EscritArtes
Maio 05, 2024, 16:00:42 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: CONVERSANDO COM UMA AMIGA...  (Lida 3916 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Vóny Ferreira
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2533
Convidados: 0


VÓNY FERREIRA pseudónimo literário de Mª. Ivone Fe


WWW
« em: Janeiro 23, 2009, 19:05:26 »


Diz-me... amiga! Como pode a expressividade e a luminosidade de um olhar outrora apaixonado, ser amarrotada repentinamente por uma frieza gélida?
Como é possível que o mesmo coração que nos serviu de abrigo, onde nos refugiamos, primeiro… como se habitássemos ainda o útero materno, depois… transformados em crianças de berço, nos esconda inexplicavelmente o luar intenso pintado no coração com a leveza da esperança? Essa espécie de horizonte imenso, onde tantas vezes flutuamos transformados em balões coloridos a rasgar os céus, com um destino indeterminado? Transformados invariavelmente em andorinhas mensageiras de uma Primavera eterna?
Tu, querida amiga, que também és uma poeta, que esculpes as palavras com a prata lírica da tua alma sonhadora, perguntas-me tudo isso à laia de reflexão, por outras palavras que eu agora interpreto assim… para depois transformada em vento ciclónico, rematares.
- Diz-me… porque é o amor, por vezes, tão cruel e injusto?
- Oh… se eu tivesse as respostas certas, juro que tas dava como quem oferece rosas brancas. Mas não tenho. Juro que não…!
Essas inúmeras perguntas que me atiras de rajada, à laia de pássaro assustado saltitando nervosamente de ramo em ramo, como se procurasse razões para a existência, deixa-me esta amarga sensação de impotência. É nestes momentos que temos a percepção perfidamente exacta, que nada somos, que nada sabemos…por mais que tentemos explicações para as nossas eternas duvidas.
Enquanto desabafas entre lágrimas não chego a compreender se pensas alto ou se me diriges essas perguntas.
Ouço-te, entendo-te, consolo-te com algumas palavras dispersas e inúteis. Sei que procuras nesse momento não respostas, mas sim ouvir uma voz amiga. Será que esse conforto te chegou à alma? Então porque choras ainda, amiga?
O tremor da tua voz chega a ser confrangedor. Fico emocionada contigo e talvez por isso me refugie momentaneamente num silêncio de lacrau desesperado. Ouvir alguém chorar, é definitivamente para mim, o mesmo que me espetarem uma lança na alma!
- Vá lá… não chores, querida!
Depois limito-me a ouvir-te num atordoamento de naufrago, numa espécie de embate que me paralisa por completo.
- Vá… lá… não chores, repito, como se fosse um disco riscado,
Fico sempre espantada com todos aqueles que me abrem a alma e me confidenciam os seus dilemas. Sempre…!
De tal forma que ao longo da vida em que essa cena se foi repetindo com exaustiva frequência, ainda dou por mim, agora uma mulher madura, a perguntar-me muita vez… porquê?
Porque vêem em mim uma espécie de cabo da boa esperança se eu mais não tenho do que palavras para dar, uma alma imensa que mais parece um oceano órfão? Pouco mais do que nada?
Ah… amizade e coração tenho sim… mas isso é pouco mais do que nada, percebes? Nos tempos que correm isso é quase lixo, ou será que estou a estupidificar com a descrença que me corrói a alma à laia de doença maligna?
Será que te ajudei? Como se não consegui secar-te as lágrimas?
Ah… mas se a minha voz amiga que te escuta do outro lado da linha ajudou, então… valerá sempre a pena ver-te com os olhos da alma, e tentar serenar o teu desassossego!
Apetecia-me pegar-te nesse momento ao colo, mas separam-nos cerca de 300 Kms. É através de uma linha de telefone, que se opera o milagre de uma aproximação impessoal. Preferia milhões de vezes olhar-te nos olhos, pegar-te nas mãos enquanto desabafas e depois, com a minha eterna fuga para o lado humorístico que me salva das minhas próprias depressões, dizer-te…
Não chores, querida. O homem da tua vida, será aquele que de facto for merecedor desse amor imenso, e dessa alma de diamante por lapidar. Não chores por quem não te merece. Faz do teu coração um barco de papel e põe-no num qualquer riacho a zarpar. Troca-o. Faz um transplante. Se colocam mamas artificiais, se esticam a pele até a elasticidade desfazer as rugas, porque raio não havemos de trocar de coração quando ele é de manteiga que derrete?
Pensa nisso… sei que parece uma parvoíce mas a ciência e a esquizofrenia colectiva para aí caminha, asseguro-te!

