EscritArtes
Março 28, 2024, 16:56:41 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sortilégio 29  (Lida 4163 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« em: Março 05, 2014, 03:33:37 »



Ela e o Mário dão longos passeios nos Sábados e nos Domingos.


Cada um faz a sua viagem. Não há duas iguais.
 
Há bastante tempo que ela insistia com ele para comprarem um carro porque “gostava de conhecer outros rios†Ele resistiu um pouco porque “só gosta de conduzir camiõesâ€. Ela achava que isso era uma tolice e dizia que, sendo necessário, tiraria a carta de condução. Este argumento convenceu-o. Comprou um carro aparentemente pequeno; não parece nada um camião, mas no interior é bastante amplo.
Agora saem de Lisboa em todas as férias. Ele encanta-se porque a verdade é que gosta muito de conduzir e ela encanta-se porque gosta muito de ver caras novas, paisagens novas e mesmo novas casas, principalmente velhas.
E cada um deles gosta de sair com o outro porque lhes parece que o outro, quando viaja, não é bem o outro mas outro.
(Que me perdoem, Vossas Mercês, os que não gostam de jogos de palavras, mas há dias em que não resisto.)
Gostam de visitar, nos dias ensolarados, pequenas cidades e vilas que ficam à beira mar.
As cidades antigas com longas e estreitas ruas são mais belas quando não há sol. E se chover um pouquinho, são ainda mais bonitas.
Ali, onde ninguém os conhece, podem praticar o amor em quase todos os sítios o que, na verdade, significa apenas que podem beijar-se em público pois são ambos bastante discretos.
Como os tempos mudam, pensam eles, cada um para seu lado: Aqui há uns anos, quando eram novos, o mais que conseguiam era andar de braço dado em público e agora, que já têm idade para ter juízo atrevem-se mesmo a beijar-se.
Os mais jovens porém olham-nos com sorridente simpatia pois beijar-se, nesta altura, toda a gente se beija.
Rios, rios é que nem vê-los, na maior parte das cidades, excepto de de cima das pontes. E falamos de cidades que, no mapa, são atravessadas por rios mas que na realidade, lhes voltaram as costas, escondendo-os, emparedados, atrás de armazéns ou por vezes de jardins meio abandonados, porque neles quase ninguém passeia por ficarem muito distantes dos lugares habitados. Nalguns casos estenderam-lhes, ao lado e ao longo, estradas rápidas.
É certo que isso também aconteceu em Lisboa e acontece, ainda, em alguns trechos do Tejo mas há, agora, um salutar movimento de devolução do rio à cidade.
Adélia esforça-se por encontrar pedaços dos rios aonde possa ver o correr da água, mas isso é ainda mais difícil porque a maior parte deles foram represados  um pouco depois das cidades e, se é certo que se pode, agora, navegar neles, todos esses parecem apenas lagos.
O mar é que se não deixa emparedar e a Adélia que antes mal o via algumas, poucas vezes, por ano, perde-se agora junto dele imaginando-se levada para mais longes terras ou vogar nas altas ondas ou adormecer nos ignotos e misteriosos fundos.
E embora veja agora o Tejo com outros olhos, não gosta menos dele, porque conhece cada recanto de ambas as  margens.
O Mário não vê propriamente a beleza das coisas. Todo o seu interesse se concentra nas pessoas e é através delas que pode admirar também as coisas.
Assim tudo quanto a Adélia admira, ele admira; tudo quanto ela vê, ele vê. Mas admira e vê mesmo e isso é o mistério do amor.
É claro que uma casa ou uma escultura ou um quadro não são, propriamente, coisas mas sim pessoas que ele vê e pode admirar independentemente dela ou de qualquer outra pessoa.
E é exactamente isso, e todos os demais espectáculos do homem, que ele gosta mais de ver . E tem os seus critérios de beleza, um tanto rígidos, de modo que é vulgar ele entender que não gostou mas a verdade é que uns são os critérios de beleza que a gente pensa que tem e outros os critérios do coração porque o coração tem razões e etc. etc..
