EscritArtes
Maio 04, 2024, 10:23:38 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1] 2   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Portugal, desertos e camelos  (Lida 9637 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« em: Outubro 05, 2007, 23:12:29 »

É hoje uma previsão, com fortes probabilidades de se concretizar, o aumento de temperatura do nosso planeta.
Estudos científicos, vários e credíveis, indicam que no nosso país o clima já se está a tornar mais quente e seco. Isso acontece mais rápida e acentuadamente no sul, mas também no centro e norte.
Parece que dentro de algumas décadas, não há certezas quanto a isso, o território português será desértico ou semidesértico. E já não falo da subida do nível das águas (devido ao degelo nas zonas polares que é consequência do referido aquecimento global) que engolirá progressivamente largas áreas do território continental.
Não posso portanto deixar de tentar imaginar o nosso território muito mais parecido com o que é hoje o Magreb. Terras áridas e ressequidas, embora com zonas mais arborizadas (talvez oásis), pessoas vestidas de modo a protegerem-se do calor, areia, pó e outras flora e fauna.
E camelos.
Bom! Esta é a mudança que menos se notará, pois já andam por aqui muitos camelos!
« Última modificação: Outubro 07, 2007, 13:22:51 por Antonio » Registado
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #1 em: Outubro 09, 2007, 17:38:15 »

Ninguém quer ler isto?
É de borla!
ihihihihih
Registado
João Videira Santos
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 546
Convidados: 0


pela arte, com arte!


WWW
« Responder #2 em: Outubro 11, 2007, 12:43:16 »

Li. Mesmo sendo de borla. A ideia seria se as palavras não tivessem o sorriso do gozo. Depois, dromedário, por dromedário, prefiro o de duas bossas àquele que de uma só bossa é...bossa velha!
« Última modificação: Outubro 11, 2007, 12:48:09 por João Videira Santos » Registado
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #3 em: Outubro 11, 2007, 12:54:23 »

Obrigado pelo comentário.
Foi de borla, não foi?
Como vê não sou mentiroso...eh eh.
Pois!
São mesmo camelos os dos Magreb, de duas bossas.
Os dromedários, de uma nota só...aliás..de uma bossa só...são da Ãndia.
Xiiii...nem queria saber tanto!
Abraço
Registado
João Videira Santos
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 546
Convidados: 0


pela arte, com arte!


WWW
« Responder #4 em: Outubro 11, 2007, 12:59:57 »

Desculpará mas...errou. Dromedários de uma ou duas bossas existem no Magreb. Na Ãndia, os "dromedários", chamam-se...ELEFANTES!!!!
Desculpará (mais uma vez!) mas sei do que falo!
Registado
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #5 em: Outubro 11, 2007, 13:12:06 »

Humm...
Vou investigar!
Não é essa a noção que tenho.
(sou como o S. Tomé)

Abraço
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #6 em: Outubro 11, 2007, 13:21:20 »

Bossas à parte, concordo que já temos camelos a mais por aqui!
Um abraço
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #7 em: Outubro 11, 2007, 13:30:57 »

Da Wikipédia:

"Camelus tembém conhecido como, camelo é um género de ungulados artiodáctilos (de número ímpar de dedos) que contém duas espécies: o dromedário (Camelus dromedarius), de uma corcova e o camelo bactriano (Camelus bactrianus), de duas corcovas. Ambos são nativos de áreas secas e desérticas da Ãsia e Norte da Ãfrica. O nome camelo vem do grego kamelos a partir do hebraico gamal, "camelo". Espécies extintas do gênero foram o Camelus hesternus, Camelus gigas e Camelus sivalensis.

O termo camelo é usado para descrever qualquer uma das seis espécies da família Camelidae: os dois camelos verdadeiros e os quatro camelídeos sul-americanos: o lhama, a alpaca, o guanaco e a vicunha.

Os humanos têm domesticado camelos há milhares de anos. Tanto o dromedário quanto o camelo bactriano são usados para obtenção de leite, carne e como animais de carga - o dromedário no norte da Ãfrica e Oriente Médio e o camelo bactriano na Ãsia central.

Mesmo existindo cerca de 13 milhões de dromedários hoje em dia, eles estão extintos como animais selvagens. Há, porém, uma população selvagem considerável de cerca de 32.000 que vivem nos desertos da Austrália central, descendentes de indivíduos que escaparam no século XIX.

O camelo bactriano possui cerca de 1,4 milhões de indivíduos, a maioria domesticado. Há cerca de 1.000 camelos selvagens no Deserto de Gobi e pequenos grupos no Irã, Afeganistão, Turquia e Rússia.

Ambos são animais herbívoros. Podem tomar cerca de 120 litros de água de uma só vez.

