EscritArtes
Maio 06, 2024, 10:38:23 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Jantar dos sós - I  (Lida 3785 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
marcopintoc
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 524
Convidados: 0



WWW
« em: Abril 01, 2009, 22:52:45 »

Esta era uma noite em que a cidade iria dormir mais tarde. Era a noite das noites e o tráfego corria apressado entre as ruas molhadas e a ansiedade da época. A rádio anunciava longas filas nas saídas para as pequenas aldeias e que já quatro haviam morrido antes de ser natal.
Numa rua da parte velha da cidade o frio e a bátega eram infrutíferas contra o vapor que se formara nas grandes vitrinas encobrindo, em circunspecção e calor, os convivas. A porta, onde uma elegante lanterna ancestral alumiava um menu que desconhecia os preços de um só dígito, abria-se ocasionalmente para deixar entrar alguém. O restaurante seria apenas mais um dos inúmeros que se espalhavam pela urbe se não tivesse a particularidade de ser o único aberto na noite de Natal. Esse inusitado horário de funcionamento criara, inicialmente, algum burburinho nos meios mais conservadores da cidade. Falara-se de pecado e de ignobilidade, de gentes de fés estranhas e hábitos indesejados. Mas, todavia, o restaurante aliava a uma gastronomia refinada um cumprimento escrupuloso de todas as leis do país e do município pelo que ninguém pode impedir que ,na noite mais santa das noites ,a chaminé continuasse a fumegar largando pela vizinhança o aroma de açafrões de outras paragens e da mestria do chefe. Então , estando vazias de argumento a lei e a ordem , restou aos habitantes da cidade vilipendiar  os comensais que não cumpriam o massivo ritual da família e do peru . Risos de escárnio haviam baptizado o evento de “Jantar dos sósâ€. Havia-se urdido, às mesas dos normais, que era lugar de gente sem família, de loucos , de amantes do mesmo género e de adoradores do demo. Que decerto conscritos da indecência se sentavam aquelas mesas cobertas do mais branco linho que terminava, com uma elegância voluptuosa, a exactos dois centímetros do soalho de madeira antiga onde os passos dos garções ecoavam como prelúdios da sonata que o serviço de prata maciça entoaria retalhando as exclusivas criações de um chefe cujo nome tinha a pronúncia das grandes delícias do oriente longínquo onde o Cristo nado esta noite não era adorado. Invejados eram os homens e mulheres que se sentavam aquelas mesas onde a fragrância do vinho ancestral pairava entre a porcelana e as narinas. Uma maré forte feita do suor e do amor dos homens e mulheres , há tantos mortos , que haviam vindimado , pisado , feito sangue de Cristo aquelas uvas  .Crisálidas do palato que convidavam as bocas a serem meigas e lentas em redor do bocal e da deglutição. A maledicência que se proferia sobre aquele restaurante tinha, todavia, alguns fundamentos. Num canto, numa mesa discreta sobre a sombra e um velho óleo de um mestre holandês, os olhos serenos de dois amantes terminais dançavam o tango do adeus. Dois homens, outrora belos agora carcomidos pelo vírus, afagavam com o néctar das vinhas da Nova Zelândia o sabor dos láudanos que aliviam as dores. Em outra mesa a amante secreta do ministro engolia o prato mais caro com a voracidade das putas de rua , à sua frente o lugar estava vazio.
As conversações tinham-se em tom baixo , como se as palavras não quisessem ir mais altas que a chama que ardia no topo dos candelabros .Escutavam-se vários idiomas , a seda e o negro predominavam entre os ocupantes do restaurante. O espaço não era de grandes dimensões mas combatera o acanho do solo com o esplendor do pé alto onde um magnificente lustre de cristal vianense brilhava como um olho de uma dama que apenas revela uma pequena parte do seu fulgor. As paredes estavam cobertas de pinturas. Os óleos predominavam, a espaços uma peça  mais moderna  dizia aos que estavam sentados entre o linho e o veludo que a arte era bem-vinda aquela casa. Talvez fosse por isso que o mais ilustre escultor da cidade elegera o espaço para a sua noite sem azevinho e presépio. Velho , decrépito , tremores de Parkinson que o faziam viver apenas da fama pois a sua arte  ,o seu punho guiado pelo fantasma do grande mestre , havia parado. Isso enlouquecera-o, fizera-o envelhecer como a folha de papel que não recebe a palavra e acaba por definhar em esquecimento. As ideias, as ideais que o assolavam incessantemente e  as malditas musas maléficas que lhe relembravam quem não podia voltar a ser através de um punho em eterna convulsão . Compensara isso com o mais debochado aproveitamento das admiradoras do sexo feminino. Mulheres que acreditavam que seus corpos tonificados mereciam a goiva. Mulheres que eram belas até ao excesso, tal como a companheira do escultor nesta noite, onde nada de santo e sagrado pairava pela alma atormentada do artista. A mente pedia  que o recorte perfeito das linhas da jovem mulher fosse eternizado na pedra, a baba que escorria ao canto da boca orava a um deus qualquer que lhe desse um bocado de tesão esta noite.
Encontrava-se vago o lugar de topo da mesa de onde estavam sentados os quatro homens. Uma primeira rodada de aperitivos era acariciada com alguma impaciência pelas falanges que envolviam os cristais. Decerto quem esperavam era alguém importante. Ou talvez apenas tivessem fome.
A posição da mesa, junto à enorme lareira onde um fogo reconfortante ardia , dava especial destaque às silhuetas das quatro figuras. Quem entrasse pela porta principal, decerto seria atraído pela imagem, algo demoníaca, de quatro vultos negros sobre a parede de chamas. De uma área reservada, no canto oposto ao dos pederastas , da mesa ocupada exclusivamente por homens de trajes antigos e barbas fora de moda escutou-se a saudação dos Riedel e a troca de votos de vida longa aos cavaleiros de uma ordem há muito extinta. Os risos e a bazófia dos hereges despertaram leves sorrisos em dois dos homens da mesa que esperava alguém.
No exterior o silêncio da rua foi entrecortado por um táxi que levava um coração aflito às urgências hospitalares. Poucos minutos depois a noite silenciosa foi rasgada pelo som dos cascos.
A invulgar aparição de dois negríssimos corcéis que puxavam uma carruagem, onde o cetim das madeiras brilhava mais intenso que o negrume da noite ,não foi vista por ninguém. Nenhum dos vizinhos assomou à janela, tão entretidos que estavam com o especial televisivo e a algazarra das crianças, para vislumbrar o trote elegante dos alazões, o troar do longo chicote empunhado pelo cocheiro embuçado.
Um puxão forte nas rédeas deteve os cavalos junto à porta do restaurante. Sem revelar um centímetro do seu rosto o cocheiro desceu de seu assento e abriu a porta; dois degraus retrácteis esticaram-se em direcção à calçada. O primeiro deles foi pisado pelo altíssimo tacão de um sapato de mulher , o tornozelo que o usava era belíssimo , uma longa capa onde o arminho era exibido sem pudor encobria o resto do corpo e  o rosto da figura feminina que, lestamente ,entrou no restaurante. A cartola do porteiro descobriu-se com a naturalidade que a nobreza do passo da mulher obrigava. Uma mão, onde algumas rugas faziam conjunto com um anel brasonado cujos quilates e delicado cunho atestavam ser de longa linhagem, estendeu-se para que o empregado pudesse recolher o agasalho. O intolerável som do silêncio invadiu a sala de jantar quando a porta se abriu e a delgada e alta figura da mulher se perfilou na ombreira. Dezenas de olhos, escravizados pelo magnetismo do longo vestido negro colado ao corpo ainda extraordinariamente firme e esbelto da mulher de enormes olhos verdes  , prestaram a vassalagem que a sua beleza imperava  . O passo fazia balouçar ligeiramente os seios e as ancas. A justeza do vestido e a delicadeza do tecido não apresentavam qualquer traço revelador de roupa íntima. O enorme decote, que terminava num vale generoso era adornado por uma enorme corrente de ouro onde uma esmeralda fulgurante trespassava o pasmo dos comensais como se de um terceiro olho se tratasse. Ao fundo da sala, junto ao fogo, os quatro homens que esperavam levantaram-se e compuseram os casacos. O gesto de respeito acentuou-se quando as quatro cabeças se inclinaram ligeiramente.
A luz rubescente do fogo revelou que o rosto da recém-chegada já há muito passara a juventude e que aceitara o cair das rugas com uma firmeza na postura que a autenticava com a palavra “Senhora “ que ecoou das gargantas dos homens que haviam, intranquilamente, aguardado pela sua presença. Um pequena pausa fez-se até que o empregado completasse o gesto de a sentar à cabeceira da mesa .Depois os rostos permitiram-se a encará-la; e que belos eram os rostos dos homens que saudavam a mulher mais velha que se sentara no lugar de honra.
( Continua)
 



