EscritArtes
Abril 27, 2024, 21:30:34 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fim do corredor, fim da sala... fim do vácuo  (Lida 1453 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
pedrojorge
Membro
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149
Convidados: 0


http://pedromrj.blogspot.com/


WWW
« em: Dezembro 03, 2007, 21:35:46 »

Corri pelo corredor, era translúcido, um clarão que me deixava repleto de um vazio, o que me esperaria para lá da porta que avistava enquanto dava passadas largas? Aquele silêncio profundo, nem o meu calçado ressoava, estava no limiar da eternidade, o mundo fora inundado pelas trevas, pavorosas, tão monumentais como o meu sofrimento da solidão.

Tinha de proteger o que nunca me ajudou, tinha pouco tempo para perceber porquê, porque a porta aproximava-se entre aquele mistério, incompreendido, que mudara tão velozmente. Uma luz revoluteou esfericamente, deixando um rasto que não se apagaria facilmente, que me circundaria mansamente, era a porta que se abria e que exteriorizava para aquele corredor um sentimento de dúvida, uma pose degenerativa, contudo, que me acalmava ao saber que me aguardava um fim, que primeiro teria de me receber numa sala, algo ou alguém, familiarmente ou desconhecedoramente.

Irrompi na sala, era perfeita, um vazio, sem alguém, afinal não, era só como eu, não me dava o que queria, meramente gritava-me sem vibrar que tinha de salvar a humanidade de entrar em decadência, não precisava de enunciar uma única palavra, era compreensível, eu vira todas aquelas pessoas em apuros, boas ou más, cruéis ou efémeras, a temerem a perda da sua vida, a sentirem o mesmo que eu, todavia, não tinham a certeza que eu tinha, era vero, irreformável, irrevogável, teria o meu fim, não haveria bilhete de volta, eu seria a troca, a peça de azulejo que preenchia minimamente a mansão, que teria de ser arrancada para que tudo voltasse a ser novamente recoberto por uma película vítrea, protectora da corrosão da cerâmica, que continha toda a história da humanidade, um báculo detonador da segurança que prolongava o desenvolvimento sustentável da espécie Homo Sapiens.

Um menino surgiu do nada, será que conseguiria entendê-lo? Não sei.

Aproximei-me dele, vislumbrei os seus olhos que brilhavam de felicidade, seria por mim? As suas faces eram um fascículo perfeito cujas páginas eram apetecivelmente encantadoras de se ver, numa similaridade com as obras de arte que são vistas por milhares de pessoas eternamente, mas poucas lhe tocam e com a intenção de as deixar intactas...

Agora, arrecadei algumas palavras vindas da sua face, porque teria de ser humano? Era no intuito de ajudar a familiarizar-me, a bondade de um esforço de quem não tem qualquer força, porquanto é predicante do inexistente.

Sorriu, por me ver, ter-me-ia tornado num ser benevolente? ― Ainda bem que vieste. Esperei por ti todo este tempo. ― Inclinava o seu queixo reconfortante para a minha cara, (human after all), tinha metade da minha altura, um bebé que aprendera a esposar-se pela situação limite.

Rebaixei a cabeça pela dor que sentia, era desnorteante. ― Porque…

― Te esperei? Permaneço aqui? Pacificamente? Te deixo continuar? Porque continua a chover lá fora e não te peço para enfrentar a chuva, deixo-te no quentinho, embora te esteja a dar um caminho pior ainda do que terias?

― Eu entendo. ― Há protótipos de seres que jamais poderão conquistar a plenitude da serenidade das convivências. ― Não entendo porque tenho este caminho…

― Porque alguém o tinha de seguir. Quem deixaria completamente de existir? Até do próprio nada. ― Asseou um pingo de cloreto de sódio aquoso que fluía na face. ― Sou um menino que nunca existiu, e de saber que até nem o não existir poderás ter custa-me... como hei-de transmitir? Infinitamente, tanto quantos os pontos que existem na tua veste de algodão lácteo.

Não lhe forneci quaisquer indicações, o menino iria dar-me todas as respostas, sem que lhe expusesse uma questão, um certo vento levou o meu ânimo da mesma forma que o néctar das plantas é levado pelas abelhas…

― É o custo de deixar que os outros sejam livres? Dar-lhes uma nova oportunidade? Assim quis Deus…

A criança venera-me com um olhar, alegra-se para me consolar. ― O que sentes quando sabes que irás dar a liberdade da vontade a todos? O que pensas de falhares e de nem tu, nem eles progredirem na barreira invisível do tempo? ― Um certo medo resplandeceu na sua face. Não detive qualquer resposta em mim, reconhecia que a tinha se quisesse, no entanto, num instante tão robustamente derradeiro da minha vida, não quis estragar o manifesto da dor que me dava de não voltar a existir no tudo e no nada…

― Não estarei a mentir a todos? A mim mesmo? ― Perguntei.

― Não, irás desaparecer, num momento singular serás o único detentor no Tudo da resposta da existência, de todos os caminhos, de todas as continuidades, a fórmula que prevê tudo, de seguida desaparecerás, e contigo essa pequena raridade, seremos livres, não é a mesma coisa? Estar tudo previsto e ser impossível alcançarmos a resposta? Porque o ser capaz se foi e com ele a ideia de que não somos livres?

Silenciei-me e a todo o meu pensamento. O pequenino voltou a repetir: ― Tu conheces a resposta, por alguma razão irás enfrentar o que te espera… toda aquela energia, consegues senti-la? ― Chorou, e finalmente, precipitei-me a tergiversar os meus olhos no portal, o fim esperava, ou já tinha começado, este era apenas a minha cauda que seguia o sentido para que o meu corpo estava direccionado nos últimos momentos, de resto era esperar para que pudesse ou não arrostar a luz…

Deu passos em frente, na minha direcção, era um ultimato a mim mesmo, o barulho do seu choro ecoou atrás de mim, ele não queria que eu fosse, mas sabia que era o melhor… nunca mais o vi, olhei sempre em frente… desapareci…
Registado

Actually I don't remember being born, it must have happened during one of my black outs.
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 594
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 369
Total: 369
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.112 segundos com 29 procedimentos.