EscritArtes
Março 29, 2024, 02:38:31 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Carta ao Sócrates  (Lida 3846 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Araci
Contribuinte Junior
**
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 57
Convidados: 0


Ainda não sei o que sou, mas sei quem eu sou


WWW
« em: Junho 23, 2010, 13:20:29 »

A primeira coisa que eu faço, de manhã, quando ligo o computador, é ir à internet e abrir www.publico.pt  e ver as noticias deste nosso mundo, ou deste nosso país .Hoje deparei-me com a situação de uma nova lei que diz que vai prejudicar 30 % dos bolseiros do ensino superior.
 
Eu sou estudante na Faculdade de Letras na UP, e o que venho a assistir neste assunto das bolsas, é realmente uma tremenda de uma injustiça. Tenho amigas que vivem na porcaria do shopping a gastar o dinheiro das bolsas em unhas postiças, roupas baratas para usar e deitar fora, vockas das mais caras. Enfim, uma quantidade de futilidades.

Por viver em residências universitárias, estando na condição de ter de ganhar duas bolsas, a de alojamento e a outra para, e só para, poder pagar as propinas, vivo dentro dessa realidade onde constato conversas como:
"Dentro da minha casa, temos câmaras de vigilância por todo o lado...Ontem comprei um cão custava 300 euros...Ah, mas se não me dão a bolsa não sei que fazer da minha vida"

Eu, e outra amiga que realmente necessitamos da bolsa para poder estar a viver ali no Porto, e para poder estudar, somos sempre as ultimas a receber a bolsa. Eu mesma, estou já no segundo ano seguido em que a minha bolsa chega à minha conta em Junho. Venho de uma família típica, em que o meu pai era empreiteiro, e cuja empresa entrou em falência, deixando-nos dívidas quiçá para o resto das nossas vidas. Venho de uma família, em que o pai foi para Espanha, e como sabem, encontra-se no desemprego. A minha mãe fez um curso pelas novas oportunidades, e encontra-se em casa, sem uma oportunidade que lhe valha. Os meus pais vivem com cerca de 300 euros mensais, porque o resto que o meu pai ganha do subsídio de desemprego, que está prestes a terminar, é tudo para colmatar a hipoteca da nossa casa.

O meu irmão, que acabou o curso de engenharia civil, é o único que me pode ajudar, tirando já do pouco que ele ganha para me poder dar algum durante a semana. Os meus gastos semanais não ultrapassam os 20 euros. Eu e a minha amiga, compramos muito atum…atum e massa. é mais barato e dá para muitas vezes. Comer na cantina é impensável, a refeição é de 2,15 Euros, o que faria cerca de quase 5 euros por dia, isto não contando os pequenos-almoços e lanches ,o que era capaz de rondar quase os 10 euros por dia. Isto para quem tem de sobreviver com 20 euros por semana ,é impossível.

E tudo o que gastamos é somente na comida .Nós as duas adoramos a Fnac, andamos sempre a passear por lá, a ver os livros que gostaríamos de comprar para uma ou outra disciplina ,a ver as novidades no mundo da musica e no de cinema.

Desculpai a falta de modéstia, mas não considero que sejamos burras. Entramos na FLUP com uma média superior a muitos das nossas amigas das unhas postiças, eu mesmo ,até tenho uma coluna num jornal regional e já participei na elaboração de um livro.
Ela, fala francês fluentemente e é a melhor da sala.

É pena que, mesmo não querendo, vivamos assim. A contar literalmente os tostões, ainda no risco de receber ou não bolsa.
Eu recebo, mas sempre na linha do risco. Recebemos a bolsa mínima, que nos cobre então as despesas. Na verdade,se calhar somos  mesmo burras.

Sr Primeiro Ministro, se calhar devíamos omitir uns rendimentos quaisquer (que nem sequer existem), e talvez assim teríamos dinheiro para outras coisas que não fosse vodkas e unhas falsas.
« Última modificação: Julho 02, 2010, 04:30:08 por Araci » Registado

Joana Araci
Darta do Mar
Novo por cá
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 43
Convidados: 0


Sozinho no subterrâneo.


WWW
« Responder #1 em: Junho 23, 2010, 13:59:35 »

Como te compreendo Araci, como te compreendo... Também eu sou estudante da FLUP e há muito tempo que desisti em pensar em tudo o que a tua "Carta" redige. Simplesmente matenho um lema: se um dia conseguirmos ser bem sucedidos na nossa vida, cumprirmos os objectivos a que nos propusemos (por muito que até tenham sido quase utópicos (por mim falo) para a nossa situação financeira) sentir-nos-emos bem mais recompensados, orgulhosos e melhores pessoas (melhores no sentido de mais experiência, mais calo, mais...)do que qualquer outro (como as colegas das unhas postiças - muito característico da FLUP infelizmente).
Por isso, escreve, luta e escreve lutando para que um dia alguém possa enviar uma carta endereçada a nós intitulada: "Obrigado, vocês são um exemplo."

