EscritArtes
Maio 10, 2024, 14:03:46 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: 1 2 [Todas]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: TERESÓPOLIS  (Lida 6896 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« em: Abril 27, 2010, 22:13:57 »

 
TERESÓPOLIS

   Há muito tinha vontade de conhecer o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O professor de Ciências sempre falava do lugar em suas aulas inesquecíveis. Fazia, inclusive, excursões para o local. Nunca me permitiam participar. Em casa tinham mania de achar tudo perigoso. Se fôssemos para a cidade, seríamos pisoteados. Por conta dessa ideia fixa da multidão atropeladora, não pude assistir à ópera Aída, de Verti, na Quinta da Boa Vista na década de 1980. Algo difícil de se perdoar, pois a montagem incluía a entrada de um barco em cena num canal de verdade nos jardins do parque. Um amigo meu assistiu e me contou tudo anos mais tarde. Esse não foi o único passeio que me impediram de participar. Não poderíamos ir a nenhuma floresta porque iríamos nos perder e morreríamos com fome e sede. Durante anos o professor organizava saídas para os parques nacionais fluminenses. Quando resolveram nos deixar ir, não quis viajar porque prometera comparecer ao possível último aniversário da minha tia mais velha. Graças a Deus ela vive até hoje. Perdi a oportunidade à-toa.
   Os anos passam e vamos conhecendo outros lugares. Outras pessoas. Meus pais já não nos vêem mais sendo pisoteados. Já podia sair sozinho aos dezoito anos com uma irmã de quinze e um irmão de treze para assistir ao Balé Bolshoi e ao Berioska quando em excursão pelo Brasil na mesma Quinta da Boa Vista próximo do mesmo lago navegado pelos barcos egípcios de Aída. Talvez fôssemos hebreus fugindo através do Mar Vermelho. Não. Vermelho só o da antiga União Soviética. Ficávamos absortos diante de cada movimento dos bailarinos em cena. Outra saída que fiz com minha irmã foi para comemorar os duzentos anos da Revolução Francesa no Aterro do Flamengo. Jorge Daum dançou ao som do Bolero de Ravel em coreografia de Maurice Bejar num palco montado no Parque. Era um pedaço da França no Brasil. Qualquer dia desses contarei o episódio.
Essas divagações são somente para mostrar quanto os pais podem ser ilógicos (e os filhos idem). Os escritores também. Já há dois parágrafos que não paro de escrever e nada de chegar a Teresópolis.  Daqui a pouco você entenderá melhor. Vamos entrar no ônibus. Eu te explico durante a viagem.
   Meus amigos professores da escola onde leciono organizaram um passeio ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos com entrada pela sede de Teresópolis. Eu não poderia ficar de fora. Ainda mais com alunos meus participando. Não tinha ideia de como é bonito o parque. Fizemos uma trilha leve de uma hora e meia. Víamos da mata o Dedo de Deus. Subimos até chegarmos a um mirante incrustado no meio da floresta. De lá observamos, entre nuvens transpassadas, outros picos na cadeia montanhosa. A visão era de tirar o fôlego e fazia valer cada passo dado. Os alunos estavam radiantes. As câmeras digitais não paravam (inclusive a minha). Naquele momento não éramos mais professores e alunos, mas um grupo de amigos. Senti-me como um deles. Às vezes faço isso. Paro de olhar para mim e me junto aos meus adolescentes. Enquanto não me vejo e o clima está calmo, parecemos da mesma idade (Isso na minha cabeça, claro!). Ao primeiro som de “Professor, posso tirar uma foto com o senhor?†caio na realidade. Sou um quase quarentão metido a garoto. O pior é quando vejo a fotografia e constato o quanto estou distante deles. Pareço enorme diante das suas silhuetas esguias mesmo sendo magro. A compleição física é diferente. A postura corporal nas poses é diferente. Não tenho a mesma idade deles. Mas tenho uma coisa maravilhosa. A capacidade de me adaptar aos mais jovens e aos mais velhos. Nisso somos praticamente iguais. Outra coisa que nos aproxima são o apreço pela natureza e a alegria de viver. Humor para mim é fundamental. Quando estou em companhia de gente cheia de energia, parece que absorvo um pouco de vitalidade para mim. Sinto o mesmo em relação aos meus colegas de trabalho. Somos tratados de forma muito carinhosa por nossos alunos. Saí de novo do foco Vamos voltar pro parque.
Já descemos a trilha. Encontramos com o outro grupo que resolveu fazer uma trilha menos cansativa. Descemos pela estrada asfaltada até o lago. A água estava geladíssima. Uma parte dos alunos tomou banho assim mesmo. Entrei mais senti as pernas congelarem. Sai rapidinho e fui conversar com os colegas. Um deles havia levado bolo de maracujá (receita da sua esposa). Andamos um bocado ao redor da água vendo nossos pupilos contentes. Naquele dia ganhamos mais alguns anos de vida. Estavam tão felizes e leves. O ar facilitava a respiração. O verde incrível. Os olhos descansavam. O cheiro da erva fresca entrava por nós como perfume inebriante.  Estaria entorpecido? Sinceramente não sei. Vi a mim há mais de vinte anos atrás saindo do colégio com meu professor e meus colegas. Na realidade, saí do colégio com meus colegas. E onde estava meu professor? Eu deveria perguntar onde estavam meus professores. Porque estavam todos lá. Eram mais de quarenta. Com suas espinhas e tênis coloridos cada um deles me ensinava a ser mais generoso como generosa é a natureza. Ensinavam-me a ser ousado como ousado é o vento que desgrenha os cabelos e levanta saias. Aprendi com eles a rir mais. Aprendi a chorar sem vergonha quando emocionado. Aprendi a não ser tão severo diante da vida e dos obstáculos. Somos lindos a despeito de nossos traços. Somos fortes independentemente do volume dos músculos e ricos mesmo com poucas moedas na carteira. Eles me contagiaram e por isso escrevi em 2010 reparando a falta dos anos oitenta. Finalmente havia entrado no parque! Diverti-me a valer. Descemos e comemos numa lanchonete com os sabores da Serra. Queijos e doces que não costumamos ver em nossa cidade são regalos! Descemos mais e mais. Chegamos a nossa origem. Assisti a uma reunião no ateliê. Confesso que nunca senti meu corpo tão solto numa cadeira. Quase levitei. O garoto de outrora recupera o tempo perdido. Na mesa não há madalenas. A toalha é verde. O suco de um amarelo dourado. Ouvi a tudo numa paz azul. Toda tensão sumira em brancas nuvens na serra.
Ficheiros Anexos Miniatura(s):
« Última modificação: Maio 21, 2010, 14:04:14 por Oswaldo Eurico Rodrigues » Registado

