EscritArtes
Maio 05, 2024, 06:45:24 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Teatro - em http://www.teatrocristao.net/texto/vendo_o_natal_em_conjunto 1 e 2  (Lida 1315 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« em: Dezembro 26, 2009, 20:02:13 »

VENDO O NATAL EM CONJUNTO
O drama da menina que ficou responsável pela preparação da peça de natal.
No desespero vai tentando...  "Uma cena, eu fiz bem convencional, a outra, somente gestual.
Tem uma musical, aqui...
Outra que parece uma comédia.
Aí eu fiquei desanimada... "
Cena 1
Uma menina foi incumbida de escrever o texto teatral de Natal para sua igreja. Ela entra em cena com papéis, uma caneta e uma Bíblia, preocupada com o fracasso de sua missão.
Escritora – Meu Deus! Está chegando o Natal! Estou encarregada de escrever o texto e está me faltando inspiração como nunca faltou. Estou na maior dúvida quanto ao que escrever! Não sei se convém apresentar para a Ministra do Teatro algo tradicional ou se faço algo inovador, como por exemplo: o “Natal da Família Buscapéâ€. Não acho que iria escandalizar os espectadores que vem à casa do Senhor nessa época para poder aprender mais sobre o nascimento de Jesus. Ah, como é angustiante minha situação. (para uns momentos pensativa e, num insight, tem uma ideia) Já sei! Eu posso conciliar as duas coisas. Posso contar a estória do nascimento de Jesus, sem desrespeitar as origens das peças natalinas com uma pitada de inovação, como as bênçãos de Deus que se renovam a cada dia. Então vejamos, tá tudo aqui. Papel, caneta, inspiração e o que é mais importante: a Bíblia, a palavra de Deus. Bom, vou começar a peça com uma cena bem convencional. O encontro do Anjo Gabriel com o Sacerdote Zacarias, o pai daquele que preparou a o caminho do Senhor Jesus.
A menina continua escrevendo no canto da cena, enquanto que ao seu lado, Gabriel e Zacarias contracenam, exprimindo o que está sendo escrito pela menina no papel.
Zacarias – Ah, que honra é exercer o sacerdócio no templo do Senhor e queimar o incenso como aroma agradável à sua presença. Isso é um privilégio. Muitos sacerdotes só puderam fazer isso uma vez na vida. O que me mais me falta acontecer? Estou muito feliz. O Senhor é muito bom comigo.
Gabriel entra em cena de súbito.
Gabriel – Pois pode se preparar Zacarias, pois a sua alegria vai aumentar.
Zacarias – (assustado) Quem é você? Como ousa me interpelar assim desse jeito? Eu sou um sacerdote. Só tenho o privilégio de atuar dessa maneira duas vezes por ano. Não há mais nada de igual grandiosidade, como o ofício sacerdotal, que eu posso estar envolvido nesse momento.
Gabriel – Você que pensa, Zacarias. Eu sou um mensageiro do Senhor. Um anjo. Vejo sua dedicação na obra de Deus. Só que chegou a hora de sua oração ser atendida. Não fique atemorizado. Saiba receber a bênção de Deus que ama ampliar cada vez mais os laços de amizade com os que o amam.
Zacarias – E que bênção é essa? Peço tantas coisas ao Senhor...
Gabriel – Sua esposa, Isabel, terá um filho.
Zacarias – Um filho. Não posso crer.
Gabriel – Por que não, Zacarias. Você, além de sacerdote, sempre foi um crente fiel nas coisas de Deus.
Zacarias – Mas minha esposa e eu somos velhos demais. Já estamos satisfeitos com o que temos.
Gabriel – Zacarias, Deus quer o abençoar mais e mais. Não acha que está querendo limitar o poder de Deus?
Zacarias – Não é isso. O que eu vejo é que de fato não acontecerá isso, segundo a lógica humana. É o que eu sinto em dizer-te, mesmo que sejas um mensageiro de Deus.
Gabriel – Zacarias, isso é o mesmo que duvidar. Pois eu, além de uma benção do Senhor, também lhe entregarei uma advertência. Ficará mudo, Zacarias, mudo.
Zacarias – Como mudo. E minha função de sacerdote?
Gabriel – Ora, Zacarias, você não usa só sua língua para o sacerdócio. Você também fala para as pessoas sobre como Deus é tão maravilhoso e tão misericordioso. Mas com uma mente duvidosa, você iria alterar os fatos. E calado você vai ficar bem, em situação de espera, para aperfeiçoar a sua fé.
Zacarias – Mas durante o meu ministério?
Gabriel – Sim, Zacarias, será melhor para você.
Gabriel se despede de Zacarias. Este, já estando mudo, sai de cena após ter orado ajoelhado e através de acenos ao Senhor.
Cena 2
