EscritArtes
Abril 28, 2024, 00:08:17 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O cego  (Lida 4413 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« em: Dezembro 13, 2007, 14:03:32 »

Norberto Branco era cego de nascença. Era cego há trinta e cinco anos, filho de pais também invisuais e já falecidos.
Talvez por isso, desde muito novo se habituou a sobreviver num mundo que não foi criado para ele e pessoas como ele.
Frequentou escolas especiais e, com a ajuda da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal conseguiu um emprego como telefonista numa empresa particular. Não foi fácil mas a sua determinação, capacidade e competência tinham dado uma preciosa ajuda.
Era um pouco baixo e anafado e já tinha uma considerável calva.
Vivia num quarto alugado a um casal de reformados que assim tinham um pouco da sua companhia e da de uma jovem estudante de Biologia que viera de uma vila beirã. Mas tinham também um complemento para a reforma.
Norberto todas as manhã saía cedo da casa que ostentava uma traça arquitectónica dos anos cinquenta como quasi todas as outras que ficavam nessa sossegada rua. Andava a pé cerca de quinhentos metros, sempre com a ajuda da vara de liga de alumínio, que era fundamental, até uma artéria muito mais movimentada onde apanhava um autocarro que parava praticamente à porta do emprego. Almoçava sempre num café modesto que servia refeições e se situava quasi ao lado do prédio onde se localizava a empresa.
Às cinco e meia iniciava o mesmo percurso mas em sentido contrário.
Tinha uma namorada, também invisual, que trabalhava numa cantina mas só costumava encontrar-se com ela aos fins-de-semana.
 
Numa tarde amena de Maio, quando regressava e já na rua onde morava, ouviu uns passos atrás de si. Nada de anormal. A via não era movimentada mas também não era deserta. Quando parou para contornar um obstáculo que não era habitual estar nesse ponto, os passos deixaram de se ouvir. Retomou a marcha e novamente quem estava a caminhar muito perto dele reatou o movimento.
Parou outra vez para atravessar a passadeira para peões que sempre usava e o som que lhe despertara a atenção deixou de se fazer ouvir.
Atravessou e continuou a marcha, apercebendo-se de que, do outro lado da rua, os passos continuaram.
Parou à porta, abriu-a e entrou. Escutou antes de a fechar e sentiu o retomar da marcha do transeunte misterioso.
Contudo, após cinco minutos em casa esqueceu o assunto.
No dia seguinte e novamente ao chegar à rua onde residia, sentiu os mesmos passos. Estacou de repente, propositadamente, e o enigmático homem, pois conseguiu aperceber-se de que se tratava, com grande probabilidade, de um homem, parou. Retomou a caminhada e lá ressurgiram os passos. Começou a ficar intrigado e receoso. Parou junto da passadeira e tudo se passou como no dia anterior.
E foi assim mais duas vezes.
Combinou então com a jovem estudante, a Sara, que no dia seguinte ela estaria a espreitar pela janela à hora dele chegar para ver quem seria a estranha personagem.
E no outro dia:
- Olá, Norberto!
Ele exigira que a moça deixasse de o tratar por senhor.
- Olá, Sara! Boa tarde! Então?
- Pelo que vi, trata-se de um jovem, talvez com uns dezoito anos e com ar de quem não tem muito dinheiro – disse a rapariga.
- Mas tem um aspecto perigoso? De ladrão? Drogado? Tresloucado? – perguntou o invisual.
- Não me pude aperceber desses detalhes, mas não me pareceu fora do normal. Mas notei bem que andava a segui-lo.
- Intrigante! – exclamou o Norberto passando a mão pelo pouco cabelo – Amanhã a Sara está cá a esta hora?
- Amanhã não! Mas depois de amanhã estou.
- Então não se importa de ficar outra vez em observação que eu vou meter conversa com ele? – perguntou o homem.
- Se quiser até vou para junto da passadeira no passeio do outro lado.
E continuou a jovem:
- Assim, não só o poderei ajudar se houver alguma complicação como observarei melhor o rapaz.
- Boa ideia! Faz-me esse favor?
- Claro que sim! Também estou a ficar muito curiosa – confessou a rapariga.
 
