EscritArtes
Novembro 01, 2024, 00:37:31 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Crónica duma colectânea  (Lida 4923 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Figas de Saint Pierre de
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 3222
Convidados: 0


« em: Agosto 13, 2010, 18:02:34 »

De vez em quando,
de qualquer massa craniana,
surge a deia de fazer um livro
em forma ce Colectânea!
Impõe condições,
mas pede, por favor,
a cada autor, que,
sem custos,
envie algo do seu talento,
do seu mental labor,
sem nada pagar,
a não ser de no lançamento
ter de pagar um exemplar,
para ter a certeza de que a sua obra,
acabada de dar,
dera-lhe a garantia de "famoso" ficar!


Ainda por cima,
dono ou dona de tão genial massa craniana,
que faz contas a números e a cifrões,
arroga-se o direito de ficar com os lucros,
às custos dos outros
se da Colectânea houver muitas edições,
de tal Colectânea,
com tal Fama!

E ainda dizem que
em Portugal não há boa massa craniana!

E também não falta que acredite
que tal massa craniana lhe dará a fama!

É com esta massa craninana
que em Portugal se fazem bons governos,
que nos fazem boa cama!
Tudo normal!
...........................xxxxxxxxxxx........... .......
Autor: Silvino Taveira Machado Figueiredo
(o figas de saint pierre de lá-buraque)
Gondomar

Nota do Autor: Como é normal, para não ferir susceptibilidades, qualquer semelhança com qualquer Colectânea em curso é pura coiincidência)

« Responder #4 em: Hoje às 09:42:13 » Citar Modificar  

--------------------------------------------------------------------------------

O processo do conhecimento mútuo das pessoas é lento e muitas vezes cheio de equívocos. O que se passou e passar-se-á sempre, é que , como muitos, foram convidados  por e-mail para paraticipar na "Traição de Psiqué", simplesmente, dentro da minha decisão em não dar um tostão para entrar em colectâneas não liguei ao fado e o tempo foi passando. Um dia, o Aurélo encontrou-me no exterior da Biblioteca e perguntou-me por que é que eu não entrava? Lá tive que lhe relembrar em que nada pagaria para publicar o que de graça tenho em casa!
Nessa altura, ele então disse:
-"então pago eu por ti"
-"Se tens prazer nisso, não me importo" respondi.
A partir daí mandei-lhe alguns poemas. Mais tarde  soube que escolheram um poema meu e me covidaram para o lançamento, onde aí sím, embora não tendo  pago a inscrição exigida comprei um exemplar!

Noutras colectâneas; IIAntologia das Noites de Poesia em Vermoim, Tertúlia em Flor, (S. Mamade Infesta)
Feliz Natal, gondomar, (editado pelo Dr. João Carlos de Brito) II Jogos Florais de Gondomar, onde ganhei o 3º Prémio na categoria do conto. Monografia da Escola Secundária, onde fui o Prineiro Presidente e Fundador da Associacão de pais e mais tarde Director Regional  de FRAPN e Nacional, da CONFAP, Autor da Monografia dos 50 anos do Clubue Gondomarense,  versos neus:
 “a pintura é a expressão colorida e que mesmo pintada a negro é a exposição sentida do arco-íris do ego”
no Catálogo dos 15 anos da Pausa; atelier do Mestre Aurélio Mesquita.  Em tudo isto, por princípio, não paguei um totão para ver o meu nome, tanto como autor ou como particicipante-
Por isso, é que não participei na 2ª Colectâneaa do EscritArtes.
Já nesta 3ª Colectânes, em curso, quando constatei que era sem custos para o autor, disse que sim, através dum e.mal enviado à editora. E o meu meu nome chegou a estar na lista,  mas depois eu não foi bem compreendido no me jeito de me exprimir, ou seja eu entrava, mas  eu não escolhia os textos, deixava isso ao critério da organização, como sempre faço.
Quanto ao currículo sugeri  que pusessem o o meu poema denominado “Currículo”.
O que aconteceu foi que o José António logo achou que era uma insulto para todos e entrou num de chantagem, do género ou ele ou eu! Ele é que é o moderador global.
É lei! Também levei com o apelido de pedante!
Para mim, com muita experiência de vida, e também sabendo lidar com pedantes acho tudo normal. Quem tem poder exerce-o.
O resultado é que o Figas, sendo avesso a muitas condições, e como  não as cumpriu puseram-me fora da carroça. Bem  feito.
Pode ser que um dia, quando fizerem uma “Colectânea de Pedantes” eu entre, mas sem pagar nada. Quanto ao facto de o autor não ser obrigado a comprar um livro vê os outros fazê-lo e dar lucro a alguém!
Se perderem dinheiro na edição, mas como  o mundo está cheio de mecenas peçam ao Bill Gates ou ao Bufett para pagaram o prejuízo das penas.
Atenciosamte,
Um pedante, dificilmnente pedinte!
Silvino Figueiredo
No
« Última modificação: Agosto 14, 2010, 10:11:34 por Figas de Saint Pierre de » Registado
Lucrécia Bórgia
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 504
Convidados: 0


