EscritArtes
Abril 19, 2024, 04:51:38 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: C贸lon  (Lida 2948 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Djabal
Membro
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 191
Convidados: 0



WWW
« em: Outubro 05, 2009, 12:03:18 »






 
  鈥淥ra, as nossas leis s茫o como teias de aranha: as simples moscas e as pequenas borboletas s茫o apanhadas; os grandes moscardos malfazejos as rompem, ou as atravessam. Semelhantemente n茫o procuramos os grandes ladr玫es e tiranos; s茫o todos de dura digest茫o, e nos sufocariam; ora, v贸s outros, gentis inocentes aqui sereis bem inocentados; pois, o grande diabo vos cantar谩 a missa.鈥 Fran莽ois Rabelais, Garg芒ntua e Pantagruel, vol II, cap. XII.

A garoupa de uma c茅dula de cem reais guardada no bolso traseiro da cal莽a: este 茅 o meu destino. No verso, uma ef铆gie da rep煤blica, de olhos vazados e ouvidos moucos, n茫o conversa comigo. Testemunhei poucos fatos nessa vida, n茫o sou muito dada 脿 circula莽茫o. Estou no bolso deste homem, que n茫o me tira do lugar de maneira alguma. Saca apenas para me olhar. Demoradamente. S茫o sonhadores e, ao se emba莽ar, volto ao bolso.

O portador fugiu de Nazar茅 da Mata. Dos sopapos do pai. Da vida sem vida. Da rigidez e da falta de imagina莽茫o. Do evangelho segundo o bispo. N茫o quer transformar o mundo, apenas conhec锚-lo. Viajou para o sul. Ap贸s terminar o segundo grau, no col茅gio estadual, come莽ou a trabalhar em todas as horas de que dispunha no dia.

O auge da sua carreira foi na universidade. Era auxiliar na tesouraria. Conseguiu comprar apartamento, a pagar em muitos anos, com financiamento da Caixa, e se casou. Geraram dois filhos homens. Perdeu o emprego, envolvido sem saber em uma disputa entre os chefes. Foi acusado de participar de um desfalque. Ap贸s provar sua inoc锚ncia, pediu todos os direitos sonegados na 茅poca da demiss茫o. O processo se arrasta na justi莽a, ultrapassou todas as fases, matou todos os monstros, mas n茫o ganhou vidas; ainda n茫o recebeu.

A mulher tamb茅m o despediu, acusando-o de ser um banana. Fez todo o poss铆vel para mant锚-la, para viver ao lado dela e deles. Foi imposs铆vel, e desistiu. Desempregado, sozinho, conseguiu manter-se na superf铆cie, fazendo bicos, durante cinco anos. Um amigo disse: 鈥淰oc锚 tem um metro e oitenta e cem quilos, 茅 ideal para trabalhos de seguran莽a鈥. De fato, foi aprovado e fez o treinamento por duas semanas, e passou a trabalhar oferecendo corpo e semblante para assustar traficantes, cobradores e infelizes de forma geral. O treinamento foi b谩sico. C贸digos de r谩dio usados pela pol铆cia, perguntas e respostas mais frequentes dos clientes, o mais importante: ficar em p茅, sem nenhuma express茫o no rosto, sem nenhuma resposta fora do manual. Ap贸s o curso de tiro, abriu-se a chance de trabalhar em ag锚ncias banc谩rias por um sal谩rio melhor. Pouco melhor. Recusou.

Ele recebeu uma intima莽茫o. O apartamento ser谩 leiloado. Foi condenado pela falta de pagamento das despesas do condom铆nio, durante os meses de desemprego. A d铆vida 茅 equivalente ao valor da resid锚ncia. 鈥淣茫o entra na minha cabe莽a pagar o im贸vel em vinte anos e perder tudo em cinco?鈥, repete a todo instante. Tentou fazer um acordo, conversou com a s铆ndica, com os demais cond么minos, fez assembl茅ia. 脡 imposs铆vel. 鈥淥 meu saldo dos sal谩rios na Universidade n茫o foi pago at茅 agora. O advogado n茫o consegue resolver a quest茫o 鈥 coisas da justi莽a 鈥 nem consegue negociar pagamento parcelado da minha d铆vida鈥. Ele tamb茅m me despediu.

Troquei de cal莽a. Estou em outra, e bem quente. Mas o tempo est谩 fresco, o calor me abafa. Ele est谩 caminhando. Saiu da sua ed铆cula, nos fundos da casa dos tios. Um casal de velhinhos. Ele passa todo o dia debru莽ado sobre a B铆blia, lendo, relendo, escrevendo; fazendo contas. Contam n铆queis para n茫o sair do or莽amento. Coisa de velho.

