EscritArtes
Abril 29, 2024, 23:17:22 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Av么... onde est谩s (?)  (Lida 2208 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
V贸ny Ferreira
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2533
Convidados: 0


V脫NY FERREIRA pseud贸nimo liter谩rio de M陋. Ivone Fe


WWW
« em: Mar莽o 21, 2009, 14:02:08 »

<a href="http://www.youtube.com/v/7HAw6En-fhk&rel=1" target="_blank">http://www.youtube.com/v/7HAw6En-fhk&rel=1</a>

Av么鈥 onde est谩s?
Hoje sinto tanto a tua falta鈥 !
Apetece-me fazer como antigamente, quando permanecias no teu velho cadeir茫o, como se fosses um rei no seu trono de sonhos e lirismo, e eu me sentava no ch茫o em sil锚ncio, a olhar para a chuva, a beijar a sujidade rugosa das vidra莽as, remetida ao meu corpo franzino e 脿 minha doentia tend锚ncia para mergulhar nos rios dos pensamentos, onde flutuava 脿 tona de 谩gua mesmo sem saber nadar. Onde teimava em crescer intelectualmente, como se o meu destino fosse esse louco desejo de viver prematuramente a inocente sabedoria da menina que era com 7 anos de idade, com tend锚ncia para a introspec莽茫o.
Onde est谩s, av么?
Sinto saudades da tua respira莽茫o asm谩tica, do teu ar fr谩gil, da forma como auscultavas os meus estados de esp铆rito, quando armado em raposa astuta, me olhavas de soslaio pelo canto do olho, como se procurasses decifrar o chilrear dos p谩ssaros, que por vezes se abeiravam da janela.
Sim... tenho saudades quando com a tua voz timbrada e serena me dizias com a repeti莽茫o de um disco riscado: - O que foi agora鈥 cachopa?(menina)
A铆 do c茅u, consegues dizer 脿s estrelas que me libertem desta nebulosidade intensa, que se apoderou hoje do meu cora莽茫o?
脡 que eu, av么, preciso ver-te, preciso ouvir a tua voz rouca, como se o vento morasse na tua garganta seca pelo tabaco barato, que enrolavas cuidadosamente nas mortalhas, e logo depois... colocavas no canto da boca, como se de repente a transformasses numa chamin茅 de fumo negro e poluidor.
Hoje preciso que me d锚s a m茫o, como o fazias quando me levavas contigo na tua tarefa de distribuir o p茫o. Que me ralhes comigo com a mesma transpar锚ncia com que me oferecias os teus ensinamentos, os rebu莽ados que guardavas nos bolsos, apesar da tua pobreza.
Esses tempos eram duros, av么,eu sempre o pressenti! N茫o imaginas o quanto me enternece hoje quando concluo que mesmo assim essas dificuldades nunca te inibiram de escancarar as portas do teu cora莽茫o nobre e bondoso. Inventavas sempre dinheiro e vontade s贸 para me arrancar um sorriso.
Av么, onde est谩s鈥?
Preciso ouvir-te alertar-me de novo, como quem espalha uma profecia divina, que a realidade do mundo n茫o s茫o os sonhos que t茫o prematuramente se apoderaram da minha alma. Sim... sim... preciso que me alertes, mas que me digas como antes鈥 que apesar de tudo s茫o esses mesmo sonhos que nos devolvem a alegria de viver!
Quero beber dos teus olhos a tua sabedoria, a tua sensibilidade extrema, mas hoje n茫o te vejo... av么, onde est谩s?
N茫o foi certamente por acaso que te chamei 鈥淧apim鈥, na 芒nsia de chamar-te pai. Tu sempre me ensinaste a seguir a claridade transparente dos caminhos! Sempre... E agora, av么, quem me orienta?
Ter谩 sido por isso que mais tarde escrevi um pequena hist贸ria, que foi a forma inocente de te homenagear?
Comecei por te chamar Papim鈥 pai, avozinho!
Sabes? Tu foste acima de tudo o meu melhor amigo, nos meus tempos de menina triste e sonhadora.
Quando te chamei Papim, ter谩 sido esse o preciso momento em que me dispus a brincar com as palavras, como se elas fossem tudo para mim? Para ser uma menina feliz鈥 nunca precisei das bonecas que n茫o tive. Nem dos brinquedos que via nas montras. Precisei apenas dos campos verdes para rebolar na relva como se fosse uma bola descontrolada, das margaridas a polvilhar a terra f茅rtil, de ver as joaninhas a esvoa莽ar nas suas asas com bolinhas min煤sculas, de cantarolar 鈥渏oaninha voa鈥oa鈥︹, como se rezasse ao Deus em que acreditavas. Dos pirilampos a romper do meio das vinhas com as suas luzes intermitentes, das papoilas em inc锚ndios rubros pelos caminhos, quando chegava a Primavera.
Recordas-te do dia, quando eu zangada com a m茫e, depois de ela me ralhar por eu andar sempre a escrevinhar poemas e frases sem nexo nos cadernos da escola, gritei uma frase que hoje me acompanha inexoravelmente?
鈥淨UEM MANDA NOS MEUS SONHOS鈥OU EU!!!!!!鈥
Sei que sim!
Sendo assim鈥 av么, vou secar as l谩grimas que me beijam neste momento as faces. Tu est谩s afinal aqui鈥 neste momento.
Sorris para mim, Oh鈥 quanta saudade meu querido! Av么鈥 deita o maldito cigarro fora, j谩!!!!!!!!!!! E agora鈥 afaga os meus cabelos como o fazias quando eu estava mais triste.
Est谩 bem, Papim? (pai...)
V贸ny Ferreira

