EscritArtes
Março 28, 2024, 09:06:23 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: 1 [2] 3 4   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O LIVRO VAI MORRER?  (Lida 26528 vezes)
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #15 em: Novembro 02, 2009, 20:31:25 »

Se assim fosse... vá que não vá...
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #16 em: Novembro 02, 2009, 21:02:03 »


" Se não tivesse sempre um livro novo, nunca me sentiria feliz. "

Santa Teresa de Jesus


" Livro, discreto amigo, que sempre fala ou se cala conforme eu lho peça."


Calderón de la Barca
Registado
Luis F
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1612
Convidados: 3


Nas asas do sonho, escrevo...


WWW
« Responder #17 em: Novembro 03, 2009, 09:40:13 »

2 grandes pensamentos...

Parabéns pela partilha amigo Zé

Um abraço
Luis
Registado

josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #18 em: Novembro 03, 2009, 11:21:56 »

Mais:


" A verdadeira universidade está numa boa biblioteca."
Thomas Carlyle

" A tarefa da literatura é ajudar o homem a compreender-se a si próprio. "
Máximo Gorki

" Um bom livro é aquele que se abre com esperança e se fecha com proveito."
A. B. Alcott


" Sem livros, Deus está silencioso."
T. Bartholin


" O livro liberta quem o ama. "
V. Espinel


Abraço para todos os que têm participado neste tópico.

José António


Registado
Tere Tavares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 926
Convidados: 0



WWW
« Responder #19 em: Novembro 03, 2009, 11:33:22 »

E se morrerem as páginas alguém as ressuscitará?
Não creio em morte, talvez mudanças.
Registado

Escreve também no blog:
http://m-eusoutros.blogspot.com
Todos os textos registrados nº 540.178 livro 1027 folha 386.
Escritório de Direitos Autorais - Biblioteca Nacional
carlossoares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2782
Convidados: 0



WWW
« Responder #20 em: Novembro 03, 2009, 19:31:25 »

Atrevo-me a dizer, sem prévia consulta de oráculos, nem de juízes, que a vida de um livro, que até pode ser um livro não escrito, não está sujeita às leis da morte e, muito menos, às leis dos mortos. E nenhuma sentença terá eficácia sobre algo que ultrapassa as contingências de ser mercadoria. Os livros, ou melhor, as ideias, o pensamento, o imaginário, a linguagem, a língua, o poder da língua (que é incomensuravelmente maior do que a língua de poder), é o que fica depois de toda a estúrdia e explosões e destruições silenciarem. O negócio dos livros como outro negócio qualquer terá os seus ciclos e tem os seus especialistas. Se não forem os autores a terem vergonha não serão as cadeias de distribuição e venda que a terão. É chocante e escandaloso o processo de promoção de certos autores e livros. E não questiono sequer a qualidade ou o valor literário dos mesmos. Pela parte que me toca, o simples(?) facto de promoverem um livro ou um autor, com entrevistas em telejornais, etc..., é razão mais do que suficiente para eu não ler e, concomitantemente, para eu não comprar. Interrogo-me até que ponto outras pessoas, outros consumidores, reagirão assim e se a "manipulação" do mercado, mercado que devia existir, ser concorrencial e livre, sem manipulação, tem alguma coisa a ver com manipulação da confiança que muita gente deposita nos agentes culturais... Felizmente, lá vão aparecendo uns autores, de vez em quando, que conferem ao livro (e são tributários disso) o valor e a dignidade que em tantos casos não reconhecemos ao papel impresso, porque imerecidos.
Viva o livro! Viva!  :book:

Abraço
« Última modificação: Novembro 09, 2009, 14:36:44 por carlossoares » Registado

Carlos Ricardo Soares
Manuel Antunes Cardoso
Contribuinte Junior
**
Offline Offline

Mensagens: 56
Convidados: 0



« Responder #21 em: Novembro 03, 2009, 19:40:22 »

O livro viverá se existir em nós o pudor e o espírito auto-crítico para não nos termos na conta de escritores, e assim, com esses apetrechos éticos, jamais conspurcaremos o virginal papel sem antes termos aprendido e apreendido o real valor da criação artística.
Quando aos comerciantes do papel em geral, e das artes em particular, é de bom tom que se mostrem em trincheiras diferentes.

Tenho dito.
Registado
CAMPISTA CABRAL
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1705
Convidados: 0


Escritor, poeta, documentarista e roteirista.