Eles são intrumentos de travessia no deserto pois não necessitam ficar bebendo água a todo momento e é o transporte mais rápido pois é um animal preparado para o deserto. Lá eles são tratados como um bem bastante valioso pois trata-se de um animal valioso."
Registado
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #8 em: Outubro 11, 2007, 13:37:21 »

De http://sotaodaines.chrome.pt/sotao/camelo.html:

"O camelo é um mamífero roedor que habita as regiões desérticas de Ãfrica, Arábia e Ãsia Central.
Existem duas espécies de camelos: o dromedário ou camelo árabe, que tem uma só bossa, e o bactriano, mais comum na Ãsia Central, que possui duas.
Durante muito tempo pensava-se que as bossas continham água, necessária às grandes travessias do deserto. Mas o que acontece é que os camelos, sempre que podem, comem em grandes quantidades, sobretudo alimentos ricos em líquidos como os cactos ou outros vegetais, de forma a criar reservas de gordura. Essa gordura é armazenada nas bossas e utilizada sempre que o animal não pode comer ou beber. Por isso ele é capaz de andar mais de 100 km num só dia sem se alimentar.
Adaptado à vida no deserto, o camelo desafia as areias, o vento, o sol e as altas temperaturas. A suave pelagem que o cobre permite uma certa refrigeração e impede que o Sol ou as areais batidas pelo vento possam ferir a sua pele. As patas largas e chatas suportam o seu peso na areia, impedindo que o animal se enterre, e as longas pestanas protegem os olhos das partículas que as tempestades levantam.
Os camelos que hoje conhecemos são quase todos domesticados. Utilizados como meio de transporte prestaram um grande serviço aos homens do passado que percorriam grandes distâncias ao longo do deserto. Desde que se domesticou o camelo e se inventou uma sela adequada - a RAHLA - os homens da Arábia Saudita e do Sara Ocidental começaram a dedicar-se ao comércio e ao banditismo. Os beduínos (árabes nómadas) puderam então dominar o deserto. Vagueando de oásis em oásis, comercializavam escravos negros, sal, perfume e tecidos. Na Idade Média a Ãsia Central era atravessada por grandes caravanas com mais de cem camelos que traziam sedas e especiarias do Extremo Oriente, muito apreciadas na Europa. No deserto do Gobi ainda existem pequenos grupos de camelos bactrianos em estado selvagem. Suportam temperaturas elevadas ou muito baixas. No Inverno crescem-lhes pêlos enormes que podem mesmo chegar ao chão. No Verão a maior parte desse pêlo cai. São muito desconfiados e quando se sentem ameaçados fogem. Mas a velocidade máxima que conseguem atingir não ultrapassa os 16 km/hora.
A cria do camelo nasce ao fim de 370/440 dias de gestação. Tem o corpo coberto de uma lã macia e já se parece com os pais. Contudo ainda não tem bossas nem almofadas nas articulações das patas dianteiras. Como outros grandes animais corredores, o bebé pode levantar-se duas horas após o nascimento. Nos primeiros momentos as suas pernas esguias cambaleiam muito mas um dia ou dois depois já consegue correr. Por haver pouco que comer no deserto, depende exclusivamente do leite da mãe durante um ano. Dez dias depois de nascer já mede um metro de altura.
O pelo do dromedário pode ser branco-sujo, bege-claro ou castanho-escuro. Normalmente vive até aos 40 anos.
HABITAT: deserto da Arábia, Norte de Ãfrica e Ãsia Central.
PESO: 450 a 700 kg
COMPRIMENTO: 3 metros
ALTURA: 1,80 a 2 metros"

E assim se converte um site literário numa enciclopédia!
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #9 em: Outubro 11, 2007, 13:40:10 »

Não sei de que enciclopédia retiraste o texto, mas neste site também cabe este tipo de informação! Cá por mim gostei de saber tudo isto!
Um abraço
Registado
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #10 em: Outubro 11, 2007, 13:42:16 »

São dois textos e ambos tem a origem.
Penso que o da Wikipédia será mais credível pois o segundo diz que são roedores...homessa!!!!

Beijo
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #11 em: Outubro 11, 2007, 13:45:35 »

Quando li a primeira vez não vi... as minhas desculpas.
Um abraço
Registado
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #12 em: Outubro 12, 2007, 07:55:29 »

Olá!
Obrigado pelo comentário.
Pelo menos o buraco de ozono parece que não está a crescer...
Beijinhos
Registado
Paulo Afonso
Membro
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 172
Convidados: 0


Escrevo… para libertar as personagens...


WWW
« Responder #13 em: Outubro 14, 2007, 07:33:32 »

Um texto de alerta com um pequeno sentido de humor, mas muito actual e principalmente, muito real.
Gostei dos camelos e do desenvolvimento que gerou (até porque obrigou alguém a ler eheh para quem não gosta muito…) e depois num terra que até de borla a malta quase que reclama… não foi nada mau!

Abraço
Registado

Escrevo…para libertar as personagens que não consigo Ser!
http://poesiadepauloafonso.blogspot.com/
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #14 em: Outubro 14, 2007, 08:33:27 »

Assim, sim!
Isto é um fórum!
E eu já ando a ler demais e isso faz mal aos olhos...ihihihih

Abraço
Registado
Páginas: [1] 2   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Maio 02, 2024, 23:01:07 ]

[Maio 02, 2024, 22:33:10 ]

[Maio 02, 2024, 22:32:40 ]

[Abril 30, 2024, 14:23:56 ]

[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130136
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 753
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 586
Total: 586
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.124 segundos com 28 procedimentos.