EscritArtes
Novembro 28, 2023, 19:56:20 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html

Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Quando as personagens saltam dos livros  (Lida 6142 vezes)
Maria Gabriela de S√°
Contribuinte Activo

Convidados: 0

« em: Outubro 30, 2013, 18:55:30 »

N√£o! Hoje n√£o quero ser azeda! Quero ser mel em que apete√ßa p√īr o dedo e lamber, soltando um ah! de prazer, que se prolongue no ar por segundos. Porqu√™ amargura, se tenho um livro inteiro s√≥ para mim? Nada me far√° entrar na acidez do lim√£o, hoje que o Ramon saltar√° das suas p√°ginas para finalmente eu o conhecer.

N√£o sei se lhe deva dizer que a Frederica √© profundamente infeliz, censurando-o tamb√©m pelo seu sil√™ncio de anos, depois de a filha ter ca√≠do da bicicleta. Talvez n√£o precise. A vida j√° o castigou bastante, quando lhe roubou a √ļnica mulher que amou, esmagando-a ali √† sua frente sob os rodados do cami√£o cinzento, depois de ela ter ido consultar a vidente Fortuna. A mulher viu-lhe uma morte na palma das m√£os. N√£o sabia de quem, n√£o vira o rosto do condenado. Estela pensou que fosse Ramon e correu para o salvar. Queria mudar o destino.
       Depois, ali ficou sozinho com o Ramoncito, desconcertado com a sorte. Isso despertou-o, por fim, para o seu ego√≠smo. Helena, a ex-mulher,  nunca conseguira tal coisa. Ou talvez aquela trag√©dia o fizesse confrontar-se consigo pr√≥prio e com o medo que o amor sempre lhe inspirou.

Enquanto espero por ele, apetece-me dizer a Frederica que  Estela morreu e que tem outro irm√£o do outro lado do mundo, no Chile de que ela mal se recorda. A m√£e obrigou-a a abandonar o pa√≠s quando tinha simplesmente sete anos, com todas  as suas recorda√ß√Ķes da inf√Ęncia e a caixa da borboleta que o pai lhe dera um dia de presente quando regressou de uma das suas intermin√°veis viagens.

N√£o! N√£o lhe vou dizer nada. Seria contraproducente. Ela j√° sofreu demais, pobre Frederica. Dizer-lhe que o pai praticamente a substituiu no cora√ß√£o pelo rapazinho que nem sequer conhece, seria demasiado duro para ela. Sobretudo quando o seu casamento n√£o passa de uma gaiola dourada de que dificilmente sair√° sem sofrer ainda  bastante mais.

Talvez devesse desmascarar Helena, a m√£e, sem mais. Foi ela quem impediu Ramon de ver a filha, quando ela lhe enviou aquele grito de socorro depois de Helena ter decido casar com o Artur. Frederica nunca soube disso.  E tamb√©m nunca suportou aquele padrasto barrigudo e sem atractivos. Infelizmente a m√£e tamb√©m n√£o, embora se recuse a admiti-lo. Ramon foi o seu √ļnico amor. De facto, sem jeito para o amor, desiludiu completamente as duas. Abandonou-as demasiadas vezes. At√© que ela se cansou...

O melhor √© abanar um pouco a Frederica, chamando-a √† raz√£o para a estult√≠cia de Torquil, o marido. Talvez at√© nem seja preciso muito, agora que ela come√ßa a perceber que o esbelto e rico rapaz com quem casou n√£o passa de um homem sem escr√ļpulos. Ainda n√£o sei bem, mas desconfio que at√© √© est√©ril. Se n√£o o for de nascen√ßa, deve ter apanhado uma dessas doen√ßas que o deixou imprest√°vel para procriar seja com quem for. Nem sequer com a amante de anos, com quem trai Frederica na pr√≥pria cama de ambos. A √ļltima vez, foi na √ļnica ocasi√£o em que a deixou ir √† Cornualha.

Torquil diz que l√° toda a gente √© demasiado parola para os seus padr√Ķes. Disse-o no funeral do Nuno, quando  Frederica foi de carro escoltada por um motorista que n√£o passa de mais um espia de Torquil... Enfim, um traste sem ponta por onde se lhe pegue.

