membro
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 131
Convidados: 0



« Responder #3 em: Junho 25, 2008, 01:14:52 »

obg, goreti e homónimo_brito(ribeiro)!
sim, o registo é um pouco experimental... já o sarcasmo é o habitual...
abraço
jcBrito
Registado
damasco
Membro da Casa
****
Offline Offline

Mensagens: 438
Convidados: 0


Frase é uma palavra. Palavra não é uma frase.


« Responder #4 em: Junho 25, 2008, 16:23:27 »

Se o registo é experimental, nem parece: está sólido e maduro. O sarcasmo está não só nas personagens e nas situações como na própria forma de escrever. Está muito bom!
Obrigado por partilhares estes excertos e boa sorte com o livro.
Registado
jcbrito
Membro
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 131
Convidados: 0



« Responder #5 em: Junho 25, 2008, 18:07:56 »

obg, damasco. vindo de quem tão bem sabe escrever, tais palavras são refrescantes debaixo de sol escaldante, que con_vida a tudo menos ao trabalho...
abraço
jcBrito
Registado
jcbrito
Membro
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 131
Convidados: 0



« Responder #6 em: Julho 04, 2008, 11:57:41 »

obg, dite. humor? sim, mas bem negro... a resvalar para o sarcasmo. porque sempre preferi um so_rriso a uma garga_lhada.
abraço
jcBrito
Registado
Henrique
Novo por cá
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 23
Convidados: 0



« Responder #7 em: Julho 10, 2008, 17:23:51 »

um paraíso... de ironia com muita qualidade.
abraço
Registado
vitor
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 291
Convidados: 0


Olá amigos.


« Responder #8 em: Agosto 18, 2008, 22:34:46 »

belo texto... conheço o genero e aprecio um texto dificil...
vitor burity
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Maio 14, 2024, 23:04:00 ]

[Maio 11, 2024, 14:20:30 ]

[Maio 02, 2024, 23:01:07 ]

[Maio 02, 2024, 22:33:10 ]

[Maio 02, 2024, 22:32:40 ]

[Abril 30, 2024, 14:23:56 ]

[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130138
Total de Tópicos: 26762
Online hoje: 704
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 680
Total: 680
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.113 segundos com 30 procedimentos.