EscritArtes
Abril 30, 2024, 07:13:44 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Novas entregas, à Natureza , de animais selvagens  (Lida 2241 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Vanda Paz
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1258
Convidados: 0



WWW
« em: Julho 15, 2009, 08:58:25 »

CERVAS
Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens



O CERVAS vem por este meio convidá-los a estar presentes nas próximas devoluções à Natureza de aves selvagens recuperadas neste centro:


16 de Julho de 2009, 5ª feira


Libertação de uma Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
10h30, Casteleiro, Sabugal
Ponto de encontro: junto ao Lar e Centro de Dia S. Salvador, Casteleiro


Esta águia foi recolhida por um particular no dia 11 de Janeiro e entregue no CERVAS após ter sido vítima de um trauma de origem desconhecida. Apresentava uma fractura na asa direita pelo que o processo de recuperação consistiu na resolução desta lesão, alimentação para que ganhasse o peso adequado e realização de treinos de voo e caça.


Esta acção será organizada com a colaboração da Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM). Para qualquer informação/confirmação de presença, contactar: 277394467 (sede da RNSM).



Libertação de dois Mochos-galegos (Athene noctua)
17h30, Almeida
Ponto de encontro: junto à Escola EB 2,3/S Dr José Casimiro Matias, Almeida


Estas duas aves foram encontradas por um particular e recolhidas pela equipa do SEPNA de Vilar Formoso, no dia 9 de Junho. Tratavam-se de duas crias que terão caído do ninho. Foram entregues no CERVAS e após o processo de recuperação, que consistiu em alimentação para que crescessem, desenvolvimento da plumagem, contacto com aves adultas da mesma espécie de modo a aprenderem os comportamentos próprios e treinos de voo e caça, estes mochos encontram-se aptos para serem devolvidos à Natureza.


Libertação de três Corujas-das-torres (Tyto alba)
19h00, Monforte, Portalegre


Estas três aves foram recolhidas por dois membros da Quercus no dia 27 de Maio por se encontrarem dentro de uma caixa, num caixote do lixo. Tratavam-se de três crias, e foram entregues no PNSSM e encaminhadas para o CERVAS. Após o processo de recuperação, que consistiu em alimentação para que crescessem, desenvolvimento da plumagem, contacto com aves adultas da mesma espécie de modo a aprenderem os comportamentos próprios e treinos de voo e caça, estas corujas encontram-se agora aptas para serem devolvidas à Natureza.


Esta acção será organizada com a colaboração do Parque Natural da Serra de S. Mamede (PNSSM). Para qualquer informação/confirmação de presença, contactar: 966193584 (Vigilante Carlos Franco).




20 de Julho de 2009, 2ª feira


Libertação de uma Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
14h00, Avelãs de Caminho, Anadia
Ponto de encontro: Vinícola Castelar, Avelãs de Caminho


Esta águia foi entregue por um particular no dia 17 de Setembro de 2008 na RNPA e posteriormente encaminhada para o CERVAS. Apresentava características típicas de cativeiro ilegal (penas das asas e cauda cortadas intencionalmente e lesões nas patas). O longo processo de recuperação consistiu em alimentação para que aumentasse e mantivesse o peso, tratamento das lesões, passagem por um processo de muda de penas, contacto com aves da mesma espécie de modo a adquirir os comportamentos próprios e treinos de voo e caça.




Libertação de uma Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
15h00, Outil, Cantanhede

Esta ave foi recolhida num pinhal, no dia 15 de Junho, pela equipa do SEPNA de Cantanhede. Foi então entregue na RNPA e encaminhada para o CERVAS. Tratava-se de um juvenil que terá caído do ninho. Após o processo de recuperação, que consistiu em alimentação para que crescesse, desenvolvimento da plumagem, contacto com aves adultas da mesma espécie de modo a aprender os comportamentos próprios e treinos de voo e caça, esta águia encontra-se também apta para ser devolvida à Natureza.


Esta acção será organizada com a colaboração da Reserva Natural do Paúl da Arzila (RNPA). Para qualquer informação/confirmação de presença, contactar: 239494020 (Sede RNPA).