Quase que podias ser mina filha. Falta o quase...
Apetecia-me mesmo pegar-te ao colo mas a maldita distância apenas permite que te sussurre palavras apaziguadoras e algum sarcasmo que se entope com o meu crónico sentido de humor.
Insistentemente ordeno-te , numa voz solícita.
– Vá lá… não chores…!
Mas tu continuas a chorar, dolente, como se fosses uma criança perdida no meio de uma floresta densa, como se pressentisses o perigo iminente. A do teu coração desiludido.
- Não chores… vá lá… - insisto.
- Se ele acabou tudo contigo é preferível interiorizares no teu coração que ainda não foi desta vez que encontraste a tua alma gémea. Balbucio, sem convicção alguma.
- Alma gémea…? Sorris tristemente, como se chorasses à beira de um precipício, com vontade de te atirares para o abismo.
Pensei que era esta a minha alma gémea e vê no que deu…
Ouço-te chorar mansamente do outro do lado da linha, como se me pedisses desculpas por essas lágrimas, e eu… transformada repentinamente em menina debruçada sobre os seus próprios joelhos, amedrontada por mais uma discussão entre os meus pais, enfeito de silêncio as minhas respostas e apenas te peço como quem reza. Acredita no amor… não desistas dos teus sonhos. Ouviste miúda?

Quando pressinto uma maior serenidade no teu coração, desligo o telefone, exausta com a minha impotência.
Encaminho-me para o computador e começo a conversar contigo por E-mail, rendida a estes modernismo de alcofa, que nos aproxima por vezes traiçoeiramente de alguns, outras, de uma forma absolutamente extraordinária.
Começo com uma pergunta, como se de repente os papeis se tivessem invertido.
- Porque se abate tão cruelmente em determinados momentos sobre os nossos corações uma tempestade de granizo, que entope as nossas esperanças e as destrói ingloriamente?
Porque morre a paixão e nos apagam como se fôssemos letra morta escrita a giz num quadro negro, numa fria sala, cheirando a mofo…?

Ah… não chores, amiga…! Vá lá…
2008
Vóny Ferreira
Registado

De todos os nomes
que me chamares
um eu saberei
que é meu...

- MULHER!

(Vóny Ferreira)
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Janeiro 23, 2009, 19:13:18 »

Uma pergunta a que ninguém sabe responder. O amor acaba e ninguém tem culpa se acaba. E nunca saberemos se encontramos a nossa alma gémea. Mas podemos continuar a acreditar que somos capazes de a identificar quando ela nos surgir.
Bj
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Vóny Ferreira
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2533
Convidados: 0


VÓNY FERREIRA pseudónimo literário de Mª. Ivone Fe


WWW
« Responder #2 em: Janeiro 24, 2009, 23:53:29 »

Tens razão Goreti.
No fundo é essa busca que nos devolve a esperança!
Grata pela tua leitura.
Bj
Registado
Luis F
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1612
Convidados: 3


Nas asas do sonho, escrevo...


WWW
« Responder #3 em: Janeiro 26, 2009, 17:30:07 »

Amiga um excelente texto, bem escrito que me prendeu na leitura

Bj
Luis
Registado

cleo
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 549
Convidados: 0



WWW
« Responder #4 em: Janeiro 26, 2009, 18:10:26 »

Só não percebe o porquê de ser a escolhida para oferecer o seu ombro amigo, a uma amiga, que, em desespero, o procura sabendo de antemão que o terá ali ao dispor... só não percebe o porquê, quem não ler o seu texto grandioso com olhos de ler.
Eu li-o e percebi logo a razão dessa escolha a que se chama de verdadeira amizade.

Beijo
Registado

*... vivo na renovação dos sentidos, junto da antiguidade das lembranças, em frente das emoções...*
http://impulsosdalma.blogspot.com
http://flashs-impulsos.blogspot.com/
Vóny Ferreira
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2533
Convidados: 0


VÓNY FERREIRA pseudónimo literário de Mª. Ivone Fe


WWW
« Responder #5 em: Janeiro 26, 2009, 22:11:20 »

Luís és simpatiquíssimo além de um excelente poeta!
Quanto a si, Cleo, é sempre tão gentil que me sensibiliza
profundamente ler os seus comentários.
Obrigada!
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Maio 02, 2024, 23:01:07 ]

[Maio 02, 2024, 22:33:10 ]

[Maio 02, 2024, 22:32:40 ]

[Abril 30, 2024, 14:23:56 ]

[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130136
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 733
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 1
Convidados: 516
Total: 517
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.111 segundos com 29 procedimentos.