√Č melhor que  Ramon se apresse. J√° vai sendo tempo de eu o conhecer e de ver ao vivo o homem por quem Helena se apaixonou nas fal√©sias da Cornualha, quando ele tirava fotografias aos recantos onde os contrabandistas escondiam ardilosamente  os bens contrabandeados na costa mar√≠tima. Foi ela que lhe sugeriu essa hist√≥ria para o National Geographic e que lhe foi muito bem paga...

Finalmente Ramon chegou. √Č um homem moreno, alto, de olhos negros profundos agora encovados, depois de tantas l√°grimas derramadas por Estela, e os cabelos, outrora negros, compridos e lisos, continuam longos,  mas t√™m agora tantos fios de prata que o fazem parecer um velho. E √© um velho. Pelo menos √© assim que se sente: velho. Viveu demais. Mas ainda √© bonito e vai com certeza reacender a chama que nunca se extinguiu no cora√ß√£o de Helena. Oxal√° ela n√£o sofra...

Isso apesar de eu nu n√£o torcer por ela. Tor√ßo por ele, apesar de n√£o aprovar nem um pouco o que ele fez com os mi√ļdos. Concordar que fiquem juntos, seria conden√°-los aos dois, que n√£o foram feitos um para o outro. H√° casamentos que n√£o nasceram para dar certo, e o deles √© mesmo o exemplo disso.
       Tenho de p√īr Ramon ao corrente do que se passa com a filha. Digo-lhe que √© tempo de se redimir aos olhos dela, depois de catorze anos de abandono, e vou alert√°-lo tamb√©m para as m√°goas que a prefer√™ncia dele pela garota plantou no cora√ß√£ozito do Hal. O filho mais novo dele e de Helena sofre, inconscientemente, √© certo, por o pai nunca o ter levado √† praia quando, vindo das suas imensas viagens, se escapulia com Frederica para l√° deixando-o a brincar com o rid√≠culo comboio que um dia lhe dera de prenda talvez para o compensar um pouco da pouca companhia que sempre lhe fez.

Mas, agora, a urg√™ncia tem a ver com  Frederica. Ramon tem de a salvar das garras do marido. N√£o sem antes saber da paix√£o da filha por Sam, que j√° vem da inf√Ęncia, quando o rapaz, j√° matul√£o, a salvou do lago onde a garota quase morreu afogada. Ela sempre gostou de homens mais velhos. Devia, talvez,  lembrar-se do pai...Freud √© que sabia bem destas coisas...

Frederica e Sam t√™m de ficar juntos. E ficam, porque eu n√£o resisti e fui ver o final do livro. Mas era bom que Ramon desse uma m√£ozinha.

N√£o sei se vai dar ou n√£o. Se fosse eu a escrever o romance, embora n√£o o fizesse com a mestria da autora, colocava-os nos bra√ßos um do outro, punha-os a chorar as l√°grimas contidas num e noutro durante aqueles anos todos e ficavam, ele mais ou menos feliz ‚Äď ningu√©m poder√° ressuscitar a Estela‚Äď e ela, a filha, completamente feliz, sem nunca mais precisar de se reconfortar com A caixa da Borboleta.

√Č melhor que o Ramon v√° sem demora para Londres‚ĶVou lev√°-lo ao aeroporto‚Ķ         Entretanto, vou continuar a ler o romance...

