EscritArtes
Março 29, 2024, 09:47:50 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sortilégio 9  (Lida 1903 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« em: Novembro 21, 2013, 22:33:30 »



E ela disse que ia pensar nisso.
E quando ficou sozinha nem queria acreditar que tivesse tido aquela conversa com um homem que, para ela, era praticamente um estranho, embora já o conhecesse há bastante tempo.
Não disse nada ao Mário e este era o primeiro segredo que guardava dele.
Durante alguns dias, a Adélia e o António, mal olharam um para o outro e não se falaram além do bom dia, boa tarde.
Até que subitamente, no fim de um dia de trabalho, ela chegou ao pé dele e disse: Venha comigo, por favor.
Ele foi.
Ela meteu-o num autocarro e só desembarcaram lá para perto da Estação do Oriente, no outro extremo da cidade.
Conduziu-o a um hotel em que ela já marcara um quarto e, logo que entraram nele, ela começou a despir-se.
Aí ele falou, então:  Afinal o que  é isto ?
Estou a ajudá-lo a resolver o seu problema, disse ela.
Não quero; não trago dinheiro, respondeu ele com rudeza.
Ela ficou muito chocada. Vestiu-se rapidamente, desceu as escadas e saiu depois de pagar a conta.
No caminho para casa pensou que merecera a humilhação por que passara; queria um homem inteligente e tratara-o como se ele fosse estúpido: era preciso conduzir a questão de outra maneira. Mas não desistiria.
Todavia não teve coragem, durante alguns dias.
Apenas, no dia seguinte, ao passar por ele, disse, muito baixinho: Desculpe, António.
Ele tratava-a, aparentemente, como se nada se tivesse passado entre eles.
Finalmente ela encorajou-se e pediu-lhe para ir almoçar com ela. A sensação que tinha, era a de que devia repetir tudo até ao momento em que correra mal mas ele negou-se, dando uma desculpa qualquer.
Ela voltou a insistir no dia seguinte e no dia seguinte.
E ele sempre se negava até que ela, um dia, lhe disse: Quer-me castigar.
Aí ele amoleceu e concordou em almoçar com ela.
Ela foi muito cautelosa, e corajosa no que disse :
Que o que acontecera fora porque ela o desejava muito, mas que ele tivera toda a razão em reagir violentamente pois ela não tivera em consideração os sentimentos dele.
Ele disse-lhe que não estava interessado, se o que ela sentia por ele era apenas desejo.
Não sei exactamente o que sinto por si, respondeu ela. Mas isso significa que sente alguma coisa por mim?
Ele nada respondeu mas olhou-a, como ela nunca havia reparado que ele a olhava.


-não basta ver a realidade
é preciso olhá-la -

Alguns dias depois ela convidou-o para dar um passeio à saída da fábrica. Levou-o ao longo do rio mas em sentido contrário ao de sua casa.
E, olhando o rio, falou do rio: De como, às vezes era de mil cores e, outras vezes, quase negro; de como às vezes ondeava lentamente e outras vezes parecia um pequeno mar, quase encapelado. Mas que era sempre diferente quer parecesse negro quer de mil cores porque, afinal, nunca é a mesma água, concluiu.
(1) ................................................. ...................
(1)   Como se vê, não é muito difícil chegar à mesma conclusão a que chegou Heráclito.               ................................................. ..................

O António ficou maravilhado porque as observações dela eram tão simples e tão verdadeiras. A beleza que ele, até aquele dia, encontrara no rio, era uma beleza que nem notava, na água, as cores e a eterna mudança; era uma beleza da totalidade, puramente abstracta.
Mas como ainda estava um pouco desconfiado, apenas observou: Muito interessante.
Mas ela entusiasmara-se e chamou-lhe a atenção para a ponte, distante, de que estavam a afastar-se. De como ela, incendiada pelo sol poente, parecia arder em chamas. E o casario, atrás dela, que talvez pertencesse a Almada mas mais parecia, visto àquela distância, pertencer a Belém, não a este, de Lisboa, mas aquele, do presépio que faziam na terra do seu pai, quando ela lá ia, em miúda, pelo Natal.
E agora, em que apenas se viam os recortes das casas contra o céu, semelhavam as mansões de ladrões, ou de vampiros, que vira no cinema e que a atraíam tanto como a aterrorizavam .
E, como passavam por uma casa em mau estado, chamou-lhe a atenção para como, a derrocada do  reboco, deixava feridas amarelas, cor de rosa escuro, mate, salmão e de inumeráveis outras cores que nem nome tinham ou ela não o sabia.
E as pessoas? Que caras tão bonitas e outras tão feias. Como é que algumas pareciam perdidas nos seus sonhos e outras tão despertas e tão atentas para tudo o que se passa á sua volta.; como é que algumas parecem falar-nos sem abrir a boca e as outras a gente até tem medo de olhar para elas.
E os animais, os cães, que se vêem nos quintais, são a mesma coisa.
O António estava silencioso. Parecia-lhe que até àquela data fora cego e que ela estava a ensiná-lo a ver.
E, no dia seguinte, foi ele quem a convidou para saírem juntos.
E falou, contando como fizera o quinto ano do liceu, aquele que agora chamam o nono , e como fora obrigado a desistir de estudar mais, para trabalhar, pois os seus pais tinham algumas terras, o que lhes dava para comer mas, dinheiro, pouco.
Como tinha chegado a matricular-se , para continuar a estudar, quando lhe morreu a mulher. Que, desde então, perdera a coragem para se meter em coisas novas.
Que nasceu numa aldeia, perto de Cuba, no Alentejo, mas viera parar a Lisboa, quando fez a tropa, e por cá ficou.
Mas que tudo quanto dizia não tinha o menor interesse e que o melhor era falar ela.
Mas ela disse que não; que precisava de conhecê-lo e ele falou mais um pouco sobre a sua família e também sobre os seus sonhos:
Que o seu maior sonho era inventar uma máquina que facilitasse o trabalho de tirar a cortiça dos sobreiros.
Que matutara nesta ideia por ver o trabalho do pai para descortiçar dezasseis sobreiros, que tinha.
Na verdade tinha um desenho e mesmo uma máquina em construção na sua garagem, mas o trabalho não avançava por falta de dinheiro. Além de que, nos últimos dois anos, andava muito desanimado, como já lhe dissera.
Tinha um amigo, engenheiro, barra em matemática, que era sócio dele, naquela coisa da invenção da máquina, mas também não tinha muito dinheiro .
A máquina seria governada por um controlador electrónico, uma espécie de computador, explicou.
Ela também contou um pouco da sua vida:
Que, como ele, também ela fizera apenas a nona classe e por razões muito semelhantes.
Mas gostava muito de ler e já esgotara a biblioteca do bairro.
E o teu marido?, perguntou ele, aproveitando a oportunidade para tentar compreender o comportamento dela, nos últimos tempos.
Ela hesitou um pouco e depois disse: Andamos indiferentes.
Quando o deixou,

Geraldes de Carvalho
Registado

Geraldes de Carvalho
http://gdecseeufossfosse-gdec.blogspot.pt
          -este é meu blog-
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Novembro 22, 2013, 07:59:45 »

Procriar é, de facto mais do que isso mesmo. E depois? Venha a continuação!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 693
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 724
Total: 724
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.236 segundos com 28 procedimentos.