PS: Todos os meus poemas, contos e prosas est茫o registados na SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES e IGAC / Registo n潞3329/2008

« Última modificação: Mar莽o 21, 2009, 16:42:55 por V贸ny Ferreira » Registado

De todos os nomes
que me chamares
um eu saberei
que 茅 meu...

- MULHER!

(V贸ny Ferreira)
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Mar莽o 26, 2009, 07:06:27 »

Aqueles que amamos estar茫o sempre ao nosso lado, num tempo que desconhecemos...
Beijo
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o n煤mero: 358/2009 e 4659/2010
V贸ny Ferreira
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2533
Convidados: 0


V脫NY FERREIRA pseud贸nimo liter谩rio de M陋. Ivone Fe


WWW
« Responder #2 em: Mar莽o 26, 2009, 08:05:33 »

Obrigada Goreti,
por teres comentado este tecto,
Ele representa muito para mim
pelo afecto que  tenho por esse homem
que foi maravilhoso e que teve uma
import芒ncia primordial na minha forma莽茫o.
Um beijo,
V贸ny Ferreira
Registado
helenacosta
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2257
Convidados: 0



« Responder #3 em: Abril 26, 2009, 20:23:42 »

 Um texto maravilhoso dedicado a uma pessoa maravilhosa! N茫o tive a felicidade de conhecer nenhum av么.

 Beijo
 Helena
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Mar莽o 30, 2024, 19:58:02 ]

[Mar莽o 30, 2024, 19:40:23 ]

[Mar莽o 20, 2024, 16:42:39 ]

[Mar莽o 19, 2024, 20:20:16 ]

[Mar莽o 17, 2024, 22:17:37 ]

[Mar莽o 17, 2024, 22:16:43 ]

[Mar莽o 12, 2024, 00:13:37 ]

[Mar莽o 11, 2024, 23:55:47 ]

[Mar莽o 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 520
Máximo Online: 964
(Mar莽o 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 294
Total: 294
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbra莽o
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos 脿s escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de infla莽茫o de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar 茅 bom! Partilhem leituras, coment谩rios e amizades. Faz bem 脿 alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se n茫o for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administra莽茫o, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste m锚s de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem c贸pias de algum material que n茫o tenham guardado em meios pessoais. N茫o est谩 previsto perder-se nada, mas poder谩 acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Ol谩! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Mar莽o 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Mar莽o 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Mar莽o 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Mar莽o 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Mar莽o 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Mar莽o 16, 2021, 12:35:25
Ol谩 para todos!
Mar莽o 13, 2021, 17:52:36
Ol谩 para todos!
Mar莽o 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Mar莽o 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Mar莽o 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Mar莽o 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Mar莽o 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.094 segundos com 28 procedimentos.