EscritArtes
Abril 28, 2024, 20:02:01 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: CHAP脡U  (Lida 5640 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Ant贸nio L贸io
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1909
Convidados: 0


Quanto menos penso mais existo


« em: Fevereiro 16, 2010, 18:39:39 »

                       Chap茅u


   A manh茫 estava chuvosa naquele dia de Inverno. Tentava desenvencilhar-me no meio do ca贸tico tr芒nsito, que corria em sentido contr谩rio ao ponteiro dos minutos, que paulatinamente se aproximava das onze horas. Tinha sido convidado para assistir na Lus贸fona a uma palestra sobre um tema que me suscitava curiosidade. 鈥淎s sondagens em tempo de elei莽玫es nas suas m煤ltiplas vari谩veis鈥.
   A chuva aumentava de intensidade. Ser谩 que trouxe o guarda-chuva? Talvez tenha um na mala do carro, pensei, enquanto procurava um lugar no parque subterr芒neo dos Poveiros. Estacionei, e vasculhei a mala em busca  do guarda-chuva, mas em v茫o. Desisti e dirigi-me para a sa铆da disposto a afrontar a intemp茅rie. Sempre que me acontecia um facto semelhante confortava-me, recuando 40 anos ao tempo do servi莽o militar em Santar茅m onde os exerc铆cios f铆sicos do curso para oficiais de Cavalaria era mais apropriado a futuros marinheiros, tais eram as c铆clicas inunda莽玫es do Tejo no vale da Asseca onde apesar de molhados at茅 aos ossos sobreviv铆amos sem males maiores.
                                                                                                                                                                 
   Perante a tempestade, entrei apressado no primeiro caf茅 que encontrei. Amparava-me a ideia, que talvez houvesse por aquelas bandas uma loja dum chin锚s onde pudesse adquirir o almejado  guarda-chuva. O patr茫o desiludiu-me, que n茫o, que por ali n茫o conhecia nenhum chin锚s. Sa铆  e estugando o passo  fui-me esgueirando por debaixo das varandas de pedra que  pouco me  abrigavam das enxurradas que os algerozes 铆am despejando para o passeio, onde os poucos transeuntes chapinhavam como patos nas bordas dum lago.
   Que chatice, pensei. Afinal, se calhar teria sido melhor continuar na ignor芒ncia da org芒nica das sondagens, do que afrontar tal tempo. E se voltasse para tr谩s!
   Desfilei motivos,enquanto continuava, em direc莽茫o 脿 Batalha pela Rua Entreparedes, mas. qual gaul锚s das aventuras do Asterix, foi a铆 que o c茅u me ca铆u em cima! Tinha que me abrigar e rapidamente , mas aonde? Naquela rua n茫o havia lojas nem caf茅s, excepto o da esquina, mas esse ainda estava longe!
   Do outro lado da rua 脿 porta duma loja que juro nunca ter visto, nem adivinhado a exist锚ncia, um senhor dos seus 60 anos acenava-me convidando-me ao abrigo. Entrei e agradeci o am谩vel e oportuno convite daquele desconhecido que sorria enquanto  esconjurava o mau tempo, 煤nico tema de conversa que o acaso nos proporcionara. Esgotado o tema, calei-me. O comerciante, esse  falava, falava desenferrujando a l铆ngua presa de mais uma manh茫 sem fregueses. Salientava as dificuldades que atravessava,  que o neg贸cio 铆a mal, que a cidade estava cheia de velhos que j谩 ningu茅m comprava nada etc etc.  Eu olhava em redor tentando absorver aquela atmosfera bafienta, dum passado que eu julgava morto e que me fazia recordar os meus tempos de crian莽a. Numa prateleira de madeira cuja pintura j谩 conhecera melhores dias, alinhavam-se meia d煤zia de pastas dum modelo que o meu saudoso professor da 4陋 classe, n茫o desdenharia. O pequeno balc茫o onde  o meu interlocutor se apoiava, deixava antever atrav茅s dum vidro riscado, alguns cintos de homem que mais lembravam cobras enroladas em si mesmo, num qualquer serpent谩rio,  dum qualquer parque biol贸gico.
   A loja era muito pequena com um tecto baixo, uma min煤scula montra  onde se expunham meia d煤zia de chap茅us de homem em cabe莽as de corpos decapitados sem express茫o e olhar vazio.
   Olhei para a rua onde a chuva arrancava do granito do pavimento um som  surdo mas com a suavidade de ourop茅is, entrecotado pelo aspereza dos pneus dos autom贸veis que teimavam em afrontar a tempestade.
    No meu pulso, um rel贸gio revoltado interpelava o meu atrazo.
   Ensaiei um 鈥 muito obrigado鈥 e quando me dirigia  para a porta, uma  voz soou atr谩s de mim:
-Olhe, porque n茫o leva um chap茅u? Sempre abriga da chuva e do frio e afinal s贸 custa 12 euros! ........Ficava-lhe bem  este,.... estilo ingl锚s.