« Responder #1 em: Agosto 13, 2010, 18:38:38 »

Este poema tem toda a semelhança com uma colectânea em que você pagou para participar, uma tal "Eros... qualquer coisa". Foi publicitada por aqui, pela Editora Lugar da Palavra. Por acaso, eu não quis participar. Mas você pagou para participar. Eu comprei o livro em saldo...
Registado
Figas de Saint Pierre de
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 3222
Convidados: 0


« Responder #2 em: Agosto 13, 2010, 21:52:23 »

Está enganada. Não está a dizer a verdade. Eu não paguei nada para entrar na "Traição de Psiquê". Quando puder e se quizer fale com o Mestre Aurélio Mesquita que me convidou e sabe o que penso sobre edições.
Ele explicar-lhe-á. Aconteceu o mesmo noutras colectâneas, onde estou representado e recusei outras, porque não dou um tostão para ver nada meu publicado! Se me pedirem eu até dou autorização para publicar trabalhos meus, mas não me imponham condições. Como diz Teresa Gonçalves, a Tété: um poeta é um ser livre"
Cumprimentos
Registado
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #3 em: Agosto 14, 2010, 07:25:35 »

Bom dia,

É por demais evidente que este é mais um texto seu que pretende provocar no mau sentido quem gosta de escrever, partilhar o que escreve e sobretudo dos livros.
Mas adiante, face ao nulo interesse e mensagem do mesmo.
Relativamente ao pagamento ou não pagamento de Colectâneas, obviamente que irei indagar junto do Dr. João Carlos Brito, Aurélio Mesquita e não só, se a participação do SILVINO FIGUEIREDO, com o poema "Poema hipnótico" pág. 81 da Colectânea " A Traição de Psiquê ", foi gratuita, porque se tal for verdade, então deverão devolver os valores recebidos aos restantes participantes, eventualmente menos conceituados, mas que pagaram para participar na mesma.
Cumprimentos
José António


Registado
Figas de Saint Pierre de
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 3222
Convidados: 0


« Responder #4 em: Agosto 14, 2010, 08:42:13 »

O processo do conhecimento mútuo das pessoas é lento e muitas vezes cheio de equívocos. O que se passou e passar-se-á sempre, é que , como muitos, foram convidados  por e.mai para paraticipar na "Traição de Psiqué", simplesmente, dentro da minha decisão em não dar um tostão para entrar em colectâneas não liguei ao fado e o tempo foi passando. Um dia, o Aurélo encontrou-me no exterior da Biblioteca e perguntou-me por que é. Lá tive que lhe relembrar em pagaria para publicar o que de graça tenho em casa!
Nessa altura, ele então,
-"então pago eu por ti"
-"Se tens prazer nisso, não me importo" respondi.
A partir daí mandei.lhe alguns poemas. A parti daí só soube que escolheram um poema meu e me cnvidaram para o lançamento, onde aí sím, embora não tendo  pago a inscrição exigida comprei um exemplar!

Noutras colectânea; Freguesia de Vermoim, Flor de S. Mamede  Infesta, Feliz Natal,
« Última modificação: Agosto 14, 2010, 09:01:44 por Figas de Saint Pierre de » Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #5 em: Agosto 14, 2010, 09:09:47 »

Bem!!!!!!! Então pagaram-lhe a inscrição e depois você diz que comprou os seus poemas através da compra de um exemplar. Só posso rir. Eu também fui convidada por mail a participar nessa colectânea mas, à altura, não andava com muita paciência para escritas e não participei. Mas fui convidada a pagar. Mas eu não tenho qualidade...
Fui ao lançamento, ouvi-o declamar o seu texto e comprei o livro por consideração a participantes que escrevem bem.
Para concluir, peço-lhe que deixe de aborrecer as pessoas com insinuações desrespeitosas.
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Lucrécia Bórgia
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 504
Convidados: 0


« Responder #6 em: Agosto 14, 2010, 10:05:18 »

Peço desculpa, troquei o nome da Colectânea. Mas todos entenderam. Aliás, todos entenderam.
Registado
Figas de Saint Pierre de
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 3222
Convidados: 0


« Responder #7 em: Agosto 14, 2010, 10:33:35 »

Vamos lá ver se nos entendemos, uma vez por todas.
Eu não pago nada préviamente. As pessoas, as interessadas, que acham, que algo de meu tem valor, é que têm de arriscar em editar ou não. Isso a mim não interessa. Só depois, se tiverem posto algo meu, então decido, por minha livre vontade comprar ou não um (só um) exemplar, neste caso para ver o mau gosto que tiveram! Não compro mais que um. para não chatear os meus amigos!
Quanto a escrever aqui, vou escrevendo enquanto me deixarem, O Sítio não é meu. Meus são os textos que esrevo e dispenso comentários porque também nãop quero comentar os dos outros!
Atenciosamente e faça por não ser mazinha.
Eu é que já não sei se tenho remédio!
Silvino Figueiredo
Registado
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #8 em: Agosto 14, 2010, 12:56:46 »

