EscritArtes
Maio 14, 2024, 15:48:19 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Professor dum nome um tanto quanto estranho para mim.  (Lida 6589 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« em: Agosto 13, 2012, 20:56:43 »

Professor dum nome um tanto quanto estranho para mim.

   Estava no salão nobre de uma instituição de renome no cenário educacional brasileiro. A cidade era o Rio de Janeiro. Entrei acanhado no suntuoso espaço da tradicional escola. Alguém anunciou com voz empostada a apresentação do professor dum nome um tanto quanto estranho para mim. Pensei ter entendido alguma coisa engraçada, o que não era compatível nem com a ocasião e nem com a instituição. Dentro de alguns instantes, anunciaram novamente a apresentação do professor dum nome um tanto quanto estranho.
   Eu tinha a sensação de que aquele lugar não era o meu. Toda a nomenclatura era diferenciada. A formalidade e a burocracia eram sem igual. Sentia-me completamente desconfortável naquele ambiente de trabalho onde se respirava história e tradição, mas sentia-se o fétido do preconceito e do conservadorismo.
   Dia de reunião na sede da corte (Era assim que me sentia: saindo da província em direção à corte, onde eu, plebeu, iria entrar em contato com a nobreza) era um tormento. Como me vestir? O que falar? A tensão era total.
   Deus meu, que título é esse que vão conceder a um professor? Tentei revirar meus arquivos mentais em busca de respostas, mas não as encontrei. Havia professor titular, professor substituto, catedrático, professor contratado (meu caso), especialista, mestre, doutor etc... Mas professor dum nome um tanto quanto estranho para mim não conhecia. Estava constatado. Sou ignorante mesmo. Mereço ser menosprezado. Não sei nem mesmo o que vem a ser professor dum nome um tanto quanto estranho para mim! Preciso recolher-me a minha insignificância. Apanhei um livro na pasta e fiquei lendo (ou pelo menos tentando fazer isso) para disfarçar meu nervosismo. A leitura nos faz muitas vezes invisível para as gentes. Até mesmo para aquelas dadas ao excelente exercício da leitura.
   Graças a Deus, ninguém comentou nada sobre a coroação do professor dum nome um tanto quanto estranho para mim. Repassaram o som. Verificaram também outros detalhes técnicos. Solicitaram a nossa atenção. Quem será condecorado professor dum nome um tanto quanto estranho para mim? Eu não poderia ser. E se fosse? Como seria meu discurso? Meu sotaque seria incômodo à aristocracia? Não conseguiria falar. Não saberia falar. Sou bárbaro. Não falo grego nem latim.
   Começa o evento de fato. Vejo uma tela e equipamento de projeção. Entra um professor com aparência nada estranha para mim. Não sei seu nome. Saberia naquele momento e nunca mais esqueceria. Agora com vocês a apresentação do professor... Não posso dizer seu nome porque vivo num mundo onde a indústria do processo judicial é crescente. Não revelarei seu nome. Posso dizer que esse professor apresentou um trabalho linguístico interessantíssimo que desenvolveu com seus alunos e eu entendi que seu nome fora estranho para mim naquele momento, mas agora, embora oculto nesta crônica, já não me soa mal.
Registado

Oswaldo Eurico Rodrigues


Escrevo também nos sites Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br)
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Agosto 13, 2012, 21:09:11 »

As pessoas ainda saberão o que é um professor? Podemos começar por aí...
O que me não soou nada mal foi o seu texto. Pelo contrário!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
carlossoares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2782
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Agosto 13, 2012, 22:03:05 »


Parabéns Oswaldo, por este texto muito interessante, sob vários pontos de vista.
Registado

Carlos Ricardo Soares
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #3 em: Agosto 13, 2012, 22:31:48 »

Obrigado Goreti e Carlos pela apreciação do meu texto.

Abraço a ambos.
Registado
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1270
Convidados: 0


outono


« Responder #4 em: Agosto 14, 2012, 19:58:18 »

Professor com nome estranho ou não, não deixa de ser professor, como este texto não deixa de ser um saborosr texto, com este ou outro título.
Abraço
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #5 em: Agosto 15, 2012, 00:31:28 »

Obrigado, Nação Valente, pelo comentário.

Grande abraço, amigo.
Registado
Alice Santos
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1142
Convidados: 0


De mãos dadas pela poesia.


« Responder #6 em: Agosto 15, 2012, 22:38:57 »

A verdade é que há professores que nos marcam; quer pela positiva quer pela negativa.
E um professor que escreve textos como este, só pode deixar boas marcas nos seus alunos.
Parabéns senhor professor Oswaldo. Belo texto.
Um beijo
Alice
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #7 em: Agosto 16, 2012, 19:37:46 »

Oi, amiga Alice! Suas palavras me animam mais e mais a escrever e a lecionar.
Amigos assim gentis e atenciosos como você são um presente de Deus.

Beijo

Oswaldo
Registado
Nanda
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 913
Convidados: 0



« Responder #8 em: Agosto 17, 2012, 17:13:28 »

Oswaldo,
Num crescendo empolgante, o suspense é uma arte só para quem sabe.
Mas lá que eu gostaria de saber o título atribuído ao tal professor...
Bj
Nanda
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #9 em: Agosto 20, 2012, 02:02:37 »

Oi, Nanda...

Quanta saudade!

Que bom ler seu comentário. Quando for a Portugal, digo pessoalmente a ti e aos outros amigos do Escritartes o nome do professor. [rsrs]

Bj pra ti...
Registado
Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« Responder #10 em: Agosto 20, 2012, 10:44:30 »


Querido Professor Oswaldo,

para mim é uma honra ser uma simples professora, como deve ser para você...mas cá pra nós, como é mesmo o nome dele? rss  Eu conheço alguns....rsss

Belo texto, beijo.

Guacira.
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #11 em: Abril 17, 2013, 22:10:28 »

Guacira,

Depois de pensar muito, resolvi dizer o nome dele. Acho que não vai se importar se ler a crônica. Ele foi batizado com o nome de Arquimimo. Eu entendi da primeira vez "Ai, que mimo!" Rsrs.

Grande abraço...

Oswaldo
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #12 em: Abril 19, 2013, 19:57:43 »

Ai que mimo!!!! rsrsrs
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #13 em: Abril 23, 2013, 03:06:21 »

 Rsrs...
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Maio 11, 2024, 14:20:30 ]

[Maio 02, 2024, 23:01:07 ]

[Maio 02, 2024, 22:33:10 ]

[Maio 02, 2024, 22:32:40 ]

[Abril 30, 2024, 14:23:56 ]

[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130137
Total de Tópicos: 26761
Online hoje: 714
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 656
Total: 656
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.091 segundos com 28 procedimentos.