Dois dias depois a cena parecia uma reposição do mesmo filme até que, ao parar na passadeira, o Norberto virou-se para o local onde supostamente estaria o jovem e disse:
- Porque é que me andas a seguir? Conheces-me? Fiz-te mal alguma vez? Que pretendes de mim?
O rapaz ficou estático e nada disse. Até que o cego falou de novo:
- Então? Comeram-te a língua?
- Peço desculpa! Mas o senhor é o meu pai! – disparou o jovem, quasi fulminando o Norberto.
- Eu? Deves estar enganado. Mas mesmo que o fosse, isso não justificava essa perseguição tão estranha. Se querias falar comigo, metias conversa, não achas? – interrogou o mais velho.
- Sim! Peço desculpa!
- Mas agora diz-me: que idade tens?
- Dezoito anos – respondeu o rapaz.
- Isso quer dizer que, se fosses meu filho, eu te teria gerado com dezasseis anos. Impossível, porque só iniciei a minha vida sexual com dezoito anos. Mas quem é que te meteu isso na cabeça? – continuou o Norberto a tentar desvendar o enigma.
A Sara continuava ali, junto deles, a ouvir atentamente a conversa.
- A minha mãe disse-me que o meu pai era cego e se chamava Norberto – confidenciou o jovem deixando o homem ainda mais confuso.
- E quem é a tua mãe? – perguntou.
- É a Clara!
- Ahh... – exclamou o invisual – de facto, conheci uma rapariga chamada Clara nessa altura, quando tinha dezasseis ou dezassete anos. Cega também! Tivemos um namorico mas nunca tivemos relações sexuais, por isso não sei que ideia é essa de ela dizer que sou o teu pai – disse o homem já um pouco irritado.
- Eu agora não lhe posso explicar, mas se falar com ela fica a saber – aconselhou o jovem.
- Nunca mais a vi desde essa época. Onde vive ela? – perguntou o Norberto.
- Aqui perto! Quando quer falar com ela? Amanhã? – sugeriu o moço.
- Está bem! Amanhã podes esperar por mim à saída do autocarro?
- É melhor ser eu a entrar porque é nessa carreira que se vai para minha casa – esclareceu o jovem.
- Sendo assim, está atento que eu faço sinal. Espero que me vejas pois eu não te posso ver.
- Sim senhor!
- Ahh...como te chamas?
- Tiago!
- Então até amanhã, Tiago! – despediu-se o Norberto.
O cego e a Sara foram para casa e falaram sobre o assunto:
- Eu achei o moço um tanto estranho! – disse a rapariga – Estava sempre a olhar para o fundo da rua como se alguém conhecido fosse aparecer de repente.
- Tudo isto me parece bastante esquisito, mas amanhã espero tirar as coisas a limpo.
- Quer que vá consigo? – ofereceu os seus préstimos, a estudante.
- Não, muito obrigado! Não me parece que corra nenhum risco!
 
No fim da tarde do dia seguinte os acontecimentos ocorreram como previsto.
Não demorou muito que o Tiago dissesse:
- Saímos aqui!
E apearam-se ambos e mais alguns utentes.
- A minha casa é pertinho – informou o rapaz.
- Melhor assim!
Pouco depois:
- É esta! Vou tocar à campaínha! – e assim fez, o jovem.
Apareceu uma mulher baixa e gorda, que disse:
- Olá, Norberto! Sou a Clara! Lembraste de mim?
- Claro que sim! Mas não falamos há mais de dezoito anos – foi dizendo o homem.
- Entra para conversarmos um pouco – convidou ela.
- Para isso eu vim cá. Mas sobretudo quero clarificar as coisas.
- Tiago! Ficas aqui que eu quero falar a sós com o Sr. Norberto. Está bem, filho? – falou a mulher.
- Sim, mãe!
Uma vez sentados dentro da humilde casa, Clara começou:
- Muito pouco depois de nos termos afastado, conheci um tipo que me prometeu tudo e mais alguma coisa. Acabei por ficar grávida. Quando lhe disse, desapareceu e nunca mais soube nada dele. Tive um filho a quem dei o nome de Tiago, como já percebeste. Passei muito nestes anos. Andei quasi a pedir esmola e isso não aconteceu porque tive o apoio de um grupo de senhoras ligadas a uma obra da igreja. Durou alguns anos até que me arranjaram um empregozito e esta casita.
O Norberto ouvia atentamente e ela continuou:
- Não sei se fiz mal, mas sempre disse ao meu filho que o pai era uma pessoa má. Em contrapartida, dizia-lhe que tinha conhecido um homem muito bom, também cego como eu, que se chamava Norberto. E dizia-lhe que tu é que devias ter sido o pai dele. Talvez por castigo, no ano passado o Tiago começou a ter comportamentos estranhos e foi para o hospital dos malucos. Os médicos acabaram por dizer que ele tinha uma doença mental grave chamada...deixa ver se não me engano...esquizofrenia.
- Humm...começo a perceber...
Mas ela continuou:
- E assim começou a cismar que eras o pai dele. Recentemente soube, através da Amélia – lembras-te dela? – onde tu trabalhavas. Disse-o ao Tiago e agora acho que já compreendes porque ele te persegue e diz que és o pai.
O Norberto estava destroçado. A vida daquela mulher com trinta e tal anos devia ser um verdadeiro inferno. Não sabia bem o que dizer, mas, ao fim de algum tempo, conseguiu articular umas palavras.
- Sim, Clara! Percebo!
Fez uma pausa e continuou:
- Espero que essa ideia fixa que tem o Tiago, desapareça. Vives sozinha com ele, não é? Não tens nenhum homem que te apoie – perguntou, curioso, o cego.
- Não! Tenho de lidar com a minha deficiência e com um filho que adoro mas que, infelizmente, é doente mental, sem quaisquer apoios, para além de um ordenado miserável e desta casinha onde entra água quando chove – lamentou-se ela.
- Clara! Eu não te prometo nada, mas se conseguir melhorar a tua vida, podes ter a certeza de que o farei – falou ele, com o coração apertado.
- Obrigado, Norberto! Tu foste o melhor homem que conheci na minha vida.
E conversaram durante mais algum tempo.
Depois o Norberto voltou a casa, comeu qualquer coisa e contou toda a história aos velhotes e à Sara.
 