Libertação de uma Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
16h00, Moita, Anadia
Ponto de encontro: Moita Rugby - Clube da Bairrada, Moita


Esta ave juvenil foi apreendida pela equipa do SEPNA de Anadia em conjunto com outras 6 aves de rapina, na casa de um particular onde terão permanecido durante cerca de um mês. De acordo com o mesmo, as aves terão caído dos respectivos ninhos durante o abate de um pinhal. As aves foram então entregues na RNPA e encaminhadas para o CERVAS. O processo de recuperação desta ave consistiu em alimentação para que aumentasse e mantivesse o peso, contacto com aves da mesma espécie de modo a adquirir os comportamentos próprios e treinos de voo e caça


Libertação de um Mocho-galego (Athene noctua)
19h00, Paredes do Bairro, Anadia
Ponto de encontro: Centro Social, Cultural e Recreativo de Paredes do Bairro


Esta ave foi recolhida no dia 10 de Junho por um particular e entregue no CERVAS pela equipa do SEPNA de Anadia. Tratava-se de uma cria que terá caído do ninho. Após o processo de recuperação, que consistiu em alimentação para que crescesse, desenvolvimento da plumagem, contacto com aves adultas da mesma espécie de modo a aprender os comportamentos próprios e treinos de voo e caça, este mocho encontra-se também apto para ser devolvido à Natureza.




As três acções a realizar no concelho de Anadia serão organizadas com a colaboração da Vinícola Castelar, empresa com a qual o CERVAS efectuou já a assinatura de um protocolo.


Para qualquer informação e/ou para confirmação de presença nas libertações de Almeida e Anadia, agradecemos contacto através do e-mail cervas.pnse@gmail.com ou do telefone 962714492 (CERVAS).






Poderá também auxiliar na divulgação destas acções encaminhando este e-mail.



-----------------------------------------------------------

Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)

A águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) é uma das aves de rapina mais comuns em toda a Europa, sendo a águia mais frequente em Portugal. Apresenta dimensões médias (entre 600 a 1100g e 51-56cm de comprimento), um aspecto compacto, cabeça arredondada e cauda relativamente curta, cerradamente listrada nos adultos. A cor da sua plumagem é muito variável, desde quase branco a castanho-escuro, sendo que a zona dorsal é geralmente castanha e a zona peitoral mais clara. Distribui-se pela Europa, Ásia e algumas ilhas do Pacífico e ocupa todos os tipos de habitat onde existam árvores e terrenos abertos, sendo frequente nas orlas dos bosques. A época de nidificação inicia-se em Abril e prolonga-se até Julho, podendo-se iniciar um pouco antes em algumas regiões. Os ninhos podem atingir até um metro de diâmetro e são construídos com ramos e folhas, em árvores e arbustos. Muitas vezes utilizam o mesmo ninho do ano anterior, acrescentando-lhe mais material. A postura é normalmente de 2 a 5 ovos e a incubação demora 33 a 38 dias. As crias saem do ninho aos 48-62 dias e tornam-se independentes às 15 semanas. É neste período que se começam a afastar do território dos progenitores. A dieta baseia-se em pequenos mamíferos, principalmente ratos, mas podem complementá-la com lagomorfos (coelhos e lebres), aves, répteis, anfíbios e invertebrados, podendo também ter comportamentos necrófagos. Caçam normalmente a partir um poiso (são frequentemente observadas sobre os postes dos telefones ou de cercas) mas também em voo sobre terrenos abertos e até caminhando pelo solo.

Embora seja uma espécie abundante apresenta várias ameaças, entre as quais se destacam electrocussão, abate e cativeiro ilegais, pilhagem de ninhos, incêndios florestais e atropelamento. De acordo com o ICNB (2005), esta espécie apresenta um estatuto de conservação “Pouco Preocupante”.


Coruja-das-torres (Tyto alba)