Escritora – Excelente! Para começo de conversa, está muito bom. Começar uma peça desse jeito é a melhor maneira de não escandalizar os irmãos. Mas agora...O que eu farei? Bom, posso acrescentar pantomimas a esta próxima cena. Pantomima significa encenação apenas através de gestos e expressões corporais. E a próxima parte é o encontro de José com Maria, logo após o anjo ter dito que ela teria em seu ventre um filho gerado pelo Espírito Santo. E para ela contar para José, seu marido, deve ter sido um momento difícil. Fazer essa cena com gestos vai ser legal. Um gesto vale mais do que mil palavras!
Cena pantomímica. Não haverá falas. Apenas a chegada de Maria relatando, através de gestos que está grávida, e que o filho foi gerado pelo Espírito Santo. Faz isso apontando para o céu e acariciando sua própria barriga. José não entende. Por isso, Maria repete o gesto várias vezes. Isso entristece José, que fica quieto por uns instantes. Maria se aproxima de José, que se desvencilha dela, não com estupidez, mas com delicadeza. Ao se retirar, Maria fica no canto triste por José não ter entendido. Quando José vai se retirando, Gabriel bloqueia sua passagem, sendo observado com espanto por José. Gabriel explica também com gestos que ele é um mensageiro de Deus e que Maria está grávida do filho gerado pelo Espírito Santo. Aos poucos, José vai aceitando. Após ter entendido, José se aproxima de Maria e, também através de gestos, diz que entendeu e vai cooperar com o que for preciso com sua esposa.
Escritora – Ai...Acho que o público vai entender. Num momento como esse, suponho que as expressões tanto de José como de Maria foram mais importantes. No caso de Zacarias não. Era só gesto mesmo, na real, pois o coitadinho tava mudinho, mudinho! Olha que ideia maneira! Zacarias também, na próxima cena, poderia interpretar uma pantomima ao se aproximar pela primeira vez de Raquel para dizer-lhe o que aconteceu. Humm, que bom, ta nascendo a peça de natal!
Zacarias chega em casa, sem falar uma só palavra, mas tentando, através de acenos, se comunicar com sua esposa.
Isabel – Meu marido! Já está em casa? Terminou o seu ministério? Que bom! Mas por que esse silêncio todo?
Zacarias, através de gestos, explica que não pode falar.
Isabel – Como assim não pode falar. Aconteceu alguma coisa, Zacarias.
Zacarias aponta para o alto e leva a mão à boca.
Isabel – O que houve, meu senhor. Deus lá do alto lhe enviou uma mensagem para que você falasse demais para os outros sacerdotes e, de tanto o senhor falar, você ficou afônico sem poder falar.
Zacarias meneava a cabeça, dizendo que não. Zacarias explicou novamente, através de gestos, que um mensageiro do céu (fez isso ao se apoderar de um alforje, simulando a entrega de uma carta que estava dentro dele, para que sua esposa pudesse entender) disse que sua esposa ficaria grávida.
Isabel – Zacarias, faça esses acenos um pouco mais devagar para que eu compreenda o que o senhor quer dizer (interpretando a mímica de Zacarias) Bolsa...sim o que tem a bolsa. Ah, algo que tem dentro da bolsa e é entregue....Entregue...Entregar! Ah, não é entregar? Então o que será? Mensagem talvez. Ah é mensagem? Semelhante à mensagem? Mensageiro! É mensageiro! O que tem um mensageiro de Deus? Ele disse para o senhor alguma coisa? O que ele disse? Prossiga, meu marido, que eu estou entendendo aos poucos.
Zacarias simula um gesto de embalar bebês.
Isabel – Um bebê. Que lindo! Um bebê!
Zacarias agora acaricia a barriga de Isabel.
Isabel – Eu vou ter um bebê! Que bom! Eu vou ter um bebê! Glórias a Deus. O Senhor me contemplou para destruir meu opróbrio diante dos homens. E o senhor, meu marido? Também, como eu, acreditou no que o mensageiro de Deus lhe disse.
Zacarias meneia negativamente a cabeça e coloca sua mão sobre a boca.
Isabel – Não? E por isso ficou mudo? Não importa, meu marido. Não será isso que vai acabar com a nossa alegria. Nossa família é um exemplo de exortação e promessa de Deus. E Ele vai exercer sua misericórdia para conosco.
Isabel e Zacarias, abraçados, saem de cena.
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Maio 02, 2024, 23:01:07 ]

[Maio 02, 2024, 22:33:10 ]

[Maio 02, 2024, 22:32:40 ]

[Abril 30, 2024, 14:23:56 ]

[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130136
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 733
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 717
Total: 717
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.117 segundos com 28 procedimentos.