EscritArtes
Maio 04, 2024, 06:52:49 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: 1 2 [Todas]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Guerra de civilizações  (Lida 8607 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« em: Dezembro 02, 2007, 23:00:52 »

Este texto foi escrito em 7 de Agosto de 2006, aquando do inicio da invação do Líbano pelas tropas israelitas.
Nele expresso o que pensava (e continuo a pensar) sobre a guerra entre Israel e o Hezbollah em particular e sobre a questão Ocidente/Fundamentalismo árabe, em geral.


Dum lado está a civilização judaico-cristã que é a nossa e dos nossos antepassados e, espero, seja a dos nossos descendentes. Pode ter muitos defeitos mas não é, seguramente, a mais primitiva, retrógrada ou malévola de todas.
Do outro uma civilização árabe, fundamentalista, em que o poder religioso se sobrepõe a tudo e todos e em que uns quantos "iluminados" não passam de ferozes ditadores em nome de Alá. Mas não os confundo com os muçulmanos moderados, devo acentuar.
Enquanto a maior parte do mundo ocidental anda a discutir como combater o terrorismo implacável da Al Qaeda, do Hamas ou do Hezbollah, Israel está a fazer o trabalho sujo mas necessário, que nós, os ocidentais, cobardemente não temos a coragem ou a conveniência de assumir e quando os americanos estão agrilhoados a essa decisão imbecil que foi a de invadir o Iraque, que sendo governado por um sanguinário déspota, estava longe de ser uma real ameaça para o Ocidente.
Apoio totalmente Israel neste conflito contra uma seita terrorista, armada até aos dentes por estados muçulmanos extremistas, de que o Irão é o expoente máximo, actualmente.
Não sou judeu nem tenho nenhuma particular simpatia por eles.
Também não são cristão.
Pura e simplesmente não sou crente.
Mas apoio porque, para o bem ou para o mal, eu estou umbilicalmente ligado à civilização ocidental e não tenho nada a ver com o islamismo radical.
Esta diferenciação civilizacional é a verdadeira essência do conflito que, aliás, está latente em várias partes do mundo e também já eclodiu e persiste no Afeganistão. Mesma na Europa já há fortes sinais desse confronto, nomeadamente na França.
Podem falar-me que por trás dele está o negócio da venda de armas ou o do petróleo ou qualquer outro. Claro que esses interesses económicos são importantes, mas não são a essência do problema.
Também me podem dizer que morrem demasiados inocentes. Pois morrem! Mas será que a vida de uma criança de treze anos vale mais do que a de um soldado de dezoito?
Sempre houve e haverá guerras. É bom que as haja? Obviamente que seria muito melhor que as não houvesse. Mas em certos assuntos temos de ser realistas sob pena de os nossos inimigos nos engolirem enquanto fazemos uma imponente manifestação pela paz no mundo.
Também não me interessa saber se o estado de Israel devia ou não ter sido criado na Palestina. São coisas do passado que não vou agora discutir. Ele existe!
Estaremos perante uma guerra religiosa? Alguns assim pensarão e actuarão em conformidade. Eu acho que é mais uma das questões acessórias, se bem que não seja de descurar.
Termino dizendo que quando há uma guerra que nos toca, mesmo que não directamente, não deve haver ambiguidades: ou se está dum lado ou do outro.
E eu sei, e sempre soube, qual é o meu!
Registado
mimi
Visitante
« Responder #1 em: Dezembro 03, 2007, 14:02:29 »

É amigo as coisas são complicadas de dizer !
Registado
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Dezembro 03, 2007, 14:16:26 »

Não sei se és brasileira ou libanesa.
Mas isso não muda nada o que eu penso sobre o assunto que é geral e não particular.
Beijo
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #3 em: Dezembro 03, 2007, 14:22:51 »

As guerras são sempre necessárias para quem tem interesses económicos nelas. Não servem para coisa alguma a não ser despejar as fábricas de munições que mantêm algumas economias... As religiões sempre alimentaram guerras, é certo, mas será pelas ideologias que as fazem? Ou terão elas também escondidos interesses económicos? Se fizermos uma ronda pela História ficaremos muito desiludidos... Quanta gente morre injustamente nelas!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
mimi
Visitante
« Responder #4 em: Dezembro 03, 2007, 14:31:54 »

Olá Antonio
Sou Brasileira Libanesa fiquei 4 anos no Líbano agora estou no Brasil por enquanto até ter um presidente lá está perto de ter um espero que ele possa mudar para melhor o Líbano está mais que na hora !
Beijos Mimi
Registado
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #5 em: Dezembro 03, 2007, 18:07:59 »

Goreti:
Eu não descartei várias outras causas, concretamente para a mais recente guerra no Líbano.
Mas, muito mais importante que as razões económicas (digo eu), estão causas étnicas, rácicas, religiosas e civilizacionais.
Talvez alguns poderosos vão para elas movidos pela ganância, mas a populaça não alinha nelas por essa razão, até porque não ganha nada com elas.
Beijo
Registado
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #6 em: Dezembro 03, 2007, 18:15:46 »

