EscritArtes
Maio 11, 2024, 11:44:08 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: HISTÉRICA, EU???  (Lida 3301 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Sandra Fonseca
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 739
Convidados: 2



« em: Fevereiro 26, 2009, 17:44:26 »

Há muito que o termo “histeria†escapou do vocabulário médico e  caiu no uso popular. E ainda hoje não é raro considerar-se o histérico como uma pessoa de má índole, problemática e fútil. Não é verdade. Ainda que devidamente classificada no CID-X (Classificação Internacional de Doenças, da OMS), a histeria é um traço de personalidade, um jeito de ser que talvez muitos de nós carreguemos sem perceber.É uma das formas mais conhecidas da neurose.
Outros profissionais de saúde, não psiquiatras  ou psicólogos, podem, por uma questão até cultural, vir a rejeitarem o sujeito que assim se apresenta.
O que dificulta o entendimento da histeria como doença ou não, é que ela se apresenta, na maioria das vezes,  com uma sintomatologia sem nenhum substrato físico. São sintomas que se modificam ao longo do tempo e dos costumes e conveniências sociais. E se procurarmos os motivos pelos quais os histéricos recorrem a esses sintomas e os ganhos que obtêm com eles, talvez sejamos obrigados a concluir que todos nós temos um “quê†de histéricos.
Quadros histéricos são encontrados até nos papiros egípcios datados de 4 mil anos. Documentos dessa época (eu não estive lá, juro...) descreviam vários sintomas encontrados em mulheres, normalmente representados por dores em diversos órgãos, variando até a impossibilidade de abrir a boca, caminhar, mexer as mãos. E todos esses distúrbios eram remetidos a uma causa uterina. Daí, se explica a origem da palavra histeria, que etimologicamente vem de “ hystéra “, grego paraâ€Ãºteroâ€.
Supunham na antiguidade, que este órgão era acometido de inanição, pasmem, por “descaso matrimonialâ€, ou até crueldade do destino, então deslocar-se-ia através do corpo feminino, prejudicando, ora aqui ora ali, o funcionamento dos diversos órgãos. O tratamento consistia em fazer o útero voltar ao seu local de origem.
Foi com o trabalho desenvolvidos com as histéricas na escola de Salpêtriére, junto com Charcot , que Freud criou a sua Teoria Psicanalítica.
No meu curso de formação em Hipnose Clínica, eu era uma das poucas psicólogas, em meio a um público de Odontólogos. Fui convidada a dar uma aula sobre o tema, e logo
arranjei um título bem criativo,: “Algumas considerações sobre a histeria – Transtorno de aspecto histérico ou histriônicoâ€. A aula foi ótima, num tom bem-humorado, até que um aluno e colega, levantou um braço para fazer uma pergunta. Minha intuição já me dizia que iria me pôr em situação difícil. Perguntou-me então se eu, particularmente, possuía todos aqueles sintomas característicos da histeria, e em suma, se eu me considerava uma mulher histérica. Não tive dúvidas, armei uma cena; comecei a atirar sobre ele canetas, papéis, o apagador do quadro, tudo o  que me caía nas mãos, enquanto respondia furiosa: - histérica, euuuuuu?
Nem preciso dizer que havia gente chorando de tanto rir.

Sandra Fonseca


Fontes de pesquisa sobre o tema:
www.psiqweb.med.br

www.geocities.com

« Última modificação: Fevereiro 26, 2009, 17:48:38 por Sandra Fonseca » Registado
Sandra Fonseca
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 739
Convidados: 2



« Responder #1 em: Fevereiro 27, 2009, 13:09:25 »

Caro Júlio,
já começo por contradizê-lo. Imagine se um poeta não tem "útero"? Que seja um precário, simbólico, sei lá. Mas que eu acredito que alguns homens tem mesmo!
Agora você imagine, um útero que anda pelo corpo, como acreditavam na antiguidade... e a inanição por "descaso matrimonial"...
Bem, eu sei é que você é um bom neurótico, que afinal, conforme Freud, é a melhor saída para o sujeito, ou a mais feliz.
Gostei tanto da experiência com a crônica e o tema que pretendo, conforme a aceitação dos amigos leitores, escrever outros "causos" que incluem as psicopatias, fobias, e outras "ias" da psiqué. O que acha? É também uma forma de desmitificar os temas, geralmente tratados de forma pesada.
Afeto prá ti também,
Sandra.
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #2 em: Março 01, 2009, 19:56:37 »

Uma partilha que muito nos enriquece.
bj
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Sandra Fonseca
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 739
Convidados: 2



« Responder #3 em: Março 05, 2009, 21:08:25 »

Júlio e Goreti,
Obrigada pelas leituras.
Júlio, iniciar esses textos aqui, certamente que tem uma inspiração não no seu estilo como cronista, que é todo próprio, mas no seu gosto por esse formato, como bem disse, quase descartável. A crônica tem um prazo de validade, mas  é um registro fundamental e importante da vida quotidiana. E um belo exercício de escrita.
Obrigada por partihar a sua escrita e afeto.
Sandra.
Registado
Djabal
Membro
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 191
Convidados: 0



WWW
« Responder #4 em: Março 06, 2009, 10:17:58 »

Gostei muito do texto, das explicações e consegui imaginar a sua aula magna. Observando um pouco à minha volta, posso perceber - independentemente de uma catalogação científica ou médica - que a mulher é sensível de uma forma toda peculiar.
Parece que ela e o homem pertenciam antes daqueles quatro mil anos, a uma única categoria que acabou por se perder. E ficamos separados, histéricos, violentos e órfãos (comum de dois), vagando e vagando. Não o sei. Felicidades e parabéns pela obra. Beijo.
Registado
Luís Luuanda
Novo por cá
*
Offline Offline

Mensagens: 36
Convidados: 0



« Responder #5 em: Abril 01, 2009, 23:32:25 »

Júlio e Goreti,
Obrigada pelas leituras.
Júlio, iniciar esses textos aqui, certamente que tem uma inspiração não no seu estilo como cronista, que é todo próprio, mas no seu gosto por esse formato, como bem disse, quase descartável. A crônica tem um prazo de validade, mas  é um registro fundamental e importante da vida quotidiana. E um belo exercício de escrita.
Obrigada por partihar a sua escrita e afeto.
Sandra.

Sandra:

Prazo de validade tinha dEUS...e ainda anda por aí...continue, histerias destas eu pago p'a ler.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Maio 02, 2024, 23:01:07 ]

[Maio 02, 2024, 22:33:10 ]

[Maio 02, 2024, 22:32:40 ]

[Abril 30, 2024, 14:23:56 ]

[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130136
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 720
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 711
Total: 711
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.143 segundos com 29 procedimentos.