   Recuei no tempo! Do meu palmo e meio olhava para cima para o meu pai, que na Avenida dos Aliados junto 脿 Menina Nua, naquele Domingo particularmente ventoso, me procurava enquadrar esticando o fole da velha Kodak.
Toninho ri-te para ficares bonito na fotografia!
Mas eu n茫o ria e o meu pai recome莽ava e insistia em v茫o.
Subitamente uma mais forte rajada de vento levou-lhe o chap茅u!
A minha gargalhada expont芒nea ficaria gravada naquele instante na emuls茫o de prata do rolo fotogr谩fico e na minha mem贸ria, enquanto o meu pai, recuperado o chap茅u procurava dar de novo forma ao feltro acastanhado do fugitivo!

   Dez minutos mais tarde, na Lus贸fona, ao cumprimentar o palestrante, senti o frio que me eri莽ava os cabelos quando me descobri, fazendo descansar nos meus joelhos o meu novo  chap茅u castanho, estilo ingl锚s.

Le莽a da Palmeira 4 de Fevereiro de 2010

Tom
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Fevereiro 16, 2010, 18:54:12 »

Olha s贸 para que serve um chap茅u!
Um belo conto. Das coisas mais simples se fazem maravilhosas escritas.
Beijo
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o n煤mero: 358/2009 e 4659/2010
Concei莽茫o P
Novo por c谩
*
Offline Offline

Mensagens: 12
Convidados: 0


« Responder #2 em: Fevereiro 16, 2010, 20:37:54 »

Esse ba煤 de mem贸ria 茅 fant谩stico!
Faz as minhas del铆cias e talvez de muitos.
N茫o 茅 caso para dizer, chap茅us h谩 muitos, este chap茅u pertence-te.
Beijinho Smiley
« Última modificação: Fevereiro 16, 2010, 20:43:17 por Concei莽茫o P » Registado
Ant贸nio L贸io
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1909
Convidados: 0


Quanto menos penso mais existo


« Responder #3 em: Fevereiro 17, 2010, 12:26:01 »

Goreti e Concei莽茫o

Agrade莽o-vos as vossas am谩veis palavras sobre as minhas hist贸rias. S茫o os vossos incentivos que me obrigam a tentar fazer melhor.
Obrigado pela vossa amizade.
Bjs
Tom
Registado
Nanda
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 913
Convidados: 0



« Responder #4 em: Fevereiro 20, 2010, 23:02:37 »

Toninho,
Um texto de se lhe tirar o chap茅u!
Beijo
Nanda
Registado
Ant贸nio L贸io
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1909
Convidados: 0


Quanto menos penso mais existo


« Responder #5 em: Fevereiro 21, 2010, 18:52:21 »

Nanda
Sempre simp谩tica para os meus escritos!
Bj
Tom
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #6 em: Fevereiro 21, 2010, 21:01:37 »

Ent茫o, vamos continuar a escrever!
Registado
Ant贸nio L贸io
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1909
Convidados: 0


Quanto menos penso mais existo


« Responder #7 em: Fevereiro 24, 2010, 20:50:43 »

Goreti
Continuarei a escrever porque isso me d谩 prazer, mas, isso n茫o significa que d锚 prazer aos outros. Quando 茅 assim, mais vale sair de cena ou procurar outros palcos. A minha eterna gratid茫o a ti, 脿 Concei莽茫o e tamb茅m 脿 Nanda.
Bj
Tom
Registado
cduxa
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 377
Convidados: 0



« Responder #8 em: Setembro 06, 2010, 18:57:23 »

Caro Tom

Que del铆cia de prosa.
Registado

Cduxa
Ant贸nio L贸io
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1909
Convidados: 0


Quanto menos penso mais existo


« Responder #9 em: Setembro 06, 2010, 21:02:26 »

Cduxa
Obrigado pela amabilidade e por ter tamb茅m ressuscitado este conto do passado Inverno
Bj
Tom
Registado
cduxa
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 377
Convidados: 0



« Responder #10 em: Setembro 08, 2010, 21:54:35 »

N贸s 茅 que ficamos a ganhar.
Ainda tem mais destes, Tom?
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Mar莽o 30, 2024, 19:58:02 ]

[Mar莽o 30, 2024, 19:40:23 ]

[Mar莽o 20, 2024, 16:42:39 ]

[Mar莽o 19, 2024, 20:20:16 ]

[Mar莽o 17, 2024, 22:17:37 ]

[Mar莽o 17, 2024, 22:16:43 ]

[Mar莽o 12, 2024, 00:13:37 ]

[Mar莽o 11, 2024, 23:55:47 ]

[Mar莽o 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 479
Máximo Online: 964
(Mar莽o 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 485
Total: 485
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbra莽o
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos 脿s escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de infla莽茫o de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar 茅 bom! Partilhem leituras, coment谩rios e amizades. Faz bem 脿 alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se n茫o for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administra莽茫o, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste m锚s de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem c贸pias de algum material que n茫o tenham guardado em meios pessoais. N茫o est谩 previsto perder-se nada, mas poder谩 acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Ol谩! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Mar莽o 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Mar莽o 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Mar莽o 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Mar莽o 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Mar莽o 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Mar莽o 16, 2021, 12:35:25
Ol谩 para todos!
Mar莽o 13, 2021, 17:52:36
Ol谩 para todos!
Mar莽o 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Mar莽o 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Mar莽o 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Mar莽o 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Mar莽o 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.184 segundos com 28 procedimentos.