Figas de Saint Pierre de
|
 |
« em: Setembro 29, 2009, 09:22:52 » |
|
Nota: Esta história foi feita a pedido duma filha para o meu neto. Pelo autor foi sugeria a ilustração de:
1º- Cena de pescador junto à água, pescando e já rodeado de peixes, amontoados sobre a areia.
2º-Aproximação do avô e netos, com expressão de espanto!
3º-O pescdor fala com o Sol
4º-O Sol, sentado sobre os peixes e estes fumegando!
5º-Todos comendo peixes, com batatas
6º-Adeus ao Sol e obrigado e vénia ao pescador.
O SOL GRELHADOR! Num final de tarde, um avô passeava os netos pela praia. Junto à água estava um pescador, rodeado de alguns peixes. Avô e netos olhavam os peixes, que já davam uma boa comidinha!
-“ Olha, avô, peixinhos! Eu gosto de peixinho grelhado, com batatas fritasâ€, disse um neto. -“Gostas? Perguntou o pescador. -“Gosto†-“Eu também gosto muitoâ€, disse outro rapaz. -“Eu até comia, agora, um peixinho grelhado, com batatasâ€, disse uma rapariga. -“Ai, sim?!,†disse o pescador. Então, vou grelhar peixinhos, para vocês†-“Como pode ser isso se não há lenha aqui, para fazer uma fogueira?â€, perguntou. o avô dos netos.
-“Eu gosto de crianças e sou amigo do sol. Eu falo com ele e resolvo já o problema†Então, o pescador chamou o sol , que já ia a caminho da sua caminha, e disse: -“Ó Sol. Podias-me fazer um favor. Antes de te ires deitar podias sentar-te dois minutos aqui sobre estes peixinhos, porque estes meninos gostam muito de peixinho grelhado. -“É para já,†disse o Sol -“Afastem-se enquanto eu trabalhoâ€.
Todos se afastaram. O Sol desceu do céu e sentou-se, durante pouco tempo, sobre os peixes. Quando estes começaram a fumegar e a cheirar a peixe grelhado, o Sol, que já estava um pouco atrasado, mandou vir uma rajada de vento, que o empurrou outra vez para o mar, para ir nanar! O avô, entretanto, tinha comprado um pacote de batatas. Depois, todos comeram peixinho, com batatas. No final dissseram obrigado ao Sol e ao pescador! .............................xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx ................. Autor: Figas de Saint Pierre de Lá-Buraque. Sócio 15727 DA SPA.
|