Oswaldo Eurico Rodrigues


Escrevo também nos sites Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br)
helenacosta
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2257
Convidados: 0



« Responder #1 em: Abril 27, 2010, 22:58:29 »

 Oswaldo,

 Ao ler seu texto, vivi cada momento deste magnífico passeio.Senti-me completamente integrada no grupo.
 Já estive em Teresópolis e adorei. Pena não ter conhecido essa bela paisagem.

 Beijo

 Helena
Registado
CAMPISTA CABRAL
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1705
Convidados: 0


Escritor, poeta, documentarista e roteirista.


« Responder #2 em: Abril 29, 2010, 23:42:56 »

Olá Oswaldo!

Que belo passeio hein? Realmente foi um dia insquecível!! Precisamos agora é marcarmos de vez a ida para Petrópolis!

Um grande abraço!
Registado

CANAL NO YOUTUBE
https://www.youtube.com/channel/UCJ5TRvaPtHNN5sxar_GuuCg

TEXTOS DO AUTOR NOS SITES:

http://cronicascariocas.com/colunista/campista-cabral/

https://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=62723

Proibida a reprodução total ou parcial dos textos sem a prévia autori
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #3 em: Maio 03, 2010, 19:36:11 »

Oi, Helena!

Que bom que você conhece essa terra belíssima onde mora o Cabral e por onde passo para visitar minha família. Lá é tudo muito bonito e significativo para mim desde a infância.

Beijos da Serra para você.

Oi, Cabral!

Realmente foi uma das melhores saídas que fizemos com nossos alunos. Tomara que o sucesso se repita em Petrópolis. Estou aguardando para poder criar outra crônica.

Abração...
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #4 em: Maio 05, 2010, 17:32:53 »

Se vossos passeios dão origem a tão belas crónicas, passeiem muito, muito mesmo!
Abraço
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #5 em: Maio 05, 2010, 18:01:46 »

Estamos passeando mesmo.
Beijos...
Registado
Manuela Matos
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 378
Convidados: 0


Escrever, é uma terapia...


