EscritArtes
Abril 27, 2024, 17:14:57 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: VAN GOGH TAMBÉM ERA ESCRITOR...  (Lida 5472 vezes)
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« em: Dezembro 18, 2009, 17:08:02 »


Vincent Van Gogh, génio louco e sem tostão, corta a orelha; não foi reconhecido em vida.
Esta é mais ou menos a imagem que fazemos do célebre pintor holandês, pelo menos acreditando nos livros, nos filmes e nas histórias onde ele é herói.
A partir duma história romanceada, foi construído em torno do pintor um mito difícil de pagar. Mas um estudo profundo do conjunto da correspondência de Vincent Van Gogh (trocada essencialmente com o seu irmão Theo, mas também com outros, Gauguin, por exemplo) dá-nos uma impressão muito mais matizada.
Van Gogh não foi assim tão pobre, nem tão louco, e até beneficiou de alguma notoriedade durante a vida, mesmo não a tendo junto do grande público. Com forte personalidade, sabia contar maravilhosamente e de maneira cativante o que o ocupava e porque é que pintava um tema desta ou daquela maneira.
As diferentes edições das cartas (as mais antigas em holandês, as outras em francês) deixam ainda muita margem para a interpretação.
O museu Van Gogh de Amesterdão e o instituto Huygens-KNAW, em Haia, examinaram durante 15 anos a correspondência do pintor (819 missivas enviadas por ele, 83 em que ele é o destinatário, foram analisadas rigorosamente), palavra a palavra, frase a frase. Deste trabalho nasce uma obra em seis volumes com mais de 2000 páginas, publicada simultaneamente em holandês, francês e inglês.
Vincent Van Gogh foi também um homem das palavras. Para além da pintura, ele lia uma quantidade enorme de livros e adorava escrever. “ Há tantas pessoas, especialmente entre os nossos amigos, que pensam que as palavras não são nada. Você não acha que, muito pelo contrário, é tão interessante e tão difícil dizer bem uma coisa como pintá-la bem?â€, perguntava Van Gogh a 19 de Abril ao seu amigo pintor Émile Bernard.



CARTAS ONLINE

Uma a uma, num total de 902, as cartas escritas por Van Gogh podem ser lidas na Internet. O site que as disponibiliza é: www.vangoghletters.org/vg/


(Da revista TROUW – Amsterdão)
Registado
Lucrécia Bórgia
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 504
Convidados: 0


« Responder #1 em: Dezembro 19, 2009, 20:24:57 »

Urge ler!  :fixe:
Registado
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #2 em: Dezembro 22, 2009, 11:39:01 »

Olá Lucrécia,

Sem dúvida alguma. Existe muita coisa que desconhecemos deste génio muito distante da loucura e miséria com que habitualmente é rotulado.
Abraço
José António
Registado
amandu
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1032
Convidados: 0



WWW
« Responder #3 em: Dezembro 22, 2009, 12:26:21 »

Van Gogh se me permite uma achega ao teu brilhante texto era um génio. Depois apenas sendo louco seria famoso. A loucura é parte da inteligência. O cortar a orelha é um pouco de tudo pois se divulga o Mundo e não o seu carácter.
Seu irmão trabalhava numa galeria de arte e não o conseguia vender sendo este porém muito famoso entre os colegas mormente Toulouse Lautrec que um dia desafiou para um duelo a um qualquer que dissera mal da pintura de Van Gogh. Penso até que Gaugin partisse para o Oriente em sua divulgação embora muitos possam pensar ridículo tudo.
O Mundo sempre foi de vender a arte como pecúlio para depois o que é um erro mas hoje é o mesmo e eu o sei embora não o creiam. A culpa nem é de Van Gogh mas a orelha a podemos ficar a dever como um factor de dúvida isto é sem vermos não sabemos. Existe quem nas prisões sobreviva não sabendo do manicómio.
Bonita essa parte dele ter alguns haveres pois sempre pensei ser seu irmão o grande impulsionador de sua vida.
Abraço para ti José e bom Natal.
Amandu

« Última modificação: Dezembro 22, 2009, 12:35:46 por amandu » Registado

Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #4 em: Dezembro 29, 2009, 05:06:49 »

José Antonio, vou pesquisar no site que você indicou. Gosto muito do trabalho de Van Gogh.

