EscritArtes
Março 28, 2024, 11:44:29 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1] 2  Todas   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O AMOR É ETERNO  (Lida 11118 vezes)
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« em: Março 24, 2014, 20:16:05 »

                                          O Amor é Eterno

       Há muito que as três amigas não se viam. Nenhuma delas se lembrava do último encontro, se tinham decorrido simplesmente meses ou mais de duas décadas,  desde a derradeira tertúlia com o resto dos amigos, quando a turbulência da idade e os encontros e desencontros do amor, mesmo sem elas saberem, começavam a fazer os primeiros estragos na vida de cada uma.
 
       A ela parecia-lhe, unicamente, que não teriam passado mais do que uns breves meses após a última festa, o último exame da faculdade, o divórcio de uma e o casamento da outra, mais os filhos que uma teve e outra não, ambas por opção ou talvez por acaso. Talvez tivesse sido mesmo antes, quando nada disso tinha ainda acontecido, muito menos os filhos,  que condicionam sempre a vida e os encontros entre amigas.

       Hoje iriam jantar a três a casa da mãe dela. Foi o que combinaram, quando, nesse mesmo dia, se encontraram, por acaso, logo pela manhã.

       As amigas chegaram primeiro. Ela acabara por ir por um caminho diferente, onde perdeu as horas observando a paisagem das videiras tosquiadas para o renascimento da primavera. E, quando ela própria chegou, as amigas estavam na cozinha à sua espera. Não vira a mãe, a quem estupidamente se esquecera de avisar das visitas. E já era um bocado tarde quando entrou em casa.

       Num tacho, sobre o fogão a gás, havia rojões à moda do Minho, suficientes para todas, e havia ainda um outro tacho de arroz branco. A mesa não estava, sequer, posta.
 
      A mãe estaria, com toda a razão, aborrecida com ela. Sem sequer se preocupar com as amigas, a quem deu toda a liberdade para estarem à vontade, resolvera ir para o quarto, mesmo ali ao lado da cozinha. E ela sentiu que estava mais do que na hora de lhe pedir desculpas.

       Bateu à porta, entrando a seguir com a autorização devida.

       O rosto da mãe estava bastante transpirado, e, apesar do esquecimento sobre as visitas, ela parecia não estar muito zangada.

       Reparou então como era bonita. Alta e morena, nos cabelos lisos mal se via uma branca.
 
       Nunca se tinham entendido bem as duas, mas ela nunca deixara de sentir a falta da mãe, que um afastamento inexplicável lhe tinha tirado anos antes, acentuando-se na adolescência, logo após os seus primeiros atos de rebeldia. O pior era que nenhuma delas sabia de quem era a culpa.

       Mas, hoje, estava ali, com as duas amigas da faculdade na cozinha à sua espera para jantarem, e a mãe estava à sua frente.

        Num impulso sem precedentes, abraçou a mãe, que lhe retribuiu com um abraço igual, quente e imenso como nunca sentira antes. Afinal a mãe não era a mulher fria que sempre julgara,  e ela nem percebia porque tinha demorado tanto tempo a pedir-lhe aquele colo, onde agora se sentia outra vez pequenina. Tanto aconchego trazia uma aceitação tácita e sem censura de todas as coisas menos boas que ela fizera ao longo da vida, no decurso das suas pródigas rebeldias. Por seu lado, pela primeira vez,  ela sentia a mãe inteira, aceitando-se mutuamente nas especificidades próprias de cada uma. E, ali, naqueles instantes de verdadeiro afeto, todas as diferenças se diluíram, e ela sentiu que, finalmente, tinha mãe,  e que acabara de regressar a casa depois de uma longa ausência.

       Quando acordou, recordou aquele abraço como a melhor sensação da sua vida de filha. Só que a mãe tinha morrido há mais de 20 anos…

       Depois, ao rememorar o passado, pensou que aquele sonho devia ter sido mesmo a maneira de uma mãe morta reconfortar a filha viva e dizer-lhe, através de um abraço,  que os laços do amor nunca se quebram, e que talvez a vida seja mesmo eterna…
 


 
« Última modificação: Novembro 16, 2022, 23:50:28 por Maria Gabriela de Sá » Registado

Dizem de mim que talvez valha a pena conhecer-me.
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Março 24, 2014, 20:25:59 »

Há sonhos bem melhores que a realidade. Talvez seja porque o desejamos tanto, ou seja porque a vida é eterna... quem sabe...
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #2 em: Março 24, 2014, 21:22:22 »

Quem sabe, Goretidas, quem sabe...

Obrigada por ler.
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #3 em: Março 30, 2014, 12:33:56 »

Eu é que agradeço a partilha.
Registado
helenacosta
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2257
Convidados: 0



« Responder #4 em: Março 30, 2014, 14:54:56 »

  Um sonho maravilhoso!
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #5 em: Março 30, 2014, 15:40:11 »

Foi mesmo, uma sensação indescritível
Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #6 em: Março 30, 2014, 20:38:07 »

Um sonho e primor de escrita.Os meus sinceros aplausos.
Registado

Pensar amar-te, é ter o acto na palavra e o coração no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #7 em: Março 30, 2014, 21:56:33 »

Obrigada, DD, deve ser do treino. Ultimamente não paro de escrever....
Registado
Maria del Mar
Membro da Casa
****
Offline Offline

Mensagens: 378
Convidados: 0


« Responder #8 em: Maio 09, 2014, 16:13:35 »

Eterno até acabar?! Não sei,mas sei que gostei muito do texto.
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #9 em: Maio 09, 2014, 18:03:10 »

Pois, ninguém sabe mesmo, mas é bom saber que há quem goste do que escrevo. Abraço e obrigada.
Registado
Maria del Mar
Membro da Casa
****
Offline Offline

Mensagens: 378
Convidados: 0


« Responder #10 em: Maio 09, 2014, 18:37:12 »

Tive muito gosto Kiss
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #11 em: Setembro 25, 2020, 20:52:26 »

Já nem me lembrava de ter escrito isto... E obrigada, Maria del Mar
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #12 em: Setembro 26, 2020, 16:40:03 »

Ainda bem que retomou o seu lugar. Gostei de voltar a ler.
Registado
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1265
Convidados: 0


outono


« Responder #13 em: Setembro 30, 2020, 15:32:14 »

Não tinha lido. Muito bom.
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #14 em: Novembro 22, 2020, 21:20:43 »

Obrigada.
Registado
Páginas: [1] 2  Todas   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 625
Total: 625
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.158 segundos com 29 procedimentos.