EscritArtes
Maio 01, 2024, 15:05:55 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Depois da Soga... a Toga  (Lida 1871 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Tino Saganho
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 421
Convidados: 0



« em: Abril 16, 2009, 16:06:06 »


Depois da soga... A Toga!       

O carreirinho, por entre campos, sobranceiro à presa onde abundavam as mais variadas plantas, arbustos  silvestres, répteis  e insectos das mais variadas espécies era, na época, o mais curto elo de ligação entre a aldeia e a escola primária. Por esse longo, mas estreitíssimo caminho de terra saibrosa  e pedras soltas passavam, diariamente, quase todas as crianças da aldeia, com destino ao único estabelecimento de ensino da freguesia. Nos dias de Inverno, especialmente nas manhãs mais nevosas e geosas, a passagem da pequenada era inconfundível. O barulho que faziam era tal… que mais parecia uma “batucadaâ€, ao longo de todo o percurso, consequência do martelar dos tamancos  e solipas – calçado em voga na época, nos meios mais pobres. Com o aproximar  do Verão, reinava o pé – descalço, mas nem por isso havia mais sossego à sua passagem.
O centeio, que crescia nos campos que ladeavam o carreiro, absorvia completamente toda aquela reduzida área de trânsito pedestre e transformava-a num sombrio túnel. Era aí que os alunos menos aplicados  ao estudo se refugiavam, quando faltavam às aulas, por não terem em ordem os “trabalhos de casaâ€. Ocupavam o tempo à procura do famoso dente – de – cão -  uma espécie de grão de centeio de maior dimensão, de cor negra, que germinava em algumas espigas -  para depois o vender à medicina popular e com o produto comprar guloseimas…
Numa daquelas tardes escaldantes…, a professora quis “presentear†os seus alunos com uma falta de comparência às aulas. Divulgada a notícia da sua ausência, os “putos†abandonaram a escola e, num ápice invadiram toda aquela área de cultivo, em procura do tão ambicionado grãozinho negro. 
A azáfama de toda aquela gente de “palmo e meio†foi, momentaneamente, interrompida por gritos de aflição, agudos e sucessivos.
- Fugi, fugi que vem aí o meu pai - dizia um rapaz - que aparentava 12/13 anos de idade e  corria esbaforido na direcção do grupo. Os traquinas, aterrorizados, fugiram – como ratos fogem dos celeiros, quando há predadores por perto – e, em poucos segundos, tudo ficou deserto e num estado tal… que mais parecia um campo de batalha em fim de combate!
- Maldita canalha brava! – disse, com raiva  e angústia o lavrador, ao ver toda aquela cena calamitosa…
- É isto que vós aprendeis na escola? Só aprendeis garotices! Bem faço eu em não deixar o meu Tino andar na vossa companhia.
Depois de um breve silêncio - talvez para avaliar os estragos – o homem do campo dirigiu-se ao filho – que amedrontado pela ira de seu pai  se manteve a uma confortável distância – e, com voz ríspida gritou:
 - Volta para a soga do gado e não me voltes a pedir para ires à escola! O rapaz explodiu em choro e soluços e, numa correria atabalhoada, pontapeou tudo o que encontrou pela frente, ao mesmo tempo que gritava de raiva:
 - Um dia fujo! Um dia fujo!

O Tino, mais conhecido por “Tino do Açude†– por viver junto a um  açude na margem do rio Ave – era filho único de um pobre casal de rendeiros. Rapaz sadio, de físico atlético, adorava ir à escola, mas o seu pai ocupava - lhe a maioria do tempo com o arado e a soga. Valia-lhe um amigo íntimo que, todas as noites, lhe deixava copiar os trabalhos do dia. Era assim que ele ia aprendendo alguma coisa, mas insuficiente para  acompanhar os colegas da classe.
O filho do agricultor sonhava ser um homem!  Não o homem que seu pai queria que ele fosse – homem do campo – tampouco como aqueles que, terminada a instrução primária, iniciavam o trabalho em indústrias têxteis. Queria ser culto, instruído, e fazer parte daquela sociedade que lhe conquistou a simpatia. Queria ser aquilo para que estava vocacionado… A sua vontade, inquebrantável, de vencer na vida, motivava-o para grandes projectos no futuro. Que grande revolução ia no seu peito de adolescente! Que luta terrível contra tudo o que se opunha ao seu fervoroso desejo! Que grande sofrimento lhe atormentava a alma!
O tempo entre os 13 e os 16 anos – idade em que concluiu a 4ª classe – pareceu-lhe uma eternidade! Sentia-se agora mais dono de si…, menos dependente e mais amadurecido.
Os seus projectos eram agora mais claros e mais sólidos!  A sua vontade de vencer era menos ilusória e mais realista! Por cada dia que passava sentia  o êxito mais ao seu alcance!
No dia em que completou 17 anos cumpriu a ameaça que fez aos 13. Ao romper do dia, partiu!

Acolheu-o a cidade de Lisboa. Dias depois enviou ao seu pai uma resumidíssima mensagem:
 - “Pai, perdoa-me mas tinha que ser assim!...â€
O Tino do Açude esqueceu a família e os amigos. Na aldeia, onde ele era muito querido, o seu nome foi sendo gradualmente esquecido.  Agora, toda a sua vida estava dependente de si próprio. Na capital, não
esperou que o trabalho lhe batesse à porta. Foi ao seu encontro! foram várias as actividades profissionais que desenvolveu durante os primeiros cinco anos. Com a sua prestabilidade e humildade,  cativava patrões e companheiros de trabalho. O rapaz da soga do gado – assim era conhecido nas empresas por onde passava -  trabalhava de noite e estudava de dia. Pode dizer-se que a sua vida se resumia a  trabalhar, estudar e dormir.  Ele sabia bem o que queria!... De repente, como da noite para o dia..., desapareceu da empresa onde trabalhava e da casa onde  vivia. Teceram-se as mais variadas considerações, mas ao certo ninguém sabia para onde fora. Passaram-se mais de vinte anos e, do jovem Tino do Açude, ninguém conhecia rasto. 

Naquela manhã de Outubro chovia e ventava tempestuosamente! A rua estava repleta de gente que, curiosa, se concentrou à porta do tribunal para ver chegar os criminosos. A polícia, às dezenas, tomava posições estratégicas na área daquele tribunal algarvio.
Um importante julgamento ia ter lugar. Seis assaltantes iriam ser julgados e possivelmente condenados por assaltos a bancos. A sala de audiências estava a abarrotar de gente.
A expectativa pairava no rosto das pessoas presentes. Abriu-se uma porta e por ela entraram vários polícias que escoltavam os réus.
Aguardava -.se, a todo o instante, o início da audiência. Fez-se silêncio absoluto!
Instantes depois, outra porta se abriu e por ela entrou um cavalheiro, de meia idade, corpo atlético e semblante airoso. Envergava toga preta. Dirigiu-se para o cadeirão principal e, depois de bater levemente com o “martelo da justiça...†disse:
 - “Está aberta a audiência!â€
A soga do gado tinha cedido o lugar à toga judicial!


                                                Tino Saganho
















« Última modificação: Abril 16, 2009, 18:32:47 por Tino Saganho » Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Abril 17, 2009, 09:35:02 »

Um bom conto que bem real pode ser!
Beijo
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Tino Saganho
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 421
Convidados: 0



« Responder #2 em: Abril 21, 2009, 10:19:13 »

Obrigado à Goreti e à Dite. Beijo para ambas
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 30, 2024, 14:23:56 ]

[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130133
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 372
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 275
Total: 275
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.128 segundos com 29 procedimentos.