Goreti e Lucrécia,

Permitam-me confessar que se está a perder tempo e gastar espaço neste site com um assunto totalmente supérfluo, do qual o autor apenas pretende um protagonismo a que não tem de forma alguma direito, nem o merecimento de qualquer consideração.
Se o utilizador em causa não conhece o Regulamento do site,em vigor, que o leia atentamente e tome consciência de que o está a transgredir e dessa forma erradamente neste espaço.
Seria uma atitude intelectualmente honesta e saudável para todos nós a sua saída.
José António
Registado
Alfredo D
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 585
Convidados: 0



« Responder #9 em: Agosto 14, 2010, 13:17:59 »

Eu que sou deus e acho que o Figas é o melhor escritor deste site e de todos os sites da internete e de todas as colectâneas pagas e não pagas e de todas as razões curtas e frouxas e das outras que os sujeitos de provecta idade já não atingem digo: deixem o nóbel figas em paz.O home é bum, o home é quase igual a mim.
Digo eu que sou deus.

P.S. - Gosto muito deste site, da qualidade geral das obras publicadas e gosto da interação e respeito entre utilizadores.Para vaidoso já basto eu.Digo eu que sou deus.MAIOR!
Registado
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #10 em: Agosto 14, 2010, 15:10:10 »

Alfredo D,

E eu que sou deus. MENOR!
Abraço
JA
Registado
Figas de Saint Pierre de
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 3222
Convidados: 0


« Responder #11 em: Agosto 14, 2010, 23:02:04 »

Ainda bem que os deuses maiores estão reunidos entretidos comigo!,Estou a gostar! Nós a contemplar a petulância dos deuses menores! Só faltam as santinhas! Porém, com não somos invejosos, e como nos damos bem, como Deus com o Diabo, espero que não gastem o incenso todo com a Colectânea dos Modestos, e que me dêem algum incenso, porque últimamente ando muito pouco incensado (ou insensato? nem sei bem!) Não me dêem só mirra, porque certamente vocês não apreciam um Figas mirrado!
Não se esqueçam que, quando fizerem um Colectânea de Pedantes, eu pedancho para entrar. Isto se os deuses maiores deixarem!
Cumprimentos divinais aos vossos milagres editoriais!
Eu vos abençoo e garanto bula de isenção de pecados a cada comprador!
« Última modificação: Agosto 15, 2010, 07:52:32 por Figas de Saint Pierre de » Registado
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #12 em: Agosto 15, 2010, 09:51:35 »

É tão triste quando nos falta o bom senso, a educação e apenas nos sobra o redículo!

Enfim...

JA
Registado
Figas de Saint Pierre de
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 3222
Convidados: 0


« Responder #13 em: Agosto 15, 2010, 11:07:16 »

Já eu fico contente por constatar que há muitas e santas pessoas, que se dedicam a catequizar a  outras, os bons costumes. Árdua tarefa, reconheço. Mas não há como continuar o esforço! Sempre há alguma recompensa!
Eu, por exemplo, chamaram-me de petulante, mas agora jádesci um nível e sou só um pedantolinho! Com mais umas lições de catequese até chego a ser bom rapaz! E, quem sabe se, depois de morto, até digam:
-"era uma santo, uma jóia dum moço. Só era pena ter aquele feitio!"

José António, fico muito  obrigado pela inspiração fornecida.
Não haja dúvida que só um deus é qnos inspira!

E a propósito: há deuses pedantes?

Pedintes eu sei que há.
Cumprimentos e um sorriso nos lábios
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Outubro 25, 2024, 19:09:14 ]

[Outubro 06, 2024, 17:38:48 ]

[ſetembro 12, 2024, 21:18:04 ]

[ſetembro 06, 2024, 18:35:39 ]

[ſetembro 01, 2024, 09:05:59 ]

[Agosto 31, 2024, 20:06:44 ]

[Agosto 31, 2024, 20:05:20 ]

[Agosto 16, 2024, 17:36:11 ]

[Agosto 16, 2024, 17:26:13 ]

[Agosto 12, 2024, 21:37:50 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130205
Total de Tópicos: 26813
Online hoje: 667
Máximo Online: 1120
(Outubro 18, 2024, 13:37:11 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 948
Total: 948
Últimas 30 mensagens:
Agosto 12, 2024, 21:38:48
A todos um FigasAbraço
Maio 25, 2024, 13:29:23
Hoje, o Figas veio aqui, desejar a todos um bem-estar na vida, da melhor maneira vivida.FigasAbraço
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
ſetembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
ſetembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
ſetembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.138 segundos com 28 procedimentos.