EscritArtes
Maio 05, 2024, 08:28:45 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O olhar...de Capitu a Mona Lisa(I) (guacira maciel)  (Lida 3573 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« em: Janeiro 03, 2010, 18:34:17 »

Há poucos dias estive pensando na capacidade de sedução contida no olhar das pessoas, não apenas o da mulher, claro! a sedução que um olhar pode suscitar é muito subjetiva e se constitui uma ‘arma’ poderosa, inclusive, pela possibilidade de ser essa sedução desencadeada pelas emoções de quem observa um olhar e não, necessariamente, pelas emoções do dono do olhar em questão. Daí comecei a pensar em Capitu, por ser um ícone que tão bem representa a questão, e por várias vezes tentei escrever sobre o assunto, embora um pouco indecisa por ser ela a mulher mais famosa da obra de Machado de Assis e a mais polêmica da Literatura Brasileira; assim, tantas outras vezes desisti.
Nessa divagação pensei em outras mulheres sedutoras, e me veio fortemente à cabeça a Mona Lisa... as duas me causam admiração e me intrigam, embora a enigmática Mona Lisa não tenha inspirado discussão em todo o mundo através dos tempos por causa do olhar, mas em mim, sim.
Em relação à Capitu, mesmo sendo um assunto muito rico, e oferecer inúmeros caminhos de interpretação, por já ter sido muito discutido poderia parecer que já nada se teria a dizer sobre ele. Entretanto, estou aqui; ele me instiga, me atrai, me seduz mesmo. Talvez, porque minha filha esteja fazendo uma pesquisa para sua monografia sobre os processos de divórcio na República Velha, situados num determinado período na cidade de Salvador, tendo a mulher como foco principal. Assim, como conversamos muito sobre o assunto, voltei a me interessar sobre determinados aspectos acerca da trajetória das mulheres na sociedade brasileira (a Gioconda é uma divagação), embora restringindo um pouco para o foco que me interessa aqui.
O meu objetivo, como sempre, é a mania da análise e não o de provar nada; nem a inocência nem a culpa de Capitu, embora este tenha sido, talvez, o mais forte elemento a desencadear toda essa polêmica, mesmo que o cerne da questão na obra devesse ter sido o ciúme - alguns autores, homens, juram de pés juntos que ela traiu o marido; sentença do ponto de vista masculino - por ter sido um marco na mudança de comportamento da mulher, que passa daquele ser que quase sempre não tinha oportunidade nem direito de escolha, para uma mulher mais independente e consciente. Até porque, como se refere Wilson Martins, esta é uma obra de ficção que já foi escrita, não sendo possível voltar atrás, restando a todos apenas esse bate-boca: traiu, não traiu... ainda que ele mesmo afirme ter havido traição e ainda que o próprio Bentinho não consiga convencer disso  a  todos que leram Dom Casmurro, já que nem ele mesmo teve essa certeza.
 Embora tudo o que pretenda dizer aqui possa parecer conter uma pitada de “nonsenseâ€, procurarei ser o mais razoável e específica possível, porque o meu objetivo é uma discussão muito maior e mais grave: a sensualidade feminina como um pressuposto para a culpa, a traição, o pecado, a sedução intencional, com um determinismo desrespeitoso, imperioso e injusto.  Primeiro, é preciso que se reflita acerca do fato de que essa questão é sempre analisada sob o ponto de vista masculino; é o olhar dos homens postos sobre as atitudes e o estar feminino no mundo em todos os tempos, ou seja, o universo dela, tão pleno de subjetividades, mitos, dores e desejos absolutamente pertinentes à sua condição e gênero, numa tentativa de imputar-lhe uma culpa genética, que, absolutamente, lhe cabe como premissa.
Estou consciente de que não estou trazendo à reflexão nenhuma novidade, mas também não estou criando demanda em cima do nada. Temos uma  predisposição e uma experiência recorrentes de que qualquer acontecimento, tanto no mundo real como na representação, seja de estupro, de traição masculina, ou qualquer outra atitude, ou crime, ou ato considerado menos digno, menos ortodoxo em que a mulher esteja envolvida, principalmente se é uma mulher bela e/ou sedutora, a culpa é, invariavelmente, dela; o mito da Eva maliciosa que tenta e induz o ingênuo e inocente Adão ao erro, ao crime, ao pecado, ou seja lá o que for...
Mary Del Priore, em sua obra “História do Amor no Brasilâ€, analisa
referências como esta: “Sendo a mulher um agente de satã, toda a sexualidade feminina podia prestar-se à feitiçaria. Seu corpo, ungido pelo mal, tornava-se o território de intenções malignasâ€. Esse trabalho me trouxe interessantes subsídios para a questão que se analisa aqui.
Aliado ao que já foi dito, no caso de Capitu sabemos que não lhe foi permitido uma única oportunidade de falar; Bentinho foi o único que pode dizer sua verdade, ou o que achava que o fosse, em sua visão distorcida pelo ciúme doentio que sentia; só não sei se da esposa ou do amigo. Quem nos poderia dizer se, pelo fato da criação que teve (predestinado, que estava, a ir para o convento por causa de uma promessa da mãe), a época e os tabus quanto a outras opções sexuais, ele não teria criado esse suposto adultério da esposa para encobrir a atração que sentia por Escobar? Em alguns momentos ele se permite colocações que encaminham à interpretações nesse sentido (Aliás, Millor Fernandes já expressou suspeita neste sentido). Neste caso, a "dissimulada" Capitu com seus “olhos de ressaca†era o álibi perfeito para esconder sentimentos culposos perante si mesmo. E mais, sabe-se que quando escreveu a obra, Bentinho já estava avançado em anos, solitário, arredio, tendo a prerrogativa de colocar todos os episódios da vida dos dois à sua maneira intrigante; nada lhe escapa para indispor o leitor com sua mulher. Desde que tomou a decisão, ele sempre mostra, insistentemente, uma Capitu maldosa, dissimulada, e vem minando a mente do leitor até chegar à condenação. E mais, a forma repetitiva como fala da “personalidade dissimulada†dela é obviamente intencional; esta se me afigura uma técnica similar à utilizada na neurociência, em que se consegue mudar padrões mentais através da repetição para o novo foco que se quer considerar.
   Será que Capitu realmente é um personagem ambíguo, ou a genialidade de Machado nos encaminha, pelas mãos de Bentinho (o próprio caminho) para uma interessante análise da personalidade arquetípica masculina? Uma oportunidade de percebermos nesses comportamentos masculinos, em relação à mulher, um misto de insegurança, recalque, (machismo), sexualidade mal resolvida, ciúme paranóico, medo, etc.  Ã‰...cá pra nós, Bentinho tinha um pouco de medo daquela mulher que ele nunca se dispôs a conhecer; então... ela poderia ser mesmo um enigma para ele também, ou a representação (e rejeição) do seu próprio e desconhecido lado feminino.
Será que fomos ‘usados’ sem ao nos apercebermos disto? (pelo menos enquanto não se estabeleceu esse clima de polêmica, uma vez que até oito anos após a publicação da obra nada foi contestado em relação à traição). Reforçando aquela questão da culpa feminina no imaginário das pessoas - incluindo-se o da própria mulher, uma vez que elas acusam umas às outras - percebe-se uma espécie de culpa implícita que eu chamaria de culpa/gênese, ancestre e que, usando o mesmo vocábulo para ampliar a análise, perverte, distorce e corrompe o estar feminino em sua beleza, sutileza, suavidade, próprios da sua natureza.
« Última modificação: Agosto 09, 2010, 03:15:25 por Guacira » Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Janeiro 08, 2010, 15:45:57 »