Agora, estou toda molhada. Ele percorre os quil么metros, quatorze, desde seu quarto, para apanhar o filho mais novo, j谩 da mesma altura, com quinze anos, olhos grandes, bem abertos, redondos e pretos. Tomam um 么nibus para um parque da cidade. Parque do Povo. Imaginam jogar t锚nis. Podem jogar um game, quando chegar sua vez na longa fila que se forma. Gr谩tis. Aprendeu a agenda gratuita da cidade. Ou莽o o filho perguntar se eles t锚m que sair de casa. Ele desconversa. 鈥淒epois falo com sua m茫e.鈥 N茫o fala mais nada.  O game 茅 r谩pido, ele est谩 pregado. Resolvem visitar a feira de Nossa Senhora da Achiropita. Comida farta. Boa. Barata. Lotado. Gente saindo pelo ladr茫o. Contentam-se em comer uma foccacia em um boteco de beco. Voltam para casa, felizes e risonhos.

Ao entrar no carro hoje, estremeci ao sentir o peso do seu corpo sobre mim. Apesar de acostumada com o peso, o berro que ele deu ap贸s fechar os vidros foi ensurdecedor. Longo, como aqueles que o pai dava ao cham谩-lo para o castigo ap贸s alguma reclama莽茫o da escola ou do vizinho. Estamos levando um amigo do patr茫o dele; 茅 juiz de Direito. No caminho, ele conta suas hist贸rias. Come莽ou na advocacia tirando pai incestuoso, libidinoso e reincidente da cadeia. 鈥淧recisava de dinheiro, faria qualquer coisa para isso, s贸 queria tirar o cara de l谩. Hoje, depois de tanto tempo, aprendi a ganhar dinheiro, e n茫o quero mais fazer isso. A advocacia tamb茅m deve ser 茅tica; aprendi com o exemplo do meu pai. Ele era botequineiro. Vendia fiado para os fregueses para cobrar no dia do pagamento. Sempre que devedor encontrasse algo que dizia n茫o ter consumido, meu velho, resignado, subtra铆a o contestado, e me dizia: 鈥楩ilho, hoje eu saco os vinte, e n茫o brigo. No outro m锚s, eu pego trinta de volta.鈥 Ele foi um cara muito esperto. Aprendi muito com o tribunal do j煤ri. L谩 se aprende a improvisar, conquistar as pessoas. Um advogado apontou-me o indicador na frente de todos, acusando-me de ser c煤mplice do r茅u, acusado de homic铆dio; eu olhei bem para a cara dele, segurei a ponta do dedo em riste e disse: 鈥楽e voc锚 fizer isso de novo, garanto que o nobre colega s贸 usar谩 a m茫o esquerda de hoje em diante鈥.  Eu aprendi a frase com o Baretta, no dia anterior, na TV.鈥

N茫o h谩 tempo para almo莽ar. Ele compra um abacate e um pacote de aveia, mistura e come. Ele gosta tamb茅m de iogurte com milho, batidos em um liquidificador. A vitamina preferida 茅 a de abacate com mam茫o e leite. Ele, invariavelmente, toma dois litros de leite por dia. Fica diante do computador e vai pesquisar o funcionamento do aparelho digestivo humano para ajudar nas tarefas escolares do filho. Google. Os alimentos desde a ingest茫o at茅 a evacua莽茫o passam por cinco ou seis metros de intestinos. 鈥淎os poucos, o que resta daquilo que outrora era chamado de alimento vai passando por outro esf铆ncter: o esf铆ncter 铆leo-cecal. Atingir谩, assim, outro segmento do tubo digest贸rio: o intestino grosso. Neste segmento ocorre uma importante absor莽茫o de 谩gua e eletr贸litos presente em seu conte煤do. O quimo vai, ent茫o, adquirindo uma consist锚ncia cada vez mais pastosa, e se transformando num bolo fecal. Fort铆ssimas ondas perist谩lticas, denominadas ondas de massa, ocorrem eventualmente e s茫o capazes de propelir o bolo fecal, que se solidifica cada vez mais, em dire莽茫o 脿s por莽玫es finais do tubo digest贸rio: os c贸lons sigm贸ide e o reto. Encontraremos o reflexo da defeca莽茫o. O enchimento das por莽玫es finais do intestino grosso estimula termina莽玫es nervosas presentes em sua parede, atrav茅s da 鈥榙isten莽茫o鈥 (sic) da mesma. Impulsos nervosos s茫o, ent茫o, em intensidade e frequ锚ncia cada vez maior, dirigidos a um segmento da medula espinhal (sacral) e acabam por desencadear uma importante resposta motora que vai provocar um aumento significativo e intenso nas ondas perist谩lticas por todo o intestino grosso, ao mesmo tempo em que ocorre um relaxamento no esf铆ncter interno do 芒nus. Desta forma ocorre o reflexo da defeca莽茫o. Se, durante este momento, o esf铆ncter externo do 芒nus tamb茅m estiver relaxado, as fezes ser茫o eliminadas para o exterior do corpo, atrav茅s do 芒nus.鈥 Derruba o copo, suja toda a cal莽a e o sapato.

