EscritArtes
Março 28, 2024, 09:37:35 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O PROFESSOR  (Lida 6443 vezes)
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Tino Saganho
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 421
Convidados: 0



« em: Setembro 06, 2016, 11:44:18 »

      O PROFESSOR

Chegou às terras de «Entre os Aves» por meados da década de 70. Transportava na bagagem um projeto de educação que dizia ser ambicioso e inovador.
 Esse jovem recém-chegado professor de instrução primária – alguns anos mais tarde viria a concluir um mestrado em Ciências de Educação – trajava de forma modesta e o seu olhar irradiava feixes de humildade. Entrou naquela pequena escola onde fora colocado, de mangas arregaçadas, perante o olhar curioso e expectante dos que lhe fizeram as honras da casa.
– Ó Amélia, ele parece boa pessoa. Que achas?
– Para já, não acho nada. Não é pelo aspeto que eu julgo as pessoas; primeiro quero ouvi-lo falar e depois darei a minha opinião. Já cá tivemos um com uma cara de «santo» e era um diabo bem mau, Lembras-te, Júlia?
– Uuuiiii! Nem me fales nesse fulano que fico doente. Olha, ele vai falar, vamos ouvi-lo.
Depois de explicitar os novos projetos de ensino e o programa de ação humanitária «pró-criança» a toda a comunidade escolar presente, o novo professor lançou um desafio à carolice:
– Precisamos de voluntários para trabalhar em prol das nossas crianças; elas necessitam e merecem ter umas férias na praia, a preços módicos. O «totó-criança será uma boa solução, com a vossa ajuda.
Convido todos os encarregados de educação dos meus alunos a criarem uma associação de pais; será a primeira nesta escola e nesta vila.
– E que me dizes agora Amélia?
– Parece-me um tipo fixe. O projeto de ensino encantou-me. A associação de pais é uma ideia nova e acho que vai ter sucesso. Quanto ao projeto para as crianças, é um ato de grande nobreza. Olha, Júlia, vamos colaborar com ele.
Num instante, o recém-chegado «inquilino» da escola viu-se rodeado de carolas que colaboravam em todas as necessidades do seu projeto. Porquê? Porque ele, gradualmente, ia dando provas de competência e amor à causa escolar.
Esse inovador projeto de ensino transbordava de sucesso. O eco foi percorrendo o país, atravessou a Europa inteira e chegou até à América do Sul. Inúmeras comunidades escolares de países europeus e do Brasil, quiseram ver o êxito de perto e visitavam a «escolinha» – como era conhecida.
A política de permeio.
No princípio da década de oitenta, aquele partido político de esquerda democrática... viu, no «Professor», um potencial candidato à Assembleia de Freguesia, na vila que o acolheu. Fez-lhe um convite formal para liderar a sua lista candidata e ele, com o pensamento no melhor para as pessoas, aceitou.
O povo, que soube reconhecer as suas qualidades multifacetadas, acorreu às urnas com mais afluência e deu-lhe uma vitória com maioria absoluta. Durante o tempo de um mandato, foi um presidente exemplar!
 Na política ganham-se bons amigos, mas também muitos adversários. Estes, em alguns casos, tornam-se tão ferozes inimigos que põem à prova sua malvadez.
De regresso à atividade escolar a tempo inteiro, o ex-autarca viria a ter a sua vida complicada.
– O que fizeram ao Professor, Amélia? Andava tão alegre e há uns tempos para cá vejo-o muito triste. Desconfio que anda por aí «mouro na costa…»
– Então não sabes que anda por aí um «poderoso» a tentar destruir-lhe o projeto? É só inveja! Mas o que ele fez de bom está feito. Ficará na História!
Sabes Júlia, enquanto esse indigno semeia ódio, há muitos bairristas cá na terra que dizem: «O Professor merece que lhe estendam uma comprida passadeira vermelha, desde o palácio da junta de freguesia até à «escolinha», pelo bem que tem feito à educação, à nossa vila e sua gente!»
Eram passadas mais de duas décadas desde o início desse histórico projeto. Muitos dos alunos que nele participaram, agora professores, funcionários públicos, engenheiros…, sentem-se orgulhosos pela aprendizagem que tiveram.
Era chegado o tempo da gratidão ao «Professor»:
– No decorrer do seu mandato, o então Presidente da República de Portugal visitou a escola, conheceu o projeto e elogiou-o.
Na hora de fazer justiça, homenageou o seu mentor com o título de Comendador!

Tino Saganho
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #1 em: Setembro 06, 2016, 18:04:37 »

É tão bom saber dum colega que deu certo. Minha profissão está ficando cada vez mais árdua. O que nos salva são as amizades no meio e os alunos bem sucedidos que nos encontram na vida a fora.

Gostei do seu texto, Tino.

Grande abraço

Oswaldo
Registado

Oswaldo Eurico Rodrigues


Escrevo também nos sites Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br)
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #2 em: Abril 23, 2017, 21:13:07 »

Já conheço o texto, mas passei para reler!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #3 em: Abril 24, 2017, 18:09:49 »

É bom reler texto de qualidade
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #4 em: Janeiro 31, 2020, 10:05:22 »

Claro que sim!
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #5 em: Janeiro 31, 2020, 22:31:17 »

Também já conhecia...Reli e gostei de novo.
Registado

Dizem de mim que talvez valha a pena conhecer-me.
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #6 em: Julho 19, 2020, 17:45:07 »

E por que não! Muito bom!
Registado
Tere Tavares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 926
Convidados: 0



WWW
« Responder #7 em: Outubro 14, 2020, 19:28:46 »

Não esqueço desse espaço.
Registado

Escreve também no blog:
http://m-eusoutros.blogspot.com
Todos os textos registrados nº 540.178 livro 1027 folha 386.
Escritório de Direitos Autorais - Biblioteca Nacional
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #8 em: Outubro 16, 2020, 01:10:35 »

Quanto tempo, Tere...
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 627
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 685
Total: 685
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.129 segundos com 29 procedimentos.