EscritArtes
Março 28, 2024, 10:23:31 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: REDES SOCIAIS NA NET  (Lida 5535 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« em: Março 29, 2010, 16:31:22 »


Com o Facebook e o Twitter as redes sociais ganharam expressão planetária. Milhões de pessoas viciaram-se na ligação permanente, no comentário instantâneo, na ilusão do dia-a-dia com centenas de amigos virtuais.
Esta espécie de Admirável Mundo Novo também tem laivos de 1984. Multiplicam-se as ameaças à privacidade, com um estendal de dados pessoais – imagens e fotos – a circular na Internet. Uma rede cada vez mais densa que recusa um elemento básico da vida em sociedade: o direito ao esquecimento.

…

Proibir o acesso às redes sociais no local de trabalho seria o mesmo que proibir os telefones nos escritórios há 60 anos.

Há 15 anos, quando se chegava ao escritório, só se faziam contactos profissionais. A vida privada ficava lá fora e ali só se trabalhava.
O desenvolvimento das tecnologias da comunicação – telemóveis, computadores ditos pessoais, mas utilizados no trabalho e Internet – subverteu a dicotomia entre vida pública e vida privada.
Estes meios de comunicação ajudam as pessoas a quebrar o isolamento imposto pelas instituições, da forma mais simples: telefonando aos pais do local de trabalho, conversando com os amigos através da Internet, enviando sms às escondidas durante as aulas.
Stefana Broadbent, etnógrafa digital, fala de empregados que, trabalhando de manhã à noite, telefonam ao cônjuge para lhe dar os bons dias ou as boas noites.

…

NÃO VALE A PENA BLOQUEAR A INTERNET E NÃO PERMITIR O FACEBOOK NO TRABALHO, É TÃO IDIOTA COMO TERIA SIDO PROIBIR O TELEFONE.

Stefana, vê nesta forma de utilizar as redes uma “ incrível transformação socialâ€, que assusta instituições, governos e patrões. “ Todos os dias leio coisas que me fazem ranger os dentes. Multas de 15 dólares a jovens no Texas por puxarem do telemóvel na aula, ou o despedimento sumário de motoristas de autocarro em Nova Yorque, se forem vistos com telemóvel na mão. Algumas empresas bloqueiam  o acesso aos serviços de chat ou ao do Facebook, escudando-se em questões de segurança.

Podemos ter de esperar anos até que se banalize esta “incrível transformação†das relações entre a vida pública e vida privada.
É razoável pensar, contudo, que entrará nos costumes e deixará de meter medo aos que ainda não se integraram.

(Do InternetActu.net) – Paris
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Março 29, 2010, 18:43:22 »

Aceder aos chats em hora de trabalho parece não ser correcto. Mas vamos pensar melhor: em casa uso o chat do gmail e o messenger para tratar de assuntos de trabalho. Também não parece correcto, pois não? O que será correcto? Talvez um equilíbrio. Usar o chat para dizer bom dia ou boa tarde no trabalho. Em casa esquecer um pouco também a profissão. Confesso estar em desiquilíbrio. Em casa uso muito para trabalhar. No trabalho dificilmente tenho acesso a Internet, logo não uso...
Poderá haver profissionais viciados nas novas formas de comunicar que abusam da conversa em hora de trabalho. Mas não acontecerá com eles o mesmo que acontece com os pasteleiros que, ao iniciarem o seu trabalho numa pastelaria, recebem autorização para comerem tudo o que tiverem vontade de comer? É que ao fim de uma semana não comem rigorosamente nada!
Gostava de saber de outras opiniões que me ajudem a reflectir sobre este assunto sobre o qual não tenho uma opinião formada.
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Conceição Constantino
Membro da Casa
****
Offline Offline

Mensagens: 286
Convidados: 0


« Responder #2 em: Dezembro 18, 2010, 11:18:57 »

Parece-me que o equilíbrio só chegará quando percebermos que a internet e as redes sociais são mais ou menos o mesmo que as sociedades reais. Com boas e más pessoas. Se olhamos para um desconhecido com cautela, teremos que fazer o mesmo com um desconhecido nas redes sociais. As pessoas, num lado e no outro, têm tendência para se mostrarem diferentes do que são na realidade. Mais cedo ou mais tarde, acabam por mostrar a verdadeira face, é só uma questão de tempo e cautela. Mas é mais fácil enganar alguém se lhe não vemos o rosto.
Registado
RosaMagalhães
Novo por cá
*
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 49
Convidados: 0


Ancorei-me às palavras onde mergulham emoções.


« Responder #3 em: Dezembro 31, 2010, 22:18:36 »

redes sociais: foi boa invenção traz inúmeras vantagens mas tem inúmeros perigos. é bom ter consciência de que a internet é um brinquedo perigoso por várias razões. mas sobre o tema apenas quero dizer que, usar redes sociais no trabalho não é atitude de um bom profissional, não é ético. o estar num chat ou em rede social ocupa demasiado tempo e isso prejudica o andamento do serviço, o vicio torna-se incontrolável. o uso desses espaços em casa para tratar de assuntos de trabalho pode ser positivo para manter o trabalho em dia, tratar de atrasos ocorridos por causa de uma ou outra ausência e se houver flexibilidade de horário pode trabalhar em casa na vez de se deslocar para a empresa... mas o correcto é, ser responsável e usar a ética profissional.
Cumprimentos,
Rosa

Registado

Rosa Magalhães
Maria del Mar
Membro da Casa
****
Offline Offline

Mensagens: 378
Convidados: 0


« Responder #4 em: Janeiro 10, 2011, 19:42:25 »

Considero-as mais perigosas do que úteis.
Registado
Beatriz
Novo por cá
*
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 47
Convidados: 0


A minha posição ....é a de constante interrogação.


« Responder #5 em: Outubro 29, 2013, 00:31:49 »

 vivemos numa era de muita informação, o que infelizmente não significa uma sociedade mais civilizada.
Lamentavelmente, o ser humano é causador destes extremos que nos levam a todos a ter que ter cautela.
Tudo tem termo e medida, pelo que a forma como cada individuo usa a internet ou redes socias se deve a sua consciênçia.
Eu agradeçõ as opções positivas que a internet me proporciona.
 
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 642
Total: 642
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.112 segundos com 29 procedimentos.