EscritArtes
Maio 01, 2024, 06:18:10 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Educação, Cidadania e Literatura (Guacira Maciel)  (Lida 4151 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« em: Julho 20, 2010, 14:47:39 »

Diante da solicitação de escrever sobre os três assuntos acima, pensei: como falar de coisas tão diferentes em seus mistérios?
Imediatamente me veio à cabeça o “Livro dos Mistérios”, de Clarice Lispector, onde se lê “só poderia haver encontro de seus mistérios se um se entregasse ao outro: a entrega de dois mundos incognoscíveis feita com a confiança com que se entregariam duas compreensões”.
Aqui temos três mistérios; não só porque de universos aparentemente diferentes, mas porque não sabemos ao certo o que fazer para que aconteçam. Ainda assim, buscarei mediar essa entrega de forma a que as compreensões pertinentes a cada um dos universos encaminhem os leitores a uma possível sintonia.
Para Einstein, “educação é o que permanece quando alguém esquece tudo o que aprendeu no colégio”. Podemos entender seu ponto de vista, uma vez que conhecemos a trajetória escolar desse gênio, similar ao que vem ocorrendo com a juventude nas nossas escolas, no seu processo de escolarização, em se tratando do prazer, como nos refere Erasmo de Roterdam, em “De Pueris”, sem aprofundar, neste momento, outros aspectos também fundamentais. Sim, educar-se precisa, deve, ser um ato de prazer; nisto reside o seu mistério. Educar-se, porque cada sujeito é autônomo em seu processo de aprendizagem, cabendo ao professor o importante papel de mediador, e à escola, o de agente, de coadjuvante, através de uma proposta que reconheça e acolha as aprendizagens construídas fora dos seus espaços, plenas de prazer. As experiências construídas nas dobras e nas esquinas desse aparente “nonsense” se articularão no âmbito sensível cognitivo da experiência escolar, de forma a que esse conhecimento seja ampliado e aprofundado, numa entrega entre duas realidades complementares.
Essa atitude dará ao processo educativo um caráter libertário porque seu papel é instrumentalizar o jovem a detectar dificuldades e potencialidades que deverão encaminhá-lo à autonomia sob vários aspectos, de forma a possibilitar a afirmação de suas identidades, ainda que um processo em permanente construção. Aqui já estamos falando dos mistérios contidos na compreensão de cidadania, cujo conceito é muito amplo, não implicando apenas em direitos, mas em compromissos: consigo, com o outro, com o patrimônio histórico cultural, natural, etc.
Quanto à Literatura, entendo ser uma prática humanizadora em seus mistérios, cuja premissa é instigar, seja na perspectiva do leitor, seja na do escritor.
 Há muitos sentidos para Literatura, porém, fundamental é manter com ela uma relação de estranhamento, para que se preserve esse sentimento de mistério contido na subjetividade; a compreensão de que, em desprezando o literal, ela busca descobrir o subjacente, aquilo que está implícito; a nossa condição de humanidade, sem, no entanto, querer explicá-lo. Ela persegue o “valor mutante e mutável da palavra”, apenas questionando-o, buscando um sentido que lhe atenda naquele momento, o que se configura extremamente fugaz.
Embora exista a Literatura funcional e de entretenimento, o que não significa que o texto literário no qual se concentra a minha análise, não possa entreter ou informar, essa compreensão dependerá de quem lê, o objetivo da leitura e como se lê...essas diferentes formas de leitura deverão atender as necessidades e desejos de cada leitor.
 Mas o olhar poético não tem pressa em tirar conclusões, em interpretar, ou interferir intelectualmente no texto; num primeiro momento, apenas, se deixa afetar – relação de afeto que se estabelece entre os dois –; o texto se deixa olhar sem pudor, e o leitor, como Augusto, o palhaço anárquico, se entrega à sua entrega.



« Última modificação: Agosto 15, 2010, 13:31:06 por Guacira » Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #1 em: Julho 20, 2010, 15:01:04 »

Guacira, que ensaio fantástico. Gostaria de utilizá-lo nas minhas aulas de Literatura. Sua reflexão a respeito dos três itens do título foi bastante concisa e coerente. E ainda por cima foi agradável de se ler. O que gostei sobremodo foi como tratou da Educação sem ser panfletária, da Literatura sem ser suspirante, diletante e acabou por, implicitamente, tratar de cidadania (novamente sem esse discurso esvaziado que vemos nos meios de comunicação e também nos acadêmicos). Em suma, um texto para ser lido e relido, uma fonte para os que se pretendem educadores e educandos, posto que a Educação é um processo contínuo e a Literatura e um bem e um fazer igualmente contínuo. Pena nem todos entenderem assim.
Parabéns. Sucesso no curso aqui no Rio (aproveite para "turistar" pela cidade e arredores. Vale a pena).

Beijos e um excelente dia. Fica com Deus.

Oswaldo Eurico Rodrigues
Registado

Oswaldo Eurico Rodrigues


Escrevo também nos sites Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br)
Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« Responder #2 em: Julho 20, 2010, 17:49:16 »

Olá, Oswaldo.
 Obrigada por sua avaliação. E, como da outra vez, fique à vontade para usar meu texto como provocação em suas aulas (vc é professor de Literarura?). Afinal, esta é uma das funções dessa possibilidade que temos de escrever...inclusive por sermos, também, Professores e Educadores.
Bem, eu já vivi no Rio e gosto muito da sua movimentação cultural, em que pese Salvador ter também essa vocação, em suas diferenças, da qual não podemos dar conta, mas ver o mais possível.
Já fiz muitas coisas e estou planejando permanecer mais um mês.
Beijo e fica com Deus também.
Guacira.
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #3 em: Julho 20, 2010, 19:18:52 »

Beijos...
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #4 em: Julho 20, 2010, 19:22:23 »

Uma excelente reflexão sobre os temas em apreço. Há muito não ouvia falar nesse maravilhoso conceito - estranhamento.
Bj
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« Responder #5 em: Julho 20, 2010, 23:38:03 »

Oi, Goreti. É...o estranhamento é fundamental nesses casos...
Obrigada, beijo.
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #6 em: Julho 21, 2010, 13:34:49 »

Pena que se tenha perdido a certeza de que no estranhamento é que nasce a verdadeira literatura!
Bj
Registado
Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« Responder #7 em: Julho 22, 2010, 00:14:59 »

Bem...eu ainda acredito que sem o estranhamento não se faz a Literatura; ele é sua motivação, seu pressuposto...
Beijo
Guacira.
« Última modificação: Julho 23, 2010, 18:17:22 por Guacira » Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 30, 2024, 14:23:56 ]

[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130133
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 372
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 293
Total: 293
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.099 segundos com 29 procedimentos.