EscritArtes
Março 28, 2024, 13:28:55 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Destino  (Lida 3793 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« em: Julho 30, 2016, 10:21:47 »

Destino

Os sinos repicam alegremente na pequena aldeia alentejana. O som espalha-se planície fora num bom augúrio. Dois filhos da terra voltaram após muitos anos em Lisboa, o tempo necessário para concluírem os seus cursos superiores.
Ana e Filipe, ela médica, ele engenheiro, tinham nascido na aldeia. Filhos de pais abastados, seguiram muito novos para colégios em Lisboa. Em terra estranha, tiveram-se um ao outro, primeiro numa terna amizade e mais tarde, já cada um na sua Faculdade, como namorados.
Neste dia estão os dois com 26 anos. Tinham decidido realizar o seu casamento na aldeia. Já quase não conheciam as pessoas que lá viviam, mas mantinham um laço afectivo ainda muito forte.
Toda a aldeia se juntou no adro da Igreja para assistir. As pessoas, alegres, salpicaram de arroz e pétalas de rosa as jovens cabeças dos noivos. O sol de Maio sorria num prenúncio de felicidade…
Entretanto, uma jovem de 18 anos deixava escapar algumas lágrimas mas o seu semblante triste passou despercebido no meio de tanta alegria. Juliana, assim se chamava a jovem, tinha regressado por um curto período de férias ( tinha feito acreditar à família!). Na verdade, tinha ido aos 16 anos “servirâ€, como se dizia na terra, para Santarém. Na casa dos “senhores†havia um garboso rapaz, galanteador… transportava, agora, no seu ventre, a semente da sua credulidade, semente essa de que o semeador não queria colher o fruto. Foi despedida.
À pressa, voltou à sua terra para pensar. Enquanto via os alegres noivos tomou uma decisão: jamais voltaria à sua terra, tão pouco a Santarém. Ninguém conheceria a sua vergonha.
…
Idos são já nove anos. Numa Escola Básica de uma zona residencial de Lisboa:
Catarina é uma criança adorável. Tem lindos cabelos loiros, olhos brilhantes e uns oito anos bem desenvolvidos. Frequenta o terceiro ano de escolaridade. Relaciona-se bem com todos e por todos é estimada. Na Escola sabem que, apesar de adoptada, é adorada pelos seus pais e que ela lhes retribui esse grande amor
A Coordenadora do Estabelecimento apresenta uma nova funcionária à comunidade educativa, escolhida de entre muitas pelo carinho que demonstra ter por crianças, pela sua doçura de trato. Chama-se Juliana.
Uma estranha empatia se estabelece entre Juliana e Catarina. Quando Juliana sabe que Catarina fora adoptada um mar de emoções enchem o seu peito. Que teria sido feito da sua menina que aos dois meses de idade tinha sido obrigada a entregar para adopção? Como sofrera!
Por uma manhã de chuva e frio fora visitada no seu minúsculo quarto por uma Assistente Social alertada para a miséria em que viviam. Num quarto alugado num beco de Lisboa, tinha conseguido sobreviver à custa de pequenas tarefas que ia conseguindo: engomar para fora ou limpar escritórios (se lho permitiam fazer ao fim da tarde). É que, desta forma, conseguia levar a criança consigo, embrulhada num cobertor velho que a senhoria lhe tinha dado.
Mal alimentada, trabalhando mais do que a sua saúde permitia, cedo deixou de ter leite para amamentar a criança. E as coisas complicaram-se. A fome rondou o limiar da sua porta e depressa entrou no seu cubículo.
A Assistente Social conversou longamente com a pobre rapariga, convencendo-a, enfim. Autorizaria que lhe levassem a filha para adopção. Chorou amargamente. No dia em que lha levaram julgou morrer de dor. Mas sobreviveu, pensando que, na verdade, sem emprego, sem ajuda, não conseguiriam sobreviver. Perdeu-lhe o rasto.
Agora, olhando aquela menina que sabia ser adorada pelos pais adoptivos consolava-a a ideia que também a sua menina podia estar bem. E cada vez se ligou mais a ela. Não sabia explicar, mas o seu rosto parecia-lhe familiar.