Um olhar perspicaz!
Beijo
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« Responder #2 em: Agosto 07, 2010, 19:01:59 »

Oi, Goreti...
Os mistérios me instigam...rsss
Beijo.
Guacira.
Registado
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #3 em: Setembro 05, 2010, 21:02:26 »

Tenho muita pena de -ainda- não ter lido o livro mas sim, parece-me um olhar penetrante sobre a personagem .
Prosa didáctica mas de muita qualidade.
seu -amigo-
Geraldes de Carvalho
Registado

Geraldes de Carvalho
http://gdecseeufossfosse-gdec.blogspot.pt
          -este é meu blog-
Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« Responder #4 em: Setembro 05, 2010, 22:31:06 »

Meu - amigo - Geraldes,
boa noite.

Agradeço a sua avaliação; e, realmente, os textos que mais me instigam a escrever são os teóricopoeticos, que implicam em muita pesquisa (sou curiosa e tenho um olhar muito amplo sobre as questões da vida), buscando estabelecer elos, analogias, entre passado e presente, ciência e arte, realidades, universos, etc...

Quanto ao meu livro, já está disponível no site que indiquei. Se precisar de ajuda conta comigo.
Beijo,
Guacira.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Maio 02, 2024, 23:01:07 ]

[Maio 02, 2024, 22:33:10 ]

[Maio 02, 2024, 22:32:40 ]

[Abril 30, 2024, 14:23:56 ]

[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130136
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 733
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 674
Total: 674
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.128 segundos com 28 procedimentos.