O Duarte e a Olívia acompanham-nos, por vezes.
Finalmente ela conseguiu que ele largasse o trabalho nas fábricas, entregando-as a gerentes que parecem governa-las ainda melhor. Pelo menos é o que ele concluiu, por ver que retira delas mais ou menos o mesmo rendimento.
Ao princípio ficou inteiramente perdido por não ter nada que fazer porque não tinha qualquer outra actividade de que gostasse. Ler, aborrece-o mortalmente. Passa horas procurando ver futebol na televisão e indigna-se porque transmitem tão pouco !.
Pelo prazer de viajar com o Mário e com a Adélia, ele aceita todos os desafios e nas viagens maiores vão no carro dele, um BMW, que ele conduz com o seu habitual cuidado.
O Mário e a Adélia ao princípio insistiam em pagar parte da gasolina mas agora deixaram-se disso porque ele aceitava sempre contrariado.
E a verdade é que, quando vão no carro do Mário - geralmente nas viagens que fazem dentro do país - ele nunca se ofereceu para pagar coisa nenhuma, porque não parece dar qualquer importância ao dinheiro. É a feliz consequência de nunca lhe ter faltado, nota o Mário.
Ao princípio, o Duarte, parecia nada ver a não ser a funcionalidade das coisas quando fossem do seu campo de interesses. Admirava, por exemplo, uma igreja pelo silêncio e o recolhimento que permitia, pois sempre praticara a religião.
No entanto, se lhe chamarem a atenção, admira a beleza das coisas e tem mesmo um instinto natural para distinguir as coisas belas das vulgares, como acontece com a maior parte das pessoas . Pouco a pouco começou a notá-las por si próprio.
Mais difícil é perceber a reacção da Olívia a estas viagens.
Embora ela soubesse que existia o mundo fora das suas sensações físicas – digamos assim, grosseiramente – na verdade não acreditava nele verdadeira, verdadeiramente. Sabendo embora que existia, não o sentia, na pele, digamos um pouco melhor.
E quando começou a descobri-lo não sabia bem o que devia sentir e ainda vive nesta indecisão entre o reconhecimento e o espanto, de maneira que parece quase indiferente a quem a não conhece bem.
E, verdadeiramente, apenas a Adélia a conhece bem. E ela, não se admira nada de sentir-lhe as lágrimas no fundo dos olhos quando olham para qualquer coisa nova e maravilhosa, das muitas que existem pelo mundo.
Mas o certo é que ela nunca se mostra como é, porque ganhou o hábito de aparentar ser aquilo que foi. E embora tenha mudado muito a sua maneira de sentir, pouco mudou a sua maneira de expressar aquilo que sente, de maneira que é normal ela rir-se quando está triste e chorar quando está contente; mostrar-se entusiasmada quando está indiferente e aparentar indiferença quando alguma coisa lhe interessa muito.
Agora no que todos, os quatro, tendem a estar completamente de acordo é em matéria de comida. Todos gostam de comer bem, uns por uma razão, outros por outra.
No Mário é que esse prazer é mais consciente.

Geraldes de Carvalho
Registado

Geraldes de Carvalho
http://gdecseeufossfosse-gdec.blogspot.pt
          -este é meu blog-
Maria del Mar
Membro da Casa
****
Offline Offline

Mensagens: 378
Convidados: 0


« Responder #1 em: Março 17, 2014, 21:02:28 »

O prazer de poder admirar algo de belo. Eu aqui também Smiley
Registado
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #2 em: Março 19, 2014, 00:03:03 »

Muito obrigado, amiga.
geraldes de carvalho
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #3 em: Março 19, 2014, 18:47:36 »

Bons passeios estes! Bela escrita.
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 635
Total: 635
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.102 segundos com 28 procedimentos.