EscritArtes
Abril 19, 2024, 05:45:33 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pirilampos em noite de lua Cheia  (Lida 3499 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Antonia Ruivo
Membro
***
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 162
Convidados: 0



WWW
« em: Junho 02, 2009, 16:12:54 »

O Feliciano Mau Tempo é um rapaz um tanto ou quanto fora do normal, fala a vizinhança à boca pequena que em noite de lua cheia vagueia pela casa completamente ás escuras com uma rede na mão. Natural de Trás - os - Montes veio morar para o Alentejo de tenra idade, quando o seu pai fugido de um marido ciumento teve que se esconder por estas bandas, trazendo a família a reboque, por cá se instalaram os Mau tempo, sempre se comportaram de modo estranho e singular, para os costumes da região, sua mãe, Ermelinda, uma mulher sisuda,afastava-se das vizinhas, dada a poucas conversas, mantinha-se no recanto do lar, tomando conta do marido o Manuel calceteiro como ficou conhecido, ninguém lhe levava a palma a calcetar as ruas estreitas da vila, mas tinha o grande defeito de se embeiçar pela mulher alheia, e dos dois filhos, um rapaz o nosso Feliciano e uma rapariga sardenta tísica de aspecto, a Matilde, existia ainda uma avó mulher carrancuda mãe do Manuel e que lhe moía o juízo a torto e a direito.
Desta ilustre família só resta o Feliciano todos morreram uns atrás dos outros há quem diga que foi por pirraça quiseram deixar o rapaz abandonado à sua sorte, vá-se lá saber, mas que o rapaz é esquisito lá isso é, sempre sozinho, gosta de ler, escreve poesia e ainda por cima perde horas a fio perdido por esses matagais fora desenhando a natureza, diz quem viu que os desenhos até são jeitosos, mas onde é que isso leva comenta a Genoveva, rapariga mais ou menos para a idade do Feliciano a entrar na casa dos trinta, e em tudo contrario a este, namoradeira, pouco dada ás lide domesticas, mal sabe ler e escrever, porque o tempo que devia ter andando na escola passou-o na maior parte aos ninhos, com os rapazes da vila, dominar as letras na perfeição para quê? Se todos sabem qual vai ser o seu destino, trabalhar no campo, principal actividade da terra ou com um pouco de sorte alguns serão serventes e os mais prendados chegarão a pedreiros, as raparigas essas as que não forem trabalhar a terra encontrarão sustento como criadas de uma qualquer casa de família das muitas que por aqui existem, oram digam-me lá saber ler e escrever com mestria para quê isso lá enche barriga. Resmunga a Genoveva.
Genoveva, quem a conhece sabe o quanto gosta de falar da vida alheia, também pudera a dela é uma monotonia constante.
Aproveitando um dos passeios matinais do Feliciano embrenhou-se pelo carreiro que leva à casa deste e em surdina conseguiu entrar, arregalou o olhar, quando era criança tinha entrado uma meia dúzia de vezes naquela casa, nas alturas em que a mãe do Feliciano estava disposta a ouvir a correria e os risos das crianças, tudo estava igual, imaculada, parecia que tinha acabado de sofrer uma faxina total, nem um único objecto fora do sitio, lá estava o velho baú de madeira onde se gostava de esconder quando jogavam o jogo do esconde esconde, é isso, de repente Genoveva teve a feliz ideia, na próxima noite de lua cheia entra na casa esconde-se dentro do baú, será ela a desvendar o mistério das deambulações pela casa em noites de lua cheia na mais completa escuridão.
Nos dias que se seguiram a pobre rapariga mal conseguia comer, tal a ansiedade, a descoberta tinha um doce sabor ainda mais quando já passaram quase dois anos desde que o rapaz começou com aquele comportamento tão estranho e ninguém sabia o porquê de tal descalabro.
Finalmente noite de lua cheia, pelas dez da noite, tal gato vadio que não sabe o que é obstáculo para atingir os seus propósitos, a rapariga entra sorrateiramente pela porta dos fundos, assim que entrou aos seus ouvidos chegou uma doce melodia, parecia-lhe piano mas pouco entendida nessas coisas ficou na duvida, falou-lhe ao coração essa melodia, enquanto se enfiava dentro do velho baú, imaginou-se uma princesa de conto de fadas e o Feliciano o seu príncipe encantado, a arca essa era o castelo assombrado onde o rei maldito a mantinha cativa. A musica calou-se, passaram-se longos minutos que lhe pareceram anos, Genoveva manteve-se imóvel dentro da arca, chegou a passar pelas brasas, de repente os passos de Feliciano despertaram-na como se de um terramoto se tratasse, a medo levantou a tampa do baú a enorme sala apareceu-lhe fantasmagórica sob os reflexos frios da lua que inundava todo o espaço com a sua luz esbranquiçada, avistou Feliciano imóvel de rede em punho, os braços á altura da cabeça de onde pendia a rede, essa imagem recordou-lhe um soldado em pleno combate, tinha visto isso uma vez no cinema, um soldado de calções que se debateu até morrer numa luta desigual com um leão, pensando bem não era nenhum soldado, o nome era outro , mas que importa isso agora.
Num arremesso Feliciano jogou a rede pelo chão da sala, e caiu sobre si mesmo de joelhos, sem antes fechar as vidraças da enorme janela de sacada virada para nascente, lentamente retirou a rede, milhares de luzinhas elevaram-se por toda a sala, brilhantes de todas as cores, Genoveva, esquecendo-se que tinha entrado sorrateiramente na casa lentamente saiu da arca, seus olhos nunca tinham visto nada com tanta beleza, não sabia se chorava ou ria de felicidade, Feliciano tomou-a pela mão dando a impressão que sabia perfeitamente da sua presença e que não se importava nada com isso.
Passaram longos anos, Genoveva e Feliciano ainda hoje caçam pirilampos nas quentes noites de verão, ele ensinou-lhe tudo o que sabia, ela voltou á escola e amou-o com devoção, neste instante estão os dois de braços abertos cada um com a sua rede dando asas à fantasia.
Por incrível que pareça em metade da vila com as casas num silêncio total iluminadas pela luz da lua, apanham-se pirilampos, passou a ser normal andar no escuro com uma rede na mão por aquelas bandas, as pessoas gostam de poesia e os mais jovens aproveitam os anos escolares para adquirir sabedoria e conhecimento, tudo isto porque um dia uma jovem quase analfabeta meteu na cabeça que haveria de descobrir o que um certo rapaz fazia em noites de lua cheia.