« Responder #6 em: Julho 11, 2010, 20:01:14 »

Olá Oswaldo!

Acabei de fazer esta "viagem maravilhosa" por TERESÓPOLIS e acredite, que pena, já ter chegado ao fim...
Dizem que seu país tem paisagens lindíssimas que eu certamente nunca irei conhecer. mas com o seu entusiasmo consegui vizualizar tudo ao pormenor.
Bjs. Nela
Registado

No silêncio das palavras,
Quero deixar uma mensagem de esperança...

Manuela Matos
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #7 em: Julho 11, 2010, 20:35:18 »

Manuela, tenho de te corrigir. O país não é só meu. É seu também assim como Portugal é nosso. Somos uma só nação separada por uma porção d'água chamada Oceano Atlântico.
Teresópolis é apenas um grãozinho de areia se comparado ao país todo, que ainda não conheço. Já estive em treze das vinte e sete Unidades da Federação (e ainda falta muito para dizer "Conheço tudo").
Nunca diga nunca. Faça planos de vir ao Brasil. Você não vai se arrepender. Eu também sei que não me arrependerei quando estiver no meu querido Portugal dos meus antepassados.

Beijo grande (aproveite para descobrir outras cidades brasileiras no Escritartes. Entre elas, Paraty, um espetáculo, uma microveneza dos trópicos).

Beijos...

Abaixo fotos de Paraty (Sul do Rio de Janeiro, vizinha ao Estado de São Paulo)
Ficheiros Anexos Miniatura(s):
« Última modificação: Julho 11, 2010, 20:56:52 por Oswaldo Eurico Rodrigues » Registado
marcopintoc
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 524
Convidados: 0



WWW
« Responder #8 em: Julho 11, 2010, 22:06:40 »

Bom texto que , como uma boa crónica o deve ser , partilha a experiência e a perceção do autor.
Abraço
Registado

Marco Pinto Correia

Blog Pessoal : http://avenidadocaos.wordpress.com
Twitter: http://twitter.com/marcopintoc
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #9 em: Julho 11, 2010, 22:41:20 »

Muito honrado fico com seu comentário, Marcopintoc.

Abraço para você também.
Registado
Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« Responder #10 em: Julho 21, 2010, 00:14:13 »

Muito boa, mesmo!  Já fui a muitos lugares lindos da Serra, mas não a Teresópolis...
Entretanto, fui um pouco hoje por suas mãos.
Parabens!
Beijo, Guacira.
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #11 em: Julho 21, 2010, 00:35:32 »

Aproveite sua estada no Rio e suba até Teresópolis. É pertinho. Tome um ônibus ou alugue um carro e vá até lá. São pouco mais de 1h30min. Vale a pena (ainda mais que sua alma não é pequena [rsrs])

Experimente e depois me conte.

Beijos...
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #12 em: Agosto 15, 2010, 11:22:52 »

Vim espreitar as novas fotos! Deliciosas!
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #13 em: Agosto 16, 2010, 00:46:39 »

Goreti, que bom saber que gostou das fotos. Paraty é muito linda. Foi construída por portugueses no século XVII. Já fui inúmeras vezes, mas parece que sempre é a primeira vez.

Abraço
Registado
valeriasoares
Novo por cá
*
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 47
Convidados: 0



« Responder #14 em: Agosto 21, 2010, 13:34:33 »

Nasci em Teresópolis. Cresci em Teresópolis. Moro em Teresópolis!
Passei dias maravilhosos na infância fazendo piqueniques no Parque Nacional. Até hoje visito o Parque. Agora gosto mais dele no inverno, quando o número de visitantes é menor e a claridade do céu permite uma visão sem par.
Muito bom ler o seu texto. Fiquei orgulhosa!
Abraços.
Registado

Valeria Soares

Proibida a reprodução total ou parcial dos textos sem a prévia autorização do autor.
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #15 em: Agosto 22, 2010, 01:51:35 »

Que bom ter proporcionado uma leitura agradável, Valéria. Fico feliz!

Abraços...

Oswaldo
Registado
Páginas: 1 2 [Todas]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Maio 02, 2024, 23:01:07 ]

[Maio 02, 2024, 22:33:10 ]

[Maio 02, 2024, 22:32:40 ]

[Abril 30, 2024, 14:23:56 ]

[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130136
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 679
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 441
Total: 441
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.152 segundos com 28 procedimentos.