EscritArtes
Maio 21, 2024, 06:53:50 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Herança  (Lida 2101 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« em: Março 18, 2008, 12:48:42 »

Jorge e Jacinto são dois irmãos filhos do falecido Manuel Leite e de sua mulher Conceição.
O mais velho, Jorge, é casado há muito pouco tempo com Sara e ainda não tem descendentes. Já completou os vinte e seis anos e, não tendo grandes habilitações académicas, arranjou há dois anos trabalho numa empresa de segurança. Alto e forte, com um corpo musculado, alguma experiência em artes marciais que praticou durante alguns anos, usa o cabelo muito curto deixando ver bem uma cara redonda e uns olhos castanhos e pequenos, quasi orientais.
O mais novo, Jacinto, é a ovelha negra da família. Tem vinte e quatro anos e nunca completou o nono de escolaridade. Vivendo sem pai desde os dez, rebelde e agressivo, nunca se deixou controlar pela mãe nem ligou nada aos conselhos do mano mais velho. Mais magro do que ele mas com a mesma altura, é elegante e com uma bonita figura.
A mãe Maria da Conceição ficou sem o seu homem há catorze anos. Juntara-se com ele quando nasceu o Jorge, tinha então vinte anos. Os doze que viveu com o Manel, dez anos mais velho do que ela, não foram de muita felicidade. Antes pelo contrário: o temperamento irascível do companheiro e a agressividade sempre presente no seu comportamento infernizaram-lhe a vida. A morte dele por cirrose não a perturbou muito, foi mesmo um alívio. Tem agora quarenta e seis mas parece ter mais. Vive só, embora mantenha há vários anos uma relação com um sujeito casado que a trata bem. Também o filho mais velho é amigo dela. Mas o Jacinto, vivendo uma vida irregular há muito tempo, raramente aparece em casa. Não sabe onde vive, nem com quem, nem o que faz. Já esteve preso por assalto mas apanhou pouco tempo porque fora a primeira vez e não estava armado. Mas é ele que, depois de falecido o Manuel Leite, a tem feito velha.
- O teu irmão sai ao pai e ao avô – costumava dizer ao Jorge – mas tu tiraste ao meu lado, felizmente.
De tempos a tempos o mais novo aparecia em casa da velha, como ele dizia.
Bons carros, bem vestido, ostentando uma riqueza cuja proveniência ela não conhecia mas suspeitava que não seria de comportamentos dentro da lei.
- Jacinto! – disse-lhe durante a última dessas visitas relâmpago – Onde é que tu arranjas o dinheiro para viveres assim? Tem cuidado com quem andas e com o que fazes. Ainda um dia fazes alguma ao estilo do teu avô e arruínas totalmente a tua vida.
- Não te preocupes, velha! Sei bem como tomar conta de mim.
- Mas não me dizes onde vives nem contas nada de ti. Isso mortifica-me, meu filho! – chorava a mulher.
- Não vale a pena chorar porque a minha vida é comigo! Tem o meu irmão para companhia e...
- Não tenho nada! O teu irmão casou e foi viver com os sogros que tem uma casa maior.
- Casou? Com quem?
- Com a Sara! Acho que não conheces.
- Pelo nome, não! – confirmou o Jacinto Leite.
Mas desta vez mostrou-se mais curioso:
- E tem filhos? Onde moram?
- Casou há três meses, ainda não tem filhos e mora aqui perto; por isso vem visitar-me muitas vezes.
- Tem a morada dele? – perguntou o jovem – Ou melhor: escreva aqui o número do telemóvel dele que eu ligo-lhe. Quero vê-lo e conhecer a mulher.
A Conceição assim fez.
- Olha, velha! Pega lá estas notas para te ajudar que eu vou-me embora.
E passados poucos minutos ela estava de novo só.
No dia seguinte recebeu a visita do Jorge.
A começaram logo a falar sobre a visita do Jacinto, na véspera.
- Oh mãe! Eu não lhe quero dar ainda mais preocupações sobre o meu irmão, mas estou convencido que ele leva uma vida de delinquência. Oxalá não acabe por morrer na prisão como o avô António.
- Eu sei, meu filho! Rezo todas as noites para que Nosso Senhor o leve para bons caminhos...mas porque haveria o Senhor de atender os meus pedidos?
- Nunca se sabe! – animou-a, desta vez, o primogénito.
- Oxalá, meu filho!
 
Não tinham passado ainda dois meses quando foram chamados pela Polícia Judiciária para depor.
As piores previsões tinham-se confirmado. O Jacinto não só estava preso como era acusado de vários crimes entre eles os de assalto à mão armada e homicídio.
Fora o mais novo dos irmãos Leite um dos autores do assalto a uma ourivesaria que tinha sido muito noticiado na TV, na rádio e nos jornais. O proprietário do estabelecimento, um sexagenário, fora alvejado com dois tiros na cabeça ao tentar accionar um alarme. Depois, os dois comparsas que estavam com ele no fatídico momento acusaram o Leite, também conhecido como “Mau-mauâ€, da autoria dos disparos à queima-roupa.
O processo decorreu com bastante rapidez e o filho da Conceição foi condenado a vinte cinco anos de cárcere.
De vez em quando lá íam todos fazer uma visita ao prisioneiro: a mãe, o irmão, a cunhada e o filho destes que entretanto nascera.
Pelo que o Jorge pôde ir sabendo, parece que o encarcerado tinha rapidamente adquirido um certo estatuto no meio dos seus parceiros de clausura.
Durante uma dessas visitas, a Maria da Conceição perguntou-lhe:
- É verdade que os outros reclusos te tem muito respeito?
- Pois é! E sabe porquê? Porque eu tenho personalidade!
Mas disse mais:
- E porque um velho que aqui está me disse que conheceu o avô António que morreu na prisão como todos sabemos, mas o que não sabíamos era que estava a cumprir pena também por homicídio. Também ele era um líder.
Afinal, quem sai aos seus não degenera!
Fez uma pausa e, olhando para a mãe, perguntou:
- Mas eu acho que tu sabias e nunca nos disseste nada, não é verdade, velha?
A mãe baixou os olhos.
- Vá lá! Responde! – alteou a voz, o filho.
Ela levantou a cabeça e, abanando-a afirmativamente, começou a chorar e disse:
- É verdade, é!
- Era um homem com personalidade, o meu avô! É também por causa dele que me respeitam aqui dentro.

(escrito em 8 de Maio de 2007)
« Última modificação: Março 18, 2008, 15:05:18 por Antonio » Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Março 18, 2008, 14:59:06 »

Que se dane a personalidade quando para isto dá!
Mesmo assim, um belo conto!
Um abraço
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Março 19, 2008, 10:30:30 »

Obrigado, Goreti!
Beijo
Registado
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #3 em: Março 21, 2008, 11:27:17 »

Todos temos o nosso micro-cosmos. Atenção, não confundir com o micro ondas...

Abraço
Registado

Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #4 em: Março 27, 2008, 18:51:41 »

Alguns micro-cosmos são bastante bizarros!

Abraço
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Maio 14, 2024, 23:04:00 ]

[Maio 11, 2024, 14:20:30 ]

[Maio 02, 2024, 23:01:07 ]

[Maio 02, 2024, 22:33:10 ]

[Maio 02, 2024, 22:32:40 ]

[Abril 30, 2024, 14:23:56 ]

[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130138
Total de Tópicos: 26762
Online hoje: 777
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 722
Total: 722
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.129 segundos com 32 procedimentos.