Saiu correndo, est谩 em cima da hora. Recolhe o juiz e o patr茫o, para lev谩-los. 鈥淐omo foi seu almo莽o?鈥 鈥淏em, obrigado.鈥 Ambos conversam animadamente, contando dos tempos dos bancos escolares.  Fizeram a mesma faculdade. T锚m amigos em comum.  O patr茫o pergunta: 鈥淪er谩 que voc锚 conseguir谩 me tirar desta confus茫o? Fal锚ncia 茅 fogo鈥. 鈥淐laro que sim. N茫o se preocupe mais, agora est谩 comigo. E est谩 resolvido. Pronto. Simples. Farei o seguinte: perguntarei a deus se ele pode transformar o meu canivete em uma espada para que eu possa matar o le茫o que tenho diante de mim. O le茫o, claro, perguntar谩 se ele pode fica ainda maior, para me liquidar de um s贸 golpe. Mas eu confio no meu poder de argumenta莽茫o. E sairei vencedor.鈥 E se deus n茫o se meter?鈥 鈥淣esse caso, a minha 煤ltima fala ser谩 a seguinte: 鈥楤em, ent茫o o senhor pode se sentar nessa pedra, e se afaste, porque ver谩 uma briga das boas, e eu jamais perdi uma delas鈥.鈥

S茫o onze horas da noite. Ele carrega a valise para o patr茫o, deixa sobre a escrivaninha, na biblioteca. Ao lado de um livro aberto. Ele n茫o consegue deixar de observar.  As p谩ginas est茫o esbranqui莽adas, a tinta se gastou. Um par谩grafo est谩 escurecido, forma uma faixa escura. Ouve, atr谩s de si. 鈥溍 de tanto eu ler e passar o dedo sobre as linhas. Esta faixa n茫o tem mais nenhuma delas, mas eu as sei de cor: A verdade foi propagada a partir da Revolu莽茫o em Fran莽a, que decapitou o Rei鈥︹ Sinto a palpita莽茫o do corpo, tremores, suores, ele acabou perdendo a voz, fala rouco, quase af么nico, e conta para o patr茫o o seu problema, o seu drama inteiro. Da impossibilidade de arranjar um lugar para os filhos e a ex-mulher. D谩 todos os detalhes. Informa do leil茫o. E ouve, ap贸s breve pausa: 鈥淚nfelizmente, n茫o h谩 nada que eu possa fazer. Sinto muito鈥.
Registado
NunoMiguelLopes
Membro
***
Offline Offline

Mensagens: 209
Convidados: 0


N茫o vou gostar nada do dia de hoje, pois n茫o?


« Responder #1 em: Outubro 06, 2009, 14:14:46 »

Parab茅ns, Djabal. 脡 uma prosa bem cativante.
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #2 em: Outubro 06, 2009, 17:20:51 »

Uma escrita com a qualidade habitual! Fant谩stico!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o n煤mero: 358/2009 e 4659/2010
Dion铆sio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #3 em: Outubro 06, 2009, 20:15:22 »

Somos literalmente levados no turbilh茫o magn茅tico da imagina莽茫o hiper-criativa do autor.Levados, devorados e felizes.
Registado

Pensar amar-te, 茅 ter o acto na palavra e o cora莽茫o no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Mar莽o 30, 2024, 19:58:02 ]

[Mar莽o 30, 2024, 19:40:23 ]

[Mar莽o 20, 2024, 16:42:39 ]

[Mar莽o 19, 2024, 20:20:16 ]

[Mar莽o 17, 2024, 22:17:37 ]

[Mar莽o 17, 2024, 22:16:43 ]

[Mar莽o 12, 2024, 00:13:37 ]

[Mar莽o 11, 2024, 23:55:47 ]

[Mar莽o 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 608
Máximo Online: 964
(Mar莽o 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 577
Total: 577
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbra莽o
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos 脿s escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de infla莽茫o de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar 茅 bom! Partilhem leituras, coment谩rios e amizades. Faz bem 脿 alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se n茫o for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administra莽茫o, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste m锚s de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem c贸pias de algum material que n茫o tenham guardado em meios pessoais. N茫o est谩 previsto perder-se nada, mas poder谩 acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Ol谩! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Mar莽o 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Mar莽o 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Mar莽o 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Mar莽o 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Mar莽o 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Mar莽o 16, 2021, 12:35:25
Ol谩 para todos!
Mar莽o 13, 2021, 17:52:36
Ol谩 para todos!
Mar莽o 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Mar莽o 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Mar莽o 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Mar莽o 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Mar莽o 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.128 segundos com 28 procedimentos.