EscritArtes
Abril 30, 2024, 22:49:44 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Maternidades  (Lida 4215 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Araci
Contribuinte Junior
**
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 57
Convidados: 0


Ainda não sei o que sou, mas sei quem eu sou


WWW
« em: Junho 14, 2010, 01:24:53 »

Em conversas com um grande amigo já de longa data, começamos, como tantas vezes, a falar da nossa geração e de como estamos desiludidos com o que se está a passar à nossa volta. Entre comentários como “isto está tudo perdido”, “ o problema é que o pessoal está sem objectivos”, falamos também das repercussões que tudo isto terá no futuro e interrogamo-nos o porquê de toda esta situação.
- “ A culpa é da porcaria do hi5,do facebook e do msn, deixaram as pessoas mais idiotas”
- “ A culpa não é da internet em geral?”- perguntei
- “ Ah, sei lá, a culpa é dos pais !”
Num mundo em que supostamente a internet devia servir para aproximar as pessoas, o que vejo neste nosso mundo ocidental é precisamente o contrário. Vejo filhos cada vez mais separados das suas mães para estarem horas e horas em frente  a um ecrã, vejo mães com falta de autoridade para com os filhos, e para não ferir a susceptibilidade do filhote ,satisfaz-lhe todas as pequeninas vontades, não o fazendo ver que o mundo lá fora, é bem mais difícil.
Se a geração do inicio dos anos 90 era apelidada de geração rasca, gostaria de saber qual o nome a dar à minha. Sim, porque apesar de rasca a geração anterior tinha certos valores de educação que a minha e as vindouras simplesmente não têm .E de quem é a culpa?
A situação de tudo isto piora quando o filho é chamado à atenção na escola por algo grave, e o encarregado de educação, (maior parte das vezes sendo a figura maternal) em vez de dar uma boa repreensão no filho, ainda vai contra o professor. O resultado disto é que, assim, o menino fica moralmente autorizado, pela mãe, a voltar a cometer o mesmo erro.
Tudo isto também vira uma grande bola de neve, quando se trata a castigos. Penso que o tradicional castigo de dizer “vai para o quarto” já não se aplica. O quarto é o paraíso, tem lá o portátil, televisão, playstation, televisão, leitor de dvd. Dar uma boa palmadinha também já não é moralmente aceite; Os professores também não podem sequer chamar a atenção pois vêem se a braços com os pais; E então a criança torna-se super mimada, dentro de um mundo que ela mesma foi impondo aos pais, que para não se aborrecerem muito com a questão, foram lhe satisfazendo os desejos e caprichos para o ir mantendo calado.
Este tipo de situações passa-se dentro da classe média, onde a mulher tem a seu cargo, não somente os filhos, mas também o peso do trabalho, e mais a tarefa de cuidar da casa.
Todavia, temos também um outro contraste social. As famílias pobres também enfrentam problemas consideráveis para educar seus filhos. Aqui no Brasil, onde estou a frequentar um semestre na Universidade Federal de Mato Grosso, quase 20% dos bebés nascem de mães adolescentes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. E, segundo pesquisas conduzidas por profissionais da saúde pública, filhas de mães adolescentes são mais propensas a também engravidarem precocemente, reproduzindo um ciclo difícil de se romper. Outro problema que surge neste âmbito prende-se mesmo com a vida da mulher nos dias de hoje. O dilema carreira vs maternidade. O feminismo tenta impor, e bastante, que a mulher siga uma carreira de sucesso, que seja independente, e que deixe a questão de ter filhos de lado. Mas, e aquelas que apenas decidem ter filhos, serão consideradas inferiores? Para muitas feministas sim.
Toda esta imposição da sociedade capitalista, repercute-se também no que está a acontecer por todo o mundo ocidental: o declínio gradual da natalidade, e o afastamento das relações entre pais e filhos. As pessoas estão tão focadas em progredir na carreira, que passam mais tempo enfiados dentro de um escritório do que em casa com os filhos. Daí que seja natural, que crianças, e adolescentes se enfiam horas e horas em frente de um ecrã ,e que queimem precioso tempo das suas vidas a ver a vida de outros adolescentes ,que pelas fotografias que apresentam, parecem ter uma vida radiosa, com roupas bonitas, tudo pintado com cores que o computador altera, com comentários coloridos em que sempre está tudo “numa boa”.Tanto é o tempo passado em frente a essa máquina, que mesmo quando a mãe tem algum tempo de sobra para dar uns mimos ao filho, ele rejeita, e refugia-se dentro do seu próprio mundo. Daí deriva novamente o que conversava com o meu amigo, a perda de valores, e burrice dos jovens da minha geração, as mentes vazias…e pior, de quem é a culpa? Vai se culpar a mãe que coitada, dá tudo por tudo para criar o filho, ou culpa-se o filho pela sua frieza? Mas se o filho é mal-educado, a culpa é de quem? E os professores, qual o papel deles? O papel de educação é destinado a pais e não a professores, a culpa não pode recair sobre eles, o pior é que, como já mencionei, muitos pais culpam os próprios professores…Isto é qualquer coisa sem a mínima lógica…
A maternidade é um dos mais belos momentos na vida de uma mulher, mas é evidente que as mulheres mais escolarizadas precisam dividir melhor o tempo que destinam às suas carreiras e aos filhos, e as mais pobres devem ter assegurado o direito a políticas de planeamento familiar que lhes permitam gerar os seus filhos com dignidade.
« Última modificação: Junho 30, 2010, 21:16:35 por Araci » Registado

