EscritArtes
Abril 16, 2024, 10:29:26 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: A ROTA DOS POETAS  (Lida 6116 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« em: Março 02, 2010, 16:32:31 »




Uma viagem pelo Chile, guiados pelas memórias de Pablo Neruda, Prémio Nobel da Literatura. Valparaíso e Vicuña são dois dos lugares a reter.


Nobremente instalado no sótão, o escritório abre-se ao vento. No andar de baixo, quase suspensa no vazio, colada à vista vidrada da baía, a cama flutua sobre Valparaíso, o mosaico de casas, o porto e o oceano. A extraordinária situação de La Sebastiana, a casa onde viveu Pablo Neruda (1904-1973) na década de 1960, pode levar-nos a pensar que quem aqui viva algum tempo pode vir a inspirar-se tão criativamente como o poeta. Infelizmente a casa não está para arrendar e até é proibido deitarmo-nos na cama ou sentarmo-nos á secretária de Neruda.
Desde que foi transformada em museu, La Sebastiana passou a estar aberta ao público. Podemos percorrê-la por devoção, divertimento ou curiosidade. Podemos extasiar-nos com o bar, tão pequeno que parece impossível que o poeta barrigudo pudesse passar para trás dele, de tal maneira o espaço é exíguo. Mas era ali que preparava o “coqueletonâ€, um cocktail inventado pelo próprio Neruda e composto, em partes iguais, por conhaque e champanhe, umas gotas de Cointreau e sumo de laranja. Enquanto preparava a bebida, possivelmente meditaria na insígnia que preside como um trono á parte superior do bar. “ Ao coração coroado, trespassado por uma flechaâ€, reza a frase. Onde terá Neruda encontrado este objecto que tem o nome do albergue parisiense frente ao qual o bom rei Henrique VI foi apunhalado por Ravaillac?
A casa desta cidade rasteira ao mar está cheia de objectos tão estranhos quanto extravagantes e de recordações trazidas de todos os cantos do mundo. “Porto loucoâ€, “constantemente surpreendido pela vidaâ€, “extravaganteâ€, Valparaíso é também, na pena de Neruda, a “ noiva do oceanoâ€, “ luminosa e nua, fogo e neblinaâ€, “rainha de todas as costas do mundoâ€.
Viajar por entre estes nomes é uma viagem sem fim, porque a viagem, em Valparaíso, não tem fim nem na terra nem nas palavras – garante o poeta que recebeu o prémio Nobel em 1971.
Valparaíso é a verdadeira cidade dos altos e baixos: nada menos de duas dezenas de colinas à beira-mar.
Vicuña igualmente conhecida pelas suas vinhas e pela produção de pisco – bebida consumida como aperitivo, tem um museu dedicado a Gabriela. Apesar do apelido, que tomou de empréstimo a Frédéric Mistral, a quem devotava grande admiração, Gabriela não gozava de grande apreço em França: muito poucos poemas foram traduzidos, e as raras colectâneas onde foram publicados saíram há muito dos catálogos.
Mas é venerada no Chile. “ Eis-te, Gabriela, amada filha destas plantas, destas pedras, deste vento gigantesco. Acolhemos-te com alegria. Ninguém esquecerá os teus cantos aos espinhos, às neves do Chile. Tu és chilena. Tu és do povo. Ninguém esquecerá as tuas estrofes aos pés nus das nossas crianças…†escreveu Pablo Neruda.
Apesar de nenhuma constelação ter o nome de Mistral, impõe-se um desvio ao observatório astronómico de Mamalluca, a menos de 10 km de Vicuña. Noite escura – particularmente tenebrosa nesta região onde estão instalados vários observatórios científicos – podemos contemplar facilmente o Cruzeiro do Sul e, depois, continuáramos de surpresa em surpresa, graças aos guias que nos levam nesta viagem pelo firmamento.
“Vai poder surpreender Vénus completamente nuaâ€, avisa um deles antes de acrescentar, fingindo grande desolação: “ Que pouca sorte, hoje vê-se apenas metade, um outro planeta, ciumento, está a fazer-lhe sombraâ€.



Excertos do LE MONDE – Paris


José António



Registado
Alice Santos
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1142
Convidados: 0


De mãos dadas pela poesia.


« Responder #1 em: Março 02, 2010, 17:47:34 »

É sempre bom lembrar Pablo Neruda.
Infelizmente o Chile atravessa um momento bem grave. As calamidades não têm dado descanso...
O clima está a pregar rasteiras a quem já tem tão pouco... mas será só o clima?... ou seremos nós que estamos a dar uma mãozinha?!...

Abraço
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #2 em: Março 02, 2010, 19:32:07 »

Como diz a Alice, é sempre bom recordar. Obrigada.
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #3 em: Março 03, 2010, 10:06:55 »


Bom dia,

Não só a obra mas também e porque não um pouco da sua privacidade, hábitos, locais, ideais, para ficarem, pelo menos na nossa memória e daí mais próximos de nós.

Abraço
JA
Registado
cduxa
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 377
Convidados: 0



« Responder #4 em: Maio 08, 2010, 18:25:44 »

Muito interessante deve ter sido essa viagem! lugares com história.
Gosto muitíssimo da poesia de Pablo Neruda.
Registado

Cduxa
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #5 em: Maio 23, 2010, 17:39:16 »

Olá Cduxa,

Com toda a ocupação de tempo que o Sexto Encontro me provocou só agora vi que leu este meu singelo trabalho.
E tem toda a razão e vou tentar pesquisar outros mais para nos deliciarmos com pormenores/realidades de quem lemos e não sabemos da sua privacidade.
Claro que nos tempos de hoje tal são seria possível... até sabiam se era menino ou menina antes dos pais! (rssss..)
Abraço
José António
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #6 em: Maio 31, 2010, 15:34:08 »

Que saudade me deu do Chile. Não conheci "La Sebastiana"; somente "La Chascona" e "Isla Negra".
Quando encontrar o CD com as fotos, enviarei uma imagem das casas de Neruda, esse grande poeta de que gosto tanto.

Grande abraço...
Ficheiros Anexos Miniatura(s):
Registado

Oswaldo Eurico Rodrigues


Escrevo também nos sites Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br)
cduxa
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 377
Convidados: 0



« Responder #7 em: Maio 31, 2010, 20:21:29 »

Belíssima Fotografia Oswaldo, com o verde profundo e os azuis que tanto gosto.
Tanta coisa que gostaria de ver e fazer....
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #8 em: Maio 31, 2010, 20:48:33 »

Cduxa, eu fiz essa foto em Isla Negra, no Chile, quando fui visitar a Casa de Pablo Neruda. O local é lindíssimo! Vale a pena visitar.
Obrigado pelo comentário...
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 474
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 450
Total: 450
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.144 segundos com 29 procedimentos.