A coruja-das-torres (Tyto alba) é uma ave de rapina nocturna (e crepuscular) com cerca de 35cm de comprimento e que pode atingir os 95cm de envergadura. Possui um corpo delgado, asas longas e patas compridas. Tem um disco facial pálido e em forma de coração e olhos escuros. A sua plumagem é tipicamente muito clara (o macho é normalmente mais pálido) e apresenta um voo extremamente silencioso.
Esta rapina alimenta-se de ratos, rãs e insectos, regurgitando as porções não digeridas (egagrópilas).
É uma ave sedentária. Nidifica em quintas, moinhos, celeiros, ruínas, igrejas e mesmo em grandes povoações. Constrói o ninho em cavidades nas árvores ou em edifícios, fendas nas rochas e pedreiras e evita, normalmente, as zonas florestais. São colocados 2 a 7 ovos que são principalmente incubados pela fêmea.
A coruja-das-torres é uma ave solitária, territorial e monogâmica, podendo ocasionalmente haver bigamia, e ambos os progenitores cuidam e alimentam as crias. As crias são nidícolas (eclodem do ovo sem estar completamente desenvolvidas, não possuindo ainda penas) e os ninhos são utilizados em anos sucessivos.
Em Portugal, verifica-se uma população estável com uma distribuição cosmopolita, ocorrendo por todo o nosso país (mas, aparentemente, mais comum no centro e sul). As principais ameaças a esta espécie são: intensificação e crescente mecanização da agricultura, demolição e reconversão de edifícios antigos, uso de agro-químicos, uso de iscos com veneno (rodenticidas) para eliminar roedores prejudiciais à agricultura e colisão com viaturas. De acordo com o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, esta espécie tem um estatuto de conservação “pouco preocupante”.


Mocho-galego (Athene noctua)

O Mocho-galego (Athene noctua) é uma ave de rapina nocturna de pequena dimensão. O seu peso varia entre os 120 e os 200 g e a sua envergadura entre os 57 e 61 cm. É uma espécie sedentária parcialmente activa durante o dia (principalmente nas horas crepusculares), sendo uma das aves de rapina nocturnas que pode ser observada em campo aberto. Pequeno, de olhos de um amarelo intenso, é facilmente identificável pelo seu movimento repetitivo de cabeça, quando assustado. É frequente encontrá-lo pousado em muros, postes ou cabos de electricidade, durante a sua constante vigia em busca de alimento. Alimenta-se maioritariamente de pequenos roedores, podendo também capturar coleópteros e outros insectos. O período de incubação é de 28 dias e a postura é normalmente de 3-5 ovos. O primeiro voo das crias é aos 25-30 dias. Utiliza para refúgio ou nidificação buracos em troncos de árvore, pedras no solo ou mesmo edifícios. Em locais mais expostos aproveita a cor da plumagem (zona dorsal castanha com pequenas manchas brancas e zona ventral branca-amarelada com manchas pardas), recorrendo a um mimetismo defensivo, e passando perfeitamente despercebido a possíveis predadores. Em 2005, o ICNB atribuiu o estatuto de “pouco preocupante” a esta espécie. Entre as principais ameaças para estas pequenas aves estão a utilização de pesticidas, a captura ilegal, o atropelamento e a queda do ninho.



-----------------------------------------------------------



CAMPANHA DE APADRINHAMENTOS: O CERVAS mantém em curso uma campanha de apadrinhamento de animais selvagens em recuperação ou de um projecto desenvolvido no centro. Para apadrinhar um animal ou um projecto através de uma contribuição financeira ou da angariação e cedência de material de diversos tipos, contacte o CERVAS: cervas.pnse@gmail.com / 96 271 44 92.




-----------------------------------------------------------


BLOG DO CERVAS: O CERVAS possui agora o seu espaço na Internet: cervas-aldeia.blogspot.com. Este blog possui informações sobre o centro e todas as actividades desenvolvidas, inclusive das várias libertações que ocorrerão durante estes meses.



----------------------------------------------------------






Agradecendo a atenção


Os melhores cumprimentos,
A Equipa do CERVAS





--
CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens
Apartado 126
6290-909 - Gouveia
Telm: 962714492 / E-mail: cervas.pnse@gmail.com
http://cervas-aldeia.blogspot.com

O CERVAS é uma estrutura que pertence ao ICNB – Parque Natural da Serra da Estrela, que se encontra actualmente sob a gestão da Associação ALDEIA (www.aldeia.org) e tem como objectivos detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitates. As linhas de acção do CERVAS são a recuperação de animais selvagens feridos ou debilitados, o apoio e/ou a realização de trabalhos de monitorização ecológica e sanitária das populações de animais selvagens, o apoio e fomento à aplicação do Programa Antídoto – Portugal www.antidoto-portugal.org, a promoção da sensibilização ambiental em matéria de conservação e gestão dos animais selvagens e o funcionamento como unidade intermédia de gestão e transferência de informação e amostras tratadas através de parcerias científicas.



Se puderem apareçam

Abraço
Registado

Vanda Paz
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Julho 15, 2009, 09:54:55 »

Cá está um conjunto de acções que merece publicidade!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 331
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 279
Total: 279
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.125 segundos com 28 procedimentos.