« Responder #22 em: Novembro 03, 2009, 19:41:50 »

Caro Carlos, falei um pouco (tentei tecer algumas ideias sobre um assunto próximo no texto Ciberliteratura, publicado aqui no site) sobre isso, ou melhor, sobre o papel da literatura em meio aos caos midiático que nos assola. Temos literatura e poetas para todos os gostos, para todos os públicos: os que vendem bem, os que possuem uma boa 'marca'. Infelizmente, o nosso cenário atual é bastante complicado, triste e desanimador. Mas a pergunta persiste: o livro morrerá? Quanto tempo ainda resistirá o nosso grande  e terno herói? Um abraço.
Registado

CANAL NO YOUTUBE
https://www.youtube.com/channel/UCJ5TRvaPtHNN5sxar_GuuCg

TEXTOS DO AUTOR NOS SITES:

http://cronicascariocas.com/colunista/campista-cabral/

https://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=62723

Proibida a reprodução total ou parcial dos textos sem a prévia autori
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #23 em: Novembro 03, 2009, 20:19:38 »

Caro Manuel Antunes Cardoso,

" A cultura ficou a ganhar com aqueles livros em que os editores perderam dinheiro".

T. Fuller


Perfeitamente de acordo com o seu assertivo comentário.
José António
Registado
Luis F
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1612
Convidados: 3


Nas asas do sonho, escrevo...


WWW
« Responder #24 em: Novembro 04, 2009, 17:07:29 »

Gosto desta discussão e seria alvo de um tertulia mais alargada

Um abraço
Luis
Registado
Manuel Antunes Cardoso
Contribuinte Junior
**
Offline Offline

Mensagens: 56
Convidados: 0



« Responder #25 em: Novembro 05, 2009, 18:56:08 »

Alargue-se então a conversa, para que o livro sobreviva aos autores, quer sejam menores ou maiores, para que o livro seja mais que um receptáculo de tinta sobre papel.
Registado
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #26 em: Novembro 05, 2009, 19:41:38 »

o livro viverá para além de nós. porque cada um de nós, somos, não mais que pó de muitos outros. e ao pó voltaremos ...

por mim tenho por certo, desde que me lembro de conseguir juntar as letras (ou talvez antes, quando sem os ler, por não saber, os olhava - os poucos que haviam espalhados pela casa -, os olhava dizia, embevecida, pateticamente enamorada deles, sem sequer saber de que tratavam) , que os livros são os meus mais leais, mais fieis, mais presentes e sempre disponíveis amigos. foram-no em épocas de doença prolongada, de" isolamento"  por  "n" razões, são-no agora que estou de "férias grandes sem data de regresso"... 
eles e o mar, talvez sejam os bens (família à parte) que mais me custaria deixar de ter perto de mim...

e, portanto, ouso acreditar, que esta paixão pelos ditos é algo que não me tendo só afectado a mim, fará com que, enquanto houver um homem, haja um livro. De papel, preferencialmente. o digital cansa-me a vista ... e por mais portátil que seja, não vai para a banheira comigo, convenhamos ...

tenho dito   :book:

« Última modificação: Novembro 05, 2009, 19:51:07 por Mel de Carvalho » Registado

Mel de Carvalho
www.noitedemel.blogs.sapo.pt
www.noitedemel.blogspot.com (apenas prosa)

Mais sobre mim: http://www.escritartes.com/forum/index.php?page=20
____
MT.ATENÇÃO: CÓPIAS TOTAIS OU PARCIAIS EM BLOGS OU AFINS SÓ C/AUTORIZAÇÃO EXPRESSA
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #27 em: Novembro 05, 2009, 22:31:41 »

Boa noite amiga Mel,

Lamento ser desmacha prazeres mas comprei vários livros plastificados em tempos idos para os meus filhos levarem para a banheira durante o banho. Rsrsrssss... Azn

E agora mais uma da pesquisa que tenho feito, especialmente para si, cara amiga:

" O MUNDO FICAVA ÀS ESCURAS SEM A LUZ DA LIÇÃO DA ESCRITA."

D. Francisco Manuel de Melo

e

" O LIVRO É UM ANIMAL VIVO. "

Aristóteles


Grande abraço
Registado
Luis F
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1612
Convidados: 3


Nas asas do sonho, escrevo...


WWW
« Responder #28 em: Novembro 06, 2009, 12:14:19 »

Zé obrigado pela partilha de tão magestosas referências ao livro...

Um abraço
Luis
Registado
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #29 em: Novembro 09, 2009, 14:09:29 »

OBRAS EDITADAS NA SEMANA DE 7 DE NOVEMBRO DE 2009

Romance e Poesia

ROMANCE:

- As Confissões de Nat Turner - William Styron
- Cartografia Ãntima - Emília Ferreitra - ( Prémio Vergílio Ferreira - 2008 )
- A Biblioteca da Morte - Glenn Cooper
- Os Dias de Saturno - Paulo Moreira

POESIA:

- O Sangue por Um Fio - Sérgio Godinho
- O Viajante sem Sono - José Tolentino Mendonça


RESULTADO =  Romance 4 - Poesia 2.

Comentários? 
Registado
Páginas: 1 [2] 3 4   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 627
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 647
Total: 647
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.127 segundos com 29 procedimentos.