Grande abraço e obrigado pela informação.
Registado

Oswaldo Eurico Rodrigues


Escrevo também nos sites Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br)
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #5 em: Dezembro 31, 2009, 17:25:10 »



Continuação…

A escrita de Vincent nem sempre foi fácil de decifrar, escrevia os “g†como escrevia os “yâ€. Outras fontes, como por exemplo os arquivos de Bruxelas e de Arles, tiveram de analisar minuciosamente as palavras, quase dissecar, para conseguirem entender de que é que falava.
“ Consultando os arquivos de Arles, descobrimos que Joseph Ginoux, a quem Vincent tratava por “mon ami Ginouxâ€, tinha também assinado uma petição onde a vizinhança exprimia a sua inquietação, a propósito da alienação mental de Van Gogh, depois de ter cortado um bocado da sua orelhaâ€.
Procurámos as ilustrações que ele tinha penduradas nas paredes do seu quarto, os livros que lia e as pessoas com quem contactava. “ Muitos dos seus escritos têm significados bíblicos. Vincent era filho de pastor, muito marcado pela Bíblia. Encontrámos nas suas cartas numerosas expressões com referências bíblicas. Conseguimos determinar o contexto de cada frase, a que corresponde a uma alusão bíblica, ou a que está relacionada com a leitura do momentoâ€, disse Luijten.
“Van Gogh lia livros em holandês, em inglês, em francês e em alemão. Vemo-lo nas suas cartas.
As cartas de Vincent, a maior parte dirigidas ao irmão Theo, são pequenas jóias de uma grande qualidade literária. Segundo Hans Luijten, Van Gogh é um escritor sincero que utiliza uma linguagem clara e sem floriados. “ Ele não mede as suas palavras, era um homem cru, rude, lutava pela verdade. Não era um adepto da arte de salão.â€

Continua…
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #6 em: Fevereiro 10, 2010, 13:50:07 »

Venha a continuação.
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
carlossoares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2782
Convidados: 0



WWW
« Responder #7 em: Fevereiro 12, 2010, 16:17:53 »


Sim, a continuação.
Registado

Carlos Ricardo Soares
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #8 em: Fevereiro 12, 2010, 17:53:21 »



Continuação…

                   Das pesquisas resultou uma imagem mista de Vincent Van Gogh. Segundo Luijten, ele não era maníaco-depressivo, como se diz muitas vezes†Ele era extremamente fanático, apaixonado, de uma energia fervilhante, incansável. Não tinha mais que 37 anos quando morreu. Mas viveu como se tivesse chegado aos 75. Sabia o que queria, fazia estudos para as suas telas, trabalhava com determinação até ao resultado final. Para os girassóis, por exemplo, trabalhou, retrabalhou, utilizando cor sobre cor, para chegar a essa obra única.â€
                   
O RETRATO DO CARTEIRO

                  “ Van Gogh tinha a opinião de que a arte devia permitir ao homem elevar-se acima do quotidiano. Queria que a sua arte servisse de reconforto. É preciso estar na natureza, dizia ele. Ele mostrava a beleza da criação.â€
                  Escreveu:†Da minha parte, eu não conheço outra via que não seja a de me bater com a natureza até que ela me liberte o seu segredo.â€
                   Van Gogh não tinha nada de miserável, mesmo se muitas vezes lhe era difícil fazer face às suas despesas, apesar do seu irmão Theo lhe dar dinheiro suficiente.
                    Hans Luijten refere-se ao carteiro Joseph Roulin, de quem Van Gogh fez o retrato, em Arles. “ Este homem tinha cinco filhos e ganhava 135 francos por mês. Na mesma altura, Vincent recebia do seu irmão Theo 200 francos por mês, só para ele.â€
                   Segundo Hans Luijten, existe outro mito, este sobre a questão de Van Gogh só ter sido apreciado depois da sua morte.†É falso. Não era um pintor incompreendido. O mercado não estava pronto para a sua obra. Os quadros do seu amigo Gauguin praticamente não se vendiam e os dele tão pouco. Mas dentro do círculo de conhecedores foi, porém bastante apreciado.†  


FIM



Registado
Tere Tavares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 926
Convidados: 0



WWW
« Responder #9 em: Fevereiro 12, 2010, 22:35:35 »

Admiradora que sou deste gênio da pintura - já o sabia, agora mais detalhadamente. também um gênio das palavras - a leitura me deixou muito feliz.
Abraço
Registado

Escreve também no blog:
http://m-eusoutros.blogspot.com
Todos os textos registrados nº 540.178 livro 1027 folha 386.
Escritório de Direitos Autorais - Biblioteca Nacional
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #10 em: Fevereiro 12, 2010, 23:41:17 »

"O mercado não estava pronto para a sua obra"
Raramente está. Apenas a morte traz a consagração. Triste sina a dos humanos.
Registado
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #11 em: Fevereiro 19, 2010, 15:34:00 »



É o nosso caso Goreti !

Abraço
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 594
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 415
Total: 415
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.123 segundos com 28 procedimentos.