No dia seguinte, quando regressou do trabalho e se apeou do autocarro, ouviu uns passos que lhe eram familiares. Parou e disse:
- Anda para o meu lado e vamos caminhar e conversar, Tiago!
- Sim, pai! – anuiu o jovem.
E o Norberto Branco iniciou a sua tentativa de persuadir o rapaz de que não era o pai dele.
A tarefa era complicada.
Passadas algumas semanas o seu pretenso filho deixou de aparecer até que uma tarde foi surpreendido pela Clara.
- Olá, Norberto! – saudou a mulher.
- Olá, Clara! Estou admirado porque já há uns quinze dias que o Tiago não aparece.
- Nem vai aparecer mais! Suicidou-se!
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Dezembro 13, 2007, 17:50:10 »

Pena que o conto termine assim... os esquisofrénicos são de difícil tratamento, não há cura para a doença. Trabalhei com alguns, sei bem o que isso é! Quanto aos cegos, sou amiga de alguns e posso dizer que "vêem" bem melhor do que eu! Honra-me a amizade deles!
Bjs
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Dezembro 13, 2007, 18:34:34 »

A esquizofrenia é incurável mas controlável.
Um grande amigo meu da escola e do liceu aos 18 anos revelou esquizofrenia.
Durante anos foi um farrapo.
Atirou-se de um prédio abaixo mas sobreviveu.
Depois começou a ser bem medicado e a conseguir o tal equilíbrio.
Casou e tem uma filha de 14 ou 15 anos. Trabalha.
O rapazinho da história e a mãe eram demasiado pobres para poderem cuidar da doença devidamente.
O Tiago morreu como muitos: por suicídio!
Sobre cegos não sei muito...
Beijos
(como estás?)
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #3 em: Dezembro 13, 2007, 18:46:10 »

Sobre cegos e doenças mentais sei bastante. Um dos meus cursos tirados numa das Faculdades que frequentei tem que ver com isso... E esquizofrénicos homens quase sempre recusam o tratamento...
Estou melhor, obrigada!
Bjs
Registado
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #4 em: Dezembro 13, 2007, 19:37:05 »

Eu quero-te boa!
A 100%
Beijos
Registado
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #5 em: Dezembro 14, 2007, 12:22:09 »

Acho que todos conhecemos casos reais, alguns bem próximos, de esquizofrenia, problemas muito graves não só para os doentes mas tambem para os familiares.

Abraço
Registado

Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #6 em: Dezembro 14, 2007, 12:30:52 »

Eu conheci três ao longo da minha vida mas não me lembro de nenhum bem próximo...

Abraço
Registado
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #7 em: Dezembro 14, 2007, 18:47:08 »

Aqueles a quem me referia, tu não conheces.

Abraço
Registado
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #8 em: Dezembro 16, 2007, 10:21:13 »

Vale a pena ler!!!!
(digo eu)
Registado
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #9 em: Dezembro 20, 2007, 22:38:26 »

Leiam que vale a pena!
ah ah ah
Registado
Antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 723
Convidados: 0



WWW
« Responder #10 em: Dezembro 21, 2007, 09:37:50 »

Os leitores andam muito preguiçosos!
ah ah ah
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 594
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 345
Total: 345
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.11 segundos com 29 procedimentos.