Beijinho
Registado

"Ter uma consciência muito desenvolvida é uma doença."
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #2 em: Junho 27, 2010, 20:48:48 »

Araci e Darta do Mar,

Infelizmente a vossa realidade não é de agora, mas está agravada, eu explico. Corrupção, falsas declarações de IRS e não só, ui, há que tempos que são realidade e nunca nenhum senhor com poder e obrigação para tal mandar fiscalizar se preocupou. Há mais duma dúzia de anos que opinei - e quase fui linchado - que os jovens recém-licenciados, poderiam, devidamente documentados, auxiliar em muito a DGCI, tão simplesmente como anotarem os automóveis, modelos e quantidade que saiem de casas aonde impera o salário mínimo no IRS. Sempre trabalhei por conta de outrem e nunca recebi um mísero subsídio para os estudos dos meus filhos, enquanto, vizinhos empresários, que mudavam de jipes, como eu consigo mudar de camisa, os recebiam. Ao longo da minha carreira profissional já "liderei" equipas de jovens e menos jovens, e para os jovens com ambição de vencer na vida o único grande conselho que lhes tenho dado é aproveitarem as hipóteses credíveis que lhe surjam por esse mundo fora, porque este país já não bateu no fundo, já estamos a viver no túnel escavado pela "Micas"...
As vossas dificuldades pouco ou nada interessam enquanto vão aumentando os milionários no país e só não trabalha quem é malandro... Pior que tudo é que vocês,
eu e alguns milhões de portugueses sabemos aonde não há trabalho e aonde existem milionários salários e pensões para nada fazerem.
Os outros não sabem, coitados!
Aceitem a minha mensagem de coragem e força, porque também já tive a vossa idade!
Abraço
José António
Registado
Darta do Mar
Novo por cá
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 43
Convidados: 0


Sozinho no subterrâneo.


WWW
« Responder #3 em: Junho 27, 2010, 21:04:20 »

Obrigado José António. São dessas palavras de pessoas com maior e, por conseguinte neste caso, melhor experiência de vida que nós precisamos. A minha ambição não tem claramente limites, e tal como disse à Araci: é difícil para quem vive nas nossas condições mas quero acreditar que conseguiremos. Conto com a ajuda de pessoas como o José António para sermos bem sucedidos, porque com os outros (os importantes) estão onde querem estar e não terão grande paciência para atitudes e comportamentos altruístas.

Um Abraço.
Registado
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #4 em: Junho 28, 2010, 18:56:17 »

Olá Darta do Mar,

Geração "rasca" obviamente que não é a vossa, muito menos de forma generalizada, mas sim a dos explêndidos empresários e administradores que recusam a experiência dum primeiro emprego aos jovens, porque não é aconselhável, para agradar aos seus bolsos ou dos accionistas, gastos com a sua integração nas mesmas.
E são eles os vencedores que arrecadam milhões de euros por ano pelo belíssimo desempenho...com o vosso desemprego! E depois querem jovens preparados para o mercado do trabalho. Brincámos...
Quem são os "rascas" afinal?
Abraço
José António
Registado
anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« Responder #5 em: Junho 29, 2010, 17:51:56 »

Estou sinceramente chocada por ver que as coisas se agravaram para os estudantes bolseiros. No meu tempo era complicado mas em vez de terem evoluido a situação agravou-se. Este país está entregue aos bichos (isto é uma ofensa para os bichos). Não há moralidade. Nem nos políticos que não cumprem com as suas obrigações , nem dão exemplos de dignidade (muito pelo contrário) nem a generalidade das pessoas tem uma postura ética perante a vida. Se não existissem as meninas das unhas haveria de certeza mais dinheiro para quem precisa. A vossa resistência é heróica. E acredita, Araci, que ao ler a tua carta me enchi de orgulho por saber que no meu país existem jovens com a tua força e inteligência. Não desistas! Um grande abraço.
Registado
NunoMiguelLopes
Membro
***
Offline Offline

Mensagens: 209
Convidados: 0


Não vou gostar nada do dia de hoje, pois não?


« Responder #6 em: Junho 29, 2010, 18:21:16 »

Vives uma situação complicada, Araci.

à  qual acresce que o atum tem muito mercúrio. Se puderes, varia com sardinha em lata. Não sei se é mais cara ou não. Espero que não.

Também espero prosseguir os estudos a nível superior. Claro que esta esperança depende do aspecto financeiro, de conseguir uma bolsa. A Educação devia ser uma prioridade em todos os governos do mundo, mas por aqui apenas se diz que é. A prioridade é sempre a reeleição.

Força aí.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 610
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 434
Total: 434
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.123 segundos com 29 procedimentos.