Mimi:
Segundo percebo és libanesa a viver no Brasil e aguardando a paz para regressar àquela que é considerada a Suiça do Médio Oriente.
Mas a paz definitiva no Líbano não se consegue sem que esteja resolvido o conflito israelo-árabe e, mais do que isso, as fortes tensões entre o mundo ocidental e o mundo árabe que existem actualmente (ou parte desses mundos, para ser mais correcto).
Portanto, não te querendo desmotivar, torce para que a Fatah e Israel se entendem, agora que novas negociações de paz começaram.
Beijos
« Última modificação: Dezembro 03, 2007, 18:20:20 por Antonio » Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #7 em: Dezembro 03, 2007, 20:44:37 »

Mas a populaça não manda nada! Os soldados vão para a guerra porque são obrigados (quase sempre!) e a população civil não tem voto na matéria!
Registado
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #8 em: Dezembro 03, 2007, 21:31:42 »

Claro que a populaça manda, e muito!
Recentremos a análise no Médio Oriente.
A população palestiniana não manda nada?
Eles são os grande agentes da guerra pelo lado dessa facção.
E quais as riquezas da região?
E as guerras civis?
A de Espanha, por exemplo.
As motivações tiveram alguma coisa a ver com a ganância dos poderosos?
Não!
Razões essencialmente ideológicas.
E os exemplos podem multiplicar-se: os países invadidos pelas potências do Eixo ou atacados pelo Japão entraram em guerrra por razões económicas?
Não!
Como referi no meu artigo, há múltiplas razões, mas no caso concreto da invasão do Líbano as económicas são certamente, das menos importantes.
Vê-las como única ou principal causa das guerras é altamente redutor.
Beijo
Registado
mimi
Visitante
« Responder #9 em: Dezembro 04, 2007, 12:57:15 »

Olá Antonio
Puliticamente odeio falar pois são tantas coisas erradas que não tem explicação ou quem entenda que ou para que eles (todos ) reagem dessa forma bruta sem pensar no retorno !
Eu não sou contra nimguem ou com alguem apenas quero e queremos é a PAZ
o mais rápido possível tá mais que na hora ,não aguentamos e não aguento viver assim a flor da pele sem saber que ira aconteçer no amanhã ..... sabe meu medo é ter guerra entre as proprias civilizações espero que isso não aconteça jamais
Olha o importante é você saber e entender o lado do melhor ou seja do bem da população de lá , você tem que saber quem está com a razão e o quem está certo ou errado nessa história toda ! você não pode julgar sem saber o que há por traz disso todo , procure entender o por que estão em guerra e por que eles querem o território "nosso " quem sou eu para dizer " nosso " eu não quero nada apenas PAZ definitivamente !
"Mas a populaça não manda nada! Os soldados vão para a guerra porque são obrigados (quase sempre!) e a população civil não tem voto na matéria!"
É Goretidias você tem razão !
Abraços e beijos para vocês dois Cheesy
Eu estou e estarei sempre do lado da razão e da maioria da população ou seja da verdade !
Registado
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #10 em: Dezembro 04, 2007, 13:50:40 »

Olá!
Os argumentos que me apresentaram não foram convincentes.
Não sou político, nem estudioso do fenómeno da guerra nem do problema do Médio Oriente.
Sou um mero cidadão que há muitos anos procura estar atento ao que se passa neste nosso planeta e formar a sua própria opinião com base naquilo que sabe e procurando ser racional e realista nas análises que faz.
Continuo a pensar como quando escrevi o texto que serviu de base a este debate, embora sem pretender ser o dono da verdade...que, nestas coisas, é coisa que me parece que não há.
Cada um tem a sua verdade.
Beijos
Registado
mimi
Visitante
« Responder #11 em: Dezembro 04, 2007, 18:18:44 »

Olá Antonio , Eu  odeio a politica e se dei algum argumento sem ser a verdade me fale apenas sou uma das vozes do povo lá fora que quer Saúde ,Paz e Amor seja qual for o lugar !
Naõ sou dona da verdade e nem você o único apenas sou uma Mulher em prantos como outras o unico que sabe da realidade é o todo poderoso lá em cima DEUS ele só mente ele sabe a verdade !
E perdão se expressei mau minhas palavras
Abraços Mimi
Registado
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #12 em: Dezembro 04, 2007, 18:29:37 »

Minha querida!
Repito o que disse há pouco:
cada qual tem a sua visão dos factos e, portanto, cada qual tem a sua verdade.
Assunto encerrado, ok?
Beijos
Registado
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #13 em: Dezembro 04, 2007, 18:28:39 »

E acrescento:
neste como em quasi todos os assuntos!
Registado
mimi
Visitante
« Responder #14 em: Dezembro 04, 2007, 18:36:44 »

Tudo bem amigo Antonio
Você tem razão , é bom que sabe que cada umtem uma visão ou opinião , mas tem pessoas que passa dos limites e ainda por cima acha que tem razão coloca na cabeça que é assim e tem que ser assim tem menti atrazada !
Abraço Mimi
Registado
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #15 em: Dezembro 04, 2007, 18:42:54 »

Que num dia não muito distante possas regressar ao teu Líbano em paz!
Registado
mimi
Visitante
« Responder #16 em: Dezembro 04, 2007, 18:47:49 »

Deus te ouça , mas só até janeiro para saber por causa da eleição para o presidente espero que mude para o melhor
Abraços Mimi
Registado
Páginas: 1 2 [Todas]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Maio 02, 2024, 23:01:07 ]

[Maio 02, 2024, 22:33:10 ]

[Maio 02, 2024, 22:32:40 ]

[Abril 30, 2024, 14:23:56 ]

[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130136
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 753
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 614
Total: 614
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.125 segundos com 29 procedimentos.