Registado

Marco Pinto Correia

Blog Pessoal : http://avenidadocaos.wordpress.com
Twitter: http://twitter.com/marcopintoc
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Abril 02, 2009, 06:42:57 »

Mas que jantar! E em que dia!
Um conto com a marca da tua escrita. Uma narativa que nos mantém presos ao texto, perfeitamente delineada e apresentada. A delicadeza e o requinte de um espaço invulgar num dia muito invulgar. A solidão dos sós animada pelo mais invulgar dos convivas.
Espero ansiosamente a continuação!
Beijo
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
damasco
Membro da Casa
****
Offline Offline

Mensagens: 438
Convidados: 0


Frase é uma palavra. Palavra não é uma frase.


« Responder #2 em: Abril 06, 2009, 22:19:31 »

Uma escrita de elevadíssimo recorte. Espero a continuação.
Registado
helenacosta
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2257
Convidados: 0



« Responder #3 em: Abril 06, 2009, 22:49:23 »

  Um texto com uma imaginação extraordinária. E, é só a parte I, como será a continuação...
 
  Beijo

 Helena
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #4 em: Dezembro 21, 2009, 20:03:36 »

Agora que o Natal está de regresso, vim reler! Que tal outro?!
Beijo
Registado
marcopintoc
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 524
Convidados: 0



WWW
« Responder #5 em: Dezembro 22, 2009, 12:08:08 »

Quem sabe 2010 traga a paz e o sossego necessários a poder enfrentar de novo a escrita .
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #6 em: Dezembro 22, 2009, 12:17:16 »

Faço votos para que assim seja!
beijo
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Maio 02, 2024, 23:01:07 ]

[Maio 02, 2024, 22:33:10 ]

[Maio 02, 2024, 22:32:40 ]

[Abril 30, 2024, 14:23:56 ]

[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130136
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 662
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 464
Total: 464
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.163 segundos com 28 procedimentos.