Guacira
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« em: Agosto 05, 2010, 22:53:13 » |
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Aqui precisaria trazer uma compreensão sobre essa analogia, pois entendo que o barroco representa fortemente a alma do povo brasileiro, por sua profunda teatralidade 'expressada' com muita ênfase, propriedade e força, entre outros exemplos, na obra do Aleijadinho, que externou esse fenômeno em suas esculturas. É uma obra plena de drama, de metáforas, de musicalidade, constituÃdas por olhares, postura corporal, gestos e movimentos que absorvem e partem da apropriação de elementos da natureza. Nela se encontra retratada, pioneiramente, e reconhecida, a identidade mestiça da alma e do sangue desse povo , evidenciados em seu caráter expressionista. Eu diria que na obra do Aleijadinho está o genoma da composição genética em cujos códigos se podem identificar o sangue indÃgena, nativo do paÃs, acrescido daqueles outros que foram incorporados a posteriori, que são o do negro e do europeu, com marcantes caracterÃsticas humanas e pleno de sensualidade, percebidos nos movimentos das suas esculturas. [...]Com o olhar e as buscas, na tentativa de compor uma identidade própria nesses espaços, encontramos referenciais bastante contemporâneos no hipertexto que se realiza na obra do artista, reconhecido, inclusive, como todo um potencial arquitetônico; eu iria mais longe ousando dizer que essa arquitetura se transmuta numa dimensão também imaterial, quando imagino o que consegue estimular na dimensão da criatividade, moldando essas caracterÃsticas mestiças. [...] Na montagem do seu teatro em pedra-sabão, ainda que em sua imobilidade material, fundado em 1957, na então Freguesia de Nossa Conceição das Congonhas – exemplo de uma história icônica, de que falei anteriormente -, o artista mineiro construiu o que os estudiosos denominam de “arquitexto†(arquitetura e texto), que eu diria também um texto de dimensões imaginárias colossais quanto à s possibilidades, composto de um cenário e uma coreografia (movimentos) que conseguem nos transportar também à gênese da história humana. Ali existe a plenitude de outras linguagens, como a muda e imutável musicalidade, percebida sutilmente pelo movimento das posturas e roupagens, que dão suporte a essa coreografia; nela os 12 Profetas, em sua imponente postura, realizam uma conferência imaginária que me transporta à não menos mágica Távola Redonda, do lendário Rei Artur. [...]Esse caráter barroco da obra teatralizou a arte brasileira em suas caracterÃsticas multirraciais, representando-as com nuances de musicalidade, que tanto têm em comum com o nosso caráter, expressão corporal, criação e imaginário, mas também ciência (cálculos e precisão). A maior marca dessa teatralidade, dessa dramaticidade, lhe é conferida magistralmente numa linguagem visual, através do movimento dançante das roupas enfunadas por um vento quase palpável e não menos imaginário e dramático; pela sugestão da impetuosidade e autoridade anunciadas por esses personagens/divindades, como um portal entre o divino e o humano, livre de qualquer crença especÃfica. A dramaticidade do barroco está muito plena na obra, até pela similaridade com as condições fÃsicas do seu criador, severamente mutilado pela lepra, enfermidade que foi consumindo sua carne e seus movimentos tão lenta e perversamente. Nela também estão registrados a dor e o sentimento de transitoriedade do homem, que o artista tão bem consegue comunicar; da impossibilidade da perfeição e do reconhecimento de que a arte capta um momento fugaz da condição de criar; portanto, do reconhecimento das suas limitações. Talvez até possamos entender certa ‘crueldade’ ou desespero vistos nas deformações das esculturas de pedra-sabão, escolhidas - sugerem alguns - por sua composição com ferro e, portanto, sujeita à oxidação, como uma forma de retratar seu estado fÃsico legado pela inexorável enfermidade, ou ainda pela possibilidade de ter o controle ao roubar-lhes a integridade, a beleza e a vida, como acontece consigo mesmo, sem que possa interferir nesse processo. Pelo menos em sua obra poderia ter, ainda que fugazmente, o controle da sua vulnerabilidade; aqui volto a chamar a atenção para o que já foi mencionado sobre representações e a utilização da arte como possÃvel expansão do ‘eu’. [...] Segundo consta, há uma referência de que os Profetas também representariam os inconfidentes mineiros, tese desconsiderada com acidez por Waldemar de Almeida Barbosa24 em “O Aleijadinho de Vila Rica†(texto da Internet), que diz ser a hipótese “excesso de imaginação ou falta de assuntoâ€. Entretanto, como entendo a criação um terreno sem paternidade e movido por amplas compreensões de mundo e caminhos do imaginário, não a desconsideraria, uma vez que aquela fase se constitui uma vivência histórica plena de muita dramaticidade da nossa história, pois naquele perÃodo Minas Gerais vivia um momento de grande exploração de suas riquezas e reivindicações sociais, atingindo o desfecho que conhecemos.
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