Antónia Ruivo
Registado

A vida é uma constante procura cabe a cada um facilitar essa jornada
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #1 em: Junho 02, 2009, 21:56:59 »

Uma história que fará as delícias dos mais novos.Certo que não deixarão os créditos da narradora por mãos alheias.Roga-se pelo próximo capítulo!
Registado

Pensar amar-te, é ter o acto na palavra e o coração no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
Antonia Ruivo
Membro
***
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 162
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Junho 03, 2009, 09:29:32 »

 Dinis obrigado pela apreciação do meu texto, é um conto inspirado nos contos tradicionais Alentejanos , contos esses intemporais que passavam de boca em boca, onde era retratada de forma satírica outras vezes dramática a vida no Alentejo, outros enchiam o imaginário dos mais pequenos de imagens onde a magia e a fantasia reinava, continham sempre uma mensagem social onde os valores predominavam, alguns  eram sátiras politicas camufladas em histórias de encantar, este nada mais é que uma tentativa de avivar memória, outros se seguirão com certeza sem grandes pretensões, beijinhos
« Última modificação: Junho 03, 2009, 12:52:37 por Antonia Ruivo » Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #3 em: Junho 05, 2009, 09:20:13 »

Eu adorei este conto! Terno e suave, doce e apaixonado como uma noite de Verão!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
marcopintoc
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 524
Convidados: 0



WWW
« Responder #4 em: Junho 05, 2009, 13:37:56 »

Um bom conto com uma voz narrativa bem ajustada ao enredo. Existe uma leveza muito agradável na leitura
Abraço
Marco
Registado

Marco Pinto Correia

Blog Pessoal : http://avenidadocaos.wordpress.com
Twitter: http://twitter.com/marcopintoc
Antonia Ruivo
Membro
***
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 162
Convidados: 0



WWW
« Responder #5 em: Junho 08, 2009, 09:19:21 »

Goretidias e Marco, obrigado pela leitura e pela apreciação do conto, beijinhos, uma boa semana
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 608
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 604
Total: 604
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.129 segundos com 29 procedimentos.