No último dia de aulas antes da interrupção da Páscoa, Juliana teve uma agradável surpresa. Catarina aproximou-se dela com um sorriso rasgado. Trazia-lhe um simpático convite: quereria ela passar o dia de Páscoa consigo e com os seus pais?
Emocionada, Juliana aceitou prontamente. Quantos Natais, quantos dias de Páscoa passou sozinha? Quantas vezes se recordou dos sinos da sua aldeiazinha no Alentejo tocando para a missa do galo? Quantas lhe apeteceu abrir a janela e a porta do seu quarto para receber a visita Pascal que ali nem existia? Que saudades dos seus pais que não voltara a ver desde os seus dezoito anos! Que saudades de uma família!
Contou com ansiedade os dias que passaram tão lentamente, tão dolorosamente vagarosos!
Foi recebida numa linda vivenda, não excessivamente luxuosa mas acolhedora, com um pequeno jardim a separá-la da rua. Era tão alegre! A empregada que a recebeu convidou-a a esperar numa sala espaçosa, simples. Avisou:
- O Sr. engenheiro e a Sr.ª Dr.ª virão já recebê-la. Vou chamar a menina que está ansiosa desde manhã, à sua espera.
O dia foi muito alegre. Ficou a saber que o casal era de uma certa aldeia. Sentiu um frio no estômago, mas calou. Era a sua aldeia, e ao casamento daqueles pais tinha ela assistido, aflita, magoada, desesperada, num misto de sentimentos indescritíveis. Mentiu acerca da sua proveniência. Era de Santarém, afirmou.
Ao fim do dia, recebeu um convite que lhe encheu o coração de felicidade. Foi em êxtase total que aceitou vir morar com eles, a troco de fazer companhia à menina quando os pais estavam a trabalhar.
No dia seguinte, trouxe os seus magros pertences para casa do jovem casal. No quarto que lhe destinaram, arrumou as suas “relíquiasâ€. Dentro de uma caixinha que levara consigo da aldeia para Santarém, de Santarém para a aldeia, e desta para Lisboa, guardava os seus segredos: um ramo de flores secas( as primeiras que o filho dos seus patrões lhe oferecera), uma medalha de N. Sr.ª de Fátima (lembrança de sua madrinha) e um punhado de fotografias da sua infância. Olhou cada uma das suas lembranças com os olhos rasos de água, apreciou a beleza dos seus cabelos de oiro aos dois anos, o brilho dos seus olhos aos seis, a elegância dos seus escorreitos oito anos… Nos seus olhos, as lágrimas secaram. Entendeu a familiaridade dos traços de Catarina. E entendeu o Destino! Porém, já que o destino as juntara, calar-se-ia para todo o sempre.
E agradeceu a Deus, ao Fado e ao Destino, não fosse algum deles levar-lhe a mal o esquecimento!

Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Tere Tavares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 926
Convidados: 0



WWW
« Responder #1 em: Agosto 23, 2016, 00:13:48 »

Aqui aprende-se de narrativa boa. Beijo.
Registado

Escreve também no blog:
http://m-eusoutros.blogspot.com
Todos os textos registrados nº 540.178 livro 1027 folha 386.
Escritório de Direitos Autorais - Biblioteca Nacional
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #2 em: Agosto 24, 2016, 18:42:06 »

Uma excelente narrativa com toda a certeza.

Um belo conto, Goreti!
Registado

Oswaldo Eurico Rodrigues


Escrevo também nos sites Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br)
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #3 em: Agosto 25, 2016, 22:13:21 »

Belo conto que retrata as idiossincrasias da sociedade. Gostei
Registado

Dizem de mim que talvez valha a pena conhecer-me.
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1265
Convidados: 0


outono


« Responder #4 em: Agosto 26, 2016, 22:13:38 »

Uma excelente lição da arte da narrativa. Gostei.
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #5 em: Agosto 27, 2016, 06:57:08 »

Mereceu um primeiro lugar num concurso de conto e eu tinha-o por aí solto! Obrigada.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 629
Total: 629
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.14 segundos com 28 procedimentos.