EscritArtes
Abril 19, 2024, 22:37:09 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: o Homem é corrupto  (Lida 4221 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Figas de Saint Pierre de
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 3192
Convidados: 0


« em: Fevereiro 18, 2011, 10:29:17 »




O HOMEM É CORRUPTO

Desde que há registo histórico, dá para perceber que as oferendas que o Homem fazia aos deuses,poe ele criados, eram aplacar suas iras ou deles obter benesses em vida, desde sacrifícios com vidas humanas, depois animais e modernamente em dinheiro, em ouro, jóias, etc.

A primitiva ignorância do Homem, sobre os fenómenos da Natureza, não o impediu de, com a sua rudimentar mas evolutiva inteligência, dar mais valor à vida e procurar prolongá-la para o Além da morte! Cedo constatou que, além da força lisonjear os mais fortes dava mais  valias em benefício próprio!

O compreensível medo das  tempestades, vindas dos céus,  da terra,  ares e mares, levou-o à necessidade de imaginar seus autores uns seres superiroes!
Com esta convicção foi criando  figura virtuais a quem pedir ajuda ou clemência.
Deu em  imaginar os deuses, por si imaginados, como, senhores de poderosos e invisíveis reinos a que gostaria de pertencer! Usando ardilosas manhas, nas cada vez mais sofisticadas armadilhas para a caça, logo compreendeu que era o Rei dos Animais! A sua capacidade de raciocínio levou-o  a encarar a possiblidade de haver vida para além da morte e a formatar modos de lá chegar! Era e é uma ideia que, além de apaziguar angústias transcendentais humanas, também gerava receitas materiais aos seus promotores!

Quem estudar um pouco a evolução histórica das civilizações, vê que centenas de deuses desapareceram e deram lugar a outros! Mesmo da mesma base teológica, gerou-se o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo, por sua vez depois ramificados em credos vários, mortais entre si! Todavia, a ideia da transação comercial  entre o humano e o divino mantém-se, ou seja, no Cristianismo, por exzemplo, por  cá dá aquela palha invoca-se o nome de Deus, da Nossa Senhora e de Todos os Santos!

Pede-se para o filho não ir  Ã  tropa, para o que clube ganhe o desafio, para fique campeão, pede-se para a cura duma doença, para ficar bem no exame, para a promoção ou  ficar efectivo o no emprego,  que saia o euromilhões, etc, etc., porém, feita a promessa, a mesma só é cumprida  se o “milagre†acontecer!  Não é uma questão de Fé, mas sim uma proposta comercial.
Se acontecer o “milagre†paga-se o serviço, e lá vão pagar aos cobradores terrenos as graças que vêm do céu o valor do contrato. Se não acontecer, por vezes vociferam contra deuses que dizem adorar!
O Homem, embora pedindo favores aos deuses do Alto,  alimenta bem quem os representa cá em baixo!
São milhões, que empancam no disco “venha a nós, venha  a nós, venha a nósâ€!

Sendo assim, se o Homem  mete cunhas a quem manda no Alto, que não vê, como é que nos devemos admirar  das cunhas douradas e da corrupção que mete na governação, aqui, à mão?

Que diabo! Os governantes não são santos!
Não resistem à tentação do Diabo como resistiu Cristo!   Como estando no poder se sentem uns deuses, acedem aos rogos dos crentes para que processos saiam da câmara, para que a sucata se transforme em robalos, para , para que submarinos mergulhem em profundidade, para que o freeporst sejam livre, etc etc, mas todos isto com “untadas†cunhas para que os “milgares aconteçam.

Todavia, se é assim entre os graúdos, os miúdos já se contentam com o “milagre†do perdão duma multa de mau estacionamento, porque, como dis o slogan popular publicitário “compro mais barato, porque tenho um amigoâ€. Quem diz ter um amigo na Polícia diz no Tribunal, na Câmara, na Junta,  no Ministério, por aí fora!

Enfim, a seriedade do Homem não é para levar a sério. Aliás, o comércio das cunhas tem-se desenvolvido tanto que já está institucionalizada em lobbies ou em partidos.

Só falta organizar a feira da cunhas, com firmas cotadas nas bolsas!

Curioso que se o Homem, com outros convive pacificamente no comércio,, cheganndo ao ponto de em centros comerciais coexistirem lojas chinesas, japonesas, indianas, americanas,  africanas,europeias, etc, com  restaurantes  representando suas tradicões gastronómicas,  a mesma convivência não acontece no plano religioso!

Seria interessante, nos mesmos centros existirem sinagogas, igrejas, mesquitas, templos budistas. Ver uns a rezar de joelhos, outros de cú pró ar, outros a abanar a cabeça, outros a tocar os sinos, outros a chamar os fiéis para as orações, etc..
O mesmo Deus, Pai de todos eles, gostaria de ver seus filhos a conviverem pacificamente. De admirar é que biliões  dizem que Deus  só há um, mas cada um tem o seu! Afinal, não conhecem o Pai nem este pôe ordem na família?

Concluindo. O Paraíso, embora lugar abstracto, seduz o Homem, ramificado em vários homens, de cores  e tamanmhos diversos, utilizando diversos “solicitadores terrenos de coisas divinasâ€, pagando-lhes serviços ou metendo cunhas para lá entrar! Enquanto isso não acontece vão rezando o “Venha a Nós o Vosso Reinoâ€! E a prevenir solicitam o “Perdoai-nos Senhorâ€
....................................xxxxxxxxxxxxx xx.................................
Autor: Silvino Taveira Machado Figueiredo
Gondomar
Registado
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #1 em: Fevereiro 18, 2011, 18:23:23 »

Boa tarde amigo Figas,

Peço-lhe que aprofunde a sua pesquisa e no final me confirme qual o mais corrupto, se homem ou mulher...

Eu tenho a certeza mas não pretendo impor a minha experiência a ninguém.

Quem escreve que assuma factualmente o que escreve.

Abraço

JA
Registado
Lucrécia Bórgia
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 504
Convidados: 0


« Responder #2 em: Fevereiro 18, 2011, 20:51:05 »

Desde que me conheço, Homem com maiúscula refere-se ao ser humano, independente de sexo...
Analisando bem, o ser humano (para evitar confusões de género) é corrupto mesmo. Seja na religião, seja em muitas outras coisas.
Registado
Figas de Saint Pierre de
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 3192
Convidados: 0


« Responder #3 em: Fevereiro 19, 2011, 09:19:00 »

Não há distinção entre a corrupção  do homem e da mulher.
A do homem encaixa  na da mulher e aí temos o casamento de conveniências! Digo eu.
FigasAbraço
Registado
betimartins
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 597
Convidados: 0


Apenas amo a poesia


WWW
« Responder #4 em: Março 17, 2011, 14:26:03 »

Olhando com mais rigor, acho que o ser humano ( homem e mulher)quando enxerga o materialismo é corrupto sim, capaz ate de vender a sua propria mãe. Claro que existe uma excepçao a regra mas muito rara mesmo.
Bom artigo
Gostei
Abraços
Registado

Betimartins
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 642
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 644
Total: 644
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.117 segundos com 28 procedimentos.