Joana Araci
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #1 em: Junho 14, 2010, 01:58:33 »

Estou encantado com sua reflexão, Araci. Quem dera mais jovens como você pensassem assim. Sou professor. Meus alunos são adolescentes e pré-adolescentes. Gosto deles como gosto dos meus parentes e amigos, mas tudo o que você disse no seu texto pode ser exemplificado em minhas salas de aula (graças a Deus não com a maioria). O que me apavora é que a situação que vivo não é a pior. Amigos e colegas meus sofrem pelo menos três mais do que eu. Enfim... Desculpe-me pelo muito escrever. Professor é assim mesmo... É que toda vez que vemos uma pessoa jovem com a cabeça centrada como a sua, abusamos e começamos logo a falar desesperadamente pedindo ajuda em forma de propaganda viva de ideias da parte de vocês para outros da sua geração. Coisas de gente já beirando os quarenta anos.
Mil perdões.
Um grande abraço e parabéns mais uma vez. Aproveite o Brasil porque (apesar de tudo) vale a pena.
Registado

Oswaldo Eurico Rodrigues


Escrevo também nos sites Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br)
Araci
Contribuinte Junior
**
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 57
Convidados: 0


Ainda não sei o que sou, mas sei quem eu sou


WWW
« Responder #2 em: Junho 14, 2010, 02:09:24 »

Pode falar à vontade!Eu até fico honrada!Escreva,debate,fico muito agradecida!Ah,eu adoro o Brasil.Brasil é o futuro,sem duvida.Falta é apostar mais na educação.Aqui no interior vê-se bastante isso.Viajei até ao sul,Floripa,Maringá,Sao Paulo,e é como se tivesse viajado para outro país.
Obrigada por ler os meus textos.
Abraço!! Afro
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #3 em: Junho 14, 2010, 02:26:49 »

Estou gostando muito deles. Queria até pedir permissão para mostrá-lo aos colegas de trabalho. Um deles, inclusive, escreve aqui no Escritartes. É o Campista Cabral. Ele é ótimo. Leia-o quando tiver um tempinho.
Nós dois também escrevemos no Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br), um site de literatura aqui do Brasil. Entre lá. Você vai gostar. Se quiser também poderá postar seus textos. Só lá há limite de publicações diário.
Não posso deixar de te dizer para não esquecer de vir ao meu Estado natal do Rio de Janeiro e nem deixar de visitar as Minas Gerais, a Bahia enfim... Conheça o nosso Brasil, um vasto pedaço da Mátria Língua Portuguesa.
Grande abraço e, enquanto não viaja pelas terras tupiniquins, viaje nas minhas crônicas, sobre lugares onde estive. Ainda falta muito. Aos poucos vou escrevendo.

Beijos...
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #4 em: Junho 14, 2010, 10:01:06 »

É bom saber que existem jovens como você. Não tenho soluções para as desgraças todas que pairam no mundo, mas a falta de acompanhamento dos jovens e a desautorização dos professores face à sociedade (logo, alunos) está a tornar-se numa bola de neve que já ninguém sabe parar. Sabe, deixei há pouco tempo a minha carreira de professora e vou trabalhar em outra área brevemente. O ensino desencantou-me. E eu dizia há poucos anos que, quando tivesse idade para me aposentar, não o faria. Nunca devemos dizer "nunca" é frase feita, mas continua a ser válida.
Continue com suas reflexões. Se todos fizermos um pouquinho, quem sabe abrandamos a velocidade da bola de neve!
Abraço
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
margarida
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 827
Convidados: 0



« Responder #5 em: Junho 28, 2010, 10:44:17 »

"As pessoas estão tão focadas em progredir na carreira, que passam mais tempo enfiados dentro de um escritório do que em casa com os filhos."
Depois temos o que temos!
 Sad Kiss
Registado
Á flor da pele
Contribuinte Junior
**
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 80
Convidados: 0


WWW
« Responder #6 em: Agosto 22, 2010, 03:02:58 »

O seu texto está impregnado de realismo.
Concordo com tudo o que escreveu, e realço que aqui em casa por enquanto a educação depende de nós pais, os professores têm todo o nosso apoio e colaboração.
O meu mais jovem, agora com 15 anos espanta-se por ter colegas que nunca têm as refeições com os pais à mesa,mas sim no quarto, enquanto conversam com outros colegas, no MSN, trocam sms, ou lidam no facebook. Pois, eu sou má e não me importo.
Gosto de os ter na hora da refeição à mesa, saber como foi o seu dia, vasculhar mochilas e cadernos e exijo cumprimento de horários e tarefas caseiras.
Se os meus filhos são perfeitos? Cheesy muito longe disso.
Mas, já muito me alonguei!
Fica um abraço
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Hoje às 14:23:56]

[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130133
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 377
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 392
Total: 392
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.14 segundos com 29 procedimentos.