Nota: j√° acabei h√° muito o romance. Helena ficou com o barrigudo do Artur, Frederica casou com Sam e Ramon continuou a cuidar do filho Ramoncito no Chile,  onde est√° sepultada a sua amada Estela.
« Última modificação: Maio 16, 2020, 20:12:04 por Maria Gabriela de S√° » Registado

Dizem de mim que talvez valha a pena conhecer-me.
Nação Valente
Contribuinte Activo

outono

« Responder #1 em: Outubro 30, 2013, 19:46:00 »

Bendita "concorrência". Especialmente se gerada pelo amor aos livros. Venham mais.
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo

Convidados: 999

« Responder #2 em: Outubro 30, 2013, 20:22:13 »

Eu ando √†s voltas com umas personagens que doaram os seus √≥vulos supostamente para ajudarem casais inf√©rteis com desejos de terem um filho. O pior √© quando decidem saber se nasceu alguma crian√ßa. Agora "estou" numa pocilga onde nasceram una bacorinhos mortos, sa√≠dos de uma manipula√ß√£o (mitoc√īndrias humanas em porcos rrrrrr que medo!). Espero seriamente que os √≥vulos das meninas de Havard n√£o tenham tido esse destino. Mas eu n√£o vou espreitar o fim do livro!
Registado

Goretidias

Todos os textos registados no IGAC sob o n√ļmero: 358/2009 e 4659/2010
Maria Gabriela de S√°
Contribuinte Activo

« Responder #3 em: Outubro 30, 2013, 21:48:50 »

Eu ando √†s voltas com umas personagens que doaram os seus √≥vulos supostamente para ajudarem casais inf√©rteis com desejos de terem um filho. O pior √© quando decidem saber se nasceu alguma crian√ßa. Agora "estou" numa pocilga onde nasceram una bacorinhos mortos, sa√≠dos de uma manipula√ß√£o (mitoc√īndrias humanas em porcos rrrrrr que medo!). Espero seriamente que os √≥vulos das meninas de Havard n√£o tenham tido esse destino. Mas eu n√£o vou espreitar o fim do livro!

Ui, mas e o porco a andar de bicicleta? Tudo é possível... As personagens quase nos escravizam, às vezes. Pelo menos a mim dão-me alguma compulsividade...
Registado
António Lóio
Contribuinte Activo

Quanto menos penso mais existo

« Responder #4 em: Outubro 31, 2013, 12:10:24 »

Ol√°
Um presunto a andar de bicicleta seria mais fantasioso se tal comestivel fosse personagem dum romance sem pedais para andar! O problema s√£o os sonhos romanticos mais ou menos apimentados pelos autores. Tal qual o presunto! Por aqui me fico  antes de ...mais disparates ( deve ser das aspirinas para febre)!
Tom
Registado
Maria Gabriela de S√°
Contribuinte Activo

« Responder #5 em: Outubro 31, 2013, 22:38:57 »

Pois, e  um presunto a andar de bicicleta tamb√©m seria mais saboroso, uma esp√©cie de pisa de entrega aut√≥noma ao domic√≠lio...

Abraço

Rafaela Pl√°cido
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo

Convidados: 999

« Responder #6 em: Novembro 13, 2013, 09:03:45 »

Terminei o livro! As personagens não vão saltar para aqui. Afinal tudo resultou numa clonagem de um "inteligente" portador de um síndrome e meio surdo! Como se valesse a pena perpetuar no tempo tal coisa! Desapontaram-me! Mas faz medo pensar em cientistas!
Registado
Maria Gabriela de S√°
Contribuinte Activo

« Responder #7 em: Novembro 13, 2013, 20:41:17 »

Terminei o livro! As personagens não vão saltar para aqui. Afinal tudo resultou numa clonagem de um "inteligente" portador de um síndrome e meio surdo! Como se valesse a pena perpetuar no tempo tal coisa! Desapontaram-me! Mas faz medo pensar em cientistas!

√Č verdade, cada vez que penso na pobre ovelhinha Dolly, ou doll, ou l√° o que era!
Às vezes é assim, prometem-nos muito e defraudam-nos.... Mas o próximo está aí...

Abraço
 Rafaela
Registado
Maria Gabriela de S√°
Contribuinte Activo

« Responder #8 em: Setembro 19, 2021, 22:32:32 »

Protegendo... ai que mãe galinha me saí!!!
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para:  

Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 129988
Total de Tópicos: 26666
Online hoje: 325
Máximo Online: 630
(Março 31, 2019, 09:49:42 )
Utilizadores Online
Users: 1
Convidados: 309
Total: 310
Últimas 30 mensagens:
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se n√£o for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Ol√°! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.